Quero Abrir um Negócio – Sim, Você Pode, Saiba Todos os Passos Agora

Quero Abrir um Negócio
Para você que está decidido que quero abrir um negócio é importante saber todos os passos necessário ao abrir um negócio para não se preparar apenas com a empolgação do querer!

Está com a frase Quero Abrir um Negócio na cabeça? Agora você pode! Veja o que precisa aqui.

Quantas vezes já falou para si mesmo: Quero Abrir Um Negócio Próprio? Ter uma boa renda final do mês? Poder crescer mais e mais com seu empreendimento? Fazer seu próprio horário? Deixar um legado para seus filhos? Conseguir organizar-se para ter uma aposentadoria?

Essas são perguntas que milhares de pessoas fazem todos os dias. Montar um negócio e tornar-se um empresário de sucesso é o sonho de muitas pessoas e, o que poucas fazem, é simplesmente dar o primeiro passo.

Dizer que é fácil se tornar um empresário bem sucedido seria mentir para vocês leitores, pois não é! Mas é perfeitamente possível com dedicação, trabalho árduo, foco, planejamento, organização, conhecimento, ideia de negócios lucrativos e também um pouco de sorte (ajuda, isso é inegável).

O que pode parecer um sonho para você já está mais perto do que imagina e, ao final desse texto, você irá falar: Quero abrir um negócio? E saberá exatamente a resposta, ainda melhor, saberá como fazer e por onde começar.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Que tal preparar sua mente para absorver tudo e e ter certeza que quero abrir um negócio? Confira!

Quero Abrir um Negócio – Sim, Você Pode, Saiba Todos os Passos

1. Perfil Para Abrir Um Negócio

Perfil Para Abrir Um Negócio
Não basta apenas está decidido a quero abrir um negócio, é necessário saber se vc tem perfil empreendedor para seguir em frente.

Ter perfil de investidor é a primeira pergunta a se fazer antes de decidir se quero abrir um negócio. E qual é o perfil de um empresário bem sucedido?

Antes de explanarmos as características é importante frisar que não existe uma regra exata de perfil, mas sim características que foram observadas na grande maioria dos empresários bem sucedidos, o que não impede de pessoas que não possuam as características desenvolvê-las ou até mesmo atingir seus objetivos sem elas.

Vamos listar as características principais:

  • Capacidade de liderar;
  • Ser pró ativo;
  • Ter criatividade;
  • Saber arriscar e lidar com dificuldades;
  • Seguir o planejamento;
  • Estado emocional controlado;
  • Facilidade de criar relacionamentos;
  • Capacidade de análise de tendências;
  • Observar as situações de “fora”;

Essas são as características mais comuns nos empresários que tem bom desempenho. Observe as pessoas bem sucedidas nos negócios da sua cidade, perceberá que eles mantêm seu estado emocional sempre sob controle, sendo raras as vezes que “explodem” por alguma coisa.

2. Escolher o Segmento Para Abrir um Negócio

Escolher corretamente o segmento que irá abrir um negócio é o determinador chave. Nesse momento, caso você erre, seu negócio estará fadado à destruição antes mesmo de começar.

Faça uma lista de suas especialidades ou conhecimentos, verifique o que você tem mais facilidade para ganhar o mercado. Evite pensar em um “negócio milionário”, procure por algo que esteja dentro das suas capacidades.

Veja da seguinte forma, uma empresa nova no mercado terá concorrentes estabelecidos, com bons fornecedores, público fidelizado e pessoas especializadas no assunto, com isso, se você optar por trabalhar em uma área que não tenha conhecimento avançado, raramente conseguirá ganhar espaço da concorrência.

Depois de fazer uma listagem com as suas principais especialidades, faça uma listagem dos negócios daqueles setores que você tem conhecimento.

Agora é o momento de analisar os negócios, avaliar concorrentes e descobrir se vale ou não a pena trabalhar naquele segmento.

Observe os pontos abaixo:

  • Mercado: como está a economia nesse setor. Está em crescimento? É uma área com tendência de crescimento?
  • Demanda: a demanda é o foco principal de todo empresário que busca abrir um negócio, sem demanda não existe lucratividade, lembre-se disso! Pergunte-se: Quem compra o produto/serviço? Qual é a quantidade de demanda? É suficiente para comportar os concorrentes e você no mercado? Na sua região, a demanda é alta?
  • Concorrência: a concorrência serve para obter 3 informações importantes: existência de mercado/demanda, dificuldade de ganhar o mercado em razão da concorrência e a possibilidade de desenvolver melhorias através da análise da concorrência;

Após analisar os fatores acima você terá uma boa ideia de qual é a melhor opção para você abrir um negócio.

3. Plano de Negócios Antes de Abrir um Negócio

O plano de negócios irá fornecer todas as diretrizes para que você consiga abrir um negócio. Você irá visualizá-lo todas as vezes antes de tomar uma atitude, inclusive, o plano de negócios conterá as atitudes a serem tomadas no processo de implementação, desenvolvimento e continuidade da empresa.

Esse documento é relativamente complexo e exige muito estudo e análise. Alguma das partes que constarão no plano de negócios é o sumário executivo, mercado, marketing, plano operacional, planejamento financeiro e avaliação estratégica.

Cabe salientar ainda que estabelecer as atitudes a serem tomadas e os devidos prazos para que ocorram também é importante.

4. Preparativos Para Abrir um Negócio

Antes de abrir um negócio propriamente dito é interessante organizar os “preparativos”. Deixe organizado os equipamentos e materiais que precisará, além disso, faça a busca de fornecedores, encontre o local que irá montar a sua empresa e providencie toda a documentação necessária para a legalização.

É interessante iniciar esses preparativos antes de começar a montar um negócio porque irá lhe poupar custos, perceba, já pensou alugar um local para instalar o seu negócio e não conseguir legalizar e ter de esperar para começar a ganhar dinheiro? Com isso, estará apenas gastando e, honestamente, de forma desnecessária.

Organizar adequadamente as finanças para implementar o seu negócio é fundamental, porque evitará de passar dificuldades financeiras e acabar por falir o negócio antes de conseguir se estabelecer.

5. Abrindo as Portas da Empresa

Abrindo as Portas da Empresa
Depois de decidir que quero abrir um negócio é necessário deixar tudo estruturado para a abertura da empresa.

Abrir as portas da empresa da forma certa irá fazer seu negócio iniciar com uma boa divulgação e com clientela.

O que significa fazer a abertura da empresa? É deixar todo o negócio BEM ESTRUTURADO e criar uma divulgação/marketing/publicidade para o primeiro dia de abertura. Fazer descontos especiais, um coquetel, enfim, algo para reunir o maior número de pessoas/clientes e começar a empresa na “boca do povo”.

Anunciar em jornal e redes sociais o dia da estreia do negócio é uma das opções. Caso você tenha mais recursos, uma boa dica é colocar anúncio em televisão e rádio, traz maior credibilidade à empresa.

6. Desenvolvendo o Dia a Dia ao Abrir um Negócio

O dia a dia de um negócio é uma tarefa difícil e saber como desenvolver a rotina fará com que a sua empresa se torne uma potência e “caminhe” rumo ao sucesso almejado. Siga sempre o seu plano de negócios e, quando o mesmo estiver “fora de contexto”, refaça, mas continue a seguir essa metodologia.

Ter uma agenda que você estabeleça as prioridades do dia também irá facilitar a organização do seu negócio. Foque seus esforços em um bom atendimento ao cliente e nas técnicas para conseguir a fidelidade do cliente. Clientes fidelizados, além de serem compradores frequentes, são ótimos divulgadores do negócio.

Estar em constante busca de como maximizar as vendas e oferecer produtos de melhor qualidade/preço para os clientes é outra prática que tem de se adotar no dia a dia ao abrir um negócio. Analise os concorrentes e descubra o que estão fazendo de correto e implemente, bem como, procure os pontos fracos para que você possa melhorar no seu negócio e explorá-los.

Por fim, manter um bom relacionamento com os fornecedores é uma prática diária e, acredite, brigar por atrasar uma entrega não é a melhor solução. Busque um bom relacionamento e manter a credibilidade/confiança perante a empresa, com isso será sempre prioridade.

Dicas Para Abrir Um Negócio

Dar pouca importância para a administração e inovação do negócio após começar a trazer retorno é um dos erros de empreendedores de primeira viagem. Para manter os rendimentos é preciso administrar o negócio corretamente e para ganhar mais você precisa focar seus esforços em trazer inovação para a prestação do serviço ou produtos.

A sua administração precisa ser trabalhada sempre de forma que o negócio seja reestruturado quando o plano de negócios fique desatualizado ou incabível nas situações. Também, é preciso que sobre dinheiro para reinvestir na empresa, então, nada de “sacar” tudo que entra no caixa.

Mantenha uma planilha de gerenciamento de custos e uma de fluxo de caixa, isso irá lhe trazer informações precisas sobre a lucratividade e também fatores que podem estar dificultando os lucros.

O controle de estoque deve ser uma das suas preocupações semanais. Pelo menos 1 vez por semana confira como estão os produtos e quais estão tendo mais demanda. Deixar faltar produtos que tem boa saída é perder de ganhar dinheiro, bem como, ter produtos demais em estoque que não tem saída é ter recursos “engessado”.

Quando sentir-se um pouco “perdido” na sua administração, procure por uma consultoria ou cursos de qualidade, irão lhe trazer novas noções e conseguirá, tranquilamente, passar pela fase difícil que estiver. Lembre-se sempre, observar de fora o negócio é a característica que você precisa desenvolver para escapar dos apuros e manter a frieza em momentos de crise.

Pensamento firme em quero abrir um negócio? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA