Administração de Salão de Beleza

Administração de Salão de BelezaQuer fazer a Administração de Salão de Beleza salão de beleza corretamente? Veja o que fazer e nossas dicas!

Os salões de beleza estão entre os negócios mais populares no leque de opções dos empresários brasileiros, visto que este cenário empresarial registra a abertura de 7 mil salões de beleza por mês em todo o território nacional. No entanto, de todos estes negócios abertos mais de um terço não conseguem sobreviver por muito tempo no mercado, pois há uma grande concorrência neste setor e, se a administração falhar, fica inviável se tornar bem sucedido.

Você já tem ou está montando um salão de beleza? Para ser um empresário de sucesso é de fundamental importância focar na administração do estabelecimento, afinal de contas, sem ela nenhuma atividade pode dar certo. Administrar um salão de beleza é uma atividade relativamente complexa, pois é necessário compreender e cuidar de vários aspectos, os quais são diferentes, mas que se complementam.

O setor de estética é um dos que mais movimenta recursos financeiros, tendo uma demanda absurda, conseguir se inserir neste tipo de negócio poderá trazer a tão sonhada independência financeiro. Claro, você terá uma séria dificuldade quanto a questão de concorrência, já que até mesmo nas pequenas cidades tem-se uma vasta quantidade de centros estéticos e salão de beleza.

A administração do salão de beleza é comandada por um profissional responsável, mas, para que seja colocada em prática é necessário distribuir as tarefas, mesmo que se utilize modelos de salão de beleza para se basear. Administrar esta modalidade de negócio envolve desde fazer os pedidos dos produtos para salão de beleza utilizados até realizar o pagamento das contas e dos funcionários.

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Para otimizar o controle do seu estabelecimento nós desenvolvemos ótimas dicas de como administrar salão de beleza. Confira abaixo:

Monte Uma Equipe Para o Salão de Beleza

A administração dos salões de pequeno porte pode ser feita apenas pelo seu dono, visto que os compromissos são menores. Mas, se você vai trabalhar com um salão de beleza de tamanho médio ou grande é recomendado montar uma equipe para desenvolver as suas atividades, evitando que apenas uma pessoa fique sobrecarregada e acabe não dando conta de atender a todos os clientes.

A primeira forma de iniciar bem a administração do salão de beleza contratando todos os profissionais que são necessários como, por exemplo, cabeleireiro para corte de cabelo, cabeleireiro para tratamentos capilares, manicure e pedicure, esteticista, depilador, um auxiliar de limpeza e um gerente geral. Conforme o salão de beleza for evoluindo e aumentar a demanda, consequentemente, o número de funcionários também pode aumentar.

Faça a Distribuição de Responsabilidades

No papel de dono do salão de beleza, uma das suas primeiras missões é aprender a liderar a sua equipe, o que inclui fazer a distribuição de responsabilidades, fazendo o gerenciamento de pessoal, pois somente desta maneira é possível fazer com que todas as atividades sejam desenvolvidas e atinjam resultados satisfatórios.

Portanto, determine quem será o gerente do salão de beleza e quais são as atividades que ele tem que exercer no seu dia a dia de trabalho, faça o mesmo com os funcionários, determinando as metas que eles devem alcançar durante o mês como, por exemplo, não ter nenhuma reclamação dos clientes.

Trabalhar com equipes é uma tarefa complexa, exige bom senso e acima de tudo paciência. Aprender como motivar uma equipe é de suma importância, por isso, comece a se preparar, afinal, pessoas que estejam motivadas tem um rendimento muito maior, consequentemente, a margem de ganho da empresa aumenta.

Marketing e Divulgação do Salão de Beleza

Uma das principais questões ao administrar salão de beleza é a sua divulgação, pois se o público não souber da sua existência, consequentemente, não haverá lucro. Sendo assim, desenvolva o marketing e divulgação do salão de beleza, crie um conceito de serviço que deseja transmitir para os seus clientes, para fazer isso é necessário ter bem definido quais são os produtos para salão de beleza que será comercializado e respectivos preços.

Quando falamos em produtos voltados para o salão de beleza está incluso a própria prestação de serviços e tudo que poderá trazer recursos financeiros.

O marketing e divulgação têm como objetivo atrair e conquistar a preferência dos consumidores. Determine veículos de comunicação para divulgar os seus serviços como, por exemplo, panfleto, folders, encartes, revistas e spots de rádios gravados para serem divulgado em áudio dentro do salão, informando os clientes enquanto estão sendo atendidos. Faça o controle do marketing, analisando se no seu período de vigência os atendimentos do estabelecimento aumentaram.

Atendimento e Gestão de Clientes Ao Administrar Salão de Beleza

A relação entre o salão de beleza e os seus clientes é responsável por 50% do seu sucesso empresarial. Pensando nisso, para fazer uma administração de qualidade é preciso investir no atendimento e gestão de clientes. Tudo começa quando os clientes procuram pelos seus serviços, pois é necessário que eles encontrem com facilidade para entrar em contato. Crie uma página da internet e divulgue amplamente o número de telefone do estabelecimento.

O agendamento dos clientes também deve ser funcional e prático, pois do contrário eles podem acabar desistindo de solicitar o serviço. Além dos meios tradicionais como telefone e e-mail, o salão de beleza também pode usar ferramentas mais modernas para o agendamento das visitas dos consumidores como, por exemplo, os aplicativos desenvolvidos especificamente para agendamentos, que permitem que todo o processo de reserva possa ser feito através da internet, além de enviar avisos para lembrar o dia do atendimento.

Faça o cadastro dos clientes utilizando um software de planilha eletrônica em que é necessário inserir o nome, o telefone, endereço de e-mail para contato e qual foi o último serviço agendado. Dessa maneira será possível controlar a frequência com que os consumidores recorrem ao salão de beleza e ligar para oferecer promoções que estejam de acordo com o interesse de cada um deles.

Uma simples cutícula tirada da forma errada pode ser o motivo para que uma cliente nunca mais procure pelos serviços do seu salão de beleza. Você não quer passar por este problema no seu estabelecimento, não é mesmo? Portanto, invista na qualificação dos seus funcionários, treine-os para que as atividades sejam realizadas de acordo com o padrão de qualidade da sua empresa. Ofereça cursos de atualização para que os empregados possam aprender e aplicar coisas técnicas em suas funções.

Ao administrar salão de beleza pode ser necessário experiência, estudo, análise, entre outras coisas, além de correr o risco do seu negócio não dar certo. Em razão disso, algumas pessoas preferem buscar por franquia de salão de beleza, a qual, embora não seja certeza de lucros, costuma ter um índice de sucesso dos empresários maiores, possuindo toda a estrutura pronta. Você pode conferir mais sobre o que é franquia aqui.

Gestão dos Funcionários do Salão de Beleza

Normalmente, os funcionários de um salão de beleza são conhecidos por serem independentes, criativos e opinativos, logo, eles devem ter liberdade para trabalhar de acordo com as necessidades dos clientes. No entanto, também é importante que eles tenham regras a seguir e uma referência de líder para se inspirar. Comece oferecendo todo o suporte que os empregados necessitam para trabalhar como ferramentas adequadas, produtos e orientação.

Faça reuniões com os funcionários, pelo menos uma vez por mês com o intuito de discutir se os atendimentos estão aumentando ou diminuindo? Normas estabelecidas de atendimento estão sendo seguidas? O que pode ser feito para melhorar as condições de trabalho?

A área de serviços relacionados à beleza está em constante evolução, sendo indicado manter os funcionários atualizados, através de cursos ou da assinatura de revistas especializadas para profissionais de salão de beleza.

Os funcionários do salão de beleza devem estar estimulados para fazerem um bom trabalho, por isso crie uma política de recompensar os seus esforços, o que pode ser feito através de comissões por trabalhos realizados ou brindes concedidos mensalmente, é claro, além de salários que estejam de acordo com cada função desenvolvida.

Administração de Salão de Beleza: Gestão Financeira e de Estoque

Uma das maiores dificuldades e talvez o que tenha “mais a ver” com administrar salão de beleza seja justamente a gestão financeira e de estoque, já que estão intimamente ligada com a administração e cadeiras cursadas no curso.

Faça a gestão financeira do salão de beleza, montando uma planilha eletrônica para anotar todos os lucros que entram no caixa durante o mês, os custos com ferramentas e produtos, com o pagamento dos clientes e as contas fixas como luz, água, telefone e internet. Estas informações devem ser controladas e atualizadas mensalmente. Este controle é muito semelhante aos de gastos pessoais, por isso pode-se utilizar uma planilha de gastos mensais simples.

Para evitar que os funcionários não possam atender aos clientes por falta de produtos, você tem que fazer a administração e gestão do estoque do salão de beleza. Faça compras mensais dos produtos mais utilizados como, por exemplo, tinturas, xampus e condicionadores, cremes para hidratação, cremes para escova progressiva. Jamais espere que todos os produtos acabem para renovar o estoque, controle a quantidade disponível por meio de uma planilha ou programa para controle de estoque e realize compras com dias de antecedência.

Agora Que já Sabe Como Fazer a Administração de Salão de Beleza, o Que Acha de Melhorar a Sua? Conte-nos Como Está Sendo a Experiência!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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