Inovar é preciso

photodune-9960722-innovation-xs (2)Nos dias de hoje, inovar é verbo a ser conjugado no dia a dia das empresas. É um dos pilares para que os negócios atinjam a longevidade. No entanto, o cenário que temos é de empreendedores que fazem mais do mesmo, que não criam coisas diferentes e que não se preocupam com o diferencial a ser oferecido aos consumidores. As ideias criativas precisam refletir em inovações sustentáveis, que façam a diferença no mercado.

Mas só ideias não garantem essa renovação. “A ideia só se torna inovação quando se materializa na forma de uma solução (produto/serviço) eficaz para resolver problemas”, explica José Dornellas, palestrante, consultor, autor de livros e professor nas principais escolas de negócio.

Dornellas costuma dizer que a inovação ocorre a partir de uma criação, invenção, da busca pela solução de problemas ainda não resolvidos ou do aprimoramento de soluções já existentes para problemas que o homem enfrenta ao longo da vida e no seu dia a dia. E, para que a inovação ocorra deve existir pelo menos um protagonista: o empreendedor. “Note que não é o criativo, o inventor ou a pessoa mais brilhante que necessariamente ocupa o papel de protagonista do processo de inovação”, pontua Dornellas.

O consultor admite que inovar não é fácil. É algo que exige esforço e investimento e nem sempre o resultado final da empreitada leva a resultados positivos ao empreendedor. “Por isso, muitos empreendedores nem chegam a tentar, além daqueles que desistem quando não enxergam uma solução viável”, observa.

Atualmente, as inovações que geram valor, por mais simples que sejam quando observamos o resultado final, demandam conhecimento profundo do problema e da técnica que leva à solução. Se o empreendedor não tem o hábito de pesquisar e não domina determinada área do conhecimento considerada crucial para sua atuação no mercado, dificilmente vai inovar. “Por isso que apenas criatividade não basta, há que se preparar para transformar ideias criativas em oportunidades de negócios com diferencial competitivo e que tenham uma proposta clara de valor gerado ao cliente. Esse é o grande desafio da inovação”., finaliza José Dornellas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA