Como temperar frango passo a passo

0




Quer aprender como temperar frango de forma gostosa e saborosa? Se você está pensando em montar seu próprio negócio de frango assado, aprender as formas de tempero que mais agradam o gosto das pessoas pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

Como temperar frango
Saiba como temperar frango e tenha um negócio alimentício de sucesso

Temperar frango exige muito cuidado e atenção, principalmente para não tirar o sabor da carne e exagerar nos temperos.

Quer aprender as formas de temperar frango para cada tipo? Grelhado, assado ou frito? Veja tudo sobre como temperar frango neste conteúdo.

Como temperar frango grelhado

Um frango grelhado bem temperado pode conquistar a maioria das pessoas, saber como temperá-lo pode ser um desafio, mas não é impossível. Preparar um frango suculento, saboroso e macio pode ser uma conquista e tanto para um cozinheiro.

Abaixo temos 10 dicas de temperos para frango grelhado, confira!

  1. Orégano tostado com páprica e suco de limão: Deve temperar o frango utilizando os temperos a gosto, deixe marinando por cerca de 30 minutos. Para grelhar o frango, utilize um fio de azeite.
  2. Iogurte natural com alho amassado, ervas a gosto, suco de limão e cúrcuma: Misture o iogurte com o restante dos temperos antes de colocar no frango, é indicado deixar marinando na geladeira por um tempo médio de 4 horas, deixando-o mais macio e gostoso.
  3. Alho amassado com molho shoyu, suco de gengibre e um pouco de açúcar: Deve ter cuidado para não deixar o tempero muito salgado, o molho shoyu é um pouco mais forte do que os convencionais. Deixe o frango marinando com os temperos por cerca de meia hora. Deve grelhar com um fio de óleo de gergelim tostado e servir com cebolinhas picadas para dar mais gosto ao tempero.
  4. Pimenta da Jamaica com suco de laranja e noz moscada: O suco de laranja serve para deixar o frango mais macio. Deve deixar o frango marinar por pelo menos 30 minutos.
  5. Alecrim, sal de ervas e suco de maracujá com alho amassado: O suco de maracujá combina muito bem com o frango, mas caso não goste da fruta, pode substituí-la por limão. Deixe marinar por meia hora e grelhe com um fio de azeite ou um pouco de manteiga.
  6. Suco de maçã, curry em pó e gengibre ralado: Adicione os temperos ao frango e deixe-o absorver o gosto por 30 minutos. Grelhe com um pouco de ghee (manteiga clarificada) ou manteiga comum. Sirva com folhas de coentro picadas.
  7. Combinação de especiarias tandoori com um pouco de suco de limão, gengibre e alho amassado: Tempere o frango com calma e deixe marinar por cerca de 30 minutos. Grelhe com um fio de azeite.
  8. Tempero sírio com vinagre e cebola ralada: Tempere o frango e deixe marinar por cerca de 30 minutos antes de grelhar. É recomendado servir com folhas de hortelã picadas.
  9. Tomilho com mostarda em pasta e um pouco de mel: Deixe o frango marinando por cerca de 30 minutos. Cuidado na hora de grelhar na frigideira para não o queimar.
  10. Orégano com molho de pimenta vermelha, cominho em pó e suco de limão: Tempere o frango e deixe pegar o gosto por cerca de 30 minutos. É recomendado servir com folhas de coentro picadas.
Como temperar frango grelhado
Mais sobre como temperar frango grelhado e dicas

Melhorando o grelhado

Algumas dicas podem fazer com que o seu frango grelhado seja o melhor, tanto em sabor quanto na maciez da carne. Estas dicas são:

  • Aqueça a panela antes de introduzir o óleo ou manteiga.
  • Ao colocar a carne, reduza a temperatura para fogo médio e deixe o frango dourar por cerca de 1 minuto sem mexer.
  • Após passar este tempo, vire os filés e tampe a panela, cozinhe por cerca de 10 minutos sem abrir a panela. Não deve deixar mais do que o tempo recomendado.
  • Desligue o fogo e deixe na panela tampada por mais 10 minutos fora do fogão, não abra a panela até este tempo terminar.

Como temperar frango assado


Temperar um frango assado pode ser uma simples tarefa, porém, escolher o tempero pode ser complicado. Deve escolher seus temperos com cautela para que não faça algo que não seja agradável para o paladar.

700 Ideias de Negócios

Quer saber como temperar frango assado? Abaixo temos 3 dicas de tempero, confira!

  1. Esta pode ser a receita mais simples, deve bater todos os ingredientes no liquidificador e aplicar no frango, deixando marinar na geladeira cerca de 4 horas antes de assar. Os ingredientes são: 5 dentes de alho, 1 cebola média, uma colher de cominho moído, uma pimenta malagueta fresca, uma colher de pimenta do reino moída, uma colher de ervas finas secas, uma colher e meia de sal, suco de um limão, 4 colheres de azeite de oliva.
  2. Este tempero deve ser feito em quantidade para ser conservado, pode ser mais indicado para vendas de frango assado. Os ingredientes são: meio litro de óleo, 500 gramas de alho, 4 cebolas médias, 2 kg de sal, pimenta a gosto e cheiro verde a gosto. Coloque o óleo no liquidificador, junto com a pimenta e o cheiro verde, rale as cebolas e adicione-as ao liquidificador junto com o alho, bata todos os ingredientes e adicione o sal. Deve utilizar 2 colheres de sopa para um frango de 1 kg.
  3. Esta receita vale para frango assado e grelhado, os ingredientes são: 1 colher de colorau, uma colher de mostarda, uma colher de tempero pronto com sal e alho, 4 colheres de shoyu, 4 colheres de vinagre, quatro colheres de azeite e 20 ml de água. Misture todos os ingredientes em um recipiente, aplique o tempero do frango deixando-o de um dia para o outro absorvendo o tempero.

Como temperar frango cozido?

Há diferentes maneiras de temperar frango cozido, realize experimentos com os ingredientes para decidir qual deles pode ser o mais saboroso para você.

Como temperar frango cozido
Mais sobre como temperar frango cozido e dicas

Frango cozido no suco de laranja

Frango cozido ao suco de laranja pode ser uma opção interessante para tempero, uma vez que não é muito utilizada. Os ingredientes são:

  • 80 ml de suco de laranja;
  • 1 colher de salsinha desidratada;
  • 1 colher de sal
  • 2 colheres de óleo vegetal;
  • 1 colher de pimenta chili em pó;
  • Um frango inteiro cortado em pedaços médios;
  • Uma cebola média cortada em rodelas.

Para preparar esta receita, misture o suco de laranja, a salsa, o sal e a pimenta chili em um recipiente. Aqueça uma panela e deixe o frango dourar, retirando o excesso de gordura sempre que puder, adicione a cebola e o suco de laranja. Deixe ferver um pouco, abaixando o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos mexendo de vez em quando, sirva logo em seguida.

Peito de frango cozido com limão e coentro

Esta forma de fazer o seu frango pode ser simples, mas adiciona um sabor inigualável ao frango, conquistando o seu paladar. Os ingredientes são:




  • 4 peitos de frango sem pele e osso;
  • Pimenta a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Uma colher de azeite;
  • Um pouco de cebola picada;
  • Uma colher de coentro picado;
  • 2 colheres de suco de limão fresco;
  • Duas colheres de manteiga;
  • Fatias de limão e aspargos para acompanhar o frango.

Deve pré-aquecer o forno a aproximadamente 190 graus enquanto tempera cada um dos peitos de frango com o sal e a pimenta, sem exagerar.

Aqueça o azeite em uma frigideira grande ou panela, em seguida, adicione o frango e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos, virando pelo menos uma vez. Neste momento não deve se preocupar com o cozimento interno, tente apenas deixar o frango dourado por fora.

Após estes procedimentos, retire o frango da frigideira/panela e coloque-o em um prato, cubra-o com papel alumínio. Retire a frigideira/panela do fogo e coloque o suco de limão, coentro, pimenta e a cebola.

Coloque novamente a frigideira no fogo e cozinhe os temperos até retirar a camada que o frango deixou no fundo completamente, em seguida, reduza o fogo e adicione a manteiga, até que derreta por completo.

Coloque um pouco de molho em um refratário de vidro antes de colocar o frango, adicionando o restante do molho por cima. Coloque o prato no forno deixando cozinhar por cerca de 10 minutos, até que o frango esteja completamente cozido.


Deve servir acompanhado dos aspargos cozidos, decorando o frango com as fatias de limão.

Frango cozido baiano

Este frango deve ser preparado com cuidado, pois exageros nos temperos da receita podem acabar fazendo mal. Os ingredientes necessários são:

  • Peito de frango;
  • 3 dentes de alho;
  • Pimenta;
  • Cebola;
  • Corante;
  • Limão;
  • Óleo;
  • Batatas;
  • Sal.

Deve lavar o peito de frango antes de iniciar o preparo, retirar toda a pele e passar o limão para que qualquer resíduo de gordura seja totalmente removido para que o gosto não seja tão enjoativo.

Logo após lavar o frango, corte-o em cubos ou tiras e deixe-o descansar no limão por cerca de 10 minutos.

Pique a cebola e o alho, coloque-os na frigideira para fritar ambos juntos até dourar, logo após, retire o frango embebido em limão e coloque-o na frigideira junto com o alho, a cebola e um pouco de óleo.

Lembre-se de sempre mexer para que o frango não queime, adicione o resto dos ingredientes junto com um pouco de água, lembrando que deve cozinhar as batatas junto com o frango para que possam absorver o gosto dos temperos.

10 opções receitas de frango temperado

Conheça as 10 receitas de frango temperado mais utilizadas na culinária brasileira:

  1. Frango xadrez: Este tipo de frango pode ser preparado de muitas maneiras, já que existem muitas versões do mesmo. Apesar de possuir uma lista de ingredientes um pouco mais extensa, é muito fácil de fazer e pode ser muito saborosa.
  2. Temperos para frango: Aqui você encontrará dicas de temperos para vários tipos de frango assado, assim como também verá uma aula sobre como preparar o frango antes de temperá-lo.
  3. Filé de peito de frango a base de leite de coco: Leite de coco pode ser um ótimo substituto para a água, pode utilizar o leite de coco caseiro, assim como o industrial.
  4. Frango a pizzaiolo: O nome desta receita de frango se deve aos seus acompanhamentos com molho de tomate, queijo e orégano. Caso queira uma opção um pouco mais saudável, pode substituir o queijo por um pouco de ricota.
  5. Frango assado na cebola: Esta receita é muito prática e simples. A cebola como acompanhamento do frango pode ficar muito suave. Este prato é ideal para quem não gosta muito de cebolas mais crocantes.
  6. Filé de frango ao creme de milho: Está receita é muito comum, sendo mais utilizada por pessoas que procuram uma refeição balanceada. As várias versões desta receita fazem com que seja preparada de várias maneiras.
  7. Frango a passarinho no forno: Esta receita pode ser um pouco diferente, uma vez que pode ser preparada com ervas, deixando um aroma diferente e agradável ao prato. A cebola fica caramelizada e o alho depois de assado pode ficar mais suave.
  8. Filé de frango ao molho cremoso de champignon: Este filé de frango preparado com molho champignon pode ser muito simples de fazer, pois seus ingredientes são simples. O champignon pode deixar o prato com uma aparência mais bonita, fazendo com que este prato seja uma refeição servida no fim de ano, por parecer mais sofisticada.
  9. Filé de frango grelhado: Receita tradicional de frango grelhado, utilizada na maioria dos casos em nosso dia a dia. Mas deve ter cuidado para que o frango não fique seco se preparado desta forma.
  10. Frango de panela de pressão: Esta receita possui uma lista extensa de ingredientes, mas é muito simples e boa parte são produtos que já temos em nossa casa. Este modo de preparo faz com que o frango fique molhado e muito saboroso.

Dicas para preparar um frango de melhor qualidade

Algumas dicas podem ser muito úteis para preparar o frango e temperá-lo de maneira adequada para ter um alimento com mais sabor.

As dicas são simples e podem ser seguidas na maioria das ocasiões, abaixo saberemos um pouco mais sobre elas, confira!

Descongelar o frango naturalmente

Nada de deixar o seu frango em um pote com água ou utilizar o microondas para descongelar, deve deixar que ele descongele naturalmente na geladeira, dessa maneira evitará o choque térmico que deixará o alimento mais duro.

Temperos inovadores

Deve lembrar que pode inovar na hora de temperar o seu frango, realize alguns testes para decidir qual tempero lhe agrada mais e dá mais sabor ao alimento. Mas cuidado com o limão, vinagre e sal, após muito tempo em contato com a carne, podem deixá-la mais ressecada. Lembrando que deve escorre-la antes de grelhar para retirar qualquer excesso.

Salgando o frango

Caso não se sinta apto a marinar a carne, deixe para temperar o frango após a selagem (processo de grelhar ambos os lados do filé), desta maneira ele não perderá tanto líquido, ficando mais suculento e macio.

Cortando a carne

Tente cortar todos os pedaços do frango igualmente, não deve deixar um pedaço muito menor do que o outro. Lembrando que pedaços mais finos podem ser menos suculentos por não conter muito líquido na hora de grelhar, procure cortá-los um pouco mais grossos.

cortar o frango como temperar frango
Veja dicas de como temperar frango e preparar um alimento mais saboroso

Qualidade ou quantidade?

Não coloque muitos pedaços de frango ao mesmo tempo na frigideira, deve priorizar o preparo de alguns pedaços para que não acabe comprometendo o sabor. O indicado é colocar em média de 2 a 3 frangos por vez, desta maneira controlando a temperatura e tempo de cozimento de ambos mais facilmente.

Salmoura

Além de marinar o frango,o processo de salmoura pode ajudar a deixá-lo mais saboroso. Para realizar este processo, deve deixar o frango por cerca de 30 minutos em uma mistura com os seguintes ingredientes: 100 gramas de sal, tomilho, alecrim, louro e 1 litro de água.

Como abrir um comércio de frango assado

O Frango é um dos alimentos que mais tem espaço na cozinha Brasileira, sendo um dos negócios mais lucrativos do mercado alimentício, abrir um negócio nesse Nicho é uma alternativa de lucro com resultado imediato e com inúmeras vantagens para o empreendedor.

O primeiro passo para alavancar no negócio de frango assado é traçar um público-alvo, pesquisando um local de fácil acesso e com pouco  empreendimento local que forneça o mesmo serviço, assim facilitando a aceitação de um certo público ao seu negócio.

O segundo passo é a ferramenta para o empreendimento a máquina de assar frango, por ter diversas opções no mercado, este equipamento pode ser adquirido para vários tipos de empresa tanto para pequeno porte tanto para grande porte.

O terceiro passo é o cuidado com a higiene, os clientes esperam uma boa qualidade do produto que estão adquirindo, por esse motivo é muito importante a limpeza organização do local de trabalho, respeitando as normas da vigilância sanitária.

Máquina de assar frango

Hoje em dia, é raro encontrarmos alguém que compre frangos feitos no forno de uma casa. Já que este pode ser considerado um meio ultrapassado de vendê-los.

A máquina de assar frango é uma das ferramentas mais rentáveis para esse négocio, além de deixar o cliente com água na boca pode facilitar seu trabalho, assando muitos frangos ao mesmo tempo.

O preço deste equipamento pode variar de acordo com a marca e o modelo, uma vez que podem ter outras funções, ou até podem ser melhores na função de assar a carne e manter a temperatura no mesmo nível para cada peça de frango.

Máquina para assar frango
Máquina para assar frango com velocidade

O equipamento pode ser de diversos tamanhos, mas geralmente, são de grande porte, podendo assar até 20 frangos ao mesmo tempo.

Deve escolher o modelo e a marca que lhe pareçam de melhor qualidade e sejam mais adequadas para a sua necessidade, suprindo as demandas e preparando um frango de qualidade.

Cuidados com a higiene

Deve manter sua máquina de assar frango higienizada, uma vez que os clientes deverão avaliar o seu negócio positivamente. Não corra o risco de receber uma visita da vigilância sanitária e ter de fechar o seu estabelecimento.

Lembre-se de sempre limpar o equipamento e remover qualquer resíduo de gordura antes de iniciá-la novamente, já que a aparência do seu negócio pode ser um dos fatores que o levará ao sucesso.

Localização do seu negócio

A localização do seu negócio pode ser um dos fatores que levará ao sucesso financeiro. Deve escolher um lugar movimentado para que o seu negócio de assar frangos tenha a visibilidade que precisa gerar um bom lucro.

Além disto, poderá levar em conta a falta deste serviço no local, ou seja, abrir um negócio de frango assado em um lugar carente do mesmo pode acabar alavancando suas vendas, gerando mais lucro.

Vale frisar que o local não pode ser muito caro, pois seu lucro deve ser conservado para comprar ingredientes, além de um montante extra para suportar quaisquer valores de emergência referentes ao seu negócio.

Deve registrar seu negócio e ter os documentos atualizados para que possa iniciar sua produção. Saiba mais sobre os documentos necessários ao abrir uma empresa.

Divulgação do seu negócio

O vendedor pode espalhar cartazes anunciando os seus serviços, telefone para contato, etc. Anunciar em lugares diferenciados pode atrair um público maior para que o seu negócio faça mais sucesso.

É recomendado produzir um cartão de visitas para que o cliente satisfeito saiba como entrar em contato com você para fazer encomendas e saber sobre seus horários de funcionamento. Às vezes, este cartão pode até servir de propaganda, pois os clientes podem acabar mostrando para amigos, e assim gerar mais visitas ao seu estabelecimento.

O divulgamento do seu negócio pode ser feito também por redes sociais, já que o número de pessoas que visualizarão o seu anúncio será maior, aumentando assim o número de entregas e o lucro recebido. Lembrando que plataformas como o Facebook são gratuitas, então não terá taxas em relação a propaganda do seu negócio.

Panfletagem pode ser uma opção barata para divulgar seu negócio, uma vez que precisará de, em média, R$ 150 reais para produzir e entregar 2000 panfletos, alcançando assim um maior número de clientes.

Entregas para facilitar a venda

Oferecer um serviço de entrega pode ser complicado, porém é lucrativo. Alguns clientes podem estar carentes de meios para chegar ao seu estabelecimento, por isso uma tele entrega pode ser a ferramenta que aumentará suas vendas.

Para que seja um processo mais organizado, deve ter um ajudante que anotará os pedidos e realizará as entregas em residências próximas. Não é recomendado que seja você a realizar as entregas, uma vez que o seu negócio não pode parar a produção.

Acompanhamentos para o frango

Raramente encontrará uma pessoa que queira somente o frango assado, ofereça acompanhamentos para deixar os clientes mais satisfeitos com os seus serviços.

Ofereça acompanhamentos como farofa e batatas assadas para o seu prato. Também é recomendado que ofereça bebidas aos seus clientes para que o lucro seja maior em relação a diversidade de alimentos.

Investir na variedade e responder as indicações dos seus clientes pode ser a maneira mais rápida de alcançar o lucro desejado e ter um capital de investimento maior para que o seu negócio cresça cada vez mais.

Caso este artigo sobre como temperar frango tenha lhe ajudado, deixe um comentário!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.