Como Iniciar Uma Criação de Gado

Criação de Gado
Criação de Gado

Já pensou em começar uma criação de gado? Veja agora mesmo como fazer isso!

Você finalmente conseguiu guardar uma boa quantia em dinheiro e gostaria de investi-la em um negócio próprio, de preferência em uma área fora dos grandes centros urbanos? Neste caso, que tal migrar para a zona rural e fazer a sua reserva financeira dobrar? Isso é perfeitamente possível, basta investir em uma atividade que esteja dentro das suas habilidades profissionais e seja próspera no universo empresarial.

Uma das principais atividades exercidas no Brasil é a agropecuária, em que se destaca, principalmente, a criação de gado, sendo responsável por classificar o país como um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo. Este é um dos ramos empresariais que mais se valoriza na atualidade, podendo render altíssimos lucros para quem trabalha corretamente.

Claro, para conseguir iniciar uma atividade é preciso ter um plano de negócios. Você não sabe da importância dele? Veja agora mesmo nosso texto sobre o que é um plano de negócios.

As maiores criações brasileiras de gado estão localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que apresentam as melhores condições e propriedades para a realização deste negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Antes de ingressar nesta área, é necessário ter em mente que ela requer um investimento financeiro relativamente alto, além de saber escolher as raças mais adequadas. Caso você esteja em busca de mais ideias de negócios, uma boa dica é olhar nosso pdf 33 ideias de negócios.

Como a atividade de criação de gado é algo que precisa ser bem pensada, trabalhada e exige investimentos altos, montamos esse texto com excelentes dicas sobre a criação de gado. Está pronto? Confira!

Tipos de Criação de Gado

Está interessado em ingressar para o ramo agropecuário através da criação de gado? Pois bem, a primeira coisa a se fazer é conhecer e determinar qual é a finalidade que esta atividade terá. Basicamente, pode-se dizer que a criação de gado é dividida em três categorias, sendo criação de gado para corte, para produção de leite e para exposição em leilões.

Todos os tipos de criação de gado são lucrativos, sendo que o corte é uma das modalidades de criação de gado mais “comum”, visto que a população brasileira consome muita carne e é possível exportá-la.

A produção de leite também é uma excelente alternativa de empreender, devido à diversidade comercial do produto. Por fim, a exposição de gado em leilões é responsável por movimentar milhões de reais, vendendo gado por cabeça para reprodução e valorização de raças.

Perceba que a questão de criação de gado para leilões trabalha muito a questão da raça, procedência do bicho, filiação. Nesses leilões é importante as medidas, características e o fato de premiações, tanto do próprio gado quanto dos seus genitores.

Por que Investir na Criação de Gado?

Cada vez mais aumenta o número de pessoas que decidem investir na criação de gado, e não é para menos, afinal, há diversos motivos que corroboram para que esta decisão seja tomada. Em primeiro lugar, sem dúvidas, um dos principais motivos para trabalhar com o gado é o lucro que ele pode trazer, visto que o produto é muito valorizado no mercado.

Além disso, salienta-se da existência de incentivos governamentais na questão de agronegócios e agropecuária. Com o intuito de fomentar a economia do país, existem diversos sistemas de concessão de ‘financiamentos’ com preços bem acessíveis para quem trabalha na área.

A criação de gado também oferece diversidade comercial como, por exemplo, corte, exposição em leilões e produção de leite, o que permite o agropecuarista escolher uma ou mais maneiras de faturar. Além disso, o Brasil conta com regiões apropriadíssimas para a criação de gado, oferecendo clima e alimentação adequada para os animais.

Dicas para Iniciar a Sua Criação de Gado

A criação de gado é um negócio altamente rentável, no entanto, neste ramo não tem “moleza” e todas as decisões podem interferir no produto que será disponibilizado ao consumidor final. Por isso, para que a sua empresa seja um sucesso desde o começo, acompanhe abaixo as melhores dicas para iniciar a criação de gado.

1 – Faça um Planejamento Antes de Iniciar a Criação de Gado

Todo e qualquer negócio exige planejamento, pois do contrário está fadado ao fracasso. Sendo assim, é recomendado montar um planejamento sobre a criação de gado, que deve incluir ações como, por exemplo, o tipo de gado que será criado, qual a sua finalidade comercial e o locam em que atividade será executada.

Confira nosso texto sobre a importância do plano de negócios, assim você entenderá todos os benefícios e o porquê de ser indispensável.

Uma das principais questões do planejamento diz respeito ao capital que será empregado neste negócio, visto que este ramo exige quantias altas em dinheiro, sendo necessário adquirir a propriedade e posteriormente as cabeças de vacas e bois. Inicialmente, é indicado investir em raças de qualidades, mas que possuem um valor mais acessível.

2 – Escolha a Propriedade para a Criação de Gado

A propriedade em que a criação de gado será realizada é um dos fatos preponderantes para o sucesso dessa atividade empresarial. Primeiramente, é indicado escolher fazendas com hectares suficientes para comportar os animais de maneira confortável, evitando que eles se estressem ou sofram outros transtornos.

A propriedade também deve oferecer fácil acesso, ter água próxima e oferecer um pasto de qualidade. É importante observar se a região em que a propriedade está localizada tem períodos regulares de chuva, pois isso é essencial para que o pasto cresça continuamente.

3 –  Adquira as Instalações e Ferramentas para a Criação de Gado

Após comprar a propriedade para a sua fazenda é necessário adquirir as instalações e ferramentas para a criação de gado, proporcionando às condições adequadas. Sendo assim, é necessário analisar a propriedade e analisar as modificações que precisam ser realizadas.

Primeiramente, é preciso adquirir cercas, as quais servem para proteger e manter o gado dentro da propriedade. Também tem-se que investir em instalações para abrigar os animais, comedouros e bebedouros, equipamentos para o manuseio de feno e para ordenha. É recomendado montar espaços para a manutenção do gado para quando for necessário tratá-lo de doenças, realizar partos ou manter os bezerros nos primeiros meses de vida.

Parte dos produtos, principalmente no quesito alimentação, pode ser encontrado em casas de produtos agropecuários.

4 – Selecione as Raças Para a Criação de Gado

O sucesso do seu negócio depende do tipo de gado que será criado, sendo necessário ter muita cautela no momento de selecionar as raças. Este processo deve ser realizado de acordo com a finalidade que o animal terá, o ideal é optar por raças que já sejam conhecidas e que tenham sido bem sucedidas em outras propriedades.

Se a intenção é criar gado para corte, recomenda-se optar pelos animais da raça Red Poll, Shorthorn, Hereford, British White ou Galloway, que são dóceis e pouco trabalhosas. Agora, se o propósito do negócio é a criação para ordenha ou exposição em leilão, uma boa dica é recorrer às raças Guernseys, Pardo Suíço, Jesey ou Holstein, que são as melhores produtoras de leite.

5- Determine a Alimentação na Criação de Gado

Determinar a alimentação que será dada ao gado é fundamental para mantê-lo bem tratado e garantir a qualidade do produto final, tanto no que diz respeito à carne quanto ao leite. Para alimentar os animais é recomendado fazer uma combinação entre um pasto de qualidade e ração apropriada.

Caso o pasto da propriedade não seja suficiente, pode-se comprar e plantar, isto é importante porque permite manter a alimentação dos animais e reduzir os custos com a aquisição de ração. Além disso, as refeições também podem ser incrementadas com feno.

Cuidado quando se trata de gado para exposição, os seus lucros dependem muito da alimentação do animal. Nesses casos, sugere-se procurar um especialista para conferir uma alimentação correta, até mesmo proteínas.

6- Mantenha os Gados Saudáveis

Independente do destino que o gado terá é de fundamental importância mantê-lo saudável. Por isso, é indicado contratar veterinários para avaliar o desenvolvimento dos animais. Além de adicionar remédios na alimentação como, por exemplo, vermífugos e vitaminas, que evitam que o gado adoeça e gere prejuízos.

7- Administre a criação de gado

Os cuidados com a criação de gado na prática são fundamentais, mas não são tudo, pois também é necessário administrar a execução da atividade, do contrário, o negócio não irá para frente. Portanto, é recomendado criar métodos de controle do gado, o que permite saber com exatidão o total de cabeças em sua propriedade.

Deve-se elaborar relatórios sobre as raças adquiridas e como elas se portaram. É preciso controlar os dados financeiros da atividade como os gastos com a aquisição das ferramentas, dos animais, com a alimentação e manutenção. A partir destas informações é possível determinar o preço pelo qual o produto será comercializado.

Uma boa dica é contratar um escritório de contabilidade especializado, assim, este fará todo o fluxo de caixa e burocracia de impostos, o que facilita para o empresário que terá mais tempo para se preocupar com a criação de gado em si.

O Que Acha de Começar a Sua Criação de Gado?

3.44 avg. rating (69% score) - 9 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA