Sócio Investidor- Como Encontrar?

Sócio InvestidorVeja como encontrar um sócio investidor para o seu negócio!

Você teve uma excelente ideia de negócio, desenvolve um serviço inovador e que pode lhe trazer muito retorno no futuro, mas, infelizmente, não tem todo o capital financeiro para colocá-lo em prática? Neste caso, a falta de dinheiro para o investimento não significa o fim do seu sonho, pois é possível recorrer a outras formas de obter o dinheiro, bem como fazer empréstimos ou buscar um sócio para o seu negócio.

Fazer um empréstimo financeiro não é a melhor forma de começar uma empresa, pois você já terá que arcar com uma dívida, logo, se possível, o ideal é recorrer a um sócio. Se o seu negócio tem um alto custo de investimento e pode trazer muito rendimento financeiro no futuro, o tipo de sócio a ser escolhido é o sócio investidor, que é aquele que tem mais capacidade de capital para injetar no orçamento da empresa.

No entanto, antes de selecionar qualquer sócio investidor é necessário compreender as questões que envolvem o uso dessa modalidade de negócio, o que ele pode fazer por você e onde achá-lo com maior segurança para dar início a sua empresa agora mesmo.

Para auxiliá-lo nesta importante tarefa criamos este texto, com ótimas informações sobre o sócio investidor e como encontrá-lo. Confira abaixo!

Qual a Diferença Entre Sócio Investidor e Sócio Capitalista?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quando se fala em sócio investidor muitas pessoas pensam que se trata da mesma coisa que sócio capitalista. De fato, os dois servem para injetar dinheiro na abertura de um negócio, no entanto, eles possuem objetivos diferentes. Em primeiro lugar, o sócio capitalista é aquele que se importa com a quantidade de dinheiro que será investida, o que faz com que geralmente seja necessário ter mais de um, os quais dividirão os lucros da empresa em longo prazo.

Já o sócio investidor se diferencia pelo fato de não se importar com a quantidade de dinheiro que irá investido, pois ele tem um poderio econômico maior, tendo a capacidade de financiar a abertura de um negócio sozinho. Porém, este sócio só investe ao constatar que a empresa tenha um alto potencial de lucro e que o retorno ocorrerá dentro de um período curto de tempo. Isso acontece porque o sócio investidor está correndo um risco maior, uma vez que se algo der errado ele pode perder uma grande quantia em dinheiro.

O sócio investidor da empresa só aparece no momento de investir o dinheiro e para retirar a sua parte dos lucros, evitando se envolver nas questões administrativas e de gestão da empresa, enquanto que o sócio capitalista pode querer acompanhar os serviços do negócio, as quantias em dinheiro que ele está lucrando nos últimos meses e atuar nas áreas do seu interesse.

Quando Recorrer Ao Sócio Investidor?

Os especialistas em abertura de negócios recomendam que o futuro empresário primeiramente busque um sócio capitalista e só em último caso recorra a um sócio investidor, visto que ele exige um nível muito alto de comprometimento da empresa e pode deixá-la sob pressão logo nos primeiros meses de funcionamento.

Portanto, para buscar um sócio investidor é recomendado fazer uma avaliação para constatar se a empresa que se pretende abrir realmente tem um valor de investimento multo alto, que seja algo que você não possa conseguir de outra forma. Além disso, também é preciso ter mais de 70% de certeza comprovada de que o negócio vai trazer rendimentos em um curto espaço do tempo, pois esta é a principal exigência do sócio investidor para injetar o dinheiro no projeto.

Quais os Benefícios de Ter Um Sócio Investidor?

Você precisa de um valor muito alto para colocar o seu negócio em prática? O sócio investidor surge como a solução para os seus problemas, pois ele tem a capacidade de injetar a quantia total do dinheiro que você precisa de uma vez só, não se importando com os valores, obviamente, desde que o projeto tenha chances reais de retorno financeiro.

