Hora de investir: veja dicas dos especialistas

investmentO mercado de franquias está em crescimento e muito se dá ao sonho do próprio negócio. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o Brasil já está na 6ª posição do ranking por unidades franqueadas, ficando atrás dos EUA, China, Coréia do Sul, Japão e Filipinas.

Abrir uma franquia é uma excelente oportunidade e um negócio bastante democrático: você pode ou não ter experiência e independente da sua idade ou região, o franqueado sempre terá todo know-how da franqueadora fazendo, assim, parte de uma rede continuamente em expansão e visibilidade.

Teoricamente, investir em uma franquia é mais fácil do que começar uma empresa do zero e isso faz com que algumas pessoas ajam por impulso sem se perguntarem se, de fato, estão prontas para isso. Mas essa não é a única pergunta que deve ser feita e pular etapas do processo podem render um péssimo resultado. Questões do tipo “pesquisei sobre o setor?”, “terei tempo para cuidar do negócio?”, “conheço o meu público alvo?” ou “tenho um plano B, caso não dê certo?”, precisam de respostas e quem quer abrir um negócio devem sabê-las de cor.

Se a previsão para 2015 não é das melhores no cenário econômico, todo cuidado é pouco para aqueles que desejam investir. E, se o ano começa, de fato, após o Carnaval, é hora de começar a agir e correr atrás do próprio negócio. Veja, então, algumas dicas valiosas de quem entende desse assunto.

“2015 será um ano muito desafiador, com crescimento baixo, juros altos e provavelmente aumento do desemprego. Para quem vê o copo meio cheio, é hora de vender lenços e ganhar dinheiro. Com este cenário, é fundamental que os novos empreendedores planejem suas ações com muito mais afinco, com especial atenção a formação de uma reserva de capital para momentos de baixa no consumo, e foco na gestão de caixa. Dê preferência a negócios com alta lucratividade (relação lucro/faturamento), pois estes tendem a passar por períodos de crise sem criar dívidas. Negócios muito inovadores devem ser evitados nestes momentos; prefira negócios óbvios, que não demandem um processo de educação ou conversão do cliente.”

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Renato Claro, da Kick Off Consultores Associados

 

“Tenha muito comprometimento, fé, força, mostre sempre brilho nos olhos. As pessoas adoram ver profissionais apaixonados pelo que fazem”.

Carlos Ramos, diretor comercial da Disk Reparo

 

“Em um ano de incertezas econômicas no Brasil, o interessado em abrir seu próprio negócio deve avaliar ainda mais as possibilidades e riscos. No caso de franquias será importante avaliar que muitas empresas vem crescendo no mercado com número de lojas e isso pode parecer resultado de sucesso. Mas antes de tirar conclusões precipitadas avalie cada negócio em sua capacidade de dar resultados reais. Lembre-se que quantidade não é certeza de qualidade nem de resultado. Pergunte-se: Quantas lojas estão tendo lucro de verdade? Ligue para o máximo de franqueados possíveis e pergunte se eles estão tendo lucro. Quanto tempo demorou para chegar no ponto de equilíbrio? Como foi o auxilio da franqueadora em avaliar e negociar a escolha do ponto comercial e a implantação do negócio? Pensando em não onerar muito sua folha de pagamento. Avalie se o negócio necessita muito de profissional especializado e qual o risco de depender demais de um colaborador”.

Jonas Máximo, sócio diretor da Max Sushi

 

“Procure algo que encaixe com seu estilo de vida. Converse com outros operadores de negócios semelhantes, e pergunte como é, na prática, o dia a dia deles. Muitas vezes, a emoção inicial de se abrir um negócio próprio, acaba mascarando as reais dificuldades que estão por vir”.

Adriana Auriemo, sócia da Nutty Bavarian

 

“Tenha muito claro, qual o seu propósito em ter um negócio. Como empreendedor, você vai trabalhar como nunca na sua vida e nos momentos de crise, o que te mantém no caminho do sucesso é a clareza do propósito que você está perseguindo. É ele quem te dá a energia e motivação necessária no dia a dia para alcançar seus objetivos, muito mais do que o dinheiro, flexibilidade de horários, independência e outras coisas que as pessoas buscam ao abrir seu negócio. Tenha um propósito claro!”

Bruno Gagliardi, diretor da rede de franquias da escola de idiomas Centro Britânico

 

“A principal dica é trabalhar com algo que se identifique porque aí “nunca” irá trabalhar e sempre irá se divertir, fazendo assim um trabalho melhor e criando potencial bem maior de ser bem sucedido”.

Fábio Marques Jr., sócio-diretor da Detroit Steakhouse

 

“Ter uma atitude empreendedora e conhecer bem o seu papel como franqueado ajudam muito no dia a dia da operação”.

Nasser Lahaliyed, diretor de franquias da Brou´ne

 

“Cuidado com os modismos. Pesquise por marcas sérias, com ampla experiência na operação e gestão do modelo de negócio proposto. Cuidado com marcas que entram no mercado de franquia ainda imaturas, sem a experiência necessária para transmitir os conhecimentos necessários ao franqueado. Fique atento aos processos de seleção de franqueados que são muito fáceis e rápidos, ou seja, aquelas redes de franquias que não selecionam cuidadosamente os seus franqueados. Você vai querer fazer parte de uma rede de franquia onde “entra qualquer um”? Você precisa ter certeza que o franqueador está interessado na formação de uma rede de longo prazo, onde cada franqueado tenha bons resultados e seja um elo forte de uma corrente. O interesse é o sucesso de cada franqueado ou apenas a venda de um grande número de franquias?”

Eduardo Chvaicer, diretor da rede de franquias Right at Home

 

“O próprio operador precisa saber administrar e se dedicar ao negócio. E também precisa saber escolher um ponto certo; uma boa localização comercial faz total diferença”.

Marcelo Salomão, fundador da Gigatron Franchising

 

“Ofereça um serviço de extrema qualidade. Com isso você fideliza seu cliente”.

Marcos Mendes, diretor da Acquazero

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA