Como Fazer Proposta de Valor em 8 Etapas [Passo a Passo]

Como Fazer Proposta de ValorQuer aprender como fazer a proposta de valor? Confira!

Você já tem ou está montando uma empresa? Pois bem, este processo envolve uma série de medidas.

É necessário um planejamento para posicionar a empresa no mercado, ou seja, a forma como ela será vista pelos seus consumidores, pela concorrência e a sociedade em geral.

O planejamento de reputação de uma empresa é conhecido como proposta de valor, que está relacionada aos valores que a marca terá e irá divulgar para os seus públicos internos e externos.

Há quem pense que este procedimento deve ser feito apenas por empresas de grande porte, mas não é verdade, pois ele pode ser empregado por todos os tipos de empreendimento, inclusive micro empreendedor individual, sendo responsável por ajudá-lo a crescer no mercado e alcançar uma reputação positiva.

A sua intenção é dar um bom posicionamento para a sua marca? Neste caso, é necessário saber como criar uma boa proposta de valor/Proposição De Valor, pois esta tarefa é feita a partir da análise de uma série de características da própria empresa, do seu nicho de atuação e forma como ela gostaria de se posicionar.

Para fortalecer o marketing da sua empresa nós traremos mais informações e ensinaremos como criar uma proposta de valor. Confira!

Entenda o Que é Uma Proposta de Valor

Antes de começar a construir a reputação da sua empresa é necessário compreender o que é a proposta de valor.

Esta expressão é usada para identificar uma ideia central, que é usada como guia para elaboração de uma marca de todos os seus aspectos internos e externos.

Basicamente, pode-se dizer que a proposta de valor funciona como um conceito que será utilizado para criar todas as ações relacionadas ao marketing e posicionamento da empresa no mercado.

A proposta de valor é construída com o objetivo de expressar quais são os reais valores da empresa, que são usados como referência para a apresentação da sua experiência.

Com as operações que realiza, os produtos que disponibiliza, como se comunica e a forma de relacionamento com os clientes em potencial, até com os próprios funcionários.

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Qual a Importância da Proposta de Valor?

Apesar de ser um item muito importante, muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, costumam ignorar a criação da proposta de valor, o que é um grande erro.

Afinal de contas, ter esta definição é essencial para as marcas de todos os portes se basearem em como criar as suas ações de marketing e se posicionarem no mercado diante do público-alvo e dos concorrentes do setor.

A proposta de valor tem uma importância social para a empresa, pois a forma como se posiciona e divulga os seus ideais faz com que ela conquiste a aceitação dos indivíduos que partilham do mesmo pensamento, os quais podem vir a se tornar clientes fiéis à marca.

Além de atrair os consumidores e aumentar a sua margem de lucros, a definição da proposta de valor também desempenha o papel de promover uma melhoria nas operações internas da empresa.

A elaboração da proposta de valor também é responsável por diminuir as chances de o empreendimento sofrer com erros que podem gerar prejuízos, uma vez que todos os seus passos estarão estruturados com base nos seus ideais, tendo informações mais seguras para compreender as necessidades do ramo de atuação e dos consumidores.

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Como Construir a Proposta de Valor

A proposta de valor é uma ferramenta muito importante para a construção da identidade das empresas, logo, deve ser elaborada com o máximo de cuidado, levando em consideração diversos fatores e características do empreendimento, dos produtos e de como ele deseja ser visto pelos públicos que atende.

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Acompanhe abaixo como construir a proposta de valor.

1- Defina os Serviços da Empresa Para Fazer a Proposta de Valor

A proposta de valor é uma ferramenta que serve para dar todos os direcionamentos da empresa em relação ao modo como ela será vista no mercado.

Mas, para criar a proposta de valor, é necessário ter muito bem definido quais são os serviços que o empreendimento irá oferecer para o seu público-alvo. Já ouviu falar em empreendedorismo social?

Portanto, mesmo que a empresa já esteja funcionando é recomendado fazer uma lista de todos os serviços prestados, a forma como eles são desenvolvidos e quem são os funcionários responsáveis por executá-los.

A partir do tipo de serviço ou produto que o empreendimento trabalha é possível construir uma proposta de valor que se adeque a eles. Por exemplo, uma empresa de produtos naturais pode se posicionar a partir de uma linha sustentável.

2- Conheça as Características do Nicho de Atuação

De nada adianta criar uma proposta de valor agressiva no mercado se o nicho de atuação da empresa está pedindo um pouco de contenção.

Para evitar este e outros problemas é indicado conhecer todas as características do setor em que a marca vai desenvolver as suas atividades.

Pensando nisso, tem-se que fazer um estudo do ramo de atuação da empresa, pesquisando questões como, por exemplo, o índice de lucratividade dos últimos anos, quem são os concorrentes, como eles se posicionam no mercado, quais produtos e serviços disponibilizam, como divulgam as suas marcas, como se relacionam com os clientes, entre outras características.

Através de todas estas informações é possível montar uma proposta de valor que esteja em harmonia com a realidade em que o empreendimento está inserido.

3- Crie Um Problema de Mercado Para Montar a Proposta de Valor

Um dos principais pontos para construir uma proposta de valor forte é saber criar o problema de mercado, o qual a empresa terá que resolver.

Para saber qual é o real problema que a marca irá enfrentar é necessário conhecê-la a fundo e também as características do seu público consumidor.

Neste caso, uma empresa que trabalha com a fabricação de cosméticos feitos através da extração de elementos da natureza pode estabelecer como um problema para a proposta de valor defender o conceito de sustentabilidade, pensando em formas de agregar este valor a sua marca.

O problema a ser criado tem que ser algo real, que de fato a empresa possa resolver, sem passar a impressão de que está iludindo o seu público através de ideais inatingíveis.

4- Determine a Solução do Problema

Após a criação do problema para a proposta de valor é preciso determinar qual será a sua solução, que também deve estar dentro de um contexto de realidade que a empresa pode cumprir no dia a dia.

Para solucionar o problema é necessário levar em consideração as características internas e externas do empreendimento.

A solução do problema da proposta de valor tem que ser algo que envolva todas as áreas da empresa, levando em consideração as necessidades dos seus funcionários e também do público-alvo.

Se possível, a solução escolhida deve incentivar a participação do seu público na propagação e construção do ideal estipulado, o que ajuda a criar uma rede de relacionamento.

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6- Traga Um Diferencial Para a Proposta de Valor

É de fundamental importância ter em mente que a proposta de valor é responsável por gerar identificação entre o público-alvo e a sua marca, logo, é ideal que a proposta seja construída a partir de um diferencial.

Afinal, por que uma pessoa daria preferência para a sua empresa se ela está oferecendo o mesmo que outras tantas que atuam no mesmo setor, não é verdade?

Levando isso em consideração, é recomendado trazer um ou mais diferenciais para a proposta de valor da sua empresa.

Nesta etapa, pense o que realmente a sua empresa quer passar ao mercado, quer apenas ganhar dinheiro ou se deseja construir uma imagem forte, que seja respeitada e ganhe a preferência dos clientes em potencial?

O diferencial da marca pode estar no seu ideal, produtos, serviços, relacionamento com os clientes, comunicação, entre outras possibilidades.

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7- “Abrace” Conceitos Sociais na Proposta de Valor

Sim, é recomendado criar uma proposta de valor que apresente um diferencial para o mercado, mas isso não significa que se tenha que ignorar os conceitos sociais que estão em voga na atualidade.

Por exemplo, a preservação do meio ambiente, combinação de produção industrial em harmonia com a sustentabilidade, transparência e consciência política, etc.

É importante ressaltar que a empresa só deve abraçar aquele conceito social que está relacionado ao seu nicho de atuação, atividades que desenvolve e ideais que realmente acredita, divulgando com clareza para o público e explicando porque acredita nele.

8- Desenvolva Ações Pautadas na Proposta de Valor

A proposta de valor funciona como um guia para a empresa, por isso não deve ser criada apenas para transmitir a informação de que ela tem ideais nos quais acredita.

Depois de definir claramente qual é a proposta de valor do empreendimento é recomendado desenvolver ações pautadas nos seus ideais, tanto internamente quanto externamente.

A empresa jamais pode gerar ambiguidade a respeito da sua proposta de valor, ou seja, fazer algo que não esteja atrelado ao que é divulgado como sendo o seu ideal.

Com isso, todos os produtos e ações de marketing criadas devem trazer referências da proposta de valor, reforçando-a sempre que possível para fortalecer a identificação com o público.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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