Mulheres: dados do empreendedorismo

Woman in businessAs mulheres têm investido bastante em estudos e carreira, deixando os relacionamentos amorosos e casamento em segundo plano. As mulheres também estão adiantando a maternidade. Seguindo o panorama, já são referência em 20% dos lares. Esses dados são de uma recente pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística.

Apesar da batalha pela igualdade, continuam ganhando menos que os homens. As executivas receberam no ano passado 27,1% a menos que os homens que ocupam o mesmo cargo, contra 26,3% em 2011, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A tão falada liderança feminina também caminha. As mulheres ocupam somente 5% dos cargos de direção nas grandes empresas latino-americanas, segundo um relatório apresentado em São Paulo pela multinacional britânica holandesa Unilever, durante o Fórum “Momento Mulheres”. No entanto, houve um aumento considerável em relação às mulheres no cargo de CEO. Eram 3% em 2012 e no ano seguinte o número pulou para 14%.

Um levantamento da Serasa Experian contabilizou a população feminina empreendedora no Brasil. São exatamente 5.693.694 mulheres com negócio próprio. O que representa somente 8% da população brasileira. Mas as mulheres seguem firme. Em comparação com os homens o estudo mostrou que 43% dos negócios possuem mulheres a frente, contra 57% de empreendimentos dirigidos por homens.

Cerca de 30% das empresas brasileiras possuem mulheres em seu quadro societário, sendo que 73% delas estão em micro e pequenas empresas. Esse percentual chega a 98,5% quando somamos as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mas, se o assunto são as grandes companhias, o número cai vertiginosamente. Somente 0,2% das grandes empresas brasileiras possuem mulheres como sócias.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA