10 Mitos Que Impedem Você De Ter Seu Próprio Negócio

Descubra os 10 Mitos que podem estar impedindo você de ter seu próprio negócio. Confira.Sbttle




Por acaso você já se pegou pensando em alguma destas situações?

  • Quando eu tiver dinheiro eu vou criar um negócio.
  • Quando eu me aposentar eu vou viajar mais.
  • Quando eu tiver uma super ideia vou montar um negócio.

Sim? Ótimo, este artigo é para você! Muitas vezes nós criamos condições para nós mesmos dizendo coisas como estas.

O Frame: “Quando ___ eu vou ___”

Liberte Das Amarras Mentais
Liberte Das Amarras Mentais

Como numa relação de causa e efeito, nós criamos condições para nós mesmos nos programando para um dia fazer algo.

Porém, sem tomar as rédeas do nosso futuro este dia pode nunca chegar. Ou quando ele chegar o cenário poder ser muito diferente do que imaginávamos.

Quer comprovar o que eu estou dizendo?

Pergunte a alguém mais velho do que você: O que você queria ser, ter ou fazer quando você era mais jovem?

Para te ajudar a se livrar das “amarras mentais”, seguem abaixo 10 crenças que impedem muitas pessoas de terem seus próprios negócios e que talvez estejam impedindo você também.

700 Ideias de Negócios

1 – Preciso de Uma Ideia De Negócios Inédita

De fato, estas ideias podem até ser muito perigosas. Pesquisas feitas com inventores dos EUA mostram que apenas 3% das pessoas que registram uma nova invenção conseguem ter algum lucro com ela.

Imagine você iniciar um negócio com apenas 3% de chances de sucesso. Então, se você quer ter um negócio com pelo menos 20 vezes mais chances de sucesso, esqueça as ideias mirabolantes. A seguir eu vou lhe mostrar 3 maneiras de gerar ideias de negócios.

2 – Preciso De Muito Dinheiro Para Começar

Ter mais dinheiro disponível do que o necessário, frequentemente, atrapalha o empreendedor. Este assimila que iniciar um negócio é sair investindo antes mesmo de validar qualquer hipótese de mercado relativa ao seu produto ou serviço.

O que o empreendedor precisa, na verdade, é de uma ideia de negócio viável. Se a ideia for realmente uma oportunidade de negócio, ele conseguirá dinheiro para investir, seja ele de investidores anjos, familiares, amigos ou sócios interessados no negócio.

3 – Começar Um Negócio É Muito Arriscado

Vai Que...Viver é arriscado!




Se para nosso bem mais precioso, que é a vida, não existem garantias… imagine para um negócio próprio!

No entanto, eu posso lhe dizer que começar um negócio é muito menos arriscado do que ficar na inércia, à deriva, enquanto envelhecemos inseguros por não saber o que o destino nos reserva.

Pare…!

Respire por uns três segundos…

Agora imagine você daqui a 10 anos, continuando no caminho que você está hoje, esta imagem que você vê o satisfaz?

Caso você esteja insatisfeito é hora de fazer algo diferente do que você vem fazendo.


“Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” Albert Einstein

4 – Preciso De Um Sócio.

O maior motivo para as pessoas buscarem um sócio é o medo. O medo de fracassar, o medo de estar sozinho e não saber o que fazer. Todo este medo se desfaz na medida que você vai evoluindo no planejamento do seu negócio.

Você só precisa de um sócio se ele tiver algum recurso indispensável para seu negócio, que não possa ser substituído seja por um funcionário, por um financiamento ou por uma parceria.

5 – Não tenho nenhuma ideia de negócio.

Esta é a parte fácil da coisa, temos ideias o dia todo. Você só precisa selecionar as melhores ideias.

Você pode buscar ideias de negócios em 3 tipos de situações:

  • A – Problemas que você experimenta no seu dia a dia. A solução para estes problemas podem ser ideias de negócios.
  • B – O que você gosta de ter ou fazer. Estes gostos pessoais podem se tornar ideias de negócios poderosas.
  • C – Empresas de sucesso na sua região. Frequentemente copiar e aprimorar ideias de negócios que já são um sucesso é uma excelente maneira para começar um negócio lucrativo.

* No Guia Como Abrir Um Negócio existe uma planilha para identificar ideias de negócios relacionadas com seu perfil, capital de disponível e região.

6 – Não Tenho Dom Empreendedor

A muito tempo atrás já foi discutido se um empreendedor nasce com o talento ou se este era possível de ser desenvolvido. Resumindo a história, descobriram alguns genes ligados às características dos empreendedores de sucesso, por outro lado, estes genes traziam benefícios, mas também riscos a quem os possuíam.

Hoje é entendimento comum dos pesquisadores que uma personalidade empreendedora de sucesso pode ser desenvolvida.

Então, se esta era sua desculpa para não ter seu próprio negócio, está na hora de rever sua situação.  : -)

Aproveite e faça nosso teste grátis de perfil empreendedor.

7 – Preciso De Um Plano De Negócios

Não é obrigatório fazer um plano de negócios para criar um negócio de sucesso. Um plano de negócios, de início, engessa o processo de criação ao fazer você ficar muito tempo planejando e supondo coisas que na maioria das vezes não são verdadeiras quando testadas no mercado.

O plano de negócios é útil em uma segunda etapa, depois de validada as hipóteses de mercado. Se você chegar nesta fase é porque, muito provavelmente, você tem nas mãos uma boa oportunidade de negócio.

Se você precisar de uma maneira fácil e prática para planejar seu futuro negócio veja o Guia Como Abrir Um Negócio.

8 – Vou Esperar A Economia Melhorar

Mesmo se projetarmos uma queda no PIB de 5% (economistas estão estimando uma queda de 1,2%), este número é praticamente insignificante perto das oportunidades que podem ser exploradas em um negócio próprio.

Claro, alguns negócios podem sofrer mais, especialmente os afetados pela alta na cotação do dólar. Por outro lado, a crise também gera oportunidades. Depende de você saber se você quer chorar ou vender os lenços. Na minha humilde opinião o sucesso está muito mais relacionado com o empreendedor por trás do negócio do que com a escolha do momento econômico favorável.

Apenas seguindo as recomendações deste texto você é capaz de superar o momento econômico ruim: 7 Maneiras Para Lucrar Mais.

9 – Preciso Deixar Meu Emprego Para Iniciar Meu Próprio Negócio

A não ser que você não dependa do seu salário para pagar suas contas mensais OU que não tenha alternativa porque já está sem renda… não faça isso!

A maioria dos brasileiros iniciam um negócio próprio por necessidade, eu mesmo já fiz isso, e neste momento não temos muita escolha, é dar certo ou dar certo. No entanto, se você puder escolher, comece o negócio paralelamente sem deixar sua ocupação atual.

Depois que o negócio estiver modelado e pagar pelo menos o salário que você recebe na outra ocupação, aí sim é hora de empreender em tempo integral.

10 – Quando Eu Encontrar Um Investidor Eu Vou Colocar Minha Ideia Em Prática.

No momento em que você encontrar um investidor ele vai lhe fazer muitas perguntas, como estas:

  • Qual é o seu negócio?
  • Como você atrai clientes para ele?
  • Qual os custos envolvidos e qual a possibilidade de lucros?

Agora, eu te pergunto: Como você responderá estas dúvidas sem ter feito um planejamento e testes mínimos de mercado?

Investidores, como o nome diz, querem investir para obter retorno financeiro. Antes de chegar até eles você tem que ter todo o seu negócio formatado, pelo menos no papel.

Finalizando… Porque Você Ainda não Tem Seu Próprio Negócio?

Existem dois recursos que as pessoas acreditam ser escassos e que todo mundo usa como desculpa para postergar ou não fazer alguma coisa que deseja: tempo e dinheiro. Se você perguntar para alguém ou para você mesmo: Porque Você Ainda Não Tem Seu Próprio Negócio?  Aposto que em 50% dos casos você vai ouvir respostas relacionadas a tempo ou a dinheiro.Pensando na questão...

“Será que a questão é ter mais tempo e dinheiro para fazer acontecer ou utilizar os recursos que você já tem para fazer o que você quer fazer?”

Espero sinceramente que você tenha gostado, e se você gostou dê um curtir e deixe seu comentário abaixo!

“A Melhor Maneira De Predizer O Futuro É Criá-lo” Peter Drucker

Muito sucesso e até a próxima!   : – )

5.00 avg. rating (91% score) - 1 vote




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

45 COMENTÁRIOS

  1. COMO JA LHE EXPLIQUEI, NÃO TENHO QUAISQUER COMENTÁRIOS AFAZER A CERCA DE UMA TRABALHO QUE FOI FEITO POR EXCELENTES PROFISSIONAIS!
    A MINHA IDEIA É APENAS PARA O INFORMAR QUE TODOS OS TRABALHOS FORAM FEITOS POR PROFISSIONAIS. E QUEM SOU EU PARA OS COMENTAR.
    AGRADEÇO TODOS OS FATOS QUE APRESENTAM SOBRE NEGÓCIOS. LIMITANDO-ME A ESCOLHER OPINIÕES SOBRE NEGÓCIOS
    DOU OS MEUS PARABENS AOS AUTORES, QUE OS ILUMINE, PARA QUE CONTINUEM NA SENDA DO BEM FAZER, EM PRO LDOS QUE NECESSITAM. NÃO É VULGAR NEM NORMAL,APARECEREM GÉNIOS DESTE CALIBRE. – LIVRO RECOMENDADO A TODAS AS PESSOAS – POR UM PORTUGUES, RESIDENTE EM PORTUGAL, DISTRITO DE SANTARÉM, NO CONCELHO DE SARDOAL ( MUITO PRÓXIMO DE ABRANTES. )

  2. A palavra mito não deve existir em assunto de negócio na vida pessoal, familiar etc.

    Ser objetivo analisar os diversos ramos de negócio investir seu capital em um negócio que tenha retorno de produtividade e ganhos lucrativos. Para o inciante com pouco investimento ele precisa comprar e vender para gerar seu comércio com pagamento a prazo ou avista.

  3. Após eu ler atentamente estas incríveis e eficientes respostas aos questionamentos que todo futuro empeendedor ( NECESSITA ), as coloquei em prática com a mais cuidadosa precisão. O resultado, apareceu de maneira visível. Não são meras palavras de auto-ajuda, mas dicas técnicas diferente de outros conteúdos publicados. Na pior das hipóteses me transformei numa pessoa com uma DETERMINAÇÃO que me nunca julguei possuir. Em decorrência disso, fechei contratos de servíços de mão -de-obra de maneira surpreendente. Nenhum traço de prepotência, mas muita segurança, equilibrio, e determinação na minha postura. Parabéns, e muito obrigado, nunca me esquererei desse autor.

  4. TIP TOP! Adorei. Saibam que esse vosso/nosso site passa a ser o meu “parteneur” de todos os dias, nessa minha caminhada rumo à criação dum negócio puramente meu. Espero sair bem sucedido, com a graça de Deus. Felicito-vos por essa “companhia” que me proporcionam. Cordialmente, Silá

  5. Gostei muito, minha dificuldade em abrir meu próprio negocio é a falta de foco, tenho varias ideias e não consigo organiza-las, estou aprendendo a organizar e focar em apenas uma ideia, ai sim tudo dará certo.

  6. Muito bacana as dicas , e fato q o q acabei de ler e o q realmente passa pela cabeça de um empreendedor q esta começando seu proprio negocio estou ou a prestes de começar o meu e as incertezas e falta de garantia e o q mais pesa na hora de finalizar o negocio mas como acabei de ler a inercia ainda e o pior caminho , vou pagar para ver e investir todo meu conhecimento e garra para q nao seja mais um negocio q nao deu certo muito em breve voltarei a fazer um comentario e tenham a certeza que sera positivo . pois sonhar e muito bom realizalos sera bem melhor .

  7. Muito boas as dicas de negócio. Procuro assistir todos os vídeos que recebo. Minha ideia de negócio é na área da alta costura com apenas um foco, .. NOIVAS. Estou caminhando a passos de tartaruga , iniciei do zero . montei o atelier e para isso planejei durante quase um ano , Tracei objetivos e metas com tempo determinados a cerem cumpridos e assim comprei maquinas a prestação investindo 250,00 do meu salário de professora.

    De 100 pessoas das quais falei do meu sonho apenas uma duas disse-me que era bobagem.
    Gostaria que desse-me exemplo sobre esse assunto e investimento nesta área.

  8. Achei mto interesse mas, a minha questão ou seja situação é: Tenho ideias, tenho bases pra começar. Mas infelizmente não consigo pôr em prática tudo que desejo…Agradecia um resposta ou solução.

  9. EXCELENTE VINICIUS, ME AJUDOU BASTANTE, JÁ TENHO UM NEGÓCIO PRÓPRIO, ESTOU MELHORANDO CADA VEZ MAIS COM SUAS DICAS, MUITO OBRIGADO, UM FORTE ABRAÇO.

  10. procurei por um tempo o que fazer para ter o meu próprio negócio encontrei no artesanato um tipo de peso de porta que serve não só para peso de porta mas tem outras utilidades, todos que vêm acham bonito e
    compram logo de dois. Mais eu não consigo sair de casa para vender em uma feira de bairro, ou em uma esquina (calçada) mesmo que movimentada sei lá tem vergonha, medo e estou na maior precisão que faço? seus ensinos são ótimos bastante estimuladores.

  11. adorei a materia,abri uma marmitaria tem seis meses,e ainda não consigo ver retorno
    e meu movimento é pouco.
    Vivo ouvindo que minha comida é exelente mais…
    Não posso reclamar pq comecei com o que tinha em casa e até hoje nunca faltou para comprar
    para o outro dia.Só que ainda não vi resultados que eu esperava,mais como amo o que faço então acredito
    que ainda vai dar certo

  12. Muito bom as dicas estou aprendendo bastante ,moro no Paraná ,estou desempregado fas um tempo ,mas tenho idéias pra comesar meu próprio negosio , aprendi afaser puffy de pneus e também pássaros ,mas não tenho dinheiro pra começar , meu nome esta sujo , mas asim q eu arrumar emprego vou investir nesse sonho, obrigado por compartilhar seus conhecimentos valeu ,um abraço

  13. Gostei! Vocês estão de parabens! Isto é muito bom, todos devem se preparar, e tomar a descisão correta! Para que os sonhos,não venha a se tornar um pesadelo! Não basta ter fé! Tem que saber eacolher o melhor caminho!

  14. Mais uma ideia fantástica do Vinícius, muito obrigada pelas ideias inteligentes que Deus te abençoe, enquanto lia identifiquei-me bastante com algumas coisas e aprendi muito!

  15. O conteúdo ajudou-me bastante, principalmente quando demonstra que a questão de tempo e dinheiro e só um argumento para não iniciar com o seu negocio. E sugeria que também postasse alguma informação sobre avaliação de oportunidades de negocio, e nos ajudaria bastante.
    Abraços.

  16. Muito bom mesmo, consegui dar um norte a minha ideia e agora se Deus quiser vamos começar a traçar as diretrizes para começar um novo rumo na jornada profissional.

  17. Muito obrigado ! Estou adorando as dicas, estão me encorajando muito, só falta eu organizar minhas idéias e coloca-las em prática…

  18. Muito obrigado.
    Eu esteve sempre pregado com a maioria destas ideias. Agora, como já tenho este conhecimento, vou-me caminhando e espero ter muito sucesso.
    Mais uma vez, muito obrigado.

  19. Amei as dicas….com certeza já usei muito essas desculpas para ainda não ter tido coragem de montar meu próprio negócio….agora é levantar a cabeça….buscar ideias e deixar as desculpas de lado e empreender!!!

  20. Muito bom, amei! irei procurar pó-las em prática e ver se funcionam porque muitas das situações ali frisadas tem a ver comigo… Muito, que Deus o abençoes!

  21. Muito bacana essas dicas!

    Por isso é tão interessante o compartilhamento de conhecimento.

    Uma dica que eu deixo é a plataforma Real Networking (www.realnetworking.com.br).

    É um site de troca de conhecimentos e experiências entre empresas.
    Ele pode ser utilizado gratuitamente e tem muitas empresas bacanas já.

  22. Gostei muito do conteúdos, pois fiquei feliz em saber que a gente não precisa de ter uma ideia mirabolante e ou muito dinheiro para abrir o próprio negócio. Amei saber q eu posso sim começar um negócio paralelo ao negócio já existente é ou sair do emprego, pois esses são um dos meus medos! Estou já em um negócio já a oito anos e não estou nem um pouco sartisfeita, tanto tecnicamente como na parte lucrativa, sem alcance de metas e sarrisfacao pessoalmente e financeira. Na verdade estou estou a procura de um negócio que me traga realização pessoal, como fazer o q gosto e conquistar meus sonhos de ter uma vida digna e próspera. Muito obrigada! Este conteúdo esclareceu algumas dúvidas e aliviou alguns medos. Abraço forte!

  23. Muito bom os comentários sobre os mitos que impede as pessoas a abrir sue próprio negócio, esses são os meus pensamentos, meus medos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.