Como montar uma criação de galinhas caipiras

Por:

Como montar uma criação de galinhas caipirasVeja como começar uma criação de galinha caipira com informações sobre manejo, cuidado e montagem de estrutura. A galinha caipira é uma das mais queridas como prato alimentar porque sugere que é uma galinha mais saudável, o que realmente é. Ela recebe este nome por sua alimentação ser bem natural e por sua criação ser livre. Deste modo, qualquer galinha pode ser chamada de galinha caipira, pois o que determina mesmo é a forma como esta é criada e não a raça a que pertence.

As galinhas caipiras são as preferidas para alimentação pelos naturalistas, os que curtem um alimento saudável, pois elas não recebem alimento industrializado nem bombas de hormônio para ganhar peso. É tudo um processo natural que mais lembra as criações de sítio e casas do interior. Por isso, são consideradas mais caras no preço de venda, uma vez que são livres de agrotóxicos, hormônios e alcançam pouco peso, mas possuem uma carne mais saudável para a alimentação humana. O preço de um quilo de galinha caipira é cerca de 20% mais caro que as demais aves brancas de criação em granja com fim industrial e mais de 30% se comparada as pré-prontas para a alimentação. Mas segundo os seus compradores, vale a pena pelo sabor diferenciado e a qualidade do alimento que estão levando para casa.

Veja também informações de como criar:

Estrutura de uma criação de galinha caipira

Este é o tipo de criação que pode ser feita voltado para duas finalidades: consumo próprio ou venda. Em ambas finalidades descritas anteriormente, o que vai mudar mesmo é o porte da área onde vão ser criadas as galinhas, que deve ser o mais natural possível. O ideal é que seja construído um espaço com cobertura em madeira, telhas ou outro material Porém, é interessante que a terra no chão seja mantida, o que irá deixar a galinha mais saudável também por fazer os exercícios de ciscar sem se machucar com o cimento.

A galinha caipira tradicional é aquela que anda pelos quintais livremente, então quanto mais espaço tiver no criadouro melhor. No interior, elas são criadas e vendidas desta forma em feiras livres e o que o criador em centros urbanos irá fazer é reproduzir o mesmo ambiente rural em um pequeno espaço. O ideal é que seja mantida uma área que acople até quatro galinhas por metro quadrado, para que elas circulem e se alimentem a vontade e de maneira natural.

Uma sugestão é construir um barracão em madeira com tela arredondada na parte frontal para que as galinhas possam receber luz solar, se proteger de chuva e frio, não possam fugir e ainda serem observadas caso algo esteja errado no ambiente. A área coberta também será a responsável por proteger as aves de predadores como cachorros, gaviões, ratos, gatos, entre outros.

No mesmo espaço pode ser construída a área de encubação, chamada de chocadeira, para quando os ovos forem postos e separados da mãe para garantir o crescimento e assim gerar mais galinhas e aumentar o lucro. Os ovos podem ser separados entre os que vão ser chocados e os que vão ser vendidos, mas para isso é preciso uma observação diária para, assim que os ovos forem postos, serem separados das mães, pois se começarem a ser chocados eles já serão férteis e não poderão ser destinados para consumo.

Toda essa estrutura para ser montada não deve passar dos R$ 1 mil. Por isso, a criação de galinhas caipiras é considerada a mais rentável e barata para iniciação, pois o capital de investimento inicial é bem baixo.

Galinhas matrizes

Não compre em granja a galinha caipira para começar uma criação. O ideal é que sejam compradas as matrizes de outros criadores, pois elas virão férteis e com boa qualidade de reprodução. Antes de começar a criação, é recomendado que sejam avaliadas por um zootécnico para verificar a qualidade da ave e seu estado de saúde para que não tenha prejuízos posteriores com fornecedores.

Veja também dicas para criar:

Alimentação da criação de galinhas caipiras

Como é preferível manter a maior naturalidade possível das aves, o ideal é que estas sejam alimentadas apenas com milho e não com ração. A ração é a maior responsável pelo aumento do peso, mas também tem influência sobre o seu sabor, maturação e não é a alimentação natural da ave. No interior, os criadores alimentam galinha caipira única e exclusivamente com milho, que pode ser comprado em casas de ração. As galinhas também podem ser alimentadas com verduras, pois elas adoram. Pode-se ainda administrar restos de comida como arroz e macarrão, desde que estes restos não contenham carne e não sejam muito gordurosos.

Coloque alimento duas vezes ao dia para que as galinhas sejam estimuladas a comer, mas não muito mais que isso para não danificar a rotina da ave. Coloque o  milho ou alimento sempre ao amanhecer e depois do almoço. Assim, no outro dia elas irão comer bem mais por terem passado mais de oito horas sem se alimentar.

Cuidados com a criação de galinhas caipiras

Galinhas são aves que sujam em seus ciscados e defecam bastante. Para evitar que a criação se contamine com doenças, limpe diariamente a área com vassoura e coloque água limpa. A cada dois meses, é recomendável acrescentar um pouco de vermífugo especifico para galinhas na água para que todas estejam protegidas contra verminoses.

As galinhas geralmente colocam ovos ao amanhecer, sendo importante que elas estejam presas em gaiolas durante a noite para que os ovos não fiquem espalhados pelo criadouro e possam ser perdidos ou pisoteados. Uma dica é tornar rotina a observação de cada canto do galinheiro sempre pela manhã, principalmente na primavera, quando elas põem, em média, um ovo por dia, às vezes mais. Sempre coloque o ovo contra a luz para verificar se ele é fértil. Você irá conseguir ver uma gema com nervos saindo, como pequenas tiras, sinais de enervação. Caso não seja, podem ser vendidos, pois ovos de galinha caipira são considerados bem mais nutritivos que galinha de granja e com valor maior de mercado.

Gostou das dicas de como montar uma criação de galinhas caipiras? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



58 comentários sobre “Como montar uma criação de galinhas caipiras
  1. aldo disse:

    Estou pretendendo montar uma criação de galinhas, será que dá retorno e quanto seria o investimento numa pequena criação ?

  2. Adilson Dantas disse:

    Adorei as dicas de como montar uma criação de galinhas caipira. Gostei de saber sobre o valor do investimento.
    Por que você não comentou sobre a alimentação das galinhas?

    Valeu.

    Adilson

  3. Dernival Oliveira da Cruz disse:

    Já criei durante muitos anos, deixei. Agora gostaria de começar nova criação.
    Atenciosamente,
    Dernival Oliveira da Cruz.

  4. paulo sergio larentes disse:

    esto montando um criador de galinhas caipira,gostei muinto das dicas vou utilizalas no meu manejo.obrigado.

  5. paulo rogerio rais disse:

    Gostaria de saber como criar e produzir ovos de galinha caipira, obrigado.

  6. Antônia disse:

    Achei legais as dicas. Tenho um quintal grande e algumas galinhas caipiras, estamos(eu e meu marido) pensando em aumentar a quantidade para iniciar um pequeno negócio.

  7. fatima martins disse:

    vou montar uma granja de galinhas caipira estou procurando o melhor manejo de racao, como alimenta-las.

  8. YURI disse:

    ESSA DICAS SÃO ÓTIMAS. EU TENHO SEIS GALINHAS, UM GALO CAIPIRA E UM CASAL DE GARNIZÉS, NO TOTAL SÃO NOVE, E CRIO ELES EM LOCAL URBANO.
    ESSAS DICAS IRÃO ME AJUDAR MUITO, POIS POSSO ATÉ TIRAR UM DINHEIRINHO EM CIMA DISSO, JÁ QUE ELAS ESTAVAM AQUI APENAS PARA DAR UM FIM NOS ESCORPIÕES, FORMIGAS, BARATAS E OUTROS INSETOS.
    EU ADORO CRIAR GALINHAS, SÃO BICHOS ADORÁVEIS, PRINCIPALMENTE OS PINTINHOS, SÃO FOFOS E CARENTES, EU AMO TODOS.
    GALINHA É O MELHOR BICHO PARA SE CRIAR, EU ACHO!

  9. Antonio Santana disse:

    Bom dia!

    Estou com uma criação de galinhas caipira e índio gigante, mas apostura está baixa, são 15 galinhas. Estou alimentando com ração de postura, quirela e milho. O q fazer?

  10. Muller Souza disse:

    Qual documentação legal para abrir uma granja?

    Qual é o valor de um investimento desse?

  11. silvia disse:

    Gostei das dicas, quero começar uma pequena criação. Tenho um terreno ao lado de minha casa e quero aproveitar.
    Como faço para evitar os piolhos de galinha, porque não quero ter problemas com vizinhos?

  12. juniorjr disse:

    Eu estava penssando em montar uma pequena criação de galinhas de raça pura, exemplo Brahma Light, Conchinchinha azul, já tenho minhas matrizes, mas não tenho nenhum conhecimento de pessoas que criam essas raças.

    • paulo disse:

      Junior, vc poderia iniciar com fêmeas caipiras e comprar um galo de raça (gigante negro amarelo, carijó/pedrês) Descarte os machos mestiços e vai adicionando galos com aptidões para corte e ovos. Em pouco tempo, vc tem uma raça definida, sem perder as caracteristicas da galinha caipira. Fiz isso e deu certo.
      Boa sorte.

  13. Antonio Assis de Matos disse:

    Bom dia,adorei a dica, agora gostaria de um grande favor, se possível, vocês poderiam me fornecer um projeto de um galpão para iniciar uma criação de galinha caipira? Eu quero iniciar com 200 cabeças já adultas e mais uns 200 pintos.
    Para essa criação iniciar, quais os equipamentos que vou precisar tais como: bebdouro, comedouro e chocadeira?
    Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo.

  14. Claudino disse:

    Quero formato.

  15. Calixto Ribeiro disse:

    Amigo,

    Gostaria de saber se vc conhece alguém que possa fazer um projeto para construção de um galpão para criação de galinhas caipira, quero começar com 1.000 pintos colocando 200 por semmana, com todos acessórios necessários.
    Sds. Calixto

  16. jeremias disse:

    retorno dá … pode levar até um certo tempinho mas vale a pena… entendo que o ideal é começar pequeno e gradativamente ir aumentando o investimento à medida que vai se ganhando o mercado …. preste muita atenção na alimentação e na higiene do plantel e tudo dará certo …..

  17. Dora disse:

    Olá amigos, eu tenho um galpão de frango de corte semi novo tem apenas um ano de uso e quero VENDER. O galpão mede 50m por 10m com capacidade para 6.000.00 aves, vendo ele completo com todos os equipamentos, faço um bom preço e posso dar condições de pagamento. Para maiores informações entrem em contato pelo fone 55 81156082 ou pelo email tauradospampas@hotmail.com

  18. lucia disse:

    Onde eu moro tem um quintal pequeno, e quero criar galinhas na gaiola grande, será que vai dar certo?

  19. almir de lima cordeiro disse:

    Estou montando uma pequena criação de galinhas caipiras, gostaria de adquirir pintinhos, se entregam no cep 14031-360 e o valor deles.

  20. izaias pinto cardoso disse:

    Gostei muito das dicas, sempre que tiver novas mande pra mim.

  21. sandro roberto de souza disse:

    Gostaria de saber como iniciar a criação de galinhas caipira no sitio. Os cuidados que devemos ter, com relação a alimentação e controle de doenças.okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. jose marcos disse:

    Gostaria de receber essas dicas diretamente no meu email para que eu possa segui-las pois são muito boas.

  23. regi disse:

    Gostei muito das dicas, eu gostaria de saber qual o valor do investimento para abrir uma pequena granja, obrigado pela dica e como conseguir alguem para compra os ovos?

  24. Bruno alceu disse:

    Eu tenho 1500 galinhas caipiras, comecei com poucas, vale a pena o investinento, basta estar no controle e dá uma otima renda.

  25. sergio veloso disse:

    ola,quero começar uma criaçao de galinhas caipira para postura(2000 cabeças) e quero começar tbm com uma criaçao de frangos para abate(2000 cabeças)para começar,qual o capital que vou precisar e quais as racas melhores para estes fins simultaneamente, fico aguardando muito obrigado!

  26. Jeová disse:

    Gostei d+, muitas dúvidas foram sanadas com respeito ao assunto…pbz, vez por outro devo recorrer voces…paz!

  27. manoel disse:

    tenho 18 pintos qual quantidade de raçao devo dar a eles por dia?

  28. douglas disse:

    uma granja de galinha da muito dinheiro.

  29. Renato disse:

    Muito boa essa dica. Ela mostra que todo negócio, sabendo mexer, dá lucro.

  30. Francisco A .A. Ferreira disse:

    Gostaria de saber se ha uma forma de impedir que cachorro mate e coma galinhas.

  31. Torquato disse:

    gostei bastante das informações, estou planejando por em pratica

  32. fabio disse:

    quero montar um criador de galinha caipira com quantas cabeca eu poso comeca e qual o tamanho do espaco q devo contruir e o valor que vo gastar.

  33. marcos lima disse:

    Quero montar uma empresa com cnpj para criação de galinha caipira quais são os passos para abrir a empresa que possa ter linha de creditos facilitados .

  34. Carlos disse:

    eu queria começar uma criação mas eu não quero vender as carnes nem os ovos
    eu posso arranjar outro lucro?

  35. ronaldo disse:

    gostei das dicas mas preciso saber como indentificar se a galinha e india ou não !

  36. José Mário Barbosa Riberio disse:

    Estou começando a minha criação de galinha caipira, e gostaria de receber idéias e técnicas que possam contribuir com o sucesso deste negócio.

  37. celso ferreira disse:

    Tenho uma criaçao pequena de galinhas Brahma Lhith, gostaria de saber se posso alimentá-las somente com milho, ou se devo adicionar outros componentes para formular uma raçao caseira. Gostaria de receber resposta atravéz do meu imail, desde já agradeço a atençao.

  38. Aderson disse:

    ola. gostei bastant. poem alguns dados estao equivocados. Frangos dos nossos sistemas de criacao industrial nao recebem hormonios, pois a utilizacao dste tipo de aditivo é proibido pelo ministerio da agricultura MAPA. um dos fatores q impulsiona e justifica a producao é o bem estar animal. Att

  39. Dirceu Pereira disse:

    Muito transparente as dicas gostei muito, estou começando com a criação de carneiros e vou começar tambem com galinhas tamem.

  40. silvanio de castro leite disse:

    ola eu tbm ,estou pensando em montar uma granja gostaria de saber como faço para adquirir aves ja adultas ,de preferencia o preço tbm

  41. fabiano antero batista disse:

    Eu tenho um galo da raca indio gigante mede mais de1 metro valor. 400,00 cidade patrocinio paulista sp cel 01691529386 tratar fabiano tenho frango tambem para a producao do voso plantel obrigado

  42. valnei alves disse:

    estou querendo montar uma criação de galinhas caipiras e tenho uma area de 120 metros quadrado e gostaria de saber se tenho mesmo retorno,sim mais sendo q quero verder ovos e corte…

  43. Andrey Figueiredo disse:

    estou me formando em técnico de agronegócio e achei muito bom o site, bem informativo.

  44. SAMUEL disse:

    BOM DIA AMIGO ESTOU COM AREA DE 19200 METROS QUADRADO, TUDO TELADO, E 3 TANQUES DE PEIXES GOSTARIA DE USAR ESSA AREA PARA CRIAR JUNTO FRANGO CAIPIRA VCS TERIAL ALGUMA IDEIA COMO COMEÇAR! OBRIGADO

  45. Alice Marcilio Rodrigues disse:

    Bôa tarde,

    Qual o valor do investimento para eu mantar uma granja que produzirá em media uns mil frangos por periodo? Onde encontrar a empresa que faz esta montagem. Mora em Goiania e a granja será montada no interior de goias. Será que consigo financiamento? Alguma enpresa faz contrato de compra da minha produção?

    Grata,
    Alice

  46. João. disse:

    Gostaria de saber quanto + ou – vou gastar em dinheiro para montar uma pequena granja de galinha caipira para corte e produção de ovos.

  47. frank disse:

    Legal bem explicado…mesmo gostei do que li.

  48. CLAUDIO disse:

    QUAL DOCUMENTAÇAO DEVO FAZER PARA ABRIR UMA GRANJA COMERCIAL DE GALINHAS E CODORNAS?? SÃO GALINHAS PARA PRODUÇAO DE OVOS E CODORNAS PARA ABATE E OVOS.

  49. ADRIANO disse:

    EU to querendo montar um galinheiro vou seguir suas dicas obrigado

  50. sheila disse:

    Tenho um pequeno sitio e quero abrir uma granja,galinha e codorna.Qual o faturamento por duzia desses animais.obrigada

  51. Claudio dos santos disse:

    Gostei das dicas muito obrigado

  52. Claudio dos santos disse:

    Gostei muito obrigado….

  53. edson araujo disse:

    Quero saber qual o custo de abrir uma granja

  54. ronaldo azeredo de souza disse:

    obrigado pelas dicas, estou querendo montar um pequeno criador de galinhas, para que no futuro eu possa montar uma granja de porte medio.

  55. YURI disse:

    Uns 9.000 só pra começar…

  56. juniorjr disse:

    Edson, primeiro diz se é uma granja de galinhas caipiras ou de galinhas de corte…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)