Como um único sócio investidor consegue suprir toda a necessidade financeira da empresa, consequentemente, você não precisa de mais sócios, fazendo com que seja necessário dividir os rendimentos financeiros conquistados apenas com uma pessoa, sobrando mais lucros para o caixa do negócio. O sócio investidor não interfere na administração e gestão da empresa, permitindo que você tenha mais liberdade para trabalhar da maneira que quiser.

Onde Encontrar Um Sócio Investidor

O sócio investidor pode ser o “salvador da pátria” para quem tem uma ótima ideia de negócio, mas não detém poder aquisitivo para executá-la. Neste caso, como se trata do seu objetivo de abrir uma empresa e envolve dinheiro é necessário saber onde procurar por um sócio investidor, sem correr riscos. Acompanhe abaixo onde encontrar um sócio investidor:

1- Não Bata Na Porta Errada Para Encontrar o Sócio Investidor

Um dos problemas mais comuns de quem está procurando por um sócio investidor é bater na porta errada, o que é muito prejudicial para a sua empresa, pois pode causar uma má impressão e ainda te fazer perder tempo. Portanto, antes de sair por aí é recomendado fazer uma pesquisa para descobrir quais são as empresas ou pessoas na região que podem ser um sócio investidor.

Para analisar se uma pessoa física ou jurídica pode ser um sócio investidor é necessário checar se ela realmente detém um poder aquisitivo alto para lhe disponibilizar um capital grande. Além disso, também é indicado saber se elas já trabalham com uma política de investimento, pois é mais fácil ir diretamente em quem já atua nesta categoria.

Veja nosso texto complementar sobre procuro sócio investidor.

2- Contate As Empresas Com Potencial Para Investir no Seu Negócio

Após descobrir quais são as empresas ou pessoas com potencial para ser o seu sócio investidor é recomendado fazer uma lista com todos os seus nomes e respectivos contatos. A partir daí você pode entrar em contato para falar com o responsável pelo setor de investimentos ou financeiro, explicar a sua intenção e agendar uma reunião para apresentar a proposta de negócio.

Já na primeira reunião com o possível sócio investidor é recomendado levar todas as informações em formato de relatórios para apresentar, o que te ajuda na explicação e auxilia o investidor a compreender como a empresa irá executar as suas atividades, de onde virá os rendimentos e o total que terá que investir.

Apresentar o plano de negócios é fundamental para que o sócio investidor se interesse pelo seu empreendimento. Conheça nosso texto sobre 10 motivos para fazer um plano de negócios.

3- Como Encontrar Sócio Investidor Em Feira de Negócios

Além de pesquisar, ligar e ir até as empresas que possam investir no seu negócio, um ótimo lugar para encontrar um sócio investidor é nas feiras de negócio, que geralmente acontecem poucas vezes no ano, reunindo empresários locais e internacionais, os quais estão expondo os seus produtos ou estão em busca de novidades para os seus serviços.

Para participar das feiras de negócio é necessário estar atento às datas que os eventos irão acontecer, pois se tem que aproveitar as poucas oportunidades do ano, sendo preciso levar um escopo do projeto do negócio com o resumo da proposta, visto que você terá um tempo menor para abordar o sócio investidor.

4- Busque Por Empresários Individuais

Normalmente, quem está começando um negócio costuma focar nas empresas para encontrar o sócio investidor, mas esta não é a única alternativa, visto que você também pode buscar investimentos com empresários individuais com um grande poder econômico.

Os empresários individuais são mais difíceis de encontrar, pois a maioria prefere preservar a sua identidade nos investimentos que realiza, logo, para chegar até eles, é recomendado obter informações com quem já recebeu um investimento ou com as pessoas que estão próximas destes empresários.

Dicas Para Encontrar o Sócio Investidor

Ao entrar em contato com a empresa ou pessoa que pode ser o seu sócio investidor, esta pode ser a única oportunidade de convencê-lo a injetar dinheiro no seu projeto, por isso é necessário saber como se portar e usar as ferramentas certas para persuadi-lo. Veja a seguir algumas dicas para encontrar o seu sócio investidor:

1- Tenha Um Discurso Na Ponta da Língua Para o Sócio Investidor

Você deve estar sempre pronto para tentar encontrar o seu sócio investidor, aumentar a sua capacidade de chegar até o sócio investidor em potencial e convencê-lo, por isso é importante ter um discurso na “ponta da língua”, o qual deve envolver os aspectos técnicos do seu negócio e também os ideais sociais. O discurso deve ser objetivo, mas passar o maior número possível de informações concretas sobre as possibilidades de rendimentos da futura empresa.

2- Saiba Vender a Sua Ideia de Negócio Para o Sócio Investidor

De nada adianta projetar um negócio com uma capacidade de rendimentos financeiros se você não souber vender a sua ideia. Portanto, é de fundamental importância conhecer com profundidade todas as características da sua proposta de empresa e também do seu meio de atuação.

As ideias devem ser colocadas de forma detalhada em um relatório para ser apresentado às pessoas, o que permite que você tenha à mão todas as respostas para responder qualquer dúvida.

3- Esteja No Lugar Certo e Na Hora Certa

Além de se esforçar para encontrar o sócio investidor para o seu negócio também é indicado estar no lugar certo e na hora certo. Levando isso em consideração, você deve participar de todos os “meetups” da sua cidade ou região, que são encontros de empreendedores e investidores, sendo o lugar certo para fazer uma rede de contatos.

E Agora, o Que Acha de Encontrar um Sócio Investidor Para a Sua Empresa?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

16 COMENTÁRIOS

  1. Procuro sócio capitalista para sorveteria totalmente montada, equipamentos novos, projetada por arquiteto. Sorveteria localizada em Ribeirão Preto.

  2. Olá! Desejo abrir um franquia de uma lanchonete famosa em outro país, em sociedade como outra pessoa. Como posso encontrar um investidor para entrar com a minha parte no negócio? Visto que o modelo difere, por não ser no Brasil. Abraço e obrigada!

  3. Olá, o meu nome é Carla Martins, sou proprietária de uma quinta pedagógica Alão Radical em Alenquer e procuro um investidor para abrir uma loja de material equestre, inclusive roupa, nós também temos escola de equitação.

    Carla Martins

  4. Procuro sócio investidor, possuo um curso “WDinfo”, site wdinfo.com.br, veja as atividades e localização.
    Quero expandir, interessados me liguem ou me mande um zap.
    dados no site.

  5. Preciso de sócio capitalista para um projeto de turismo ferroviário interestadual RJ e MG, uma grande oportunidade de negócio unico e sem concorrência com possibilidade de retorno a curto prazo e lucros ótimos.

  6. Procuro um sócio para autoescola já está instalada em prédio com 220 m² em Curitiba.
    Tem Duas salas de aulas com capacidade para 18 alunos em uma e 31 em outra.
    Os veículos são quatro, 2 motos e dois carros. As motos são CGs 125, anos 2011 e 2013. Os carros são um Gol 1.0 preto 2010 e um Ford Ka 1.0 preto ano 2011.

  7. Busco sócio investidor.
    Tenho um belíssimo projeto para começar vender no site e com atendimento Vip.
    O projeto está literalmente pronto o site a base dele já tá todo formatado.
    Espero alguém, o assunto a se trata e para ler o projeto so pessoalmente não mando por email para seu ninguém.
    Moro em São Paulo capital.
    Obs: E de alta rentabilidade os produtos a serem vendidos.

  8. Tenho um projeto para provedor de internet para Corupá SC, cidade pacata com muita demanda de internet, somos em 3 sócios,um engenheiro em telecomunicações, um técnico em informática, e um Micro Empreendedor Individual, uma boa equipe e um projeto para entrar com fibra em uma cidade onde ainda hoje em dia há lugares que a internet não chega, apenas provedores locais via rádio, seriamos os únicos a chegar com fibra, uma ótima oportunidade para quem pensa em investir, valores e equipamentos estarão no projeto que posso enviar caso eu tenha uma resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA