10 Dicas de Como ser criativo

Como ser criativoQuer aprender como ser criativo? Veja nossas dicas, ponha em prática e colha os resultados!

A criatividade é algo impressionante e que muitas vezes nos auxilia a executar as tarefas complexas com maestria. Sabe aquela ideia, consideração, forma de fazer algo totalmente inusitada e que, simplesmente, dá certo? Então, este é o ponto crucial em que se observa a criatividade de uma pessoa.

Ser criativo pode ser uma característica inerente à pessoa, o que não significa que também não se pode desenvolver esta habilidade. Na verdade, é perfeitamente possível trabalhar a sua criatividade e conseguir lidar melhor nas situações mais diversas do seu dia a dia.

Além disso, ser criativo pode até lhe ajudar no exercício da sua profissão, por exemplo, uma empresa que desenvolve cartões de visitas criativos, neste caso, deixar aflorar a criatividade é fundamental para conseguir obter melhores resultados e até mesmo agradar os clientes.

Mas afinal, como ser criativo? Qual é a “mágica” para conseguir isso? São pequenas atitudes integradas no dia a dia que podem lhe auxiliar a desenvolver esse seu lado criativo, e é exatamente nisso que vamos focar através de dicas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer aprender como ser criativo? Criamos esse texto com 10 dicas de como ser criativo, aproveite!

1 Dica: Pense na Solução Para Ser Criativo

Quase que uma espécie de “trava” da criatividade é focar os esforços no problema ao invés da solução. Este é um ponto importante, na verdade, a primeira coisa que você deve fazer é justamente se preocupar com a solução.

Por exemplo, está com dificuldades em executar uma determinada tarefa, não adianta pensar no problema, executar a tarefa, e sim na solução, o que pode ser feito para atingir X objetivo?

O nosso cérebro é formidável, ele trabalha de acordo com o que desejamos buscar, caso você esteja se preocupando com o problema, o mesmo não estará focado na solução.

Quando você se ver em uma situação difícil e que precisa ser criativo, faça-se perguntas do tipo: qual é o objetivo? O que eu preciso atingir? Como chegar no objetivo? E simplesmente deixe sua mente trabalhar.

No inicio pode parecer um pouco diferente do esperado, talvez, depois de alguns minutos ou horas, simplesmente tenha um “clique” e sua mente lhe traga a solução, com o passar do tempo isso passará a ser mais rápido instantâneo.

Quando você aprender a trabalhar seu foco para a solução e não problemas, principalmente sua vida profissional sofrerá mudanças impressionantes, dificilmente ficará em situações difíceis por muito tempo, bem como, rapidamente se destacará dos demais funcionários, ainda mais se o seu foco for o setor administrativo ou de gestão de pessoas. Confira algumas dicas para novos empresários.

2 Dica: Curiosidade é a Porta da Criatividade

Pessoas curiosas tendem a ser criativas, isso ocorre porque ao ser curioso você aumenta seu conhecimento e incentiva o seu cérebro a sempre buscar uma solução. Veja, quando você é criança se pergunta sobre tudo, agora, responda, qual é a idade que se diz que a pessoa mais aprende e tem sua criatividade aflorada?

Quando se é curioso, naturalmente nosso cérebro passa a buscar soluções imediatas para tudo, consequentemente a sua criatividade passa a se desenvolver e se manifestar de forma natural.

3 Dica: Escreva e Exercite Suas Ideias Para Ser Criativo

Um dos maiores erros das pessoas é subestimar o poder da escrita. Estudos comprovam que 80% das coisas que escrevemos nós realizamos. A escrita trabalha dois dos sistemas comunicativos cerebrais mais utilizados, visual e cinestésico.

Além disso, quando você escreve suas ideias, principalmente aquelas que podem parecer um pouco “absurdas”, seu cérebro começa a assimilar o fato de buscar qualquer tipo de soluções criativas, independente do momento, com isso ficará mais fácil ser criativo.

Veja que é importante não apenas ser criativo, mas sim tornar essa característica instantânea, rapidamente acessada, este é uma das dificuldades enfrentadas por quem deseja melhorar a sua criatividade. Muitas vezes você vai passar por situações do tipo: por que não pensei nisso antes? A resposta é simples, sua criatividade ainda não é acessada de forma imediata.

Quando você pensa em abrir um negócio, por exemplo, uma boa dica é escrever o que você deseja fazer, passos a seguir, mesmo que de forma simples, com isso seu cérebro estará sempre trabalhando para que seu objetivo seja alcançado, fazendo com que fique mais perto de atingi-lo.

4 Dica: Questione-se e Compreenda as Entrelinhas Para Aflorar a Criatividade

Questionar-se sobre tudo é importante para fazer seu cérebro “funcionar”, contudo, mais importante do que se perguntar é compreender as entrelinhas entre as coisas que são ditas. A maior parte das informações importantes é repassada através de códigos “subliminares”, muitas vezes até inconscientes, como é o caso da linguagem corporal.

Em razão dessa emissão de mensagens subliminares é que se diz que a pessoa deve seguir o seu instinto, o que, na maior parte das vezes, corresponde à comunicação não verbal captada pelo indivíduo.

5 Dica: Pró-atividade é o Gatilho da Criatividade

A pró-atividade é uma espécie de gatilho para a criatividade. Quantas vezes você já se deparou com uma situação que, após tomar a atitude, teve ideias criativas? Simplesmente conseguiu resolver e fim?

No momento que tomamos uma atitude e iniciamos determinada situação, acaba-se por passar o nervosismo e nosso cérebro logo busca inúmeras de soluções, inclusive criativas. Com certeza você já se deparou com a situação de ficar nervoso e acabar por perder uma oportunidade. Ser pró-ativo é fazer, caso não saiba como, foque nas soluções que lhe serão apresentadas.

6 Dica: Pare de se Importar Com a Opinião Dos Outros Para Ser Criativo

Talvez um dos maiores “freios” da criatividade seja a preocupação com “o que os outros vão pensar”? Quando pensamos muito no que é normal perante os olhos de terceiros, acaba-se por impedir o cérebro de trabalhar em busca de soluções criativas, já que as mesmas costumam ser fora do padrão comum.

Quer ser criativo? Esqueça o que os outros irão pensar, rapidamente descobrirá que sua criatividade é incrível e que você sequer sabia que podia tanto com ela. Deixe as pessoas de lado

7 Dica: Pense Rápido Para Ser Criativo

Sabe aquelas pessoas totalmente paradas? Estas dificilmente são criativas. Você precisa pensar rápido, sua mente precisa trabalhar e para isso busque rapidamente todas as ideais criativas para resolver uma situação de forma imediata.

Sempre que você se deparar com uma situação difícil, busque todas as ideias criativas que sejam possíveis, não distinga as adequadas das não apropriadas, pelo contrário, a intenção é acostumar o seu cérebro a pensar rápido ao se deparar com situações difíceis e que se precisa ser criativo.

Quanto mais você tentar ser criativo maior será a evolução, então tente em todo momento.

Dica: Aja ao Invés de só Pensar

Existem tipos de pessoas criativas que conseguem ter milhares de soluções para um problema, porém, simplesmente não agem. O pior é que isso é bastante comum, normalmente desencadeado por uma situação vexatória de infância.

Comece pelas coisas simples, sempre que pensar em algo criativo faça, aja, por menor que seja o ato irá fazer com que sua mente e corpo comecem a de abrir para as possibilidades e, quando menos esperar, não sentirá qualquer nervosismo ou restrição para fazer algo que deseja.

Lembre-se, pensar e agir devem andar juntos, afinal, de nada adianta ser criativo e não conseguir por em prática, concorda?

9 Dica: Viva a Criatividade

Todo aprendizado se torna mais rápido e eficiente quando é posto no dia a dia, ou seja, é vivido por quem o deseja. Quando você conseguir fazer uso da criatividade e incentivá-la durante o dia a dia, perceberá que rapidamente fará progressos incríveis.

10 Dica: Criatividade e Improviso Andam Juntos

Criatividade e improviso são duas coisas diferentes, mas que desencadeiam uma à outra. Quando você se obriga a improvisar algo a criatividade entre em cena, afinal, não existe nada pensado nesse momento, é você, a situação e sua criatividade aflorando.

Comece a se habituar a fazer as coisas de improviso, isso irá trabalhar sua criatividade. Inclusive, uma boa dica é se colocar, propositalmente, em situações que obriguem de você improvisar algo, fale com seus familiares e amigos, talvez possam lhe ajudar.

Embora os resultados apareçam rapidamente, em cerca de 1 a 2 meses seguindo as dicas, o ideal é fazer o resto da vida, já que não toma muito tempo e apenas lhe traz coisas boas.

E Você, o Que Acha de Ser Criativo Com Nossas Dicas? Conte-nos Como Foi o Resultado!

3.33 avg. rating (69% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA