3 Receitas Incríveis de Massa de Macarrão Caseiro Para Você

Massa de Macarrão Caseiro
A massa de macarrão caseiro é muito utilizada em restaurantes, mas nada impede de ser feita em casa por aqueles que são amantes de uma boa massa macarrão.

Precisando aprender como fazer massa de macarrão caseiro? Veja agora como fazer massa de macarrão caseiro em 3 receitas incríveis para você!

Você adora um bom prato de macarrão caseiro? Este é um dos alimentos preferidos dos brasileiros, estando presente em praticamente todos os cardápios semanais, e não é para menos, pois se trata de um alimento que é muito versátil, podendo ser preparado de inúmeras maneiras, tendo desde receitas simples e práticas para o dia a dia até aquelas mais sofisticadas e complexas para ocasiões especiais.

Fazer uma massa de macarrão caseiro é uma ótima opção para você que deseja juntar seus amigos e busca um prato rápido de ser feito. O tempo que leva para fazer a massa de macarrão é bem curto, melhor ainda, você pode até mesmo montar um negócio neste setor, uma espécie de restaurante de rodízio de massas, o que acha? É uma boa forma de ganhar dinheiro.

Segundo os historiadores especializados em culinária, o macarrão foi inventado pelos chineses há mais de 500 anos, sendo incorporado pelos italianos durante as Grandes Navegações, em que os países europeus estavam saindo pelos oceanos em busca de novas especiarias para suprir as suas demandas.

A massa de macarrão fez tanto sucesso na Itália que passou a ser considerada um prato típico no país, trazido para o Brasil durante a imigração da colônia italiana entre os séculos XIX e XX. Atualmente, a maioria das massas de macarrão que estão disponíveis no mercado é feita de maneira industrial, mas se você quer consumir ou vender um produto fresco e com um alto padrão de qualidade, uma boa alternativa é recorrer às receitas caseiras.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar nesse processo de produção de massa de macarrão caseiro reunimos as melhores receitas de massa de macarrão caseiro. Curioso sobre macarrão caseiro como faz? Confira abaixo:

3 Receitas Incríveis de Massa de Macarrão Caseiro Para Você

1- Receita Básica de Macarrão Caseiro

Quando se fala em macarrão caseiro, a maioria das pessoas pensa que esta versão do alimento é muito difícil de fazer. De fato, as receitas caseiras são mais trabalhosas, mas para quem deseja ter praticidade para economizar tempo e elaborar um prato de boa qualidade é recomendado fazer a receita básica de massa de macarrão caseiro, que fica pronta em menos de 2 horas para consumir.

Além disso, em nada fica “perdendo” esta receita de massa de macarrão caseiro, pelo contrário, é muito gostosa e com certeza você vai gostar. Por ser gostosa e não levar “elementos muito diferentes”, raramente alguém não gosta do sabor desta massa de macarrão caseiro, por isso, saiba que com certeza irá agradar o seu público.

Para fazer esta Receita da Massa de Macarrão caseiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de café de sal;
  • 1 colher de café de azeite;
  • 25 g de farinha de trigo;
  • 3 ovos;

Como Fazer Receita Básica de Massa de Macarrão Caseiro

Para fazer a receita básica de massa de macarrão pegue uma vasilha grande e com profundidade coloque os 3 ovos inteiros, a colher de café de azeite e a colher de café de sal. Mexa com uma pá de plástico até que os ovos se desmanchem completamente, incorporando os demais ingredientes. Aos poucos vá misturando a farinha, mexendo ao mesmo tempo por aproximadamente 10 minutos para que a massa não fique empelotada.

Depois de mexer os ingredientes, a tendência é que a massa comece a endurecer e a pá não seja mais suficiente para mexê-la. Quando isso acontecer, jogue um pouco de farinha de trigo em uma mesa com superfície lisa e transfira a massa para o local. Comece a mexer o conteúdo com as próprias mãos, sovando-o com certa força para que ganhe maciez.

Siga amassando a massa de macarrão com as mãos, virando-a com frequência para que todos os lados sejam trabalhados igualmente. Ao longo deste processo, o conteúdo irá apresentar uma textura mais lisa, perdendo o aspecto viscoso. Para verificar se a massa está no ponto, você deve colocar o dedo no meio dela e afundar, se voltar ao normal aos poucos, significa que está pronta.

Na sequência, pegue um rolo e passe sobre a massa, esticando-a em todas as direções, deixando-a com uma camada fina. Pegue uma faca e corte a massa em tiras finas e com aproximadamente 15 cm de comprimento. Em uma panela coloque 1 litro de água, leve ao fogo e deixe ferver, acrescente sal a gosto e coloque as tiras de macarrão, deixando cozinhar por 40 minutos. A partir daí é só consumir o alimento.

2- Receita de Massa de Macarrão Caseiro Legítimo Italiano

Massa de Macarrão Caseiro Semolina
Em receitas de massa de macarrão caseiro tradicionais da Itália a semolina é um ingrediente sempre presente na massa de macarrão italiana.

Os italianos podem não ter inventado o macarrão, mas certamente eles aprimoraram este alimento, tendo desenvolvido as melhores receitas, como a legítima massa de macarrão italiana, que é tradicionalmente feita a partir de ingredientes especiais, que tornam a sua massa mais encorpada.

Para fazer a receita da massa de macarrão legítimo italiano você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 5 ovos;
  • 500 g de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 100 g de semolina para polvilhar;

Como Fazer a Massa de Macarrão Caseiro Legítimo Italiano

Para fazer a massa de macarrão legítimo pegue um recipiente com profundidade e deposite os 500 g de farinha de trigo, com as mãos abra uma cavidade na área central do monte de farinha. Quebre e deposite os 5 ovos no “buraco” que foi criado, com uma colher mexa os ingredientes de dentro para fora, fazendo com que eles fiquem bem integrados e com um aspecto grudento.

Salpique a farinha de trigo em cima de uma mesa e transfira a massa para o local, sove-a com as mãos até que adquira uma textura lisa e com tonalidade amarelada. Quando isso acontecer, enrole a massa em um plástico filme e deixe descansar por 1 hora dentro da geladeira, que deve estar em temperatura média.

Após o período indicado, desembrulhe a massa em cima da mesa e abra-a com o auxílio de um rolo, passando-o em todas as direções para deixá-la bem fina. Em seguida, pegue uma faca e corte a massa em tiras finas com aproximadamente 15 cm de comprimento. Polvilhe a semolina por cima das tiras e deixe-as descansar por 20 minutos. Leve uma panela grande ao fogão, despeje 1 litro de água e deixe ferver, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 40 minutos ou até que fique durinho e em ponto de consumo.

Para facilitar o processo de sovar a massa, uma boa dica é utilizar uma máquina específica. A massa de macarrão caseiro máquina dá menos trabalho e fica melhor, já que fica bem sovada e fina.

3- Receita de Massa de Macarrão Caseiro Integral

Massa de Macarrão Caseiro Integral
A receita de massa de macarrão caseiro é uma ótima alternativa para quem deseja algo menos calórico e não abre mão de uma boa massa de macarrão.

O macarrão é muito saboroso, mas muitas pessoas preferem consumi-lo em menor quantidade devido ao fato de ter um teor alto de carboidratos, podendo engordar. Para garantir refeições mais saudáveis você pode fazer a receita de massa de macarrão integral, que é menos calórica e pode ser consumida sem preocupações.

Para fazer a receita de massa de macarrão integral caseiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de chá de azeite;
  • 190 g de farinha de trigo;
  • 180 g de farinha de trigo integral;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 4 ovos;

Como Fazer a Receita de Massa de Macarrão Integral Caseiro

Para fazer a massa de macarrão caseira integral selecione uma vasilha com profundidade, adicione os 190 g de farinha de trigo normal e os 180 g de farinha de trigo integral, juntamente com as duas colheres de sal. Com a ajuda de uma colher, mexa os ingredientes por 1 minuto. Em seguida, usando as suas mãos, faça um buraco no meio do conteúdo do recipiente, empurrando a farinha para as bordas. Despeje as 2 colheres de chá de azeite e quebre os ovos dentro do buraco, vá quebrando os 4 ovos, sendo um de cada vez e vá mexendo com um garfo.

Mexa a mistura com uma colher até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados em um aspecto grudento. Na próxima etapa, espalhe farinha de trigo em uma mesa, coloque a massa em cima e use as mãos para sovar, fazendo movimentos fortes para torná-la macia. Quando o conteúdo tiver uma textura lisa e elástica, cubra-o e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Com um rolo estique a massa de macarrão, deixando-a bem fina. Com o auxílio de uma faca corte a massa em tiras compridas e finas, deixando-a descansar por 15 minutos. Coloque 1 litro de água em uma panela grande, leve ao fogo em temperatura de 180ºC e deixe ferver, adicione as tiras e deixe cozinhar por 40 minutos, após este período está pronto para consumo.

Os pratos que envolvem massa de macarrão caseiro costuma fazer muito sucesso, não apenas servidos de forma “individual”, mas também em pratos que utilizam a massa na sua composição, vale a pena começar a fabricar em maior quantidade e vender para terceiros, tem muitas pessoas que buscam por massa de macarrão caseira e você provavelmente terá uma boa demanda pelo produto, desde que, é claro, seja de qualidade e gostoso.

Pronto para usar as receitas de massa de macarrão caseiro e convidar seus amigos para degustar? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Desculpa mas a massa que você esta dizendo não tem nada a ver com a chinesa. A descoberta chinesa é historicamente considerada absolutamente independente do Ocidente, porque naquela época os chineses não sabia o trigo e grãos, característica dos produtos italianos e mediterrânicos, que também utilizam métodos de processamento completamente diferentes; porque quanto mais enfatiza o paralelismo original entre os dois. Igualmente podemos encontrar vestígios de macarrão, igualmente antigos, já entre os etruscos, gregos, romanos e outros povos itálicos. É um testemunho claro para os etruscos encontrado em Cerveteri, no túmulo Grotta Bella, que remonta a um período entre o décimo e nono séculos aC, onde em algumas questões são claramente descritos os instrumentos ainda em uso na Itália para a produção caseira de massas, como uma placa de pastelaria, rolo e roda para cortar. Para o mundo grego e do latim há muitas citações de autores clássicos, incluindo Aristófanes e Horace, que usam os termos laganon (grego) e Laganum (Latin) para indicar uma mistura de água e farinha, puxou e picado listrado (quase idêntico ao tagliatelle, tagliolini e fettuccine, mas mais curto e encorpado).

DEIXE UMA RESPOSTA