Como montar uma criação de avestruz

Por:

Como montar uma criação de avestruzVeja como montar passo a passo uma criação de avestruz e dicas de como gerir seu empreendimento com sucesso. O avestruz ainda não é uma ave muito popular no Brasil, porque sua origem é africana, mas tem feito grande sucesso por aqui na culinária pela saborosa carne e por ser um empreendimento com alta capacidade de sucesso. Do avestruz, pode-se aproveitar bastante coisa e por isso, desde 1995, surgem cada vez mais criadores interessados em se enveredar por este ramo de negócio lucrativo no Brasil. Isso não quer dizer que tenha concorrência suficiente para assustar quem deseja entrar no ramo neste momento.

Para quem não conhece a ave, o nome científico do avestruz é Struthio Camelus. A ave é originária do Egito, mas enveredou pela África há muitos anos, onde foi descoberta pelos europeus e sul americanos para criação. Possuem um grande porte, podendo chegar até dois metros e oitenta centímetros em sua idade adulta e pesar mais de 150 quilos. Um avestruz vive em média 70 anos, mas já aos 40 não consegue mais se reproduzir. A atividade de realizar uma criação de avestruz é conhecida como estrutiocultura.

As maiorias das criações de avestruz no mundo são para fins de abate, mas nada impede que este animal seja usado para criação em grandes fazendas com fns doméstico, o que já acontece na África desde sua descoberta como dócil ave. Mas dado seu porte, não é aconselhável ter um avestruz como animal doméstico, pois um pequeno deslize e seu peso pode causar a morte humana.

Veja também informações de como criar:

Raças para a criação de avestruz

São três as principais raças que podem ser usadas na criação de avestruz com fins de abate: black neck, red neck e blue neck. A Black neck tem um grande pescoço e é a que citamos antes como usada na África como animal doméstico. A segunda raça citada tem pescoço vermelho e é considerada a mais agressiva para criação, chegando a machucar um humano com facilidade quando se sente ameaçada ou mesmo constrangida pela aproximação rápida enquanto está se alimentando. Já a blue neck é menos agressiva e menos territorialista, mas também oferece riscos ao homem em uma aproximação fugaz.

Todas as raças de avestruz possuem a mesma tonalidade de pena, o que muda mesmo é o seu pescoço, o principal diferencial. O preço também não varia bastante para a compra entre as raças. As três já estão presentes em criadouros no Brasil, mas recomenda-se escolher a Black neck para criação pela sua maior facilidade de socialização com outros animais. As outras duas citadas são bem competitivas e agressivas para demarcar território, podendo causar ferimentos umas as outras.

Entretanto, em sua maioria, os criadores optaram por criar uma raça descendente do cruzamento entre as três anteriores, a chamada blue black, que tem o peso maior e a docilidade da Black neck. A tal raça pode ser adquirida por meio de criadores registrados e possui mais plumas, ganha maior peso e com isso, tem maior valor comercial para abate.

Estrutura para montar uma criação de avestruz

Uma criação de avestruz exige, acima de tudo, bastante espaço para que as aves se movimentem, já que são altas e com pernas longas. O ideal é que sejam criadas em fazendas ou sítios, jamais em áreas residenciais, pois não há espaço e o convívio com o homem não é sadio para a sua natureza selvagem. Elas devem ser criadas livres como em um pasto de bovinos, mas com cercas em tela para que não fujam. Os furos das telas devem ser pequenos e resistentes para impedir que uma tentativa de fuga possa acarretar na morte do animal por enforcamento.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Como eles se alimentam de pasto e também de ração, o ideal é que tenha apenas um grande galpão para que as aves possam se abrigar da chuva, sol e local para água como um grande reservatório, um tanque. No mais, não precisa de nada mais para que eles se sintam confortáveis o suficiente para reprodução.

Alimentação da sua criação de avestruz

Como dissemos antes, o avestruz se alimenta essencialmente de pasto. Contudo, nada impede que sejam introduzidas leguminosas e ração, o que estimula o crescimento do animal e com mais peso terá maior lucro por ave. A grama deve ser sempre fresca para evitar doenças. Já a ração deve ser balanceada e trocada ao menos a cada dois dias.

É preciso também providenciar para que o avestruz engula pequenas pedras, que ficarão alojadas em seu ventrículo e assim auxiliar na digestão. Porém, não é preciso mais que dois quilos por ave e sempre que as pedras estiverem sumindo do pasto, é preciso repor. Pode ainda ser acrescentado à dieta da ave fenos de alfafa ou semelhantes pelo alto valor nutricional e assim ter um animal adulto gordo e sadio.

Outras criações que você poderia se interessar:

O que se aproveita do avestruz para venda

O animal é extremamente lucrativo para o seu criador. Dele podem ser aproveitados os ovos para finalidade de alimentação do homem, o couro – cerca de dois quilos por animal, e mais de 100 quilos da carne. O quilo de carne de avestruz é bem mais cara que a de boi, sendo considerada nobre na culinária brasileira pelo seu valor nutritivo e sabor diferenciado.

A plumagem também tem alto valor de mercado e pode ser usada na indústria de confecção para travesseiros, peças de arte, entre outros fins.

Reprodução de um avestruz

Um casal matriz pode gerar em média 30 crias ao ano, o que quer dizer que seu valor de investimento tem mais de mil por cento de retorno financeiro se relacionado ao preço de venda do animal, bem como ao lucro de abate por ave. Para que tudo dê certo, é preciso que se espere e respeite o período reprodutivo, o ciclo de cria e a separação no período correto entre mãe e filhote, que pode ser de até dois meses.

O ideal é que os adultos apenas reproduzam filhotes para a venda até seus 30 anos de vida, quando estes podem ir também para o abate. Não explorar demais o casal matriz irá fazer com que sempre se tenha uma boa criação de avestruz e se garanta maior lucratividade no empreendimento.

Deseja montar uma criação de avestruz? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

19 comentários sobre “Como montar uma criação de avestruz
  1. CARLOS ROBERTO FRANCO disse:

    Temos uma area de pastagem no MS, perto de Amambai, gostariamos de iniciar na criação de avestruz e cobras, quais seriam os custos e se há financiamentos e tambem gostariamos de saber
    sobre a comercialização.

  2. Alex Raimundo disse:

    Tenho uma área em Iguape SP Litoral Sul de São Paulo, onde é um lugar de bastante umidade.
    Gostaria de saber se tem algum problema para a criação? Gostaria de saber quais os custos?

    Obrigado.

  3. nivaldo disse:

    tenho uma área de três mil metros quadrados, dá para criar avestruz? Se der o que preciso fazer? qual o custo do casal de avestruz?

  4. ADÃO LUIZ DE BARROS disse:

    Tenho a idéia de criar avestruz nas proximidades de Belem do Pará. gostaria de saber se o clima é favoravel e tambem se o investimento para criar um planatel com 60 avestruzes.

  5. Reginaldo disse:

    como adquirir filhotes?

  6. enerli vaider disse:

    quero fazer uma criação de cobras para extração do veneno… tenho um sítio, moro no interior e precisando tambem de uma renda extra….moro no Rio Grande do sul e não sei se aqui tem alguem que faz isso….ja li algumas coisas sobre esse assunto, mas preciso de mais informação e a onde encontrar… abraços!

  7. Antonio Rodrigues de figueiredo disse:

    Muito interessante. Possuo uma area de 50 hectares para criar avestruzes. Desejo saber compro menor? O que fazer?

  8. inara cristina disse:

    Sou de São luis-ma gostaria de envestir em criações de avestrus gostaria de saber como começar o negocio por aqui,onde conseguir ovos ou filhote.

  9. joão paulo disse:

    bom dia, gostaria de informações sobre a potura dos avestruz, há necessidade de fazer um ambiente para postura? tenho uma área onde tenho 3 avestruzes sendo 2 femeas e 1 macho, e segundo informações elas estavam botando e há 20 dias que elas chegaram e até agora não botaram.

  10. Ique disse:

    Tenho interesse na criacao de avestruz. Como obter maiores informacoes.

  11. wellington disse:

    Qual o valor de uma casal de avestrus e qual a despesa mensal ?

  12. GILSON LUIZ BEZERRA disse:

    gostaria de saber o tempo para abate de um avestruz e onde adquirir as matrizes

  13. alderico junior disse:

    eu gostaria de saber se cada uma avestrus femea tem que ter um macho . eu moro em buritis noroeste de minas gerais qual e o lugar mais prossimo pra mim conprar me mande o endereço por favor e mais ou menos o preço de cada avestrus com a idade de 8 meses a 1 ano me mande a resposta mais rapido se for possivel obrigado.

  14. Eduardo Mello disse:

    Boa tarde, sou Medico Veterinario e trablaho com avestruzes a 14 anos.

    Se precisar de alguma sugestao e so entrar em contato.

    Dr Eduardo Mello
    CRMV MG 6780

  15. ivonete disse:

    adorei achei super interessante

  16. Gilberto de Almeida disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se na minha região eles se adaptam, é uma região muito fria (TURVO PARANA), outra coisa sera que consigo o comercio facil aqui. obrigado

  17. antônio luiz disse:

    quero adquirir os filhotes. como faço???

  18. JOSE CARLOS disse:

    Bom dia !

    Tenho uma area de 8000 metros onde vou criar carneiro poderia colocar um casal junto seria somente como (criação domestica) teria algum problema ? Qual o custo de um casal ? da raça menos agressiva.
    Grato

  19. Marcos Andre Sternberg disse:

    Onde encontro filhotes para iniciar criacao de avestruz ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma criação de cobras

Como montar uma criação de cobras

Criação de cobras é um negócio lucrativo e que gera uma renda men...
Como montar uma criação de gansos

Como montar uma criação de gansos

Veja como fazer uma criação de gansos e o quanto se pode lucrar c...
Como criar patos

Como criar patos

Saiba mais informações de como montar uma criação de patos corret...

Curta O Novo Negócio!

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)