Salve-se da crise

Financial crisisNeste cenário de desaceleração da economia, os empreendedores precisam estar bastante atentos a alguns pormenores que podem levar por água abaixo uma empresa.

Na opinião do especialista em gestão, Marcelo Scharra, o primeiro ponto que nunca deve sair de vista é o fluxo de caixa. “Digo nunca pois em geral os empreendedores se sentem mais motivados ou demandados pelas questões de vendas e entrega de seus produtos ou serviços o que os limita ou desfoca das questões ligadas ao caixa”, explica.

Para Marcelo, os ajustes continuam a partir do momento em que se organiza os dados. Então, é necessário estudar quais pontos podem ser modificados a partir de três questões básicas:

  • A – Quais custos/despesas tenho certeza que já posso cortar?
  • B – Quais custos/despesas tenho dúvida, mas acredito que consigo reduzir ou cortar?
  • C – Quais custos/despesas tenho certeza que não consigo cortar?

Scharra lembra que, neste exercício, é importante que você consiga alocar e acreditar que a maior parte dos seus custos e despesas estejam nos itens A e B. “Ressalto aqui uma despesa comum – aluguel – que de imediato muitos colocariam no item C. Acredite, os padrões mudaram! O mercado está ruim e muitos proprietários estão flexibilizando”, sinaliza o especialista. Viu? O mercado não está ruim apenas para você!

Reduzir e cortar acaba sempre no RH. É bom lembrar que os empresários devem sempre ser transparentes com seus colaboradores e se possível, não esperar o último minuto para tomar decisões que possam impactar famílias. “Pior que ficar sem sua principal fonte de renda, é receber esta notícia de última hora”, analisa Scharra.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Mas nem tudo é prejuízo e recessão. O consultor ressalta que, quando falamos de despesas e custos é importante lembrar que existe a outra ponta: as receitas. Scharra sugere que o empreendedor faça o mesmo exercício também com as suas linhas de receita. “Nesse ponto é possível que o viés de seu olhar sobre o seu negócio não permita enxergar o universo de possibilidades que pode explorar. Para isso, contrate uma consultoria especializada para te ajudar neste tema. Caso o cenário não permita mais contratações, mesmo que em caráter de investimento, busque reunir dois ou três amigos em que você confia e que, de preferência, não sejam do seu segmento de atuação para poder lhe ajudar em explorar este universo que você está inserido”, aconselha.

Palavras de ordem ajudam a se organizar na crise

Para sobreviver à crise é necessário ter a capacidade de se reinventar. Scharra ressalta que essa mudança é importante pois se você continuar fazendo o mesmo que sempre fez, pode não ter o mesmo resultado. E, acredite: em geral a tendência é um resultado pior. O especialista garante que, neste caso, não se aplica o ditado de “em time que está ganhando não se mexe”. “As regras do jogo mudarão. Portanto, tente prever ao máximo as mudanças e desenhar uma estratégia para elas. Não existe caminho correto, mas certamente um planejamento, neste momento de incertezas, por mais paradoxal que possa parecer, é a melhor alternativa”.

Não estar preparado é um erro. O consultor diz que é preciso economizar e rever as estratégias. Para isso, use palavras-chave.

  • Criatividade
    Para repensar e criar novas alternativas de receita
  • Coragem
    Para mudar seus hábitos e a rotina de sua empresa
  • Energia
    Para executar as duas anteriores
  • Compreensão
    Compreender o cenário e estar emocionalmente estável, será importante para vencer a crise, pois qualquer que seja o caminho sempre é melhor estar em paz durante qualquer processo de mudança.

Essas quatro palavras poderão te ajudar a nortear o seu negócio nesse momento difícil, até que a chuva passe. E vai passar. “A previsão da retomada do mercado está prevista para o segundo semestre de 2016, caso não haja movimentações políticas e econômicas ainda mais graves que estas que estão apresentadas. Na minha visão, dentre as questões existentes, apenas se ocorrer o processo de impeachment da presidenta é que podemos ter uma piora nesse cenário”, finaliza Marcelo Scharra.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA