Como Fazer Linguiça Simples e Gostosa Passo a Passo

7 Passos Simples de Como Fazer Linguiça
Aprender como fazer linguiça é uma ótima oportunidade de iniciar um negócio de produção de linguiça.

Quer aprender como fazer linguiça e ganhar dinheiro com isso? Confira aqui como iniciar a produção de linguiça com nosso passo a passo e comece já!

Linguiça toscana, mista, de frango, de pernil, pura, calabresa, entre outras opções disponíveis no mercado.

De fato, há uma grande diversidade de linguiças, as quais estão presentes diariamente na mesa do brasileiro, sendo que a maioria é escolhida como complemento para os tradicionais churrascos em todas as regiões do Brasil, do sul ao norte.

Independentemente do tipo, as linguiças são amplamente consumidas no país, o que faz com que a produção desta mercadoria seja uma ótima oportunidade de negócio.

Você gostaria de trabalhar com uma atividade artesanal e que demande pouco investimento? Investir na fabricação de linguiça pode ser a solução dos seus problemas, visto que requer pouco dinheiro para começar a produção e pode render excelentes lucros.

Quando se trata de trabalhar no setor de alimentação é preciso ter muito cuidado, pois a higiene é fator preponderante no sucesso desse tipo de negócio.

Para fazer linguiça é necessário tomar inúmeros cuidados, uma vez que se tem que tomar precauções desde a escolha da carne que será moída até a embalagem adequada para que o produto seja bem conservado, chegando com qualidade até o consumidor final.

Fazer linguiça é uma atividade lucrativa e relativamente complexa, por isso vamos ensinar algumas dicas, informações e um passo a passo de como fazer linguiça! Está pronto?

Conheça a Origem da Linguiça

A linguiça se caracteriza por ser um embutido, uma espécie de salsicha, que é confeccionada a partir de porco, carneiro, aves, bovinos, peixes e até mesmo de frutos do mar.

O item também é incrementado pela adição de páprica, alho, cebola, entre outras especiarias, podendo ser consumido logo após o consumo ou sofrer um processo de cura, que consiste na defumação e conservação.

As linguiças são originárias dos embutidos, que já eram produzidos e servidos desde a civilização Romana. O termo linguiça vem do italiano, derivando da palavra luganega, que surgiu na tribo itálica.

A produção e consumo dos embutidos resistiu aos séculos, chegando ao produto que conhecemos na atualidade.

No Brasil, as linguiças chegaram juntamente com a colonização portuguesa, pois a especiaria era amplamente consumida pela população colonizadora. Hoje, os países que mais consomem a linguiça são a Inglaterra, Itália, Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Vai dar lucro?

Veja, no Brasil, a fabricação de linguiça está em alta, pois a demanda é alta, o que facilita o sucesso do seu negócio.

Por Que Trabalhar Com a Produção de Linguiça?

Trabalhar com a produção de linguiça pode ser uma atividade extremamente vantajosa. Em primeiro lugar, este produto é muito consumido no Brasil, tendo um público fiel, o que faz com que este mercado seja estável e lucrativo, evitando que o produtor fique exposto a possíveis prejuízos.

A linguiça está entre os embutidos mais exportados pelo nosso país, o que permite trabalhar com um público estrangeiro, consequentemente, aumentando os seus rendimentos mensais.

Além disso, a matéria-prima para a fabricação de linguiça é abundante, oferecendo facilidades e preços acessíveis para a sua confecção.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Com a demanda por linguiça em expansão no Brasil, bem como pela estabilidade nesse mercado, tem-se uma opção de lucro incrível e, acima de tudo, estável.

Dificilmente os produtores de linguiça tem dificuldade em manter o seu negócio de forma lucrativa ao passar dos anos.

Vai dar lucro?

7 Passos Simples de Como Fazer Linguiça

Fazer linguiça é uma atividade relativamente prática, mas é preciso seguir todas as etapas de produção de linguiça corretamente, dominando as técnicas, além de utilizar matéria-prima e ferramentas de qualidade, somente dessa maneira se torna possível produzir um produto que garante a satisfação do público consumidor.

Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como fazer linguiça:

1- Prepare o Local Para Fazer Linguiça

A produção de linguiça é composta por diversas etapas e usa vários equipamentos, fazendo que haja a necessidade de a atividade ser executada em um lugar especial, que tenha bastante espaço para instalar as ferramentas, além de contar com itens de cozinha e facilitar a execução de todas as etapas.

O local apropriado para a confecção de linguiça deve ter mesas, pia com água instalada para ser usada durante o trabalho.

Também, é recomendado que o espaço seja bem ventilado e com condições de higiene, uma vez que estamos falando da produção de alimentos, os quais necessitam serem produzidos com qualidade para não prejudicar o consumidor final.

2- Separe os Ingredientes e Ferramentas Para Fazer Linguiça

Para produzir linguiça, você vai precisar separar os ingredientes, que são carne de porco ou da sua preferência, gordura animal, cebolinha, salsinha e pimenta do reino.

Também, é necessário um líquido para dar a liga entre os ingredientes, a água é o mais usado, mas também pode ser substituído por suco de fruta, vinho e até mesmo creme de leite. Além de tripas naturais ou sintéticas e comestíveis para embalar o produto.

Com relação aos equipamentos, para fazer a linguiça, você vai precisar das ferramentas mais básicas possíveis, sendo preciso contar com recipientes para depositar os ingredientes, talheres, mesa, luvas, barbante, geladeira e uma máquina própria para moer carne.

3- Congele a Carne e a Gordura Para Moer e Fazer Linguiça

Uma das principais questões da produção de linguiça é o ponto em que a carne é moída, pois se ela não estiver adequada, o resultado final não será de boa qualidade, podendo gerar prejuízos.

Portanto, um dos métodos mais usados e corretos para confeccionar este artigo é necessário congelar a carne e a gordura, que são os seus principais ingredientes.

Neste processo, é indicado colocar a carne e a gordura em potes ou sacos plásticos, sendo que os dois ingredientes devem estar separados.

Os itens têm que ser congelados a uma temperatura inferior à -15°C, devendo ser retirados do freezer da geladeira quando apresentarem uma crosta de gelo.

4- Moa a Carne e a Gordura Para Fazer Linguiça

7 Passos Simples de Como Fazer Linguiça
No processo de como fazer linguiça é importante moer a carne para a produção de linguiça.

Quando os ingredientes estiverem congelados é necessário retirá-los da geladeira e reservar em temperatura ambiente, evitando deixá-los em locais quentes que possam acelerar o seu processo de descongelamento. Retire os itens dos recipientes.

Na sequência, limpe a máquina de moer carne, retirando todas as impurezas que podem vir a entrar em contatos com os ingredientes, alterando suas texturas e gostos.

Feito isso, coloque a carne e a gordura na máquina, ligue-a e deixe moer por aproximadamente 5 minutos ou até que não reste mais “bolotas” de carne.

Muito cuidado nesse processo, é preciso que a carne fique totalmente moída para ser feita a linguiça, caso contrário não será de boa qualidade e provavelmente você terá dificuldades para vender.

5- Tempere e Misture os Ingredientes

Depois de moídos, os ingredientes devem ser colocados em um recipientes grandes e com profundidade.

Coloque as luvas nas mãos e vá misturando a carne e a gordura manualmente, fazendo com que os itens fiquem bem integrados, o ponto ideal é aquele em que a gordura fica pouco perceptível, deixando a carne em evidência.

Agora, com uma colher vá adicionando os temperos, primeiramente, coloque a pimenta do reino, mexendo novamente com as mãos até que ela seja bem absorvido pela mistura.

Na próxima etapa, acrescente a cebolinha e a salsinha e mexa de novo com a ajudar de uma colher, deixe descansar por 20 minutos. Depois, adicione água e mexa a mistura, que não deve ficar muito úmida. Reserve e os ingredientes e retire o excesso de líquido.

6- Embale a Linguiça

Após o processos anteriores, a linguiça está praticamente pronto, sendo necessário embalá-las. Nesta etapa, com a ajuda de uma colher abra a tripa animal ou sintética e posteriormente vá preenchendo-a com o conteúdo da linguiça.

Coloque os ingredientes em uma quantidade razoável, com cuidado para não estourar a embalagem. Finalize este processo amarrando a linguiça com o barbante, sendo que as amarras devem estar a uma distância de 10 cm.

7- Aguarde a Secagem da Linguiça

7 Passos Simples de Como Fazer Linguiça
O último passo de como fazer linguiça é fazer a secagem da linguiça.

O processo de secagem da linguiça é um processo opcional. Por isso, se você quer comercializar o produto fresco, ele pode ser vendido logo após a fabricação.

Agora, se a intenção é curar o produto, ele tem que ser colocado para secar, podendo ser disposto a luz do sol ou sobre um fogão a lenha para que seja defumado.

Seguir os passos para fazer linguiça da forma que foi apresentada, sem pular qualquer etapa e respeitando o tempo de cada processo é fundamental, somente assim conseguirá atingir a linguiça de boa qualidade e que ensejará em uma boa demanda. Tenha paciência, ainda mais no inicio, quando estará aprendendo a fazer a linguiça.

Aprendeu como fazer linguiça? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Plantar Melancia: 7 Passos Fáceis Para Iniciar Sua Plantação
Próximo artigoPasso a Passo Para Iniciar Uma Criação de Peru e ganhar dinheiro
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

    • Achei ótima as dicas de fabricação de linguiças porém um pouco pobre em relação a receita propriamente dita como por exemplo a quantidade de sal a ser usado.

  1. A linguiça tem que ser moída e misturada na temperatura de 8 a 12 C°, caso contrário fica quebradiça, sem liga. Deve-se usar nitrato/nitrito, pois, caso nao use, oxida, fica escura. A defumação é a gosto do cliente, quanto mais tempo, mais sabor, mas tem perda de umidade, perdendo a margem de lucro.

  2. Gostei das dicas de como fazer linguiça, mas só faltou dizer quanto tempo fica no sol secando e se a noite ela continua dependura em temperatura ambiente ou vai para geladeira? Outra dúvida: por não ter nenhum tipo de aditivo se a linguiça não estragaria durante a secagem?

    • Coloque um ventilador para formar a secagem da linguiça use um local onde não entre mosca para não botar na mesma . Se tiver tempo nublado não coloque pra secar e se já estiver secando de um dia para outro retire do varal pois ela mofa . Se levar para geladeira evite usá sacola e use uma bacia mas sem tampa valeu Boa sorte

    • Quando você adiciona o sal na mistura da linguiça, ele é um conservante natural. Eu costumo trabalhar somente com a linguiça fresca. Acabando a produção, deixo pendurada um pouco para secar ou escorrer a água que acaba ficando nela, umas duas horinhas é suficiente ao meu entender. Depois é só acondicionar em freezer se for congelar ou geladeira com temperatura bem baixa, não a ponto de congelar mas, para deixar bem resfriada a linguiça produzida. Não sei se ajudei mas esta ai minha dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here