O Que é Brainstorming e como fazer em 7 dicas práticas

BrainstormingJá ouviu falar em Brainstorming? Descubra como ter ideias inovadoras e resolver os problemas da sua empresa.

Você já passou por um momento em que precisava muito ter uma ideia para solucionar um problema na sua atividade profissional, mas teve uma enorme dificuldade para chegar ao resultado?

Pois bem, esta é uma situação pela qual inúmeras pessoas passam, nas mais diversas profissões. A dificuldade em encontrar soluções pode estar relacionada ao condicionamento incorreto do pensamento.

O pensamento e o inconsciente, forma de pensar, são extremamente poderosas, tanto no meio pessoal quanto profissional.

Pessoas com uma boa capacidade de avaliar os problemas e conseguir agir rapidamente, encontrando soluções, conseguem se destacar rapidamente em qualquer ambiente.

Para acabar com este problema e atender as necessidades das empresas que necessitam de funcionários com ideias inovadoras, o meio corporativo desenvolveu o brainstorming, que é um método de trabalho em grupo, sendo considerado mais dinâmico, o que facilita o nascimento de ideias que visam solucionar uma determinada situação.

Este processo está cada vez mais presente nas empresas que desejam seguir uma linha moderna e funcional de trabalho.

Você quer melhorar o seu desempenho ou da sua equipe, focando em obter resultados mais eficientes nas tarefas executadas?

Neste caso, uma boa alternativa é conhecer o brainstorming e os seus métodos com maior profundidade, aprendendo como aplicá-lo corretamente.

Através dele você atingirá um grau de ideias para solucionar problemas e resolver situações complicadas.

Essa é uma das maiores preocupações de empresários de sucesso, principalmente quando se gerencia uma equipe, neste caso, é necessário aprofundar ainda mais o brainstorming.

Quer saber mais sobre essa brilhante forma de trabalho que é a brainstorming? Sem problemas, nós iremos auxiliá-lo. Confira agora mesmo o que é brainstorming e como aplica-lo corretamente!

Conheça o Conceito Do Modelo De Brainstorming

O brainstorming é um termo de origem inglesa que é formado pela união das palavras “brain”, que significa cérebro e “storm”, que significa tempestade, sendo interpretado mundialmente como uma “tempestade de ideias”.

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Esse processo se caracteriza por ser uma dinâmica de grupo, que é utilizada por diferentes tipos de empresas como um método que visa solucionar problemas específicos, através do desenvolvimento de ideias ou projetos.

Claro, é preciso que a dinâmica de brainstorming seja realizada de forma organizada, com alguém coordenando o grupo, caso contrário será um monte de pessoas falando e tentando impor pontos de vistas, ao invés de chegar a um denominador comum.

O brainstorming serve para juntar informações e estimular o pensamento criativo, podendo ser feito tanto em grupo quanto individualmente.

Esta técnica foi inventada nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, tendo sido usado inicialmente para testar e explorar a capacidade criativa dos indivíduos, especialmente nas áreas de dinâmica em grupo, relações humanas e publicidade e propaganda.

O principal objetivo do brainstorming é fazer com que um determinado grupo de pessoas se reúnam e façam uso das suas ideias e pensamentos adquiridos através das suas experiências, visando atingir um denominador comum, com a finalidade de conceber ideias inovadoras para colocar um projeto em prática, ajudando a empresa a alcançar resultados positivos.

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Uma das principais características do brainstorming é não dispensar nenhuma ideia e nem considerar algo absurdo, tudo que for sugerido deve ser anotado, compilado e analisado, focando na viabilidade ou não de ser colocado em prática.

Portanto, durante este processo as ideias não devem ser criticadas, pois isso pode atrapalhar o raciocínio e a criatividade dos participantes.

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Como Fazer Um Bom Brainstorming

A princípio, o brainstorming é um método bastante simples, mas é preciso ter em mente de que ele é composto por diversas etapas, sendo necessário segui-las regularmente para chegar a um resultado satisfatório.

Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como fazer um bom brainstorming e obter um resultado efetivo que atenda as suas necessidades.

1- Todos Os Participantes Devem Saber o Que é Um Brainstorming

Apesar de estar sendo cada vez mais difundido, o brainstorming ainda pode ser uma novidade para algumas empresas.

Portanto, ao decidir usar este método no seu ambiente de trabalho, a sua primeira medida é fazer com que todos os participantes saibam o que é um brainstorming, bem como para que ele serve.

No início, o primeiro contado dos funcionários com o brainstorming pode ser um pouco “estranho”, muitos até pensam que pode ser uma espécie de “teste” e que estão correndo riscos de sofrer penalidades.

Por isso, explique exatamente o funcionamento e para que serve, somente assim os participantes irão se soltar e dar boas ideias.

Explique à sua equipe que o brainstorming se trata de uma dinâmica de grupo, que exige flexibilidade, suspensão de censura e liberdade da parte de todos os envolvidos, pois somente a partir do momento em que todas as pessoas tiverem as mesmas possibilidades para sugerir ideias será possível obter resultados mais produtivos para a empresa.

Também, é importante frisar que ninguém deve censurar ou achar alguma ideia absurda, pois é das ideias mais absurdas que se obtêm bons resultados, principalmente ao fundi-las com outras.

2- Fuja do Clichê no seu Brainstorming

Ao reunir um grupo de pessoas para pensar uma solução para determinado problema, fatalmente as primeiras sugestões serão aquelas que partem do senso comum, ou seja, são clichês.

A melhor forma de permitir que a equipe fuja do senso comum é deixá-la a vontade, sendo necessário “abraçar as bobagens”, fazendo com que todas as pessoas falem algo, mesmo que pareça uma besteira.

Uma boa forma de conseguir fazer com que isso ocorra é você, como “líder”, falar algumas ideias que pareçam bobagens e dizer, é esse tipo de ideias que eu quero, falem tudo, seja a coisa mais absurda, eu quero que vocês exponham!

Muitas ideias bem sucedidas surgem a partir de sugestões que, a princípio, pareciam uma bobagem, mas que posteriormente foram estudadas e se percebeu que era algo viável e, principalmente, diferente das outras propostas que já estão sendo utilizadas no mercado de atuação da empresa.

3- Tenha Um Tema Definido Para o Brainstorming

Sim, o brainstorming deve oferecer liberdade para que todas as pessoas possam apresentar as suas ideias.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que a equipe não fuja do assunto principal, que é achar uma solução para tal problema. Sendo assim, é recomendado ter um tema definido para colocar o brainstorming em prática.

O ideal é que o brainstorming seja estabelecido por uma pergunta como, por exemplo, “Como aumentar a visibilidade de um produto da empresa?”.

A partir desta definição, os participantes poderão divagar sobre o assunto em específico, evitando perder tempo falando sobre coisas que não estão adequadas ao tema proposto.

Confira como administrar bem seu tempo.

4- Defina Um Tempo Máximo de Brainstorming

Tenha em mente que o brainstorming não é um processo que se arrasta por dias, ele deve ter um tempo definido com antecedência para começar e terminar.

Ao estabelecer um limite para chegar a uma solução, você estará pressionando o grupo, mas, ao mesmo tempo, estimulando o pensamento, visto que as pessoas se veem obrigadas a ter ideias para a proposta apresentada.

O tempo determinado para cada brainstorming é bastante relativo, pois depende da complexidade de cada problema que se pretende encontrar uma solução.

Por exemplo, os temas mais difíceis podem ter um período de até uma ou duas horas, enquanto que os mais simples podem durar de 30 a 50 minutos.

5- Conte Com Um Facilitador No Brainstorming

Antes de começar a fazer o brainstorming é necessário definir um facilitador, que nada mais é do que uma pessoa neutra, ou seja, que não está ali para dar ideias, que desempenha o papel de observar o processo, cuidar do fluxo de sugestões e anotar todas as ideias, evitando que elas sejam esquecidas.

Além disso, o indivíduo usado como facilitador também é incumbido de orientar a equipe para que não perca o seu foco, ajudando-a a voltar ao tema principal sempre que for necessário.

Desse modo, se as pessoas começarem a fugir da proposta inicial, tem-se que refazer a pergunta original da dinâmica.

6- Trabalhe Com Um Grupo Heterogêneo No Brainstorming

Se você quer obter bons resultados com o brainstorming, então, uma das principais dicas é trabalhar com um grupo heterogêneo, ou seja, que possua pessoas com referências e pensamentos diferentes, mas que estejam dispostas a trabalhar juntas, em prol de um bem comum, que é encontrar uma solução para o tema proposto.

Quanto maior o número de pessoas diferentes trabalhando juntas, maior será o volume e a diversidade das ideias que serão sugeridas, o que possibilita que se tenha mais opções na hora de definir qual é a melhor solução para atender as necessidades da empresa.

7- Deixe Os Participantes à Vontade No Brainstorming

Para que o brainstorming seja produtivo é de fundamental importância que os participantes estejam bem à vontade.

Por isso, a reunião deve acontecer em um local bastante confortável, que facilite o fluxo de ideias e criatividade, além de não contar com a presença de quem possa constranger as pessoas da equipe.

Siga exatamente as dicas que foram sugeridas e o seu brainstorming será um verdadeiro sucesso e irá se surpreender com as ideias incríveis que conseguirá dos seus funcionários.

Além disso, tem-se ótimos resultados motivacionais dos funcionários quando participam do brainstorming, pois os mesmos sentem-se mais “parte da empresa” e importantes.

Como Está Sendo a Sua Experiência De Brainstorming? Conte-nos!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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