Criação de jacarés

Por:

Criação de jacarésA criação de jacarés já proporcionou milhões de peles de jacarés para o mercado, mas atualmente não tem uma participação ativa no PIB do Brasil. As peles são realmente o produto mais procurado na criação de jacarés, que tem propriedades características principalmente para a indústria decorativa. O mercado é avaliado por 200 milhões de dólares, valor que inclui a exportação de peles, pois vários países têm interesse na compra do material. As diversas espécies de crocodilos que existem no Brasil dão condições ao empreendedor brasileiro em criar jacarés e exportar suas peles. Entre as principais espécies de jacarés, podemos destacar o jacaré-do-pantanal.

Mercado de criação de jacarés

Realmente a criação de jacarés passa por algumas controvérsias, visto que os aspectos ecológicos votam por preservar as espécies, a partir da sustentabilidade. Por outro lado, o mercado está cada vez mais precisando dos jacarés e a solução encontrada então é que os empreendedores estejam dispostos em se preocuparem com as causas ambientais fazendo um planejamento. Sapatos e bolsas é o principal foco da criação de jacarés, pois a partir de suas peles obtêm-se um couro muito valorizado e resistente.

O empreendedor que deseja começar uma criação de jacarés deve perceber que a oferta dos produtos é bem menor que a demanda, e então qualquer um que comece um negócio como este tem grandes chances de ganhar dinheiro. Porém, por mais que saibamos que a atividade pode ser altamente lucrativa, a criação de jacarés possui muitos fatores limitantes que acabam desestimulando os empreendedores a entrarem na disputa pelo mercado deste tipo de criação.

Produtos

A carne de jacaré pode ser aproveitada e tem um baixo teor de gordura. É rica em ácidos graxos e também se aproveita o couro aproveitado para utilidades diversas. Para manejar os jacarés, deve-se investir em um sistema específico como:

-Harvest: é um sistema que agrega um maior número populacional e é caracterizado pelo baixo custo.

-Farming: é um sistema em que a localização deve estar bem planejada com disponibilidade adequada de água doce.

Instalações

O recinto de reprodução precisa ter um tanque central e ainda uma área seca para construção de ninhos.

Além disso, o recinto de crescimento para a criação de jacarés deverá conter uma estufa plástica (a estufa plástica é uma solução de baixo custo). Esse recinto é destinado para animais que estão crescendo até atingirem o tamanho para abate ou ser transferido para recinto de reprodução.

  • Manejo sanitário  em uma criação de jacarés

Tem esse nome pois a maior preocupação é com a saúde dos animais. Nessa fase, é melhor ter cuidado na coleta e incubação. Lembrando que as baixas temperaturas causam a morte do embrião e altas temperaturas causam doenças das espécies.

  • Manejo reprodutivo na criação de jacarés

Esse manejo requer etapas como formação de grupos reprodutores e construção dos ninhos (os ninhos devem estar prontos para a etapa de coleta e incubação de ovos).

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A incubadora é um recipiente com tampa que acondiciona os ovos aquecidos por luz elétrica de 25W. Ela deve em isopor grosso com água no fundo e sem unidade na tampa.

Utilização sustentada

O mercado de criação de jacarés requer que o empreendedor entre com uma boa imagem para conseguir espaço e sucesso. A produção de forma sustentada preservando a espécie é um fator de continuação para a criação de jacarés e muito necessária até mesmo para o próprio empreendedor depois de algum tempo. Os mecanismos de conservação são propostos pelos órgãos específicos (IBAMA) e devem ser implantados e conservados. A natureza dá os jacarés de forma gratuita ao ser humano e com isso acaba deixando de se preservar, devendo então o homem agradecer de certa forma e contribuir com a utilização racional dos recursos.  A liberação da caça ao jacaré ainda é um tema muito polêmico e começou como um processo histórico a partir da década de 60.

Até os anos 80, era proibida a caça ao jacaré, e alguns estudos revelaram que algumas espécies adultas do animal comprometem a reprodução. Então, foi instituído que pode acontecer a criação desde ovos, pois o índice de mortalidade é alto. Estrategicamente, a criação de jacarés começa a partir dos ovos e ainda acomete a conservação da espécie. Tudo isso é regulamentado por lei e o empreendedor deve ficar a par destas informações para evitar multas e até mesmo o fechamento do estabelecimento. A informação é um aliado do novo empreendedor que pode utilizá-la para prosperar rapidamente.

Embora haja todo este cuidado com a espécie, algumas ONGS de preservação ecológica ainda resistem à criação de jacarés atestando a exploração da biodiversidade. Legalmente, pode ser feito o que foi dito anteriormente.

Aspectos importantes da criação de jacarés

A criação de jacarés envolve alguns aspectos muito importantes, como os biológicos, socioeconômicos e fiscais. Os biológicos estão a favor de pesquisas e monitoramento constante, com o conhecimento das espécies de forma mais profunda no decorrer do tempo. Os aspectos socioeconômicos são aqueles relacionados às pesquisas de marketing, sistemas de produção e análise de custos. Os aspectos fiscais são os de legislação e fiscalização deste setor de criação de jacarés.

Tecnologia na criação de jacarés

Para a criação ser eficiente, podemos dispor de tecnologias que evitam a mortalidade e outros problemas que podem acontecer e prejudicar o negócio. A EMBRAPA estabeleceu alguns aspectos como a caracterização dos habitats, monitoramento e disponibilidade de ambientes. Então, via satélite a monitorização dos jacarés é feita e os interessados ficam a par dos documentos de registro biológico.

Para monitorar o tamanho da população dos jacarés, faz-se uma contagem durante a noite quando o nível da água está baixo. Também podemos utilizar a contagem com os jacarés fora de cativeiro.

Monitoramento da estrutura da criação de jacarés

A inspeção sexual na criação de jacarés pode ser feita em espécimes com até 40 cm de rostro cloacal.  Para o monitoramento da criação de jacarés deve ser feita a contagem de tamanho, sexo e quantidade de espécimes. Além disso, é necessário também estudar as taxas de mortalidade. As fêmeas possuem características de cuidado em relação aos ninhos e o jacaré na idade jovem já deve ser etiquetado.

Divulgação de criação de jacarés

Só receberá licença do Ibama para a criação de jacarés se a criação definir  cotas de produção, seleção e captura dos indivíduos para abate usando as tecnologias acima citadas. Só poderão criar e abater jacarés os postos de criação que têm licença do IBAMA.

A criação de jacarés deverá obedecer normas quanto à Fisiologia Animal, Comportamento Social, Manejo Alimentar e Manejo Sanitário.

Deve-se abrir mão das formas de divulgação antigas e começar a investir em tecnologia para a divulgação de criação de jacarés. A internet é uma excelente arma que o empreendedor hoje em dia consegue manipular para vender seus produtos, e principalmente o contato com empresas especializadas em bolsas e sapatos, pode se dar online. As parcerias também podem ser feitas com fornecedores, consumidores e outros empreendimentos que estejam em áreas semelhantes à criação de jacarés, no intuito de introduzir a propaganda dentro de seu espaço físico e assim conseguir selecionar o público que se quer impactar.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Criação de jacarés
  1. Juliano Buni Barbosa disse:

    Gostei muito das explicações sobre criação de jacarés….
    gostaria de receber mais informações sobre o assunto….

    Att,
    Juliano Buni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma criação de abelhas

Como montar uma criação de abelhas

Veja em nosso artigo como montar uma criação de abelhas e lucrar ...
Criação de cabras

Criação de cabras

A criação de cabras é ótima oportunidade, principalmente no semi ...
Como montar uma criação de galinhas caipiras

Como montar uma criação de galinhas caipiras

Veja como começar uma criação de galinha caipira com informações ...

Curta O Novo Negócio!

14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)