Quer aumentar seu valor de mercado?

Close-up photograph of a green piggy bank in man's hands.
Close-up photograph of a green piggy bank in man’s hands.

O fim do ano está chegando e você, empreendedor, deve estar se perguntando a todo instante: no que nós podemos melhorar? Se você já está, de fato, com essa pulguinha atrás da orelha, aproveite o momento e coloque as suas mãos à obra. Afinal, como costumam dizer por aí: ano novo, vida nova! Então é realmente a hora de se mexer e dar um up no seu negócio, seja ele qual for. Que tal começar tentando melhorar o valor de mercado da sua empresa?

É bastante saudável para qualquer negócio que, de tempos em tempos, sejam levantados alguns aspectos-chave dentro do seu andamento (mesmo que vá bem, obrigado!): aqueles planejamentos que são satisfatoriamente positivos e deverão ser mantidos e aquelas estratégias em que deve haver algum tipo de ajuste ou mudança. Alguns empreendedores fazem, além dessa análise, a contratação de consultorias para medir o valor de mercado da empresa e, consequentemente, fazer estudos de como é possível potencializar esse montante.

Mesmo que não passe pela sua cabeça vender a empresa, é bom ter esses valores até para fazer uso deles e apostar na melhoria da performance do negócio como um todo. O consultor  Batista Gigliotti, master franqueado para o Brasil da Sunbelt Business Brokers, entende bastante do assunto e dá quatro bons conselhos que poderão ajudar a potencializar o valor de mercado do seu negócio. Confira:

Tenha um mix de produtos e serviços

Um portifólio amplo, com diversidade de produtos ou de serviços melhora a imagem de qualquer empresa no mercado, pois dá mais opções aos consumidores. “Agregado a isso, o valor aumenta”, pontua Batista.

Especialize-se em nichos estratégicos

A amplitude do mercado tem as suas vantagens. Mas, se você parar para pensar, se especializar em algum novo nicho traz um diferencial. “A sua empresa pode se tornar uma referência para os clientes”, constata o consultor.

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Infelizmente, diversos empreendedores que estão aí no mercado não possuem um controle rígido de seus balanços financeiros e fiscais. Isso é um erro e tanto. Sabe por que? Batista Explica. “Em uma eventual negociação ou, mesmo, para organização interna, essa ‘ausência de registros’ pode atrapalhar os planos do empreendedor e prejudicar o valor – e imagem – da companhia”, ressalta.

Diferenciais da concorrência

Diferencial é tudo e mais um pouco. Ter atrativos únicos do setor ajuda bastante a empresa a se destacar. Afinal, quem não lembra qdo que é diferente ou do que atende melhor determinada necessidade e é tão raro encontrar? “Seja entrega mais rápida, assistência técnica diferenciada, produtos inovadores e/ou serviços únicos… Diferenciais são vitais para o negócio dar certo e para a empresa ser lembrada pelos consumidores”, finaliza Gigliotti.

E você, o que está pensando em levar em conta para aumentar o valor de mercado da sua empresa? Divida conosco!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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