Como Fazer Tapetes

Como Fazer TapetesQuer fazer tapetes? Aprenda 3 dos tipos mais utilizados no Brasil!

Na sala, cozinha, quarto ou até mesmo no banheiro, os tapetes estão presentes em todos os lugares. Estes artigos são ótimos para decorar os ambientes, além de desempenharem funções importantes como, por exemplo, tornar o chão menos escorregadio em lares que têm crianças e idosos ou promover o aquecimento do espaço, o que é mais comum nas regiões com temperaturas amenas.

Fato é que os tapetes trazem um charme especial na casa e ao mesmo tempo oferece utilidade. Ora, quantas vezes você já lavou a louça na sua cozinha e respingou água no chão, mas, ao invés de molhar todo o seu piso, simplesmente parou no tapete? Muitas vezes não damos a importância ao tapete, contudo, basta não tê-lo para passar a valorizar.

Os tapetes podem ser encontrados em inúmeros modelos, que vão desde os confeccionados em tecidos simples até os mais sofisticados feitos em fios nobres. Além de serem acessórios muito úteis para os ambientes internos, estes itens também podem ser uma boa oportunidade para quem deseja ganhar um dinheiro extra, visto que é possível confeccioná-los de forma artesanal e vendê-los, pois são produtos que todas as pessoas necessitam e os trocam com certa frequência.

O custo para fazer tapetes é baixo, a demanda é atrativa e a lucratividade costuma ser bem atraente, estes 3 fatores juntos demonstram que a atividade pode ser uma ótima forma de trabalho, bastando aprender como confeccioná-los. Fazer um curso de artesanato pode ser uma boa opção para quem deseja iniciar nessa atividade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para trabalhar com a confecção de tapetes não é necessário ter conhecimentos aprofundados nesta área, uma vez que a atividade tem um baixo nível de complexidade. Há várias versões de tapetes que podem ser fabricadas e para quem está começando o ideal é optar pelos mais fáceis. Veja, é importante que você faça tapetes de qualidade, este fator é ainda mais importante do que a complexidade ou variedade, por isso é preferível que você inicie pelos modelos mais fáceis e com o passar do tempo comece a se aprofundar.

Gostou da ideia de fazer tapetes para ganhar uma renda extra? Preparamos este texto para que você aprenda como fazer tapetes, também, citamos alguns dos modelos mais simples para que você comece agora mesmo! Aproveite.

Conheça Mais Sobre os Tipos de Tapete

Os tapetes são muito utilizados na atualidade, mas são muito mais antigos do que se imagina. Historiadores apontam que os tapetes começaram a ser confeccionados no Oriente, mais especificamente nas regiões das planícies da Ásia central há mais de mil anos, inicialmente sendo feitos em seda, algodão e lã, o que era um problema porque os materiais acabavam se decompondo no decorrer do tempo.

Ao longo dos séculos, os tapetes começaram a ser usados como símbolo de riqueza, estando presente nos palácios dos nobres, o que fez com que fossem confeccionados em materiais mais duradouros, teares. Foi daí que surgiram os tapetes persas, que figuram entre os modelos mais sofisticados até os dias de hoje.

Posteriormente os tapetes se popularizaram, sendo usados em todos os lares, independente da classe econômica, pois podem ser confeccionados em diferentes tipos de materiais, o que influi na formação do preço. No Brasil, alguns dos tapetes mais populares são aqueles feitos em fuxico, Tapetes De Barbante, crochê, entre outros itens, que conferem um visual charmoso e dão um tom aconchegante aos lares, sem contar que seu preço é bem acessível.

Aprenda Como Fazer Tapetes

Você quer aprender a arte de fazer tapetes para decorar a sua casa conforme as suas necessidades ou fabricar para vender e obter uma renda extra no final do mês? Para atingir estes objetivos é necessário compreender as principais técnicas de fabricação destes artigos. Aprenda abaixo como fazer alguns modelos de tapetes.

1- Como Fazer Tapete de Frufru

O frufru é um tipo de artesanato bastante comum no Brasil, especialmente na região Nordeste, caracterizando-se por usar pequenos retalhos de tecidos, usando materiais muito simples que qualquer pessoa pode ter em casa, além de serem muito fáceis de confeccionar.

Este modelo de tapete é ótimo para quem está começando, você não terá problemas em confeccioná-lo.

Para fazer o tapete de frufru você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 metro de tecido de malha (na cor da sua preferência);
  • tesoura;
  • palito de madeira;
  • tapete antiderrapante;
  • fita métrica;
  • caneta;

Como fazer o tapete de frufru:

Para fazer o tapete de frufru pegue 1 metro de tecido de malha e coloque em uma mesa. Com a fita métrica e a caneta faça linhas de 15 cm de comprimento e 2 cm de largura. Repita o procedimento até preencher toda a superfície do tecido com as listras. Na sequência, corte o pano seguindo as medidas e formando as tiras que serão usadas para dar o efeito frufru no tapete.

Pegue o palito de madeira e uma tira de tecido, passe-o por dentro de uma das pontas da tira. Feito isso, perfure um canto do tapete antiderrapante. Deixe uma ponta para cima e outra para baixo, esta última deve ser amarrada com dois nós bem fortes, evitando que venha a passar pelo buraco. Este processo deve ser repetido com todas as tiras de malha até que toda a superfície do tapete antiderrapante seja preenchida. Por fim, se perceber que existem pontas maiores é recomendado cortá-las com a tesoura para deixá-las no mesmo tamanho.

2- Como Fazer Tapetes Amarradinho

O tapete de amarradinho é muito semelhante ao de frufru, mas se diferencia em alguns aspectos, necessitando de artigos diferentes. Esta versão de tapete também tem uma técnica super simples de confecção.

Para fazer o tapete amarradinho você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 metro de tecido elastano;
  • pedaço de tecido de juta com 85 cm de comprimento e 54 cm de largura;
  • palito de madeira;
  • molde retangular de cartolina com 10 cm de comprimento e 2 cm de largura;
  • tesoura;

Como fazer o tapete de amarradinho:

Pegue o 1 metro de tecido elastano e coloque em uma superfície plana. Na sequência, disponha o molde retangular de cartolina e coloque em cima do tecido e vá recortando com a ajuda da tesoura, de modo a formar pequenas tiras com 10 cm de comprimento e 2 cm de espessura. Faça este processo até recortar toda a estrutura do tecido.

Na próxima etapa, pegue o palito de madeira e uma tira de tecido, transpasse-o em uma das extremidades. Selecione o pedaço de tecido de juta, que é a base do tapete e passe o palito por dentro da estrutura, de modo que as tiras fiquem com as duas pontas para cima. Una as duas extremidades, fazendo dois nós bem fortes.

Repita o procedimento de passar as tiras de elastano até conseguir preencher toda a estrutura da base. Por fim, é só aparar as pontas que estão maiores com a ajuda da tesoura.

3- Como Fazer Tapetes Com Pompons de Lã

O tapete de pompons de lã é uma das versões mais charmosas, podendo ser feita com a combinação de cores diferentes, sendo perfeito para decorar ambientes que necessitam de um tom mais alegre.

Para fazer o tapete de pompons de lã você vai precisar dos seguintes itens:

  • 10 novelos de lã em cores diferentes.
  • disco para pompom;
  • tesoura;
  • agulha para crochê n° 3.5;
  • tela de tapeçaria.

Como fazer o tapete com pompons de lã:

Para fazer tapete com pompons de lã pegue a tela de tapeçaria e com a ajuda de uma tesoura corte um pedaço com 95 cm de comprimento e de largura. Agora, pegue o disco de pompons e enrole o fio de lã, gerando duas meia-luas bem cheias. Quando isso acontecer, una as duas partes do molde para formar uma bolinha, que será usada como pompom. Repita este processo até gastar os 10 novelos de lã ou atingir o número desejado de pompons. Com um fio de lã é preciso fazer um nó em cada pompom, deixando-o amarrado e com uma sobra de duas pontas.

Para dar seguimento a construção do tapete, pegue a agulha de crochê e passe as duas pontas de pompom na tela de tapeçaria, fazendo dois nós nas pontas na parte traseira da tela. Faça isso atividade até preencher toda a superfície da tela. Por fim, se as pontas traseiras do tapete ficarem grandes pode-se apará-las com a tesoura.

Outros modelos que podem lhe agradar e são simples de fazer: tapetes barbantes e também os tapetes personalizados, com desenhos e figuras.

E Você, o Que Acha de Fazer Tapetes Agora Mesmo? Conte-nos se Conseguiu!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA