Crescimento com responsabilidade

Business growthQuem se envolve com um negócio próprio sonha em ter uma empresa que se torne referência. Isso está atrelado ao crescimento do empreendimento. Mas, falando assim, pano de fundo dessa história pode ser uma expansão sem critérios e um baita problema no futuro.

Para Leonardo Brant, sócio fundador da Rede Cemec, a receita para dar certo é bastante simples: “Se preparar para crescer significa operar a empresa que você quer no futuro com os recursos e possibilidades que você tem hoje”. Por isso o planejamento é tão importante.

O crescimento desordenado é um dos piores problemas que um empreendedor pode enfrentar. “Crescer e desenvolver é um esforço planejado e não uma obra do acaso”, pontua Brant, completando: “A oportunidade tem que ser conduzida pelo empreendedor”.

O planejamento estratégico deve vir acompanhadode uma busca incessante pelo melhor modelo de gestão que você construir diante das suas potencialidades e limitações. “Não é apenas saber aonde quer chegar mas como quer chegar”, alerta o especialista.

Brant propõe que cada empreendedor organize a empresa que gostaria de ter daqui a cinco anos, com seus departamentos, fluxos de trabalho, funções e rotinas. “Redistribua isso tudo a partir da força existente hoje, mesmo que uma única pessoa fique encarregada de três departamentos diferentes ou você tenha de terceirizar alguma função”, ensina.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para isso dar certo, utilize diversas ferramentas. Sistematize o seu trabalho o quanto puder. “Crie modelos de cartas, e-mails, planilhas. Desenhe o fluxo operacional entre as diversas instâncias de desenvolvimento de um trabalho, seja ele mais simples ou mais complexo. Descreva funções e habilidades necessárias para executar determinadas tarefas”, orienta Brant.

Aí você deve estar se perguntando se isso tudo é mesmo necessário. Essa resposta só o tempo trará. Mas lembre-se de que uma rotina de trabalho não-sistematizada pode ser fatal em um momento de expansão empresarial.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA