Como Descobrir o Custo de Oportunidade em 6 Passos

custo de oportunidadeQuer iniciar um negócio e não sabe se vale a pena? Veja agora mesmo como descobrir o custo de oportunidade.

A sua empresa decidiu fazer um investimento em uma nova oportunidade de negócio, mas posteriormente compreendeu que as vantagens alcançadas não foram maiores do que as desvantagens?

Pois bem, muito provavelmente esta situação está acontecendo porque o custo de oportunidade não foi calculado e levado em consideração.

Este problema é bastante comum em negócios que os gestores ficam entusiasmados com a possibilidade de abrir um novo canal de atividade e vão logo o colocando em prática antes de estudar todos os seus vieses, e, principalmente, aquilo que terá de ser feito para poder implementá-lo, evitando transtornos futuros.

Para simplificar. O principal motivo que leva este erro cometido por empreendedores de primeira viagem é a pressa e ânsia de abrir logo o seu negócio. É justamente por isso que especialistas SEMPRE aconselham, antes de qualquer coisa, fazer um plano de negócios.

Com isso você irá prever os acontecimentos e, com certeza, fará um estudo do custo de oportunidade. Confira agora mesmo quem precisa de um plano de negócios.

O planejamento é um elemento fundamental para a realização de novos projetos, porém, ainda existem empresas que não cumprem esta regra e que acabam sofrendo consequências negativas, como é o caso de não atingir as expectativas almejadas.

Para evitar maus resultados com a concretização de uma ideia é recomendado mensurar o custo de oportunidade, que é o ato de fazer um estudo sobre o que a empresa tem que deixar de fazer para conseguir alcançar as suas metas com sucesso. Ou seja, quanto custará “apostar” nessa oportunidade? Realmente vale a pena?

Por ser um estudo difícil e que pode ser considerado subjetivo para quem tem pouca experiência no assunto, criamos esse texto com as melhores informações de como descobrir o custo de oportunidade. Aproveite, essa pode ser a sua oportunidade!

Conceito De Custo De Oportunidade

Afinal, o que é custo de oportunidade? Você sabe? Somente após entendê-lo será possível aplica-lo corretamente, por isso vamos iniciar do básico, entender realmente o que é o famoso custo de oportunidade!

A primeira vista, este fator pode ser considerado complicado, mas na verdade é mais simples do que se imagina.

O custo de oportunidade pode ser definido como a elaboração de um estudo quando existir a intenção de realizar um novo investimento, em que se verifica o que a empresa terá que abrir mão para colocar o projeto em prática e se realmente as consequências valerão à pena, tanto a curto quanto em longo prazo.

Veja algumas ideias de negócios de baixo investimento, normalmente são os melhores para iniciar e, após ter experiência no assunto, expandi-lo ou “aventurar-se” em outro segmento.

Vai dar lucro?

Uma das principais características do custo de oportunidade é o fato de não ser uma atividade exclusiva das organizações corporativas, uma vez que este estudo também pode ser feito na vida pessoal das pessoas.

Afinal de contas, certamente você já foi tomado pelo impulso, investiu em um novo projeto e posteriormente se arrependeu devido às consequências que sofreu? Portanto, projetar os resultados de um planejamento antecipadamente é fundamental para tomar decisões com mais segurança e se prevenir contra erros.

Vantagens do Custo de Oportunidade

Você decidiu apostar em um projeto novo, mas agora, no meio do caminho, está percebendo que os retornos negativos estão sendo maiores do que os positivos?

Saiba que o estudo do custo de oportunidade tem justamente a função de evitar que este tipo de resultado ocorra e, por isso, você já iniciou errado sua jornada de empresário.

Este processo se caracteriza por agregar mais praticidade para que uma tomada de decisão seja feita sem medo de errar, pois ele analisa todos os pontos envolvidos, oferecendo mais certeza e, ao mesmo tempo, mensurando os riscos, o que torna tudo mais fácil.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


A análise do custo de oportunidade também desempenha o papel de promover mais organização para a empresa, uma vez que ela permite enxergar a partir de ângulos variados, o que contribui para aumentar a sua capacidade de projeção, ou seja, de averiguar o que um projeto pode gerar de consequências negativas e de benefícios.

Como Descobrir o Custo de Oportunidade

De fato, saber calcular e posteriormente usar o custo de oportunidade é de fundamental importância para decidir colocar um novo projeto em prática.

Vai dar lucro?

Dessa maneira, evitam-se possíveis transtornos, prejuízos e arrependimentos. Acompanhe abaixo nosso passo a passo de como descobrir o custo de oportunidade:

1 – Determine o Projeto Que Será Executado Para Descobrir o Custo de Oportunidade

Você quer saber se um projeto pode lhe trazer consequências positivas ou negativas, mas ainda nem sabe direito o que pretende colocar em prática?

Concorda que isso chega a parecer um pouco absurdo, não acha? Como irá descobrir se vale ou não a pena iniciar um negócio se você sequer tem certeza do que deseja colocar em prática?

Então, o seu primeiro passo é determinar o tipo de negócio que se pretende elaborar e executar. Defina quais serão as atividades necessárias para que ele seja viável, quais os recursos humanos e financeiros que serão utilizados durante este procedimento.

Começar por esta etapa é essencial para que seja possível fazer várias comparações posteriormente, o que é um dos pontos importantes do estudo do custo de oportunidade.

Levando isso em consideração, é indicado criar um relatório em que sejam dispostos todos os dados que fazem parte do projeto.

Você como empreendedor de sucesso precisa ter em mente uma coisa simples: no mundo dos negócios (pelo menos) tudo que inicia “atravessado” termina atravessado, e organização é algo que não se pode deixar de ter.

A estrutura organizacional de uma empresa é responsável direto pelos resultados que ela atingirá!

2 – Defina Uma Segunda Versão do Projeto Para Analisar o Custo de Oportunidade

A análise do custo de oportunidade tem como composição da sua base a comparação entre projetos para checar qual é o mais viável, produtivo e vantajoso a curto e longo prazo.

Sendo assim, é recomendado que você trabalhe com, pelo menos, duas opções de projetos, que apresentem atividades, soluções e sustentações diversificadas.

Não é indicado ficar refém somente de uma alternativa de projeto, pois isso é perigoso, principalmente quando está envolvendo empresas, uma vez que pode ocorrer de todos os investimentos serem direcionados para uma situação que não está de acordo com a realidade vivenciada pela organização e a área em que trabalha. Procure elaborar uma segunda opção, que esteja paralela ao que é tido como principal.

3 – Compare os Projetos Para Iniciar o Custo de Oportunidade

Os dois projetos foram construídos de forma paralela? Feito isso, é necessário realizar uma comparação entre eles. Este procedimento é de suma importância para que o gestor tenha condições de saber quais são as vantagens que cada projeto poderá trazer direta e indiretamente.

Em primeiro lugar, indica-se comparar os projetos de forma separada para que o estudo seja mais preciso e completo.

Após a comparação do projeto, o ideal é construir uma lista com as informações de todos os projetos, em que é preciso colocar tudo sobre as consequências negativas e benefícios que cada um deles pode provocar.

Este processo é considerado minucioso e necessita de cautela, pois se algum detalhe for esquecido poderá haver um comprometimento na interpretação dos dados, o que gera diversos transtornos.

4 – Avaliar Os Benefícios de Cada Projeto Faz Parte do Custo de Oportunidade

Depois de ter listado todos os benefícios e consequências negativas de cada projeto é importante compará-los.

Para que esta etapa seja mais bem sucedida é indicado confrontar cada vantagem e desvantagem e checar como cada uma pode repercutir no seu negócio e, consequentemente, no custo de oportunidade.

Também é fundamental checar qual é a duração destes benefícios, uma vez que um investimento alto deve trazer retornos positivos duradouros.

Perceba que nessa etapa você já está fazendo uma prévia análise do custo de oportunidade. Ao avaliar o período de vantagem e desvantagem que cada projeto lhe proporcionará, você está descobrindo se o custo de oportunidade tem um caráter temporal atrativo ou não.

Por exemplo, não adianta você ter um custo de oportunidade atrativo, mas que perdure apenas 3 meses.

Um exemplo disso é trabalhar com uma floricultura, analisar o custo de oportunidade no dia dos namorados e datas comemorativas, claro que nesses períodos você terá um excelente custo de oportunidade, mas e no restante? O caráter temporal é de suma importância e em hipótese alguma deve ser deixado de lado.

Para estudar as vantagens que o projeto pode agregar é muito importante conhecer de verdade quais são as reais expectativas e necessidades da empresa.

Este processo é necessário para evitar prejuízos, visto que há investimentos que parecem ser vantajosos em um primeiro momento, mas não estão adequados ao ambiente corporativo da organização.

5 – Analise as Desvantagens Trazidas Pelo Projeto Para Descobrir o Custo de Oportunidade

A etapa de análise das desvantagens trazidas pelo projeto é semelhante ao processo executado anteriormente, sendo necessário substituir as vantagens pelas desvantagens.

Portanto, selecione a lista dos dois e verifique em qual nível as coisas são mais ou menos prejudiciais para a organização, tanto a curto quanto em longo prazo. Perceba que você está fazendo uma análise de custo de oportunidade entre dois projetos distintos.

Ao final, você poderá ter 3 conclusões: ambos os projetos tem um bom custo de oportunidade, um dos projetos tem um bom custo de oportunidade ou ambos os projetos tem um péssimo custo de oportunidade e irão lhe acarretar prejuízos.

Essa é a decisão que você precisa chegar, inexiste meio termo. Ainda, caso você fique em dúvida, evite montá-lo, porque existem centenas de ideias de negócios com bom custo de oportunidade e apostar em algo duvidoso não é a melhor opção. Caso precise de ideias, confira nosso PDF 33 ideias de negócios.

Para fazer uma definição certeira é recomendado realizar um pequeno estudo sobre todos os itens que são classificados como desvantagens.

Para facilitar este processo, uma boa dica é fazer um levantamento dos projetos realizados anteriormente, o que evita cometer os mesmos erros do passado.

6 – Projeto Que Atenda as Necessidades Ganha Pontos no Custo de Oportunidade

Após analisar os prós e contras de cada projeto é necessário escolher qual é a melhor opção para a empresa ou optar por nenhum deles, o que, muitas vezes, é a melhor opção.

Evite fazer a análise/escolha de qual negócio possui o melhor custo de oportunidade e se algum deles possui um bom índice se estiver ansioso, entusiasmado ou até mesmo necessitando desesperadamente de uma “fonte de renda” extra.

Esses são fatores que podem, facilmente, disturbar a análise racional e consciente, ocasionando em prejuízos financeiros de grande monta, talvez, levando o seu negócio a falência antes mesmo de inicia-lo.

Neste caso, é preciso escolher a opção que mais trará benefícios, sendo necessário levar em consideração alguns parâmetros como, por exemplo, a durabilidade das vantagens, que devem ser em longo prazo.

A decisão final também tem que ser tomada com base nos pontos financeiros da empresa, pois é necessário que a alternativa de projeto escolhido tem que estar de acordo com a sua realidade financeira para evitar um investimento que lhe deixe endividado.

Caso você precise de um financiamento (baixo, de preferência), confira nosso texto sobre como conseguir financiamento.

Já Descobriu o Custo de Oportunidade do Seu Negócio? Realmente Vale a Pena?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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