5 Passos Para Ser Escritor

Como Ser EscritorJá pensou em ser escritor? Aprenda agora mesmo como ser escritor e realizar o sonho de muitos!

Você tem uma habilidade nata para escrever? Realmente, algumas pessoas possuem muito mais facilidade para escrever sobre diferentes assuntos, basta ficar de frente para uma folha em branco que surgem diversas ideias, as quais poderiam muito bem ser transformadas em belos textos.

A escrita é algo que se transforma com dois fatores específicos, hábito de leitura e a prática, ou seja, quanto mais se lê e se escreve, consequentemente, melhores serão os textos produzidos, é desta combinação que normalmente surgem bons escritores.

Claro, técnicas e estudos quanto a formas de abordar a escrita, principalmente levando em consideração os objetivos, também influem. Por exemplo, textos voltados para marketing levam em seu bojo muitas técnicas de publicidade.

Você escreve com frequência, já tem leitores e todo mundo elogia os teus textos? Já pensou em deixar de usar a escrita apenas como um hobby e transformá-la em uma profissão? É isso mesmo, saiba que é perfeitamente possível ser um escritor e ganhar dinheiro com esta habilidade. No entanto, é uma profissão que requer inúmeros cuidados para que seja possível se destacar no mercado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para ser um escritor não basta apenas saber escrever sobre um determinado assunto, é necessário observar uma série de passos para que seja possível conseguir dar destaque para os seus textos e, consequentemente, obter rendimentos financeiros para o seu trabalho.

Com a internet se criou um espaço novo para pessoas quem deseja ser escritor, existindo diversas propostas de trabalho, principalmente de forma amadora, ótimas para quem deseja iniciar no ramo, aprender e ainda ganhar dinheiro. Após aperfeiçoar-se, pode-se cobrar mais e procurar propostas mais atrativas.

Para te ajudar reunimos informações e dicas sobre como ser escritor. Confira!

Conheça Mais Sobre a Profissão de Escritor

Sem dúvidas, a profissão de escritor é uma das mais antigas do mundo, sendo considerada uma prática milenar. Desde a Antiguidade já existiam pessoas que se preocupavam em fazer os registros em pergaminho sobre a vida cotidiana ou de determinadas situações.

O Egito é uma das primeiras regiões a registrar indícios de escritores, onde inicialmente a escrita era feita de um modo muito dificultoso, pois as palavras eram esculpidas em plataformas de pedras.

Ao longo dos séculos os escritores foram evoluindo juntamente com a escrita, tendo um grande avança com a invenção dos tipos de escrita a prensa, que permitiu escrever com maior praticidade. Na Idade Moderna, a história dos escritores foi revolucionada pela invenção da máquina de escrever e posteriormente do computador, que agregou muito mais praticidade para escrever sobre diferentes temas de forma prática e ágil, diminuindo o tempo para a finalização de obras literárias.

Quando se fala na profissão de escritor muita gente logo pensa nos grandes nomes da literatura como, por exemplo, Machado de Assim ou Guimarães Rosa, porém, não são apenas os grandes romancistas que são considerados escritores, visto que é possível escrever sobre os mais diversos assuntos, basta ter imaginação ou conhecimentos como crônicas, economia, política, direito, entre outras possibilidades.

Existem diversas Editoras Para Publicar Livros, contudo, o grande problema é que a maioria efetua o pagamento de um percentual de 10% a 20% do apurado pelas vendas, ou seja, sobra pouquíssimo para os escritores, pelo menos os que não são de renome.

Vantagens e Desvantagens de Trabalhar Como Escritor

Assim como qualquer outra profissão a de escritor também se caracteriza por ter as suas vantagens e desvantagens. Atualmente há diversos motivos que incentivam a entrada de novas pessoas no mercado para trabalhar como escritor.

Este profissional tem à sua disposição diversas tecnologias que o ajudam a escrever com mais facilidade, sendo o computador e a internet as principais, visto que o escritor tem todo o espaço cibernético para pesquisar, além de poder começar escrevendo em plataformas virtuais como sites e blogs, que hoje em dia tem se tornado um ambiente que revela muitos escritores populares.

Com relação às desvantagens, é importante ressaltar que mesmo com o número maior de editoras alternativas no Brasil, ainda há uma grande dificuldade para os escritores publicarem os seus livros, sendo necessário passar por vários processos até conseguir concretizar e divulgar a obra. Por outro lado, os escritores podem disponibilizar as suas obras em e-books, um dos métodos mais modernos e funcionais.

O problema de se tornar um escritor e conseguir atingir o sucesso é justamente o fato da divulgação. Cada vez mais surgem novos escritores e o que distingue um dos outros não é apenas o fato de escrever um bom livro ou não, mas sim fazer com que as pessoas descubram a existência daquele livro.

Como Ser Um Escritor

Saber escrever é uma habilidade essencial para escrever, mas para ser um escritor é necessário seguir vários passos, sabendo desde como elaborar uma obra literária até como publicá-la. Por isso acompanhe abaixo nossas dicas de como ser um escritor:

1- Formação Acadêmica Para Ser Escritor

Em teoria para ser um escritor não é exigido ter uma formação no ensino superior, no entanto, é recomendado buscar uma graduação para desenvolver a habilidade de escrita, sendo que as duas mais comuns são Letras e Jornalismo, cursos com duração de quatro anos, os quais permitem que o aluno tenha um contato profundo com a arte da escrita, aprendendo todos os estilos de textos, desde redação, crônicas até artigos.

Além da formação acadêmica, dependendo da área em que você pretende ser escritor é indicado fazer cursos de especialização capazes de aprimorar os seus conhecimentos para que eles possam ser aplicados com mais precisão. Por exemplo, pode-se fazer cursos de literatura, poemas, desenvolvimento de crônicas, política, economia, entre outras opções.

Obter auxílios e fazer parcerias com editoras e divulgadores são pontos chaves para conseguir atingir o sucesso. Normalmente, escritores que conseguem fazer sucesso, apenas o atingem em razão de conseguir uma boa editora que divulgue o seu trabalho.

O interessante da editora é que muitos usuários acessam os sites oficiais das empresas e, com isso, caso seu livro seja uma das “revelações”, o cliente acaba por ter contato, muitas vezes adquirindo simplesmente porque estava na página inicial da editora.

2- Como Desenvolver a Habilidade de Escrita

Sim, algumas pessoas já possuem um dom natural para escrever, estando sempre com uma boa ideia na cabeça para transformar em texto. Porém, para ser um bom escritor não basta apenas ter talento, pois também é preciso investir na prática. Em primeiro lugar é recomendado ler muito, principalmente livros que tenham o tipo de conteúdo que você pretende escrever, esta atitude é fundamental para adquirir repertório e vocabulário, do contrário a sua escrita será precária.

A segunda forma de melhorar a sua escrita é praticando-a, e muito. Sendo assim, sempre que possível procure escrever sobre os assuntos que mais lhe interessam. Reescreva os textos até sentir que eles estão ficando melhores. Dê os seus textos para outras pessoas lerem e peça a opinião delas, um segundo ponto de vista é sempre bom para enxergar as coisas de uma forma mais ampla.

Tome cuidado para quem você irá pedir uma segunda opinião, pois muitas pessoas irão lhe dizer que está bom/ótimo quando, na verdade, o seu texto não está. Procurar por pessoas que irão realmente lhe dar uma opinião sincera é de suma importância. Aceite as críticas abertamente e sem qualquer tipo de insatisfação! Lembre-se também de pedir para alguém que tenha costume de ler livros e textos, esta pessoa tem uma maior capacidade de percepção e avaliação de qualidade.

A impressão do livro costuma ser realizada em gráficas e o preço é relativamente acessível. Você pode ainda se interessar em montar uma gráfica.

3- Use a Tecnologia Para Ser Escritor

Por mais nostálgico que você seja é recomendado usar a tecnologia para ser escritor. Hoje em dia, praticamente todas as pessoas podem escrever, basta querer. Portanto, se você acha que ainda não tem qualidade para escrever um livro, então, que tal fazer posts diários na internet? É perfeitamente possível criar blogs ou sites para publicar os conteúdos produzidos por você.

A vantagem de usar a internet é o fato de ela te aproximar do público, sendo possível ter um feedback do seu estilo de escrita e maneira de tratar o assunto, uma vez que as pessoas podem comentar os seus textos. Há vários escritores famosos que começaram na internet como, por exemplo, a Bruna Vieira, autora da obra “Depois dos Quinze”, que escreve para o público adolescente.

4- Apresente a Obra Para Editoras Para Ser Escritor

Você passou meses se dedicando em frente ao computador e finalmente conseguiu escrever um livro? Se você deseja publicar a obra é necessário começar o processo de apresentação às editoras, em que se pode mandar por e-mail ou ir diretamente até os estabelecimentos.

Para uma editora querer publicar um livro é necessário que ela veja potencial no conteúdo e no público para o qual ele está direcionado. Por exemplo, na atualidade as obras de cunho religioso estão em alta, existindo vários autores religiosos famosos no mercado.

5- Publique o Seu Livro Online Para Ser Escritor

A grande vantagem da internet para os escritores é que eles não são mais reféns das editoras, pois é possível publicar o livro online. Neste caso, o conteúdo pode ser compactado em formato de e-book e ser vendido online, fazendo com que as pessoas paguem e posteriormente baixem o arquivo. Além de ser um método mais barato para publicar, também é ecologicamente correto, pois não usa papel.

Também, cabe chamar a atenção para a comodidade de proporcionar a venda do livro pela internet. Quando um consumidor se interessa, ele pode, rapidamente, efetuar a compra, baixando o livro e começando a ler imediatamente.

Quando você fornece o livro apenas e forma presencial e através de editoras, devido a demora entre comprar e receber o livro, pode o cliente perder a vontade e acabar por deixar de comprar o conteúdo.

O Que Acha de Realizar um Sonho de Muitos e Ser Escritor? Conte-nos Como Está o Seu Livro!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA