6 Passos de Sucesso de Como Fazer Trufas

Como fazer trufas
Aprender como fazer trufas é a oportunidade de iniciar um negócio ou ganhar uma renda extra com a venda de trufas.

Você sabe como fazer trufas? Aprenda aqui todos os passos para fazer trufas e ganhe uma renda esta com esse negócios!

Os doces estão entre as guloseimas preferidas da maioria das pessoas e trufa é uma delas. Para consumir estes itens há quem os compre em confeitarias ou locais especializados, mas há também aqueles que preferem fazer as suas próprias receitas. Neste caso, pode-se optar por fazer disto apenas um hobby ou então transformar esta habilidade em uma forma de ganhar dinheiro.

Optar por fazer doces para vender é uma boa oportunidade de negócio, uma vez que estes produtos costumam ter mais saída. Há diversas alternativas de pratos que podem ser preparados, dentre eles estão as trufas de chocolate que fazem muito sucesso em qualquer época do ano.

As vantagens de fazer trufas para vender, é que elas são práticas de confeccionar, possuem ingredientes que podem ser encontrados facilmente e de forma barata, além de ser possível produzir em diversos sabores, de modo a oferecer variedade ao consumidor.

Iremos apresentar aqui algumas receitas de trufas e dicas de como comercializá-las e, consequentemente, obter lucro. Confira abaixo como fazer trufas:

6 Passos de Sucesso de Como Fazer Trufas

1 – Cuidados Pessoais Para Fazer as Trufas

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Em primeiro lugar, saiba que ao decidir trabalhar com o preparo e venda de alimentos é necessário cuidar ao máximo para manter a qualidade do produto ofertado e evitar possíveis transtornos sanitários. Portanto, use equipamentos que protegem os seus cabelos, higienize as mãos, e use luvas plásticas para evitar o contato direto com os alimentos.

O local e os recipientes que serão utilizados para fazer os doces também precisam estar em excelentes condições de limpeza. Para não cometer nenhum erro, o ideal é limpar todo o espaço e os utensílios antes de começar a preparar a receita, podendo ser utilizado álcool em um paninho para higienizar.

Fique atento à data de validade dos produtos, procure adquirir somente os ingredientes que têm prazo prolongado. Assim você evitará os prejuízos de ter que jogar fora os artigos ou ainda de causar algum dano à saúde de quem irá consumir a trufa.

  • Use equipamentos de proteção;
  • Organize e limpe o local e recipiente para fazer as trufas;
  • Preste atenção na validade dos ingredientes que serão utilizados.

2 – Local Adequado Para Fazer as Trufas

Saiba que não é necessário adaptar um espaço especial para fazer trufas, basta utilizar a cozinha comum. O mais importante é contar com um forno e tigelas adequadas para separar os ingredientes na hora de preparar.

  • Organize o espaço;
  • Tenhas os acessórios básicos.

3 – Equipamentos Para Fazer as Trufas

Equipamentos para fazer trufas
Para aprender como fazer trufas você deverá saber quais equipamentos para fazer trufas são necessários.

Bom, para começar a fazer trufas não é preciso contar com nenhum equipamento especial, pois as trufas podem ser feitas à mão, o que possibilita moldar os doces e deixá-los no formato desejado.

Quem preferir pode recorrer às forminhas plásticas. Dessa forma, é possível padronizar o tamanho das trufas, trazendo praticidade e aumentando o rendimento na fabricação em maior escala. Estes acessórios podem ser facilmente encontrados em supermercados ou lojas de utensílios para cozinha.

Os artigos para a confecção em si são bastante práticos, como é o caso das colheres, panelas, tigelas e travessas, fogão e geladeira.

  • Utilize equipamentos simples para fazer as trufas;
  • Use forminhas plásticas para padronizar os doces.

4 – Receitas de Como Fazer Trufas

  • Trufa de Morango

Para fazer esta receita é necessário contar com os seguintes ingredientes:

  • 1 caixa de gelatina em pó de sabor morango;
  • 500 g de chocolate branco;
  • 4 colheres de sopa de água quente;
  • ½ xícara de chá de geleia de morango;
  • 1 lata de creme de leite;

Como fazer

Trufa de morango
Existem diversas receitas de como fazer trufas. Para escolher as melhores faça uma pesquisa dos sabores de trufas preferidos dos seus potenciais clientes.

Pegue o chocolate branco e coloque em uma recipiente de plástico. Leve ao forno micro-ondas e deixe derreter por 8 minutos ou até ficar bem líquido. Logo em seguida, abra a caixa de gelatina e coloque em uma tigela, depois adicione as 4 colheres de água quente e mexa até dissolver completamente.

Após esta etapa, acrescente o chocolate branco derretido juntamente com a gelatina dissolvida e com a ajuda de uma colher mexa bastante até obter uma mistura homogênea. Na etapa seguinte coloque uma lata de creme de leite e vá despejando vagarosamente a ½ xícara de chá de geleia de morango. Mexa novamente para misturar.

Use uma colher para retirar um pouco da massa. Agora, utilize as mãos para moldar a mistura e transformar em bolinhas. Faça este procedimento até acabar todo o conteúdo.  Depois, leve as trufas à geladeira. Feito isso, a primeira etapa estará pronta.

Para fazer a cobertura é necessário contar com 500g de chocolate ao leite.

Pegue 500g de chocolate e coloque em um recipiente plástico, leve ao forno micro-ondas e deixe por aproximadamente 8 minutos ou até derreter completamente.

Quando isso acontecer, leve o chocolate para uma pedra de mármore para dar o choque térmico. Trabalhe o conteúdo utilizando uma espátula e coloque em uma tigela.

  • Trufa de chocolate

Para fazer esta receita será necessário contar com os seguintes ingredientes:

  • 100g de manteiga;
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó;
  • ½ xícara de creme de leite;
  • 3 colheres de sopa de conhaque;
  • 1kg de chocolate amargo.

Como fazer

Trufa de chocolate

Para começar a fazer a receita, pegue os 500 g de chocolate amargo, coloque em um recipiente plástico e leve ao micro-ondas por aproximadamente 8 minutos ou até que derreta completamente. Logo em seguida, retire o conteúdo e deixe esfriar. Acrescente ½ xícara de creme de leite, com a ajuda de uma colher mexa bem para que os ingredientes fiquem integrados.

Adicione as três colheres de conhaque e a manteiga. Mexa novamente por 3 minutos ou até obter uma mistura homogênea. Feito isso, tampe o recipiente e leve à geladeira, deixando descansar por 24 horas.

Depois de respeitar este tempo, tire a massa da geladeira, separe em pedaços pequenos e use as mãos para moldar e formar bolinhas. Feito isso, coloque as trufas em um refratário e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

Para fazer a cobertura será necessário contar com 500g de chocolate amargo:

Pegue o chocolate amargo, coloque em um recipiente plástico e leve ao micro-ondas, deixando derreter por aproximadamente 8 minutos e reserve. Para finalizar, tire as trufas da geladeira e mergulhe as bolinhas no chocolate amargo derretido. Por fim, use um garfo para bater nos doces e retirar o excesso. Leve à geladeira por mais 1 hora para que a cobertura fique sólida.

5 – Embalagens Para as Trufas

Embalagem para as trufasTer uma embalagem é de fundamental importância para apresentar os produtos aos clientes e principalmente para manter a qualidade dos doces. Neste caso, as embalagens podem ser feitas de um modo bastante prático, utilizando materiais simples.

Para fazer as embalagens é necessário contar com papel laminado e papel-manteiga.  Estes itens podem ser encontrados facilmente em supermercados e papelarias. O ideal é comprar pelo menos duas folhas grandes de cada material, uma vez que serão utilizados quadrados de tamanho médio.

Use uma caneta e régua para medir 10 cm de largura e 15 cm de altura, depois recorte.

Faça este procedimento até obter embalagens suficientes para todas as trufas. Agora, transfira o doce para o papel-manteiga, feche bem as laterais. Para finalizar esta etapa embrulhe a trufa no papel laminado, aperte as laterais novamente, de modo que elas não se abram com possíveis impactos.

Por fim, é só manter as trufas em um ambiente refrigerado até que elas sejam comercializadas.

  • Faça embalagens para as trufas;
  • Feche bem as embalagens;
  • Mantenha os produtos em um ambiente refrigerado.

6 – Como Comercializar as Trufas

Após todo o trabalho realizado é hora de finalmente vender as trufas e obter lucro. Portanto, comece a oferecer os doces para as pessoas conhecidas. Também é possível vender de casa em casa, o que aumenta o número de clientes.

Outra possibilidade é fazer trufas para festas de aniversário e confraternizações em geral. Neste caso, é preciso trabalhar por encomenda, podendo-se fazer um preço especial, uma vez que as trufas serão produzidas em uma quantidade maior.

Em se tratando do preço cobrado pelos doces, saiba que o valor varia de acordo com cada sabor e tamanho, pois utilizam-se ingredientes diferenciados. Em média, pode-se cobrar de R$ 2,00 a R$ 4,00.

  • Oferte os produtos para pessoas conhecidas;
  • Faça parcerias com estabelecimentos comerciais.

As trufas são doces que são bem aceitos por todos, dificilmente uma pessoa não gosta de uma trufa, pode até não gostar de determinado sabor, mas o chocolate costuma agradar.

Através das receitas passadas nesse artigo, você poderá, com certeza, fazer trufas muito gostosas, além do mais, a forma de preparação de outras receitas de trufas é muito similar, mudando somente os ingredientes. Por isso, caso tenha interesse, pesquise algumas receitas e divirta-se na cozinha.

Aprendeu como fazer trufas? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA