Responsabilidade socioambiental das empresas

Por:

Responsabilidade socioambiental das empresasA definição para a responsabilidade socioambiental é a forma de gerir a empresa preocupada com os impactos que a produção e os processos têm sobre a comunidade local e toda a sociedade, bem como, a forma como a empresa pode contribuir para o desenvolvimento social.

A responsabilidade socioambiental está inserida em uma empresa que adquiriu maturidade, nível profissional em seus processos e tem a função de avaliar fatores como produção segura para seus funcionários e para a sociedade.

A empresa responsável é aquela que consegue obedecer diversas normas voltadas para o meio ambiente, para legislação trabalhista e até normas de respeito ao consumidor.

Ela requer ação e atitudes que faz com que a empresa se posicione no mercado de forma ética e responsável para que a sua produção e vendas tenha um impacto positivo na sociedade. Por isso, a responsabilidade socioambiental é um processo com diversos passos e etapas.

Para conseguir atingir todos os pontos necessários será preciso, além de um planejamento empresarial impecável, procurar por a orientação de um escritório de advocacia para se inteirar das normas a serem cumpridas.

Responsabilidade socioambiental

Uma empresa responsável é aquela que tem ações e processos diários voltados para obtenção de resultados que tenham sido obtidos com processos desenhados a partir de atitudes que tornam a empresa responsável.

Para isso os processos gerenciais devem estar alinhados à capacidade da empresa em desenvolver suas atividades com metas e objetivos que visam o menor impacto ambiental e social.

Assim, a empresa deve repensar seus processos da seguinte forma:

  • Verificando se a empresa possui planos, programas ou metas para que o desenvolvimento das atividades tenha o menor impacto negativo possível, essas metas e programas devem ser claros e envolver todos os colaboradores para que sejam obtidos resultados. (veja o que é plano de negócios).
  • Como a empresa desenvolve e utiliza normas e leis de obediência ambiental e social, para que a organização observe e tenha um conjunto de procedimentos que são voltados para medidas emergenciais e eventuais acidentes, essa questão vale ressalvas, pois as empresas que realmente implantam sistemas voltados para a responsabilidade socioambiental têm um conjunto de normas e procedimentos que visam prevenir impactos com diversos mecanismos de gestão que tratam os impactos negativos de forma preventiva.
  • Para procedimentos empresarias que podem ser administrativos e industriais ou de vendas e que tenham ações preventivas para eliminação ou diminuição de impactos negativos devem ser organizados de forma a obedecer processos de informações e dados, análise e avaliação de todos os dados recolhidos como forma de desenvolver ações para investigação de impactos negativos e assim evitá-los sempre que possível.

Políticas, ações e resultados da responsabilidade socioambiental

Quando se fala de responsabilidade socioambiental logo vem à mente discursos empolgados, mas a responsabilidade socioambiental nada mais é que um conjunto de normas e procedimentos que as empresas comprometidas com o bem estar geral assumem em sua rotina.

Por isso, as empresas que produzem e vendem com responsabilidade socioambiental fazem uso de um conjunto de políticas, ações e resultados para um desenvolvimento que dê a empresa bons resultados e ainda esteja comprometido com normas e procedimentos que farão a empresa mais responsável produzindo sem comprometer a qualidade de vida. Para isso, a primeira providência é instituir ações e políticas que sejam comunicadas e disseminadas que tenham como resultado envolvimento e desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade socioambiental.

É importante ressaltar que a política de responsabilidade socioambiental muitas vezes aumenta as vendas.

Aproveite e veja como vender mais e melhor.

Responsabilidade socioambiental para micro e pequenas empresas

As pequenas e microempresas também precisam refletir sobre questões de responsabilidade socioambiental, não só por motivos de competitividade, mas também por motivos de ações que tornem a produção e vendas com uma imagem satisfatória na sociedade.

Talvez você se interesse por saber um pouco sobre microfranquias, o que tem sido muito buscado por novos investidores.

Muitas empresas que são pequenas e recentes no mercado acham que trabalhar com responsabilidade socioambiental é um negócio do outro mundo e que representará mais custos e atividades extras, mas isso é um mito. As pequenas e microempresas podem também ter uma produção com responsabilidade socioambiental através da observação das diretrizes abaixo.

Diretrizes da responsabilidade socioambiental

Segundo o Instituto Ethos, as diretrizes voltadas para a responsabilidade socioambiental que podem ser praticadas por pequenas e microempresas são as seguintes diretrizes:

1 – Adote valores

Instituir uma empresa de uma cultura com responsabilidade socioambiental depende dos valores que a empresa institui e dissemina para o envolvimento de todos os colaboradores.

2 – Valorize empregados e colaboradores 

Para instituir uma empresa com valores voltados para a ética, transparência em todas as decisões e valores sólidos que resultam em responsabilidade socioambiental é necessário que a alta direção dissemine esses valores com o devido exemplo, a começar com o respeito interno desde a contratação que vise respeito à diversidade sem preconceitos até o tratamento no dia a dia sem danos morais.

Existem empresas que possuem serviços e produtos competitivos no mercado, mas ainda não passaram no teste de valorização dos seus colaboradores, seja praticando uma gestão voltada para o desenvolvimento das pessoas de forma intelectual e profissional ou com uma gestão voltada a um clima de trabalho agradável e solícito.

Para isso, institua uma gestão participativa voltada para princípios que vão desde o desenvolvimento profissional até delegação de competências, com um plano de remunerações que sejam flexíveis, como também horários, segurança e bem estar dos colaboradores.

3 – Faça sempre mais pelo meio ambiente

Fazer mais pelo meio ambiente pode significar para a empresa não só atendimento das normas ambientais, como também significará uma produção mais limpa e enxuta e livre de desperdícios.

As ações voltadas para operações com mecanismos que tornem as operações menos agressivas ao meio ambiente, com a minimização de escoamento de resíduos, prevenção de agentes poluidores e o uso racional de água e energia.

As ações que farão com que a empresa alcance responsabilidade socioambiental são ações que de forma direta ou indireta proteja clientes e consumidores e envolva fornecedores e também parceiros.

4 - Comprometimento com o bem comum

Com uma gestão transparente, ética que não esconda da sociedade suas operações que possam ter impacto no meio ambiente ou impacto social e financeiro, a empresa deve ser comprometida com o bem comum para ter responsabilidade socioambiental.

Ações da empresa com responsabilidade socioambiental

As empresas com responsabilidade socioambiental, além de preocupadas com a responsabilidade da empresa no que tange o bem social, são também empresas empreendedoras e criativas e que buscam soluções para que sua produção não gere impactos negativos e, ao contrário disso, crie soluções internas que serão sentidas por toda a sociedade de forma positiva.

As ações das empresas com responsabilidade socioambiental podem ser ações sustentáveis e de desenvolvimento social.

Desenvovimento social em uma empresa com responsabilidade socioambiental

O mercado mudou e hoje as empresas que têm sucesso empreendem seus negócios de acordo com as necessidades da sociedade que esperam comprar de empresas que se posicionem de forma responsável quanto ao meio ambiente e desenvolvimento social.

As empresas que são responsáveis socialmente e ambientalmente possuem iniciativas voltadas para o desenvolvimento social no país.

Se você ainda não montou seu negócio ainda há tempo, veja nosso texto sobre como abrir uma empresa.

Algumas ações significativas para o desenvolvimento social são atitudes contra a corrupção, trabalho escravo, erradicação do trabalho infantil, da miséria e pobreza e outras iniciativas voltadas à responsabilidade socioambiental.,

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)