O Que é Sazonalidade

O que é sazonalidade
O que é sazonalidade

Dificuldades com a sazonalidade? Descubra o que é sazonalidade e como resolvê-la no seu negócio!

Já ouviu falar em sazonalidade? Quem tem empresa com certeza já sofreu com esse fenômeno, na verdade, responsável por falência de inúmeros tipos de negócios.

Descobrir o que é sazonalidade é o menor dos problemas, isso, na verdade, é extremamente simples, o difícil é conseguir se precaver quando acontece, mantendo os bons lucros da empresa e se tornando um empreendedor de sucesso.

Veja os cinco passos para começar um negócio de sucesso.

Para garantir que você não quebre seu negócio, talvez antes mesmo de inicia-lo, por não se programar para a sazonalidade ou até mesmo por não saber da sua existência corretamente, criamos esse texto, focando nos principais pontos da sazonalidade, inclusive medidas para minimiza-la e maximizar os lucros do seu próprio negócio, não perca!

Entendendo a Sazonalidade

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Entender a sazonalidade é fundamental para conseguir trabalha-la corretamente, concorda? Podemos ver a sazonalidade como toda alteração, alguns dizem ser climática, outros de movimento, mas, para os negócios, a melhor definição é toda e qualquer variação que possa influenciar na sua empresa, normalmente de forma negativa.

Por exemplo: Você tem uma sorveteria famosa, vende maravilhosamente bem durante o verão, tem um lucro incrível, porém, quando se aproxima do inverno é um verdadeiro caos, ninguém adere ao seu serviço, já que o seu foco é o verão, obtendo-se prejuízos. Essa é a sazonalidade, uma alteração que influi diretamente nos lucros e atividades da empresa.

A sazonalidade também pode ser positiva, como é o caso dos feriados que alavancam as vendas em determinadas atividades. Quer um exemplo? A páscoa aumenta significativamente as vendas das cholaterias, ou podemos salientar os dias dos namorados que triplica as vendas das floriculturas. Esses foram excelentes exemplos de sazonalidades positivas.

Como Tirar Proveito das Sazonalidades Positivas

É comum que em todo negócio existam sazonalidades, positivas e negativas, o que torna um negócio uma verdadeira potencia é, como ele aproveita as sazonalidades positivas e como se protege das negativas.

Vamos começar pelas sazonalidades positivas.

Aproveitar ao máximo esse período é a regra número um que qualquer empreendedor precisa aprender. Veja os 10 erros empresariais mais comuns para não cometer também!

O primeiro passo para aproveitar ao máximo as sazonalidades positivas é ter um planejamento, prevendo o ocorrido e as formas de se tirar proveito. Isso deve anteceder ao período da sazonalidade, jamais deixe para “aproveitar” em cima da hora.

Outro ponto importante é possuir tudo que será necessário para usufruir do bom período. É comum as empresas não se prepararem corretamente com sua matéria-prima e acabar por perdendo parte do potencial de lucro, tudo porque não se organizou corretamente.

Quer um exemplo extremamente prático? Descobre-se que a Caixa Econômica Federal irá aumentar o valor do programa “minha casa minha vida” e você tem uma empresa de equipamentos de construção. Bom, você sabe que terá um expressivo aumento da demanda, principalmente nos primeiros meses após a liberação do aumento do valor, o que você faz? Aumenta a quantidade de materiais! Porém, se você não fizer isso, perderá de vender e, consequentemente, não aproveitou a sazonalidade positiva.

Dicas Para se Proteger das Sazonalidades Negativas

Tão importante quanto ganhar dinheiro com a sazonalidade é não quebrar o seu negócio em decorrência dela, isso é fato, concorda?

A questão é, existe como minimizar as sazonalidades negativas ou até mesmo impedi-las de influenciar o seu negócio? Existem sim, mas é preciso se preparar com antecedência, vamos lá?

A primeira forma de minimizar os efeitos da sazonalidade é mesclando atividades, isso acontece muito em sorveterias, nas quais a sazonalidade é evidente e seu efeito é muito forte. Por exemplo, uma sorveteria no verão vende sorvetes e outros produtos frios, porém, no inverno, oferece chocolate quente, cafés e etc. Isso faz com que a sazonalidade não tenha tanta influência, já que em ambos os períodos da sazonalidade a empresa terá produtos que venderão bem.

Talvez você esteja se perguntando, tudo bem, em uma sorveteria é fácil encontrar outro produto, mas e no meu caso? Ok, eu não sei qual é o seu negócio e peculiaridades, mas vou auxiliar a achar outro produto que possa mesclar com seu negócio.

Como Descobrir Outro Produto/Serviço Para Unir e Combater a Sazonalidade?

Aqui se tem que seguir alguns passos e evitar “atropelar” as etapas, caso contrário chegará no “final” e não encontrará uma solução adequada.

1. Qual é a Sazonalidade Que Estará Exposto o Seu Negócio?

Sem saber a sazonalidade que será exposto é impossível descobrir uma solução de produto para nivelá-la, por isso, pregunte-se e descubra.

2. Quando Ela Ocorrerá, Tem Data Definida?

Esse também é um ponto fundamental, pois você precisará elaborar todo um planejamento, necessitando que tudo esteja pronto para a data da sazonalidade.

3. Quais Produtos/Serviços Possuem Demanda na Ocorrência da Sazonalidade?

Veja, não é difícil descobrir quais produtos tem demanda, basta olhar o que é comercializado com maior proporção naquela sazonalidade. Por exemplo, uma empresa de instalação de ar condicionado, tem seu ápice no verão, a grande maioria sequer tem tempo para novas instalações, porém, no inverno, sua demanda reduz ao extremo. Porém, porque não fazer instalação de outro equipamento, voltado até mesmo em sistema de climatização, porém, com maior requisição no inverno? É uma boa solução, e garanto que existem muitos.

Faça uma listagem dos produtos que mais saem no período de sazonalidade prejudicial para você.

4. Escolhendo o Produto Ideal Para Enfrentar a Sazonalidade

Você tem uma lista de produtos/serviços que podem servir, porém, ainda não sabe qual é o melhor. Exponha os principais detalhes e características de cada produto, inclusive a possível margem de retorno e despesas.

Agora vem a parte final. Qual dos produtos pode ser mesclado com o seu negócio sem prejudicar e, acima de tudo, com o menor teor de custo (aproveitando a sua estrutura) e com percentual de lucro suficiente para equilibrar as finanças no período de sazonalidade?

Assim que descobrir, é ESSE o produto/serviço certo!

Essa é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de se proteger da sazonalidade, as demais não costumam trazer resultados tão efetivos.

Pequenas Sazonalidades São Perigosas?

Essa é uma pergunta bem comum, as pessoas se preocupam com pequenas sazonalidades dos seus negócios, muitas vezes investindo dinheiro em algo que não era tão importante, chegando a ter custos.

Veja, um exemplo, supondo que você tenha um açougue, na sexta-feira santa seu movimento chegará próximo do ZERO, mas é apenas 1 dia, vale a pena comprar peixes, correr o risco de não vender? Aventurar-se em uma atividade que não é seu foco? Não, não vale!

Existem micro sazonalidades que não merecem sua atenção, mas sim aceitação! Assuma alguns pequenos prejuízos, eles serão menos custosos do que o fato de você tentar contornar a sazonalidade.

Dicas Sobre a Sazonalidade

Algumas dicas são imprescindíveis para você que está se tornando um pequeno empreendedor e passará por dificuldades com a sazonalidade.

Planejamento é a chave para se precaver! Não se esqueça disso.

Nem sempre as coisas saem como o planejado, tenha sempre uma 2ª opção, porque isso pode salvar seu negócio da falência.

Uma dica realmente importante e que, em um primeiro momento pode parecer “básica”, mas que os empresários costumam não conseguir por em prática e quebrar suas empresas é: Capital de Giro e reservas!!!

Você tem um período que vende muito bem, o que você faz? Gasta tudo, investe no seu negócio e fica sem recursos para se manter em um período de sazonalidade mais longo.

Crie uma estratégia para guardar pelo menos 30% dos seus lucros, assim, em caso de emergência no período de sazonalidade, você terá opções de se manter e voltar com tudo no seu período de alta.

Cuide do seu negócio, ele é sua sobrevivência, sua “guerra” dia após dia, não deixe com que a sazonalidade prejudique tudo que você já construiu por mero descuido, você tem as ferramentas para resolver o problema, depende de você pô-las em prática!

E Agora Que já Sabe o Que é Sazonalidade, Pronto Para Combatê-la?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA