Como abrir um microcrédito

Por:

Como abrir um microcréditoSe você quer se tornar um empresário e não tem como conseguir a verba, uma boa dica é optar por abrir um microcrédito. Ele é mais barato que um empréstimo ou financiamento e é uma boa pedida porque tem um longo prazo de pagamento. O microcrédito é uma oportunidade oferecida por bancos para atender aos microempresários.  Ele pode ser definido como uma forma de financiamento e dá a oportunidade de pequenos empreendedores obterem um crédito, só que com juros mais baixos e voltados apenas para quem já possui uma empresa.

Quanto maior o crédito do empresário com o banco, maior será o valor do microcrédito conseguido. Alguns bancos possuem taxas menores que outros, principalmente o que você for correntista e jamais ficou devendo em algum empréstimo feito anteriormente.

Caso você esteja precisando de verba para mudanças ou abrir a sua empresa, o primeiro passo é procurar uma instituição financeira oficial, ou seja, um banco. A seguir, veja as principais dúvidas e questionamentos, bem como as respostas para te ajudar nesta parte do seu processo de ser um empresário.

Para que serve um microcrédito?

O  objetivo do microcrédito é financiar as atividades produtivas dessas empresas. Ele é dado ao empreendedor de acordo com a necessidade do seu modelo de negócio e, claro, de acordo com a disponibilidade da empresa para com o pagamento. Esse tipo de crédito geralmente possui as mesmas taxas que são utilizadas no mercado e em relação às renovações do microcrédito, os valores podem crescer.

Documentação necessária para um microcrédito

Em relação à documentação necessária, o empreendedor deve ficar atento, já que essa burocracia independe da instituição escolhida. O item crucial e básico para conseguir esta verba é já ter crédito aberto no mercado. Por isso, o seu primeiro passo será montar a estrutura do empreendimento, e isso quer dizer abrir e registrar firma em cartório, na Receita Federal e prefeitura da sua cidade. Você precisa ter um vínculo com a firma, sendo este de microempresário ou sócio.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Você deve ir até o banco munido de todos os seus documentos pessoais como Identidade e CPF, comprovante de residência atualizado e também os documentos da sua empresa. No caso de ter um sócio, ele deve estar presente com toda a documentação necessária dele também e no momento da abertura do crédito, uma vez que ele também é um acionista da empresa. Para facilitar, leve os documentos já copiados, sem precisar ser uma cópia autenticada se os originais estiverem em mãos.

Como abrir o microcrédito para a sua empresa

Com todos os documentos em mãos, a próxima etapa é ir ao banco. Para adquirir o microcrédito é feito uma análise do perfil do empresário para assim atender às suas necessidades. Algumas características são observadas por essas instituições que disponibilizam o microcrédito. Com a observação destas características é traçado o perfil do empreendedor.

As instituições de microcrédito exigem algumas garantias, porém, elas são bem simples e também de acordo com as condições das pequenas empresas. E quais seriam estas garantias? Patrimônios são bastante raras. Essas garantias normalmente são feitas através de um aval solidário, ou seja, quando um grupo de pessoas toma o crédito ou também pelo aval individual que, na maioria das vezes, possui uma representação feita por um avalista.

Como você vai pagar seu microcrédito 

Em relação à forma de pagamento, ele é normalmente curto. O pagamento também é feito sempre de uma forma que tenha relação com o financiamento e de acordo com o fluxo de caixa do pequeno empreendimento. Um bom exemplo é o financiamento gerado para o capital de giro. Este modelo de conseguir a verba geralmente é dado de acordo com o giro da empresa em relação às mercadorias ou então em relação à produção e comercialização.

Já os financiamentos gerados em relação à compra de máquinas, o tempo para pagamento pode ser m pouco mais longo, ou seja, ele fica de acordo com a capacidade do empreendedor em realizar o retorno deste investimento. Como este crédito tem a intenção de permitir que o empreendedor aproveite a oportunidade de negócio, o normal é que ele seja liberado rapidamente. No entanto, estes prazos para a disponibilidade do crédito podem variar de uma instituição para outra.

Informações importantes para tenta conseguir um microcrédito

Outro fator importante no microcrédito é que o empreendimento terá o acompanhamento da instituição. Esta parte do processo é feita por conta das aplicações dos recursos da empresa e também por conta do desenvolvimento do negócio. Portanto, o empresário ainda terá a oportunidade de receber informações valiosas em relação às práticas que devem ser realizadas para uma boa administração do empreendimento.

Este microcrédito atende tanto pequenos empreendedores formais como também os informais. É preciso possuir nome limpo no mercado de crédito, dentre outras exigências que são feitas de acordo com as instituições que trabalham com o microcrédito. Então, para o pequeno empreendedor que deseja abrir um microcrédito, é preciso entrar em contato com uma dessas instituições e atender as exigências para assim conseguir o microcrédito para o seu negócio.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


3 comments on “Como abrir um microcrédito
  1. osmarino mateus disse:

    Quero abrir uma microempresa, preciso de conselhos…

  2. rosa rivera disse:

    hoy en dia nossa economia esta paralizada eso atrapalha los novos emprendimentos q com muito esforço tratan d sobrevivir com sus propios recursos ya q es la burocracia q nao permite q mprendimentos ya encamianados tenhan acceso a um microcredito para q puedan continuar .no es mas q suficient um emprendimento real q ya funciona so q precisa de um poco mas de capital y orientaciones tecnicas,eu sou victima d essa burocracia ainda asim nao desisto y lutare ate las ultimas consecuencias ate consequir só um capital d giro q estou suplicando obter.sossssssssssssss

  3. Helenisleila Helena Santos Gonçalves disse:

    Gostaria muito de abrir uma loja de produtos de confeitaria onde eu poderia ministrar meus cursos.
    Só que tenho uma restrição no meu nome por causa de outra pessoa. Tem como eu consegui um microcrédito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

...uma destas ideias poderá ser o SEU FUTURO NEGÓCIO!

Faça Como 410.552 Empreendedores... OU Continue Na Dúvida!