4 Indicadores de Rentabilidade De Uma Empresa que você DEVE saber

indicadores de rentabilidadeConhecer e saber aplicar os indicadores de rentabilidade de uma empresa ajudará a descobrir se ela está lucrando o esperado ou se a margem de lucratividade está abaixo da expectativa, sendo necessário adotar medidas para reverter este quadro quando negativo. Afinal de contas, a rentabilidade é um dos mais importantes indicadores de desempenho de um negócio.

A rentabilidade é um indicador que tem como função medir qual é o potencial que a empresa tem em se pagar, tendo como base o investimento que é feito em sua aquisição ou estruturação. Acompanhe abaixo mais informações sobre os indicadores de rentabilidade de uma empresa:

O Que São e Como Funcionam Os Indicadores de Rentabilidade De Uma Empresa

A rentabilidade diz respeito à margem de rendimento de uma empresa, ou seja, o quanto ela está rendendo com a execução das suas atividades. Os indicadores de rentabilidade são importantes porque apontam com clareza se a estratégia que o negócio está usando está correta e qual é o rumo que está seguindo.

É por meio dos indicadores de rentabilidade que os novos investidores podem decidir se vale a pena investir ou não dinheiro na empresa. Há casos em que estes índices podem prever problemas com o fluxo de caixa.

Para descobrir qual é a rentabilidade de uma empresa, basta dividir o seu lucro em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial, ou seja, o valor da empresa atualmente.

O resultado obtido, em percentual, equivale à rentabilidade deste negócio no período correspondente. Por exemplo, imagine uma empresa montada há um ano, no valor de R$ 350.000 mil reais, que gera um lucro mensal de R$ 7.000 mil reais. Se você dividir o lucro pelo investimento, vai chegar a uma rentabilidade de 2%.

Para compreender melhor o que este número de percentual da rentabilidade representa (2%), você pode comparar as rentabilidades pagas em outros investimentos em bancos, por exemplo. Em um CDB ou uma caderneta de poupança tem-se um valor menor de 1% ao mês, o valor de 2% de rentabilidade pode ser considerado um bom valor.

No entanto, vale sempre ressaltar que um investimento desta categoria, em um banco, apresenta um risco bem menor do que quando o dinheiro é usado para investir em uma empresa própria ou franquia. Em compensação, poderá ter uma lucratividade muito maior do que 2%, sem contar que a estrutura do negócio poderá valorizar.

Além disso, a aquisição de investimentos em bancos ou títulos nos gera liquidez, ou seja, traz uma velocidade maior de transformar o investimento em dinheiro.

Dessa maneira, nós podemos entender como uma boa rentabilidade para uma empresa no mínimo de 2 a 3 vezes a rentabilidade média de um investimento conservador realizado em um banco.

Qual é a Importância dos Indicadores de Rentabilidade de Uma Empresa

Ao acompanhar a rentabilidade da sua empresa, você tem a oportunidade de verificar se o negócio está trazendo retornos atrativos e a partir daí tomar decisões de alterações no sistema de gestão, procurar traçar estratégias para aumentar as vendas ou nas margens, fazer corte de gastos, investir na abertura de mais unidades ou, em último caso, optar pela venda da empresa.

Outro indicador que está relacionado à rentabilidade é o de prazo de retorno, que também é conhecido como pay back (link). O prazo de retorno de um negócio é o inverso da rentabilidade, sendo calculado pela divisão do investimento pelo lucro de um período.

Seguindo o exemplo acima, pode-se dividir os R$ 350.000 mil reais por R$ 7.000 mil reais, chegando ao resultado de 50 meses de retorno.

Vai dar lucro?

Estes cálculos são bem simples, sem o uso de matemática financeira, podendo ser feitos por qualquer pessoa que deseja saber se a sua empresa está conseguindo pagar as suas contas, manter-se e obter lucro.

Quais São os Indicadores de Rentabilidade de Uma Empresa mais Usados

4 Indicadores de Rentabilidade De Uma EmpresaOs indicadores de rentabilidade estão divididos por categorias, que primeiramente devem ser analisados separadamente e posteriormente devem ser vistos em conjunto para fazer a análise final referente à rentabilidade do negócio e traçar as estratégias de forma direcionada.

Confira abaixo quais são os indicadores de rentabilidade mais comuns:

1- Índices de Margem

A margem pode ser definida como o valor que a empresa está ganhando por realizar a venda do seu produto. Este índice geralmente é dividido em duas partes: a margem operacional e a margem líquida.

A margem operacional tem o papel de mensurar o que é chamado de lucro puro para cada unidade vendida, sem compreender as despesas financeiras e demais obrigações como, por exemplo, impostos e tributos.

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Para chegar ao valor da margem operacional é necessário dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas.

Já a margem líquida tem a função de mostrar o grau de lucratividade líquida do negócio após a dedução de todos os gastos. Na prática, ela é essencial para evidenciar se a empresa está dando certo ou não.

Vai dar lucro?

Para obter este indicador de rentabilidade você deve multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelas vendas líquidas. Assim, o resultado final vai mostrar o lucro líquido obtido para cada real de receita líquida.

2- Índices de Ativos

Da mesma maneira que os índices de margem, os índices de ativos são divididos em duas partes: o retorno sobre o ativo e o giro do ativo. Neste caso, ambos funcionam como excelentes indicadores de desempenho do negócio como um todo e fornecem informações importantes para o seu direcionamento.

O retorno sobre o ativo calcula a rentabilidade, independente de onde os recursos vieram, apenas admitindo os investimentos realizados. Para calcular este indicativo você deve multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelo valor ativo.

Já o giro do ativo relaciona as receitas geradas pela empresa e o total de investimentos feitos. A fórmula nada mais é do que uma simples divisão entre a receita líquida e o total ativo. O resultado evidencia o quanto foi vendido para cada Real investido no negócio.

3- Retorno Sobre o Capital

O retorno sobre o capital é o indicador que mostra a rentabilidade dos recursos e é calculado por meio da divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido.

Esse índice serve para demonstrar se a empresa se mostra como um bom investimento para os novos sócios, ou se está tendo que mexer no seu próprio capital para se manter operando no mercado.

Compreender estes índices em uma tabela de métricas que também aponte um ticket médio, número de clientes e as taxas de conversão apresentará uma visão mais clara sobre os caminhos da empresa, principalmente sobre o desempenho das ações de marketing e sucesso dos novos produtos.

Empresários que tomam decisões sem analisar este índice estão mais propensos a desperdiçar dinheiro com a sua empresa. E nos casos mais drásticos podem levar a empresa à falência.

4- Retorno Sobre Capital Próprio

Um dos principais indicadores de rentabilidade de uma empresa é o retorno sobre o capital próprio, aplicado com o objetivo de mostrar a rentabilidade dos recursos investidos pelos sócios ou acionistas da empresa. Este indicador é calculado por uma fórmula bem simples, basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido.

A análise do indicador de rentabilidade retorno sobre capital próprio é capaz de mostrar se o dinheiro aplicado pelos sócios ou acionistas da empresa foi bem utilizado e realmente trouxe benefícios internos e externos, ajudando no seu crescimento e tornando-a ainda mais atrativa para outras pessoas dispostas a investir no negócio.

Dúvidas sobre os indicadores de rentabilidade de uma empresa como administrar seu negócio? Comente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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