6 Passos Simples de Como Fazer Velas

Como Fazer Velas
Aprender como fazer vela é uma ótima maneira de ter uma renda extra, as velas decorativas são muito utilizadas em festas, datas comemorativas e para presentear pessoas queridas.

Precisando de uma renda extra, que tal aprender como fazer velas? Veja como fazer velas e ganhar dinheiro com isso.

As velas são consideradas ótimos artigos de decoração, fazendo toda a diferença em qualquer ambiente. Afinal de contas, a iluminação das velas é mais branca, promovendo uma luz clássica e ao mesmo tempo charmosa, que é capaz de dar um destaque diferenciado em todos os espaços. Este produto está entre os mais valorizados dos artigos de decoração.

Além de serem peças que embelezam os ambientes, as velas também têm sido classificadas como uma boa alternativa de negócio, atraindo milhares de empreendedores anualmente, especialmente quem deseja atuar no setor artesanal. A produção destes artigos é uma atividade bastante lucrativa, basta investir em variedade e criatividade para atender às necessidades do público consumidor.

Nos negócios, a criatividade e inovação são características de um empresário de sucesso, o qual, através de uma ideia “relativamente simples”, desenvolve um novo modelo de negócio e encontra um nicho de mercado incrível. No caso das velas, podemos citar o exemplo das velas aromáticas e coloridas, as quais tem uma demanda bem atrativa.

Você não tem uma grande reserva financeira para abrir uma empresa e iniciar o seu negócio? Não se preocupe, pois é perfeitamente possível iniciar a sua produção de velas com um baixo investimento, montando uma pequena fábrica, que pode ser instalada na sua própria casa, pois a confecção demanda pouco espaço.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A fabricação de velas é uma atividade relativamente fácil, podendo ser realizada a partir de processos artesanais, o que possibilita que você crie produtos personalizados, garantindo exclusividade aos seus clientes. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui ótimas informações sobre o assunto, dicas e, ainda melhor, um passo a passo de como fazer velas, confira!

Conheça a Origem das Velas

Na atualidade, as velas são utilizadas como artigos de decoração e em situações especiais. No entanto, antes do advento da eletricidade, as velas eram o principal meio de iluminação devido à sua facilidade de fabricação, reposição e valor de aquisição. Estudos apontam que objetos similares às velas já eram utilizadas desde 50.000 a.C, sendo confeccionadas a partir de gordura animal.

As velas passaram a ser modificadas com o passar dos séculos, levando em consideração as necessidades de cada civilização. Durante a Idade Média, as velas eram utilizadas em mosteiros, salões e igrejas, produzidas através do sebo dos animais. Porém, o odor desagradável fez com que este ingrediente fosse substituído por cera de abelhas. As velas feitas de parafina, tal como conhecemos hoje, começaram a ser produzidas somente no início da Idade Moderna.

Na Europa, as velas eram consideras artigos de luxo, o que fazia com que os seus preços fossem bastante elevados, ficando acessíveis apenas para a sociedade de classe econômica alta. Mas, as velas perderam o seu alto valor aquisitivo quando a eletricidade foi inventada, tornando-se muito mais baratas, desempenhando um papel decorativo e não mais apenas de iluminação.

Tipos de Velas

Assim como a sua função, os tipos de velas também mudaram ao longo dos séculos. Atualmente, existem basicamente três tipos de velas, sendo as velas feitas a partir de parafina, que é a versão mais simples e utilizada nacionalmente e internacionalmente.

Outro tipo tradicional é a vela de estearina, que é confeccionada a partir de um óleo retirado da palma, oferecendo muita consistência e durabilidade, além de produzir mais brilho do que as demais. Por fim, também existem as velas coloridas, que são feitas com parafina e corante, muito usadas para decoração e tratamentos em técnicas de cromoterapia.

6 Passos Simples de Como Fazer Velas

A fabricação de velas pode ser uma excelente maneira de ganhar dinheiro, até mesmo uma ‘renda extra’ para quem deseja organizar o orçamento familiar.

Você quer ganhar dinheiro com a produção de velas? Pois bem, é preciso aprender todas as etapas da fabricação para garantir que o produto que vai chegar ao consumidor final é de altíssima qualidade. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo e aprenda como se faz vela.

1- Materiais e Equipamentos Para Fazer Vela

Como fazer velas moldes
Entre os materiais de como fazer vela estão os moldes para velas, existem diversas opções de moldes no mercado.

Antes de qualquer coisa, para começar a fazer velas é preciso adquirir os materiais e equipamentos necessários para esta atividade. Sendo assim, você vai precisar de: 1 panela ou recipientes de vidro; 1 molde cilíndrico ou no formato desejado; 1 termômetro; 1 colher de pau; 1 faca; pavios artesanais parafinados; 1 tabuleiro com superfície lisa; parafina líquida;

A quantidade dos ingredientes deve ser medida de acordo com a quantidade de velas que você pretende fabricar. Para quem vai produzir apenas velas para decoração e coloridas, uma boa dica é trocar a parafina por cera micro, juntamente com corante de diferentes tonalidades.

2- Escolha Um Local Adequado Para Fazer Velas

Assim como qualquer outra atividade artesanal, a fabricação de velas também requer um local adequado. Sendo assim, escolha um espaço desobstruído, pois você precisará fazer uma pequena bagunça e os demais objetos no local podem atrapalhar o andamento das suas tarefas.

É de suma importância ressaltar que o lugar escolhido para fazer as velas deve ser bem ventilado, além de não conter líquidos inflamáveis, a não ser os que serão utilizados na fabricação, pois a parafina é considerada um combustível e se for misturada com outras substâncias pode causar acidentes.

Utilizar equipamentos de segurança adequados também é importante. Utilize luvas para trabalhar com os materiais.

3- Apure a Parafina Para Fazer Velas

Para começar a fabricação de velas é necessário apurar a parafina, este processo é bem simples, mas tem-se que tomar cuidado ao manipular o ingrediente. Pegue uma panela, de preferência com profundidade, e leve ao fogo médio, com temperatura de 180°C, use o termômetro para certificar-se. Na sequência, coloque a parafina líquida e siga mexendo com uma colher de madeira.

Não pare de mexer a parafina, isso é fundamental para evitar que pequenos “caroços” se formem e acabem prejudicando a textura das velas. Quando a substância começar a engrossar é recomendado abaixar o fogo para que ela não passe do ponto. Retire a parafina do fogo quando estiver bastante densa.

4- Enforme a Vela

Logo depois de retirar a parafina do fogo, coloque a panela no tabuleiro e despeje-a no molde cilíndrico. Esta etapa deve ser feita rapidamente para que a substância não esfrie e enrijeça rapidamente. Além disso, tome o máximo de cuidado ao manipular os objetos para não se queimar.

Não coloque toda a parafina de uma vez só, pois isso pode comprometer a sua estrutura final. Na sequência, pegue o pavio artesanal parafinado e corte seguindo o comprimento do molde cilíndrico. Com uma faca faça um pequeno furo na parafina e insira o pavio até chegar ao fundo do molde, devendo sobrar 2 cm na parte de cima.

É comum as pessoas se preocuparem para que a cera não ‘seque’ e fique dura, porém, não é preciso ter essa preocupação, pelo contrário, até mesmo o que você “cortar” ao fazer o “desenho” da vela pode ser reaproveitado. Veja, basta colocar a cera novamente na panela e esquentá-la para que derreta e volte ao estado líquido.

5- Deixe as Velas Secarem

Deixe as Velas Secarem
Um dos passo de como fazer velas é a secagem, normalmente a parafina seca rápido, porém o ideal é deixar secar por mais tempo, antes de desenformar as velas.

Após ser aquecida e enformada, a parafina tende a secar rapidamente. Porém, mesmo assim é necessário respeitar o tempo de secagem, pois do contrário a massa pode sofrer rachaduras, tornando-se inutilizável e gerando prejuízos. Por isso, deixe a vela secar por 24 horas, durante este período ela não deve ser mexida nem sofrer nenhum tipo de atrito.

Passado o tempo indicado, é preciso desenformar as velas. Para fazer isso, basta dar algumas batidas na estrutura do molde cilíndrico, mas não empregue muita força para não esfarelar a parafina. Aos poucos a vela vai desgrudar e soltar-se naturalmente.

Cuidado com o local que você vai bater na estrutura cilíndrica, o mais adequado é dar pequenas batidas nas pontas e laterais, não no centro, caso contrário poderá quebrar as velas ou causar rachaduras.

6- Corte as Velas nos Tamanhos Desejado

Depois de desenformar as velas é a hora de deixá-las com o tamanho que você deseja. Portanto, com a ajuda de uma faca corte o produto, que deve ter aproximadamente 15 cm de comprimento. No momento de cortar não é recomendado colocar muita pressão sobre a faca, pois isso pode culminar no desgaste e quebra da vela.

Por fim, também é indicado criar uma embalagem para comercializar as suas velas. Pode-se elaborar um pacote de plástico de cor transparente, que permita que os clientes visualizem o produto antes de comprá-lo. Se a intenção é trabalhar com velas decorativas, o ideal é criar embalagens mais personalizadas como, por exemplo, caixinhas de papelão enfeitadas.

O interessante em se fazer velas para vender é justamente o custo x rentabilidade que possibilitam. Veja, a maior parte do preço fixado ao vender velas é justamente pela mão de obra e não pelo custo de fabricação, o que permite uma lucratividade acima de 100%.

Outro ponto interessante nesse tipo de negócio é justamente o preço que as velas são vendidas. Com preços relativamente acessíveis, as velas tem uma demanda atraente, ainda mais quando voltadas para decoração. Veja-se, pode ser um ótimo presente de “amigo secreto”, por exemplo.

Caso você deseje aumentar a sua fabricação de velas, procure por Máquinas De Fazer Velas, irá agilizar bastante o trabalho.

Aprendeu como fazer velas? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA