Como Registrar Sua Marca

Como registrar sua marca
Como registrar sua marca

A marca é um sinal ou um símbolo capaz de identificar produtos e serviços, a marca é um nome que acompanhará o produto ou serviço para sempre e por isso, a escolha do nome da marca deve ser sensata e ter um poder de marketing para que o consumidor tenha a marca sempre em mente. Antes de tudo, é importante saber que o primeiro passo é registrar sua marca.

Características de uma marca

Valor – a marca é um ativo intangível e tem um valor que é variável, dependerá do sucesso da empresa o valor de sua marca. Por isso, é tarefa da empresa fazer com que a sua marca seja forte, renomada e tenha uma ótima imagem no mercado.

O valor da marca pode ser financeiro ou não, se verificadas a força da marca, então veremos que sua força depende do posicionamento de mercado, idade da marca, distribuição e tendências, fatores de distribuição, de divulgação, investimentos e outros.

O valor da marca é formado por um conjunto de fatores como: credibilidade, confiabilidade, qualidade percebida. O valor da marca é capaz de façanhas como redução dos custos em marketing, pois a marca além de muito conhecida é também bastante respeitada no mercado.

A força da marca é um imperativo para que o consumidor decida pela compra com segurança e confiabilidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O poder da marca também facilita eventos como lançamento de novos produtos e serviços.

A força da marca depende, portanto, da gestão integrada de vários fatores como marketing, posicionamento de mercado, trabalho da imagem e força da marca na mídia.

Mas antes da empresa ser um sucesso o primeiro passo é registrar sua marca.

Passos para registrar sua marca

Antes de registrar sua marca é necessário pesquisar o INPI e se informar sobre todos os aspectos legais e regras próprias.

Depois determine a identidade visual de sua marca, ou seja, como ela se apresentará para o público.

Pesquise sobre a originalidade da marca, pois as marcas não devem ter o nome repetido, lembrando que uma das funções das marcas é exatamente a de distinção.

Após escolher de forma estratégica e de marketing a denominação da sua marca, é o momento de realizar o cadastro no INPI, preenchendo o formulário de cadastro.

A publicação de novas marcas é publicada na Revista Eletrônica da Propriedade Industrial.

É necessário acompanhar o pedido de forma técnica, por isso busque as informações. Além do conhecimento técnico é necessário também acompanhar o pedido, pagar todas as taxas necessárias e receber o certificado.

Regras para registrar sua marca

É necessário registrar sua marca de acordo com a classificação do setor econômico a que pertence os produtos e serviços oferecidos. O classificador NICE tem até 45 classes econômicas, dependendo da natureza  do produto ou serviço, poderá a marca ser registrada em mais de uma classe econômica.

Para entrar com o pedido de registro de marcas é necessário entrar com documentação com nome do empresário, CPF, RG, comprovante de exercício da profissão, como carteira profissional, o CNPJ da empresa, o nome do sócio e de seu CPF e RG.

O pedido de registro da marca acompanha nomes, slogan, letras, formatos, cores, símbolos e outros.

Para registrar sua marca, é necessário provar que a empresa exerça uma atividade lícita, ou seja, o que se registra é a atividade e não a empresa, dessa forma podem registar marcas profissionais como designers, programadores, advogado(a), contador(a), engenheiro(a), arquiteto(a), corretor(a) de imóveis, consultores, publicitários e outros.

Custo de registro da marca

O custo para registrar sua marca dependerá da classe econômica da atividade, tipo de registro e outros.

Para saber qual o custo exato, os empresários podem consultar uma empresa de consultoria.

Vantagens em registrar sua marca

Dentre as vantagens de registrar sua marca, estão evitar que empresas usem sua marca ou registrem o mesmo nome, pois, uma marca que não possui registro está mais suscetível à possibilidade de ser processada, haver uma mudança no nome da marca, com risco de pagar indenização.

É importante registrar sua marca, pois dessa forma, ela poderá gerar receita através de licenciamento, franquia ou venda de registro, pois somente uma marca poderá ser avaliada no mercado, quanto às licenças de uso, royalties e outros.

Além disso, uma marca registrada evita que os consumidores sejam enganados no momento da compra, além da empresa poder recorrer na justiça se houver alguma forma de cópia ou pirataria, ter a marca registrada significa maior proteção jurídica para a empresa.

Dessa forma, as marcas registradas estão protegidas contra cópia de logotipo, texto, slogan, bem como nome fantasia da marca.

Prazo de validade do registro de marca

O registro da marca tem um prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovada em igual período, em que o titular da marca pode durante o 9º ano de vigência do registro, pedir uma renovação.

Cobrança indevida

Se após o registrar sua marca, o empresário receber boletos de pagamentos de consultorias, essa cobrança é indevida.

Fique atento às dicas e corra para registrar sua marca!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA