Missão, Visão e Valores de Uma Empresa

Missão, Visão e Valores de Uma EmpresaDificuldades em criar a visão, missão e valores de uma empresa? Confira aqui como fazer!

Você é um empresário ou pretende abrir uma empresa? Pois bem, esta decisão requer a análise de inúmeras questões, visto que se trata de uma tarefa relativamente difícil, pois uma empresa não existe apenas para prestar um determinado serviço. Ao entrar no mercado a empresa passa a estabelecer relações com a sociedade, com os fornecedores e, principalmente, com o público consumidor.

Pensando nisso, toda e qualquer empresa, independente do seu tamanho, deve adotar um posicionamento, ou seja, o modo como ela irá se apresentar para todas as pessoas que estão envolvidas nos seus serviços, desde os seus funcionários até os clientes. Veja, é uma espécie de identidade, imagem, é o que a empresa irá representar como empresa, não como prestação de serviços em si.

Este procedimento pode ser feito através do estabelecimento de uma missão, visão e valores que a organização tem ao prestar as suas atividades.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Muitas vezes você já deve ter visto, ao acessar a página oficial de uma empresa, a existência de uma “aba” ou setor, escrito: missão, visão e valores. Lá você encontrará os princípios norteadores da empresa, os fundamentos, por exemplo: confiabilidade, tratar os clientes com respeito, ter um bom relacionamento com os fornecedores, focar em se tornar a maior empresa lider em X coisa.

Aparentemente, determinar a missão, visão e valores da empresa é uma tarefa fácil, mas não é bem assim, pois é preciso que eles estejam completamente adaptados às características do empreendimento, servindo como uma espécie de marketing.

Não raras são as empresas que recorrem a agências de publicidade para que seja formada a missão, visão e valores do negócio, tudo com o objetivo de ter um melhor impacto junto aos clientes quando adentrar no mercado.

Por essa não ser uma tarefa tão simples, criamos esse texto com mais informações e dicas sobre Missão Visão Valores De Empresas, aproveite!

O Que São Missão, Visão e Valores de Uma Empresa?

Vai começar a sua empresa e quer dar a ela um posicionamento de mercado diferenciado? Antes de qualquer coisa, é necessário começar aprendendo como Define Missão Visão E Valores, o que, uma empresa que se preze deve criar e fomentar.

Lembre-se, a primeira coisa a se fazer ao montar um negócio é pensar na missão, visão e valores, pois você seguirá o seu planejamento sempre observando esses parâmetros previamente estabelecidos, e acredite, será por eles que os seus clientes e consumidores em geral reconhecerão o seu negócio. Lembre-se, em um negócio missão visão e valores são de suma importância!

Entenda a seguir:

Missão

Para que você vive? Para ser feliz e fazer quem está ao seu lado ser feliz? Isso seria considerado a sua missão de vida, o que é muito semelhante à missão de uma empresa, com a diferença de que a função está especialmente voltada para a sociedade, para os clientes e funcionários, ou seja, abrange mais setores.

Basicamente, pode-se dizer que a missão responde ao que a empresa se propõe a cumprir no mercado e para quem está fazendo isso, com qual intuito. Ao determinar a sua missão, a organização pode fazer um texto extenso, no entanto, o que será apresentado ao público exterior deve ser agrupado em um enunciado conciso e objetivo, deixando bem claro quais são as suas responsabilidades.

Visão

Em suma, pode-se dizer que a visão de uma empresa é exatamente o modo como ela se posiciona no mercado, bem como o que pretende fazer no presente e aquilo que deseja alcançar no futuro. A visão de uma organização se caracteriza por ser um enunciado de tamanho pequeno ou médio, com foco em explanar quais são os objetivos futuros da empresa.

Por mais que a empresa queira impressionar os seus clientes ou colaboradores, é essencial que a visão definida seja algo totalmente realista, que seja possível de se alcançar. A visão deve ser composta por aspiração e inspiração, que nada mais é o que tem que ser alcançado e por que.

Além disso, também é importante ter em mente que a visão de uma empresa não corresponde aos sistemas ou projetos de trabalho, logo, o enunciado da visão não deve possuir nenhuma indicação de como, por quem e quando ela será colocada em prática.

Valores

Os valores de uma empresa podem ser compostos por um enunciado mais extenso, uma vez que se trata dos princípios ou crenças que regem a existência de uma empresa, sendo considerada uma espécie de guia ou critério para o seu posicionamento no mercado, comportamentos, atitudes e tomada de decisões.

É importante ressaltar que os valores da organização são colocados em prática, tanto no ambiente interno quanto externo. Os valores servem para definir e facilitar a participação das pessoas e fomentar o desenvolvimento da missão, visão e valores.

Como Definir a Missão da Empresa?

Ao criar uma empresa, o seu primeiro passo é definir a sua missão, ou seja, o porquê dela estar sendo montada. Este processo é muito importante, pois é ele que vai nortear as demais tarefas a serem realizadas na sequência. A missão é a imagem que as pessoas vão ter da organização, logo, não deve ser elaborada de qualquer jeito.

Segundo Valeriano, a missão é, em essência, o propósito da organização. Alguns dos exemplos de missão são:

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e sustentabilidade do negócio”. Fiat.

“Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas”. HSBC.

“Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável”. Gerdau.

Para definir a missão da sua empresa é importante analisar alguns pontos como, por exemplo, a sua personalidade enquanto líder empresarial, quais são os produtos oferecidos e qual é o perfil do seu público consumidor.

Como Definir a Visão de Uma Empresa?

Já determinou qual é a missão da sua empresa? Então, agora é o momento de definir qual a visão que ela tem sobre o seu setor de atuação, bem como o que ela pensa em relação à sociedade. A visão é um conjunto de convicções que servem para direcionar a sua trajetória.

Ayn Rand já dizia que ao longo dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo em direção a novos caminhos, tendo como recurso apenas a sua própria visão. Você deve pensar na visão da sua empresa como a projeção do que será conquistado no futuro através da execução das suas atividades.

Alguns exemplos de visão de empresa são:

“Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”. Fiat.

“Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores”. HSBC.

“Ser global e referência nos negócios em que atua”. Gerdau.

Como se vê, para criar a visão do seu empreendimento não é necessário se estender. O enunciado pode ser curto, porém, muito enfático e objetivo. Faça uma análise do seu negócio e do seu público-alvo, pensando no que você gostaria de lhes proporcionar ao longo do desenvolvimento das suas atividades. Não é necessário colocar como as coisas serão feitas, mas sim o que será feito, os métodos e sistemas utilizados para alcançar os seus objetivos podem ficar fora do enunciado.

Como Definir os Valores de Uma Empresa?

Após criar a missão e a visão da sua empresa, o seu trabalho está quase pronto, sendo possível passar para a etapa de definição dos valores, que servirão como um guia para a execução das suas atividades. Os valores de uma organização são considerados um conjunto de regras que ditam como ela e, absolutamente, todos os seus colaboradores devem se portar para levá-la ao sucesso.

Os valores de uma empresa se caracterizam pelo fato de orientar os julgamentos e ações de certas ações através de metas, que são previamente estabelecidas e específicas, tendo como objetivo atender às necessidades de todos aqueles que estão envolvidos nos seus serviços.

Alguns exemplos de valores de empresas são:

“Satisfação do cliente; Valorização e respeito às pessoas; Juntos nossa marca fica muito mais forte; Responsabilidade social; Respeito ao meio ambiente;” Fiat.

“Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes;” HSBC.

“Ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultado; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental;” Gerdau.

Para criar os valores da sua empresa tem-se que levar em consideração as características dela, dos clientes e funcionários, visando criar um ambiente profissional e comercial de alta qualidade. Os direitos precisam ser realistas, coisas que podem ser colocadas em prática.

Agora Que Você Já Sabe Como Criar a Missão, Visão e Valores de Uma Empresa, Que Tal Começar?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA