Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo Feminino
Empreendedorismo Feminino

As mulheres estão a cada vez mais tomando a iniciativa de montar seu próprio negócio, adentrando no ramo de empreendedorismo feminino. O crescimento da taxa de empreendimentos administrados por mulheres é superior a 20% nos últimos 10 anos. Temos casos de sucessos de dezenas de mulheres e, se você é uma das que pretende se tornar empreendedora, veja mais em nosso texto sobre empreendedorismo feminino aqui.

A sociedade sempre teve um histórico de empreendedorismo masculino, mas, ao que tudo indica, isso está mudando. Atualmente, de cada 10 negócios, 3 são administrados por mulheres. Digo mais, podemos encontrar dezenas de casos de sucesso de empreendedorismo feminino, restando uma pergunta para você mulher. Você não sonha em ser empreendedora?

Um brilhante caso inspirador de empreendedorismo feminino é de Jeane Moura, a empreendedora que uniu e criou o novo conceito de fast food saudável. Isso mesmo, ela criou a empresa DNA Natural, atualmente com mais de 60 unidades, oferecendo um novo estilo de alimentação saudável. Veja nossa reportagem sobre Jeane Moura aqui!

Traremos para vocês, mulheres com espírito de empreendedorismo feminino, algumas ideias de negócios que podem tomar forma através das suas habilidades e lhe tornar uma empresária de sucesso vejam!

Empreendedorismo Feminino – Cafeteria

A cafeteria não é, necessariamente, um negócio feminino, mas com certeza as mulheres tem facilidade para montá-la e administrá-la. Devido ao fato de serem atenciosas e prestarem atenção nos detalhes, a decoração é impecável e o bom atendimento serão o responsável pelo sucesso do negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Uma cafeteria poderá facilmente ser o ponto de encontro do público feminino para por a conversa em dia.

Empreendedorismo Feminino – Alimentação Saudável

Um ambiente saudável está sendo procurado cada vez mais. A alimentação correta, além de fazer com que as pessoas mantenham a forma, também auxilia na saúde.

Montar uma casa de alimentação saudável irá reunir uma grande quantidade de público, principalmente feminino, o qual costuma tomar maior preocupação com a saúde.

Existem franquias de alimentação saudável, o que pode ser uma boa forma de iniciar o negócio.

Empreendedorismo Feminino – Loja de Presentes

Já pensou em montar uma loja de presentes? O retorno que se pode obter quando atingido o sucesso esperado?

Uma das vantagens desse empreendimento é a margem de lucro realmente alta. Um brinquedo pode atingir percentual superior a 100%, desde que, é claro, seja feita uma pesquisa de preços e mercado, comprado em grande quantidade e nas condições certas.

Essa forma de negócio não exige grandes esforços físicos, mas sim uma boa capacidade de administração e bom gosto, o que as mulheres costuma ter bastante facilidade.

Empreendedorismo Feminino – Comida Japonesa

Não que todas as mulheres sejam dotadas da capacidade culinária, mas que com certeza possuem mais facilidade para aprender, isso sim!

Uma ideia que tem feito sucesso em cidades de médio e grande porte são os restaurantes de comida japonesa. O custo para preparar é acessível, já o preço para degustar da comida é bem “salgadinho”, gerando bons lucros.

Uma dica é montar um restaurante delivery, ou seja, entregar as comidas japonesas na própria casa do cliente. Nada impede de você manter as duas formas, permitindo que os clientes consumam no próprio local algumas bebidas, o que gera um maior lucro.

Confira algumas franquias delivery aqui!

Empreendedorismo Feminino – Decoração de Ambientes

O público feminino é conhecido por ter um toque a mais para bom gosto e decoração, por isso, investir nessas habilidades, além de ser prazeroso, pode render um bom dinheiro.

Montar uma empresa de decoração de festa infantil, por exemplo, tem bastante demanda e o custo para fazê-la é bem acessível, com retorno de investimento em pouco tempo.

Também, pode-se mesclar com a empresa de decoração de ambientes um estúdio fotográfico, alavancando ainda mais os lucros.

Uma excelente dica para ganhar melhor com essa forma de empreendedorismo feminino é prestar serviços para formaturas de colação de grau (nível superior) e casamentos, em que irá fazer toda a decoração e as fotografias, podendo o valor cobrado ser superior a R$ 60.000,00 reais, dependendo do tamanho do evento.

Empreendedorismo Feminino – Loja de Bijuterias

É comum às pessoas acreditarem que as bijuterias, por serem semi joias, não dão dinheiro, mas esse conceito está ultrapassado e totalmente errôneo. Existem bijuterias altamente trabalhadas e com valores mais altos.

Outro ponto a ser considerado quando se pensa em montar uma loja de bijuterias é que a margem de lucros na venda da bijuteria é extremamente alta, superior a 100%.

Para as empreendedoras que pensam em tornar-se verdadeiros exemplos de empreendedorismo feminino, esse segmento é perfeito, pois, após conseguir consolidar uma “marca”, pode-se facilmente abrir novas filiais ou até mesmo na modalidade de franquias.

Veja o que é uma franquia.

Uma dica para vender ainda mais é utilizar lojas virtuais, mas para isso, lembre-se de fazer uma boa publicidade na internet.

Empreendedorismo Feminino – Loja de produtos naturais

O público feminino representa a maior parcela com preocupação com a boa forma e, quem melhor para montar uma loja de produtos naturais, do que alguém que os entenda?

Exemplos de empreendedorismo feminino como foi o caso mencionado da Jeane Moura ao abrir o DNA Natural é um excelente caso prático.

Cada vez mais o mercado de produtos naturais está sendo buscado como forma de alternativa para manter a boa saúde, estética e peso.  Dentre os pontos positivos de quem investe nesse segmento é a baixa concorrência, já que o negócio ainda está em expansão, inúmeras campanhas publicitárias sobre produtos naturais e necessidade de cuidados com a saúde, o lançamento de novos produtos frequentemente, o fato de os consumidores aceitarem o pagamento de altos preços por produtos naturais e, principalmente, o alto lucro do empresário.

Perceba que é realmente um negócio incrível, mas claro, como em todo negócio para conseguir sucesso é preciso um bom planejamento empresarial.

Empreendedorismo Feminino – Perfumaria

Os cosméticos estão entre os segmentos que mais crescem no Brasil. Montar uma perfumaria ou até mesmo algo mais abrangente, como uma loja de cosméticos, pode render lucros que você não faz ideia.

Um ponto interessante ao montar esse negócio é que não se precisa se uma peça muito grande, já que é preciso apenas dispor de forma organizada todos os produtos. Além do mais, não será necessário mais do que uma pessoa (funcionária) para lhe ajudar.

Perceba que o custo não é nada expressivo, já o potencial de retorno é elevado. Você estará ingressando em um dos produtos de maior lucratividade na atualidade, vale a pena conferir mais de perto.

Embora as mulheres tenham uma certa facilidade para administrar os negócios e conseguir atingir os seus objetivos, nem todas possuem as características do empreendedorismo feminino, por isso, aconselho a verificar se você faz parte desse seleto grupo antes de se a aventurar como empresária.

Características do empreendedorismo feminino

As empreendedoras costumam ter algumas características que as diferenciam dos empreendedores, normalmente devido a sua capacidade de organização, dedicação, observação e delicadeza. Veja as principais características do empreendedorismo feminino.

Atenção e Valorização aos clientes é o foco das mulheres empreendedoras. Dificilmente você encontrará um cliente que se sinta “mais um” quando se trata de empreendedorismo feminino. Isso acontece porque é da natureza das mulheres darem mais atenção as coisas, preocuparem-se mais, basta analisar os cuidados com os filhos.

Outro quesito que ressalta aos olhos é que as mulheres investem muito mais em sua capacitação. Pesquisas apontam que as empresárias com no mínimo o ensino médio completo é superior do que os homens, praticamente o dobro. Não é pouca coisa não! Isso tudo sem levar em consideração os cursos que as empresárias costumam fazer em maior proporção do que homens.

As empreendedoras costumam procurar por ajuda mais frequente do que os empreendedores, conforme estudos do SEBRAE, isso facilita também o desenvolvimento dos seus negócios.

As mulheres têm mais facilidades em conciliar a vida pessoal e profissional. Também, podemos mencionar o fato de que a maioria das mulheres busca o empreendedorismo feminino para poder ter maior flexibilidade de horários, já para conseguir conciliar a vida pessoal e profissional.

O público feminino é mais detalhista e sensitivo, o que pode facilitar no desenvolvimento do negócio, sem contar o fato de que os clientes costumam se sentirem melhores atendidos por pessoas com essas características.

Outra característica que é encontrada mais no público feminino é a capacidade de cooperação. As mulheres, embora alguns discordem, costumam deixar “de lado” algumas rivalidades para trabalhar de forma cooperativa, alavancando seus negócios e lucros. Realmente, as mulheres são muito boas em conseguir parcerias para seus negócios, o que viabiliza um maior ganho.

As características do empreendedorismo feminino não são estáticas, ou seja, existem mulheres que as possuem e outras que não, assim como é possível desenvolvê-las. Como todo o negócio exige estudo, preparação, competência, dedicação, coragem, análise de custos, entre outras características, pode ser necessária a busca de uma consultoria, assim, consegue-se obter mais conhecimentos e evitar começar o seu próprio negócio de forma errada.

E você, está pronta para fazer parte do grupo de empreendedorismo feminino?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA