O Que é Ser Empreendedor de Sucesso

 

O Que é ser Empreendedor
Saber o que é ser empreendedor é o caminho para ser um empresário de sucesso.

Você sabe o que é ser empreendedor? Veja aqui todos os esclarecimentos do que faz e como ser um empreendedor de sucesso!

Ser um empreendedor é uma condição associada à iniciativa, liderança e ao bom relacionamento interpessoal. A força que move o empreendedor tem como princípio a criatividade, por isso, o empreendedorismo é a força em busca de criar algo novo, propor soluções e estabelecer metas.

O empreendedorismo, portanto, requer todo processo criativo quando existe uma necessidade de se estabelecer o que é novo, ou seja, novos mercados, novos produtos, nova visão, etc. Como o sistema em que o empreendedorismo está inserido é o capitalismo, o empreendedor pode ser considerado como aquele que consegue realizar antes, que consegue solucionar, que consegue “prever” formas de solucionar problemas com métodos, técnicas e outros.

Portanto, empreender é a capacidade de ter ideias geniais para realizações de utilidade pública e ainda a capacidade de realizar essas ideias de forma viável. Realizar está diretamente ligado ao processo de ser empreendedor, embora, siga uma sistemática que consiste na realização de algo para o bem comum e em nome da autorrealização. Assim, o realizar possui motivação para os empreendedores e as principais motivações são as seguintes:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ambição – a ambição pode estar simplesmente na vontade de ver algo novo ser empreendido, pode estar no fato de que existe uma solução a ser empreendida e este é o ideal compartilhado pelos empreendedores. Ser empreendedor é buscar o que os motiva, traçar metas e ter ambição de alcançar seus objetivos e ir além. Numerologia empresarial, veja aqui.

Autorrealização – a autorrealização é também fator de motivação para empreendedores que desejam ver seus projetos sendo realizados e por isso, se empenham constantemente. Confira o que é ser empreendedor.

O Que é Ser Empreendedor de Sucesso

1- Metas dos Empreendedores

Ser empreendedor é uma tarefa prática e que sugere resultados objetivos; a subjetividade no empreender está relacionada apenas ao princípio desta ação, portanto, ao empreender os empreendedores sabem que terão um longo trabalho pela frente. Por isso, empreender é um esforço constante e que exige do empreendedor:

Auto Desenvolvimento – quem busca empreender um projeto, seja uma empresa ou até mesmo uma meta profissional ou pessoal na verdade, está tentando se superar para atingir um resultado, por isso, empreender significa a busca incessante de melhores resultados.

Autoavaliação – a autoavaliação é o processo em que o indivíduo como empreendedor busca avaliar sua própria capacidade de trabalhar bem, e por isso, avalia se está trabalhando corretamente para a busca de resultados, ou seja, trabalhando com organização, com dedicação, disciplina, etc.

Capacitação Profissional – empreendedores que estão realmente motivados a vencer obstáculos e realizar algo significativo, com certeza, buscarão capacitação e qualificação profissional para realizar o que pretendem.

Em relação aos estudos de empreendedorismo, foi observado que o gênero do empresário traz características diferentes ao negócio. A forma de empreendedorismo feminino e masculino apresenta característica distinta, vejamos:

O empreendedorismo feminino acompanha a ambição feminina de realizar seus planos e objetivos para sanar necessidades financeiras, para a autorrealização pessoal e profissional e assim estabelecer uma melhoria na autoestima. Segundo pesquisas, o empreendedorismo feminino está relacionado à capacidade de empreender acompanhada de conhecimentos técnicos, artesanais e conhecimentos comerciais que foram obtidos ao longo da carreira.

E ainda de acordo com os estudos realizados, o empreendedorismo masculino e feminino têm em comum as seguintes características:

  • Capacidade do empreendedor em identificar novas oportunidades
  • Capacidade de comunicação persuasiva
  • Busca de informações
  • Capacidade de negociação
  • Busca por metas
  • Visão, planejamento e análise de riscos

Mesmo com toda a capacidade empreendedora que detém os homens e mulheres brasileiros se faz necessário uma melhor capacitação. Apesar do talento e criatividade, o Brasil ainda peca por não oferecer uma educação voltada ao empreendedorismo, uma educação que tenha as características técnicas, tecnológicas e acadêmicas necessárias.

2- Vantagens de Ser Empreendedor

Ser empreendedor mantém o sistema capitalista, isso porque constitui fator imprescindível para a manutenção do capitalismo, fatores como:

  • Geração de empregos
  • Desenvolvimento socioeconômico das regiões
  • Inovação
  • Manter a concorrência e competitividade
  • Abrir o próprio negócio

Essa é a motivação que faz com que diversos profissionais tentem empreender, pois, a ambição em empreender o próprio negócio consiste em um retorno financeiro maior, independência de horários e a tomada das próprias decisões.

Mas é necessário que o empreendedor avalie que ter o próprio negócio significa um retorno financeiro em longo prazo e ainda correr riscos financeiros que devem ser calculados. E ainda quanto aos horários iniciar uma empresa significa muitas vezes não ter um horário fixo e trabalhar duro, muitas vezes 12 horas por dia e até em feriados e fins de semana.

Quanto à tomada de decisões é necessário lembrar que ao decidir, o empresário deverá planejar com antecedência.

3- O Que Significa Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo
O intraempreendedorismo é a oportunidade de ser um empreendedor dentro da própria empresa.

O intraempreendedor não necessariamente abandona o emprego, pois, para se tornar um empreendedor nem sempre é necessário que o profissional saia do emprego, até porque, as empresas estão cada vez mais contratando profissionais com perfil empreendedor.

Empreender no trabalho faz parte da rotina de profissionais que gostam de novos desafios, de trabalhar em equipe, profissionais que sabem liderar e estão sempre prontos e motivados para empreender novos projetos e buscar melhores resultados.

O profissional com espírito empreendedor é aquele que propõe, que pesquisa, que estuda que planeja e que se sente dono, ou seja, é comprometido com os resultados da empresa.

Mais alguma dúvida sobre o que é ser empreendedor? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA