6 Passos de Sucesso de Como Fazer Um Jornal

Como Fazer um Jornal
Aprenda como fazer um jornal com efetividade e se destacar no setor jornalístico.

Já pensou em como fazer um jornal? Aprenda como, através do nosso passo a passo e comece já a fazer o seu jornal!

Você já imaginou como seria o mundo sem o jornalismo? No mínimo, turbulento, não é mesmo? Diariamente, milhões de pessoas no mundo todo utilizam os meios de comunicação para se informar de assuntos do seu interesse. Muitas vezes, este processo ajuda na tomada de decisões, desde as simples como que roupas usar para enfrentar o clima do dia até coisas complexas como em qual setor da economia investir.

Além de ser de suma importância para a sociedade, o jornalismo também pode ser uma oportunidade de ganhar dinheiro, basta investir no meio de comunicação adequado, o que está cada vez mais fácil, devido à evolução da tecnologia, tornando os gastos com esta atividade mais acessíveis.

Fazer um jornal pode ter preços variáveis, chegando a ser barato, quando a produção é em menor quantidade, ou caro, no caso de jornais de grande circulação, que precisam de máquinas e prensas mais modernas.

Você tem pouca verba disponível, mas mesmo assim gostaria de trabalhar com jornalismo? Neste caso, uma boa alternativa é fazer um jornal impresso, que é um dos meios mais acessíveis para se trabalhar, podendo ser montando com poucos recursos e rentabilizado através de anúncios de publicidade e venda de classificados.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Gostou da ideia de como fazer um jornal? Acredita que tenha habilidades para isso? Reunimos mais informações e dicas sobre o assunto, confira agora mesmo nosso texto de como fazer um jornal.

Por Que Investir na Criação de Um Jornal

Você ainda está em dúvida sobre investir na criação de um jornal? Pois bem, embora haja uma descrença na sobrevivência do jornal impresso devido às novas possibilidades de comunicação trazidas pela internet, este veículo ainda resiste firme e forte, podendo garantir bons lucros se for bem administrado.

Na atualidade, uma das tendências do jornal impresso é investir em segmentos como, por exemplo, esportes, mundo animal, moda, economia, entre outros. Dessa maneira, pode-se focar em um tipo específico de público-alvo, o que permite buscar os patrocinadores e anunciantes adequados para os assuntos tratados nas matérias.

Além disso, há uma variedade de tipos de jornais que você pode escolher fazer. Por exemplo, pode-se confeccionar um jornal mural, que é mais simples, jornal de bairro, que é focado em uma pequena região da cidade.

Outro ponto interessante é que as pessoas, embora utilizem muito da internet, ainda tem o hábito de ler jornal. Basta você olhar na sua vizinhança, quantas pessoas recebem jornal em casa? O preço é acessível, o conteúdo normalmente de qualidade e as notícias verossímeis, o que, muitas vezes, exige esforço para encontrar na internet.

Dicas Para Fazer Um Jornal

Dicas de Como Fazer Um Jornal
Existem dicas para facilitar como fazer um jornal, e segui-las é aumentar as chances de sucesso do jornal.

O jornal trabalha com a veiculação de matéria, envolvendo comunicação e, consequentemente, pessoas. Logo, ao executar esta atividade é necessário tomar alguns cuidados para não cometer erros que possam lhe comprometer no futuro. Veja abaixo algumas dicas que irão facilitar para você em como fazer um jornal.

1 – Apure as Matérias do Jornal

Independentemente do tipo de matéria jornalística que você se proponha a fazer, é necessário primar pela apuração das informações que serão passadas. Sendo assim, é recomendado ouvir todos os lados envolvidos na situação que está sendo retratada, mesmo que a pessoa não queira falar é precisa deixar o espaço para que ela se pronuncie.

Antes de publicar uma reportagem é indicado checar, pelo menos, três vezes a veracidade da história que será contada, buscando fontes diferentes que possam confirmar os fatos com a mesma visão. Esse procedimento evita que você cometa erros, deixe o seu leitor mal informado e tenha que se retratar posteriormente, entre outros problemas mais graves.

2 – Nunca Plagie Uma Matéria no Jornal

Um das situações que mais podem desqualificar um jornalista e um jornal é plagiar matérias feitas por outras pessoas. Portanto, para ser bem sucedido nesta área, uma das premissas é nunca plagiar. Afinal de contas, trata-se de um crime contra a propriedade intelectual, cujo a pena depende da gravidade e vezes em que a atividade ilícita se repetiu.

É possível produzir pautas a partir de assuntos que estão em voga, que já foram tratados por outros veículos de comunicação. No entanto, é necessário analisar o texto antes de publicá-lo para verificar se não contém partes extremamente parecidas com outros conteúdos que já foram publicados.

3 – Compre Conteúdos Prontos Para Fazer um Jornal

Se você não tem dinheiro para manter profissionais para produzir matérias para o seu jornal, uma boa dica é comprar conteúdos prontos feitos por agências especializadas. Dessa maneira, você poderá reduzir os custos, mas sem deixar de oferecer informações de qualidade para os seus leitores.

Porém, não é recomendado fazer todo o jornal com notícias compradas por agências, uma vez que o sucesso de um veículo de comunicação depende do grau de identificação dos seus receptores, logo, é necessário contar com informações sobre o ambiente ou comunidade em que eles estão inseridos.

4 – Contrate Serviços de Terceiros Para o Seu Jornal

Fazer um jornal impresso sozinho é um tarefa muito difícil, pois nem sempre é possível dominar todas as técnicas exigidas nesta área. Portanto, é indicado contratar serviços de terceiros, dentre eles fotógrafos para realizar a cobertura de eventos e demais acontecimentos que sejam de interesse do seu jornal. Os profissionais podem ser contratados de forma fixa ou freelancers, trabalhando conforme a demanda.

5 – Deixe o Jornal a Disposição do Público-Alvo

Cada vez mais os jornais têm deixado de ser unilateral, ou seja, apenas fazer a notícia chegar ao receptor, mas sem se preocupar em receber a opinião dele sobre o que foi dito. Logo, uma boa dica de negócio é deixar o jornal à disposição do seu público-alvo, o que pode ser feito através de uma coluna específica, em que as pessoas possam comentar ou mesmo dar sugestões.

Essa possibilidade tem sido muito utilizada em conteúdos online, na internet, obtendo-se excelentes resultados, principalmente quanto à fidelização de clientes.

6 Passos de Sucesso de Como Fazer Um Jornal

Fazer um jornal é um processo composto por diversas etapas, que se sustentam e devem ser colocadas em prática corretamente. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como fazer um jornal.

1- Defina um Público e Nome Para o Jornal

Primeiramente, comece pelo básico e primordial, que nada mais é do que o nome que será dado ao jornal. Para fazer esta etapa é necessário avaliar o tipo de assunto que será tratado pelo veículo e o público-alvo, somente assim é possível chegar a um nome adequado. Por exemplo, um jornal sobre moda, voltado para o público feminino jovem pode se chamar “No Salto”, é importante verificar se o nome já não está sendo usado e registrá-lo em cartório.

2- Separe o Jornal por Cadernos

Todo e qualquer jornal deve ser separado por cadernos, ou seja, sessões, o que possibilita que os leitores possam se localizar com facilidade e se direcionem aos assuntos que mais lhe interessam. Se o jornal trata de conteúdo geral pode-se fazer cadernos de noticiais esportivas, policiais, de economia, políticas, cidade, variedade e entretenimento. Esta segmentação pode ser realizada mesmo dentro de nichos específicos.

3- Adquira Um Software Para Diagramar o Jornal

Software Para Diagramar o Jornal
Existem no mercado softwares para diagramar jornal bem acessíveis, basta pesquisar e escolher o que melhor irá de ajudar a como fazer um jornal.

Diagramar o jornal é o mesmo que editar, definir a sua estrutura, ou seja, os espaços determinados para cada coluna, textos, bem como títulos e subtítulos e inserção de imagem. Há diversos programas que podem ser utilizados para a diagramação de um jornal, sendo o In Design o mais famoso deles, que pertence ao pacote Adobe, devendo ser assinado para instalar na sua máquina.

4- Diagrame o Jornal

Geralmente, a diagramação do jornal parte de princípios simples, que são incorporados ao próprio padrão de cada veículo. Portanto, é necessário começar escolhendo as fontes que serão utilizadas para o nome do jornal e para os conteúdos publicados, o ideal é usar Arial com serifa para obter um layout mais “limpo”.

No programa de diagramação, você deve definir e criar a quantidade de colunas que cada caderno deve ter. A partir daí, é só inserir as matérias, sendo necessário reduzir os seus caracteres, caso ultrapasse o espaço estipulado.

5- Trate as Imagens das Matérias Para o Jornal

É importante ressaltar que as imagens inseridas nas matérias do jornal devem ser tratadas em outro programa de edição de imagens como, por exemplo, o Photoshop. Assim, é possível garantir que as figuras tenham mais qualidade, mesmo depois de serem impressas. Após editadas, as imagens podem ser copiadas e coladas nas reportagens.

Cuidado com a questão de direitos autorais das imagens, caso um fotografo a tenha tirado, será necessário comprar a imagem dele. Supondo que você busque por imagens na internet, tome cuidado com o tipo de licença que ela possui, é preciso que seja livre de quaisquer direitos de reprodução.

6- Prepare o Jornal Para Impressão

O jornal deve ser preparado para a impressão em formato de caderno, sendo indicado tomar cuidado com a disposição das páginas, evitando que o assunto de uma sessão “invada” a outra. O jornal deve ser impresso por uma gráfica especializada, tendo um número de tiragem de acordo com a quantidade de pessoas inseridas em seu público-alvo.

Aprendeu como fazer um jornal? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

4.67 avg. rating (89% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. CIDADES
    formacao da olimpiada
    SEONATO SILVO
    A Geracao das politicas afirmam que os cheques estao em 5,8%aos 3,5%dos creditos da pandorama em 2016 ate (4336)na olimpiada nos informamos que a vida nao é tão facil assim.

DEIXE UMA RESPOSTA