Dicas de Como Ser Empresário

Como Ser EmpresárioQuer ser empresário? Veja as dicas que reservamos para você que irão te auxiliar!

Todo o dia você tem a mesma rotina, acorda cedo e vai para o trabalho para desenvolver as mesmas atividades de sempre? Você gostaria de buscar novos ares, trabalhando com o que realmente gosta e ainda por cima obter bons rendimentos financeiros? Que tal se tornar um empresário em área que você gosta de trabalhar? No Brasil, cada vez mais aumenta o número de pessoas que deixam os seus empregos formais para abrir o seu próprio negócio.

Quer saber mais sobre abrir uma empresa? Veja agora mesmo nosso texto voltado apenas para a questão de abertura de empresa.

Para ser um empresário não basta apenas ter a vontade, isso é importante sim, mas também é necessário fazer tudo com o máximo de planejamento para não dar nenhum passo em falso e aumentar as suas chances de se tornar bem sucedido. É importante ter em mente que para ser empresário é preciso ter uma ideia, conhecer a fundo o setor, ter habilidades e ainda gere um bom potencial de rendimentos financeiros.

Muita gente acaba errando por achar que ser empresário é oba-oba, basta montar o negócio e deixá-lo funcionando na mão dos empregados, mas é bem pelo contrário, pois é preciso levar a sério aquela história de que o boi engorda mais com o olho do dono. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui, mais informações e dicas sobre como ser empresário. Confira abaixo:

Você Realmente Quer Ser Empresário?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Uma coisa é estar momentaneamente cansado do seu emprego formal e outra é realmente querer mudar a sua vida e abrir um negócio próprio. Portanto, é de fundamental importância se perguntar se você realmente quer e está preparado para ser um empresário, uma vez que esta decisão envolve muitas coisas que depois fica complicado de voltar atrás.

Tire um tempo para você pensar se vale à pena trocar o que se tem hoje pelo desafio de abrir uma empresa. Veja, ter seu próprio negócio não é sinônimo de trabalhar menos, pelo contrário, é muito comum os empresários, ainda mais no início, trabalharem mais tempo do que quando eram empregados.

Além disso, até que a empresa se estabilize no mercado, os lucros costumam ser baixos, o que acaba por resultar em uma diminuição do padrão de vida. É perfeitamente normal e costuma ser temporário.

Ser um empresário é algo que envolve muita coisa como, por exemplo, dedicação, empenho, tempo e também certa quantia em dinheiro, logo, não deve ser uma decisão impensada, pois do contrário pode render muitos transtornos, prejuízos e até mesmo problemas de fundo emocional e psicológico. Você não quer perder tudo que tem por “bobeira”, não é mesmo?

É preciso ter um propósito para ser um empresário, de nada adianta se “jogar no mercado” sem ter planejamento. Antes de qualquer coisa, é necessário que você tenha uma habilidade ou área de conhecimento que realmente goste e que possa ser transformada em um negócio lucrativo. Somente a partir daí será possível montar o passo a passo da empresa para torná-la bem sucedida.

Caso você opte por ser um empresário, o primeiro ponto para iniciar é fazer um estudo completo sobre as ideias de negócios, elaborando um plano de negócios, o qual deve contemplar detalhadamente as ideias.

Dificuldades em encontrar uma boa oportunidade? Veja agora mesmo nosso texto com diversas oportunidades de negócios.

Vantagens e Desvantagens de Ser Empresário

Em toda a decisão que tomamos nesta vida encontramos vantagens e desvantagens, principalmente no que diz respeito à área profissional. Em se tratando das vantagens de ser um empresário, esta é uma oportunidade de mudar a sua vida pessoal e financeira, podendo trabalhar com a atividade que realmente gosta e aumentar os seus lucros financeiros mensais.

Você irá trabalhar para si mesmo, ou seja, não irá sentir que está dando muito de si e seu trabalho, dedicação, esforço não estão sendo reconhecidos. Além disso, as possibilidades de ganho e expansão estão intimamente ligadas as suas decisões e não de terceiros.

Com relação às desvantagens, para ser empresário é necessário ter o máximo de dedicação, acompanhando desde os primeiros passos da empresa até o seu auge. Para que o negócio dê certo, o dono deve ser o primeiro a chegar e o último a sair, o que implica em abrir mão de muitos momentos da sua vida pessoal.

Por isso, empresários elencam que um dos pontos mais importantes é aprender a administrar bem seu tempo para obter sucesso.

Como Ser Um Micro Empresario

Ser um empresário é mais difícil do que parece. Na verdade, você precisará estudar muito e ter algumas habilidades, as quais se pode desenvolver. Além de ter um projeto que tem que ser muito bem estruturado para evitar ao máximo os possíveis erros. Acompanhe abaixo as dicas que criamos para você ser um empresário:

1- Tenha Uma Formação Acadêmica Relacionada a Ser Empresário

Bom, certamente você conhece alguns casos de pessoas que se deram bem como empresário mesmo sem ter ensino superior, não é mesmo? No entanto, estes casos são cada vez mais raros. Para aumentar as suas chances de ser um empresário bem sucedido obter uma formação acadêmica, que pode ser exatamente na área em que você deseja atuar ou em graduações gerais para administrar um negócio como, por exemplo, administração ou contabilidade.

Se você tem a ideia e todos os recursos necessários para montar o negócio e este é o melhor momento, mas você ainda não tem uma formação acadêmica? Neste caso, você pode iniciar a sua empresa, mas posteriormente fazer cursos de especialização para que seja possível unir a experiência e a teoria, uma vez que a união destes dois fatores te permite aumentar as chances de prosperidade das atividades desenvolvidas.

Veja, quando falamos em especializar-se, o ideal é que seja na área que você decidiu desenvolver o seu negócio. Você enfrentará concorrência, a qual, na maioria das vezes, conta com pessoas altamente especializadas, além de já estar consolidada no mercado, estável e obtendo rendimentos financeiros, podendo investir. Por isso, especializar-se e encontrar diferenciais para o seu negócio é de suma importância.

2- Desenvolva Habilidades Interpessoais Para Ser Empresário

Definitivamente, para ser um empresário de sucesso não basta ter apenas conhecimentos técnicos e específicos sobre a área de atuação do seu negócio, pois também é preciso ter habilidades interpessoais para que você tenha condições para se relacionar e negociar com as pessoas que estão envolvidas no seu negócio como, por exemplo, funcionários, fornecedores e possíveis investidores para potencializar as suas atividades no mercado.

Ter funcionários motivados é importante para qualquer ramo de negócio e um empresário precisa saber como fazer isso. Por isso, confira nosso texto com dicas para motivar seus funcionários. Lembre-se que funcionários motivados podem aumentar a sua produção sem gastos.

Levando isso em consideração, é recomendado fazer cursos para desenvolver as suas habilidades profissionais como palestras e treinamentos de Coaching, os quais possuem curta duração, mas que são bastante eficientes para lapidar os seus conhecimentos enquanto administrador e gestor de pessoas, possibilitando que você aprenda como se portar com as pessoas que farão parte do seu negócio, fazendo com que todas as partes saiam satisfeitas, principalmente a empresa.

3- Ter Uma Boa Ideia de Negócio é Fundamental Para Ser Empresário

Abrir um negócio próprio apenas pela mera vontade de mudar de profissão não é nada recomendado, pois é o primeiro passo para enfrentar inúmeros transtornos que irão te desanimar no meio do caminho. Para se tornar um empresário é preciso ter uma boa ideia de negócio com potencial para lhe render bons frutos.

Por isso, procure desenvolver uma ideia de negócio que esteja relacionada às suas habilidades, conhecimentos e experiências profissionais. Após decidir o ramo de atuação da empresa verifique as possibilidades de rendimento, demanda pelo serviço/produto e perspectivas de crescimento no futuro.

4- Busque Parcerias Com Outros Empresários

Raramente você encontrará uma profissão que seja possível “vencer” sozinho, e na carreira de empresário a regra não é diferente, pois é necessário contar com o auxílio de várias pessoas. Você não tem dinheiro o suficiente para abrir a sua empresa? Neste caso, pode-se tentar empréstimos ou financiamentos para o negócio ou um sócio, que possa contribuir financeiramente e também com as questões administrativas.

Desde o início da sua carreira como empresário é indicado buscar parcerias, tanto com pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, negociando benefícios que compreendam todas as partes envolvidas na empresa. Por exemplo, se você montar uma empresa de esmalte, pode-se tentar buscar parcerias com salões de beleza ou demais lojas de cosméticos.

5- Gerenciar as Atividades e Calcular Riscos Faz Parte de Ser Empresário

O empresário tem grandes responsabilidades no seu dia a dia, entre elas está gerenciar as atividades que executa e que são realizadas pelos seus funcionários. Além de ter conhecimentos sobre as suas funções, o empresário também deve saber sobre as demais tarefas desenvolvidas na empresa, com isso conseguirá orientar os seus empregados, visando melhores resultados.

Outra responsabilidade do empresário é calcular riscos. Você precisará fazer um planejamento para cada novo projeto que será desenvolvido com projeções dos acertos e das possibilidades de erros, o que ajuda a criar estratégicas para se prevenir.

Percebeu que ser empresário é uma tarefa difícil? Realmente, pode ser uma ótima profissão, rentável, desafiadora e “libertadora”, mas prepare-se, exigirá muito de você e é preciso gostar do que está fazendo para conseguir seguir dia após dia lidando com as dificuldades e se orgulhando do trabalho bem feito.

Agora você já sabe o que é empresário e até mesmo o que precisa para ser, chegou a sua vez de começar! Também, caso esteja com poucos recursos, pode se tornar um Empresário Online, abrindo um negócio na internet.

O Que Acha de Ser Empresário? Conte-nos Suas Dúvidas!

1.50 avg. rating (46% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA