Como montar uma criação de abelhas

Por:

Como montar uma criação de abelhasVeja em nosso artigo como montar uma criação de abelhas e lucrar com um negócio que ainda tem muito mercado a ser explorado. Estima-se que a produção mundial de mel seja de 1.200.000 toneladas por ano e os maiores produtores são China, Argentina, México, Estados Unidos e Canadá.

A vantagem na criação de abelhas é que as próprias abelhas ajudam na polinização das plantas e existe uma procura elevada por mel no mercado, devido ao aumento geral nos padrões de vida e também a um interesse maior em produtos naturais e saudáveis. O mel contém cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, aminoácidos, ácidos orgânicos e vitaminas B, C, D e E.

O uso mais comum do mel é como adoçante. Entretanto, o produto vem sendo reconhecido e amplamente usado pelas suas propriedades terapêuticas, devido às suas características digestivas, analgésicas, anti-inflamatórias, anti-microbianas e antissépticas.

Além disso, o mel também é matéria-prima para a indústria cosméstica que aproveita suas propriedades em cremes, máscaras de limpeza e de hidratação.

Na produção apícola, o produtor poderá ainda rentabilizar outros produtos como a cêra, utilizada nas indústrias de cosméticos, medicamentos e velas, o própolis, que cobre a parte de dentro da colmeia, e a geleia real, nas indústrias de cosméticos e farmacêutica.

Até o pólen, usado pelas abelhas para alimentar as suas larvas, é usado como suplemento alimentar, devido a seu alto valor nutritivo. Por fim, a apitoxina, o veneno das abelhas purificado, pode ser utilizado como medicamento anti-reumático.

Veja também:

Produção de Mel

Os vários tipos de mel – laranjeira, eucalipto, girassol, rosas, alecrim, etc. – variam em função das características e localização geográfica das plantas de onde é extraído o néctar e dos tipos das abelhas produtoras. Por esta razão, o mel pode apresentar consistências e cores diferentes.

Para a começar a criação de abelhas, é necessário conhecer os tipos de colmeias.

Existem as colmeias de madeiras amarradas a arvores e em forma cilíndrica. A vantagem desse tipo de colmeia é que são simples e baratas, podendo ser fabricadas com material disponível no local e é o tipo de colmeia em que mais se produz própolis.

A desvantagem é que pode dificultar a inspeção da colmeia, sendo difícil também de controlar a qualidade do mel, de fazer a separação de favos de mel e a produção de mel é baixa, em torno de 6 a 10Kg por ano.

Outro tipo de colméia é Top-Bar. Este tipo se parece com dois cestos um em cima do outro, feitos em madeira e fechados. A produção do top-bar é de baixo custo com materiais que podem ser encontradas no próprio local. Além disso, esse tipo de colmeia permite inspeção e controle da qualidade do mel.

Outra vantagem é que este formato produz cerca de 20 a 40Kg de mel por ano e mais cêra e para completar, o tempo de vida da colmeia top-bar chega a 10 anos.

A desvantagem é que devem ser construídas cerca de 10 colmeias top-bar para se ter uma boa produção, o que acaba ficando dispendioso.

O terceiro tipo de colmeia bastante usado é a Langstroth que é mais cara que as outras colmeias, mas possui como vantagem a fácil separação dos favos de mel e melhor monitoramento da qualidade do mel, com produtividade de 50 a 60kg por ano.

A desvantagem desse tipo de colmeia é que é preciso um extrator especial para a extração dos favos de mel e a opção por esse tipo de colmeia é recomendada para apicultores mais experientes.

Local para a criação de abelhas

A escolha do local para começar a criação de abelhas é muito importante. Deve-se escolher uma área rural para a sua alocação, por questões de segurança, e longe de indústrias de cana, açúcar e cachaça para não prejudicar a qualidade do mel.

As colmeias devem ser localizadas próximas a fontes de água (não mais que 300 metros de distância) e junto a espécies de flores e árvores que dão fruto como as bananeiras, moringas, mangueiras, laranjeiras, eucaliptos e outras árvores.

Outra dica é quanto à construção das colmeias que devem estar a 30 metros de distância de locais barulhentos como estradas e indústrias. Sem esquecer que as colmeias devem ser protegidas de animais e do vento.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Técnicas para atração de abelhas

As abelhas devem ser atraídas com um isco. As abelhas capturadas devem ser colocadas numa colmeia que já tenha sido habitada por abelhas e que contenha quadros com favos e folhas ou tiras da fundação dos favos antigos. O melhor período para atração de abelhas é no período de início do clima seco e final do clima frio.

Já para capturar abelhas, é preciso borrifar as abelhas com água fria para que não fujam. Para fazer com que as abelhas entrem na colmeia, use escovas de abelhas ou de fumo.

Colheita do Mel

A colheita do mel varia de acordo com a colmeia usada. Na colmeia top-bar a colheita é realizada uma ou duas vezes ao ano, enquanto na colmeia  Langstroth a colheita é feita de três a quatro vezes ao ano.

Para colher o mel de forma eficiente use vestuário próprio, com proteção de luvas e botas e siga os procedimentos de abrir a colmeia suavemente. Comece por favos cheios de mel e não colha favos com abelhas. Para colher o favo use fumo; é só soprar o fumo em ambos os lados e as abelhas entrarão nas colmeias. Depois é só cortar o favo e o mel deixando cerca de 1 cm de favo na travessa superior. Separe os favos maduros dos favos recentes e feche as colmeias.

O mel recolhido deve ser colocado em um recipiente limpo e seco e coberto com tampa. Depois basta colocar um rótulo

Processamento do mel

Para separar os favos de mel, utilize uma faca ou vara quente. O favo separado do mel deve ser colocado em uma peneira com recipiente plástico embaixo.

O favo com mel deve ser posto de cabeça para baixo, deixando que o mel pingue pela peneira até que as células estejam vazias.

Depois de recolhido o mel é posto em uma centrífuga, para depois ser  filtrado e decantado por um período de 48 horas. Só depois está pronto para o envaze e comercialização.

Criação de abelhas

Para maior proteção das colmeias devem ser construídos apiários que acomodem as mesmas. Os apiários devem ser montados em locais limpos e secos e devem estar sempre livre de insetos. A criação de abelhas deve ficar longe de movimentação, próximos a fontes de água e com 5m de distância de outro apiário.

Além disso, o ideal é que o apiário receba sol pela manhã e sombra à tarde quando o sol é mais quente.

Se a região for muito quente, o apiário deverá estar em áreas em que haja muitas árvores e bastante ventilação. Já nas regiões mais frias, o apiário deve estar protegido dos ventos.

O apiário pode ser móvel ou fixo. A vantagem do apiário móvel é acompanhar as floradas de acordo com a polinização das plantas, produzindo assim, mais mel.

Toda vez que a colmeia for inspecionada, os dados referentes às colmeias deverão ser registrados. Anote dados como número da colmeia, data em que a colmeia foi ocupada, data de inspeção da colmeia, as observações feitas, produção em quilogramas e outros.

Os apiários que abrigam as colmeias precisam ser controlados, revisados, as pragas devem ser controladas e deve haver fornecimento de alimentação própria para abelhas, além da troca de caixa e pintura que não deve ser constante, pois a colmeia necessita de tranquilidade para produzir.

Investimento

A criação de abelhas exigirá pesquisas, aplicação de técnicas e tecnologias próprias. Todo esse processo exige investimentos e custos com capacitação, equipamentos e agregação e implantação de novas técnicas no processo produtivo.

Segundo o Sebrae, para montar uma criação com 200 colmeias o investimento total será de R$ 50 mil reais. Esse valor inclui os gastos com as colmeias, equipamentos de segurança, centrífuga, decantador, estrutura do apiário e outros equipamentos. Também entra nessa conta o material para envaze, estoque, transporte e capital de giro.

O empresário poderá contar com o FINAME para adquirir equipamentos e o Sebrae para outras informações sobre a criação de abelhas.

Outros custos serão com a legalização do negócio. O empresário pode ser orientado sobre os passos para se legalizar aqui mesmo no blog Novo Negócio no link: http://www.novonegocio.com.br/abrir-empresa/passo-a-passo-para-abrir-uma-empresa/

Como vimos, os produtos advindos das abelhas são bem variados e podem ser rentáveis. Que tal montar sua criação de abelhas?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

4 comentários sobre “Como montar uma criação de abelhas
  1. ANTONIO ARAUJO SILVA disse:

    Boa tarde!
    Solicito informações sobre um empreendimento que pretendo efetuar no sítio, que se trata da Apicultura. Quero saber sobre como conseguir um financiamento para dar início na atividade.
    Desde já agradeço as orientações.
    Atenciosamente,
    Antonio Araujo Silva.

  2. Severino Jose Soares disse:

    Sou dono de um grande apiario no estado de Pernambuco…..tenho dificuladades de comercializar o meu produto…..
    Hoje tenho 300 kg de mel e não tenho pra quem vender!!!!!!
    Me ajude por favor…
    Soares

  3. antonio andrade disse:

    gostei deste site as informações são ótimas,parabéns tirei algumas dúvidas,severino seu mel pode ser vendido para cooperativa de seu próprio estado ok,ou apicultores que já estão inseridos no mercado.boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Criação de marrecos

Criação de marrecos

A criação de marrecos é muito simples, dá um bom retorno e pode s...
Como montar uma criação de cobras

Como montar uma criação de cobras

Criação de cobras é um negócio lucrativo e que gera uma renda men...
Criação de peixes

Criação de peixes

Veja em nosso artigo dicas de como ganhar dinheiro com a criação ...

Curta O Novo Negócio!

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)