2 Receitas Deliciosas de Como Fazer Queijo Fresco Caseiro

Como Fazer Queijo Fresco Caseiro
Aprender como fazer queijo fresco caseiro é uma ótima oportunidade para iniciar um negócio de produção de queijo caseiro.

Quer aprender como fazer queijo fresco caseiro para ganhar uma renda extra? Confira nossas receitas de queijo fresco caseiro e o modo de preparo!

Você adora queijo? Definitivamente, este é um dos alimentos preferidos de muita gente, pois ele é extremamente versátil, podendo ser adicionado na lasanha, macarrão, sanduíche, café da manhã, lanche da tarde e tantas outras possibilidades. Muito provavelmente você tem um prato predileto que tem queijo como um dos ingredientes, não é? O queijo é considerado uma das iguarias mais consumidas do Brasil.

Um estudo no setor alimentício indica que o consumo de queijo dobrou nos últimos sete anos entre os brasileiros, tendo em vista que cada pessoa consome em torno de cinco quilos por ano. Além do crescimento do consumo do produto, também houve um aumento na sua produção, o que resultou no surgimento de novas versões de queijo, sendo consideradas totalmente nacionais. Levando isso em consideração, saiba que mais do que um alimento versátil para usar na culinária, o queijo também é uma boa oportunidade de negócio, tendo valorização e estabilidade no mercado.

Caso seu objetivo seja montar um negócio no setor, ou seja, uma grande fábrica de queijo, confira o texto citado, o qual conta com toda a explicação de como iniciar, estrutura, investimento, até a legalização e contratação dos funcionários para trabalhar no setor.

O queijo pode ser encontrado em versões e sabores variados, entre eles está o queijo fresco caseiro, o qual se caracteriza por ter um modo de produção mais simples, podendo ser fabricado em poucas horas, mantendo um gosto excelente. Você quer fazer esta iguaria para consumo próprio ou para comercializar? Este texto irá te trazer dicas e informações exatas de como fazer queijo fresco caseiro. Aproveite nossas receitas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Conheça Mais Sobre o Queijo Fresco

O queijo fresco caseiro pode ser definido como um dos alimentos mais importantes do setor de laticínios, caracterizando-se por ter uma composição sólida, fabricado por meio do leite de vacas, búfalas, cabras e ovelhas. A fabricação do queijo acontece através da coagulação do leite que é feita na primeira etapa, seguindo para a acidificação bacteriana, tendo a adição de enzima e quimosina, que transforma o líquido em coalhada e soro, o que, posteriormente, vira o queijo sólido.

A produção de queijo fresco caseiro é considerada uma das atividades mais antigas do mundo, visto que há relatos de que este alimento era produzido na Europa Antiga, antes mesmo da Civilização Romana, há mais de 3.000 a.C, sendo fabricado principalmente com o leite das ovelhas, que começaram a ser domesticadas nesta época.

O queijo seguiu sendo produzido ao longo dos séculos, sofrendo diversas transformações, as quais deram origem às versões que conhecemos hoje, normalmente possuindo o modo de preparo e ingredientes típicos das regiões em que foram inventadas.

Entre uma das versões mais consumidas deste alimento está o queijo fresco, que como o próprio nome indica, não passa pelo processo de maturação, indo diretamente para o processo de coagulação do leite depois do aquecimento e o acréscimo de coalho. Este tipo de queijo, por vezes é confundido com requeijão, mas se diferencia por ser mais denso. A iguaria é típica de Portugal, tendo sido trazida para o Brasil no período de colonização.

2 Receitas Deliciosas de Como Fazer Queijo Fresco Caseiro

O queijo fresco é bastante saboroso, sendo ideal para acompanhar as refeições mais leves do dia, além de ser uma versão menos calórica deste produto, sendo bastante utilizado por quem está de dieta. As receitas desta iguaria são bem simples, mas é necessário segui-las à risca para conseguir atingir o ponto certo. Acompanhe abaixo como fazer queijo fresco com as nossas receitas:

1- Como Fazer Queijo Fresco Mineiro

Queijo Fresco Mineiro
Entre as opções de receitas de como fazer queijo fresco caseiro está o queijo fresco mineiro, um dos mais pedidos na mesa dos brasileiros.

O queijo fresco mineiro é uma das versões mais tradicionais do Brasil, é considerado muito fácil de fabricar, uma vez que leva ingredientes simples na sua composição, além de ter um custo de produção muito em conta, ótimo para quem deseja se tornar um empreendedor no ramo e trabalhar com a venda de queijo fresco, obtendo uma boa margem de lucratividade.

Para fazer o queijo fresco mineiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 10 ml de coagulante (coalho);
  • 10 l de leite in natura (não deve ter passado pelo processo de pasteurização);
  • sal a gosto;
  • forma para queijo;

Como fazer o queijo fresco mineiro

Para fazer o queijo fresco mineiro, comece pegando o leite in natura e coloque-o em uma panela com profundidade, posteriormente, leve ao fogo com chama branda, deixando que o líquido aqueça até atingir 35ºC, se for necessário use um termômetro culinário para medir a temperatura. É importante ficar atento para garantir que o leite apenas esquente e não ferva, pois do contrário será difícil de atingir o ponto certo do queijo fresco.

Na sequência, desligue o fogo e reserve o leite, deixando-o amornar. Quando isso acontecer, transfira o leite para uma vasilha plástica grande e com profundidade. Pegue o coalho, coloque em um copo, acrescenta água limpa e filtrada até a metade, fazendo com que a substância seja dissolvida completamente. Se preferir, use uma colher para mexer. Meça duas colheres de sopa de sal e adicione no copo, mexendo bem para que a mistura fique homogênea, aguarde a mistura descansar por aproximadamente 5 minutos.

Feito isso, pegue a mistura de sal com coalho e adicione no recipiente com o leite que foi aquecido anteriormente. Com ajuda de uma colher de pau mexa bem os ingredientes por 10 minutos. Após este período, feche a vasilha com uma tampa ou cubra-a com um pano limpo, reserve-a em temperatura ambiente por 30 minutos para que ocorra a coagulação do leite. Ao coagular, o leite vai apresentar uma aparência de iogurte natural, tendo uma consistência mais densa.

Ao constatar que o leite coagulou completamente, pegue uma faca para cortar a massa em vários sentidos, este processo é de fundamental importância para dessorar o queijo, que consiste em fazer com que o excesso de água saia, deixando o seu gosto mais suave. Cubra o queijo e deixe descansar por mais 20 minutos. Depois, com a ajuda de uma peneirinha, escorra todo o soro que saiu com os cortes que foram realizados. Pegue a massa e coloque na forma, passe sal por cima e reserve por aproximadamente 12 horas. Feito isso, o queijo fresco está pronto para ser consumido.

2 – Como Fazer Queijo Fresco Caseiro

Receita de Como fazer Queijo Fresco Caseiro
Entre as receitas mais fáceis de como fazer queijo fresco caseiro está o queijo fresco caseiro, prático, saboroso e saudável.

A receita de queijo fresco caseiro é uma das mais fáceis de fazer. Esta receita é realizada principalmente por quem deseja ter uma alimentação mais saudável, pois esta versão tem menos calorias, sendo ótima para lanches leves.

Para fazer a receita de queijo fresco caseiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1/4 xícara de vinagre de vinho branco;
  • 3 litros de leite integral;
  • 1 pitada de sal;
  • papel filme;

Como fazer queijo fresco caseiro

Para fazer o queijo fresco caseiro, primeiramente, pegue os 3 litros de leite integral e coloque em uma panela, leve ao fogo brando e siga mexendo com uma colher de pau. Faça este procedimento durante 10 minutos até que o líquido atinja 90ºC (quase fervendo). Quando isso acontecer, desligue o fogo e reserve o leite por 5 minutos. Na próxima etapa, adicione a xícara de vinagre de vinho branco. Aguarde a mistura coalhar por aproximadamente 30 minutos.

Na sequência, pegue a mistura coalhada e transfira para uma tigela, escorrendo o excesso de soro. Selecione um pano de prato limpo e coloque em outro recipiente, forrando-o por completo, transfira a mistura para este local, dobre as pontas do pano e pressione a massa para eliminar o soro que ainda resta.

Para finalizar a produção do queijo, pegue o sal e jogue na massa, deixando-o bem misturado, retire o pano de prato e tampe o recipiente. Feche a vasilha e deixe-a descansar em temperatura ambiente por 1 hora. Após este período, modele o queijo em um formato redondo, embrulhe com papel filme e leve ao congelador por 4 horas. Feito isso o queijo fresco caseiro estará pronto.

O ideal é dispor todos os materiais necessários antes de começar, inclusive as medidas corretas, com isso, no decorrer do preparo, tudo ficará mais fácil e você conseguirá trabalhar com maior destreza.

Dicas Para Vender Queijo Fresco Caseiro

A venda de queijo fresco pode ser uma ótima forma de obter renda extra, já que o custo é baixo, o preparo pode ser realizado em casa mesmo e a margem de lucro é ótima. Além disso, a demanda por queijo caseiro é ótima, já que muitas pessoas o preferem devido ao seu gosto “especial”.

Você poderá vendê-lo de porta em porta, mas o ideal é oferece-lo, dar um pequeno pedaço para a pessoa provar e, caso ela resolva compra-lo, marque um horário para levar até a residência, pois, caso você mantenha seus queijos em um recipiente e o mesmo acabe por ficar muito exposto à temperaturas, poderá estragar e lhe trazer prejuízos, até mesmo prejudicar a saúde do comprador.

A divulgação pode ser feita “boca a boca” ou em redes sociais. Normalmente, divulgar através de panfletos e anúncios não são a melhor opção. Busque vender, inicialmente, aos vizinhos, com isso a notícia irá se espalhar e rapidamente terá filas na sua casa em busca do seu queijo fresco!

Aprendeu como fazer queijo fresco caseiro? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.00 avg. rating (64% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA