Como Fazer Iogurte

Como Fazer IogurteQuer aprender a fazer iogurte saudável? Veja nossas receitas e modo de preparo!

No seu café da manhã não pode faltar um iogurte? Esta bebida está presente na primeira refeição do dia de milhares de pessoas ao redor do mundo, o que se deve ao fato de ser muito saudável, visto que a sua composição possui nutrientes que são extremamente benéficos para a saúde humana como, por exemplo, combater e prevenir a osteoporose, acelerar o metabolismo, otimizar o funcionamento do intestino, entre outros benefícios.

Comprar iogurte é algo que faz parte da sua rotina? De fato, hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de iogurtes disponíveis no mercado, desde aqueles que realmente fazem bem à saúde até os que não são tão saudáveis quanto aparentam, pois possuem muito açúcar.

Se você quer ter certeza da qualidade do iogurte que irá consumir e ainda economizar dinheiro, uma boa alternativa é fazer o seu próprio iogurte, visto que o produto tem um modo de preparo bem simples, podendo ser feito em diferentes sabores.

São poucas as pessoas que tem o costume de fazer iogurte, principalmente por acharem que pode dar bastante trabalho ou demorar, mas acredite, é realmente simples, na verdade, é tão fácil que costuma ser uma das “sobremesas” mais rápidas e simples de se fazer.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Gosta de fazer doces? Confira também como montar uma loja de doces, quem sabe essa seja a oportunidade que você estava esperando para começar seu próprio negócio e ter sua independência financeira.

O iogurte pode ser feito para comercialização, sendo uma das alternativas mais baratas frente ao que se encontra tradicionalmente no mercado. Há diversas receitas de iogurte, podendo ser simples ou mais elaboradas.

Quer aprender a fazer iogurte? Aprenda agora mesmo através do nosso texto que traz receitas e modos de preparo!

Conheça Mais Sobre o Iogurte

O iogurte é considerado um dos alimentos prediletos de quem se preocupa em manter a forma e faz dieta, uma vez que ele é muito saudável. Em um único centímetro cúbico pode-se encontrar mais de 700 milhões de lactobacilos vivos, que são seres imperceptíveis, de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano e que se reproduzem na temperatura ambiente das células.

A composição do iogurte é rica em nutrientes que fazem bem a diferentes partes do corpo humano como, por exemplo, fibras, probióticos, vitaminas A, B1. B2, B3, B6, B12, C e D, fósforo, cálcio, potássio, zinco, magnésio, ferro, ácido pantotênico, inositol, biotina, colina, proteínas e gorduras. A combinação dos nutrientes do iogurte age no combate à osteoporose, controla o colesterol e favorecer o emagrecimento.

O iogurte tem uma base muito simples, levando leite fermentado, que é o principal item para fabricar o produto e a partir daí fazer os sabores da sua preferência. A bebida pode ser consumida na forma natural ou com a adição e sabor, como é o caso do morango, coco, pêssego, entre outras possibilidades.

Normalmente, os iogurtes mais consumidores são de sabores, já que são mais gostosos. Contudo, para quem deseja evitar ao máximo possível o açúcar, pode-se tomar o iogurte natural sem adição de quaisquer outros elementos.

Como Fazer Iogurte

O iogurte é uma bebida que faz muito bem à saúde, podendo ser consumida no café da manhã e nos lanches no decorrer do dia. Além disso, o iogurte é visto como uma ótima forma de alimentação, contendo ótimas vitaminas, utilizado inclusive em dietas de nutricionistas como suficiente para uma refeição.

Você quer fazer o seu próprio iogurte? As receitas são bem simples, basta seguir todos os passos recomendados para que seja possível atingir o ponto certo da densidade da bebida. Aprenda abaixo como fazer iogurte:

1 – Como Fazer Iogurte Natural

Você busca no iogurte uma fonte de vitaminas e nutrientes que fazem bem à saúde, ótimo para fazer parte da sua dieta? Então, uma boa alternativa para o seu caso é fazer o iogurte natural, o qual leva ingredientes bem simples e baratos, além de ter um modo de preparo fácil.

Para fazer o iogurte natural você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 vidro vazio de maionese, que deve estar limpo e com tampa;
  • água;
  • 1 litro de leite longa vida integral;
  • 1 copo de iogurte integral de qualquer marca;
  • mel de abelhas;

Como Fazer o Iogurte Natural:

Para iniciar o preparo da bebida pegue a água, coloque em uma chaleira e ao fogão com fogo em temperatura alta, deixando ferver até o líquido borbulhar. Na sequência é necessário despejá-lo no vidro de maionese para fazer o processo de esterilização, que serve para remover todas as impurezas. Deixe a água quente agir por aproximadamente 5 minutos e posteriormente enxágue normalmente.

Na próxima etapa, selecione o copo de iogurte integral e disponha no ponto esterilizado. Pegue o leite longa vida integral e complete o restante do recipiente. Neste ponto é importante tomar cuidado para que a vasilha seja preenchida até o gargalo, sendo necessário deixar um espaço vazio, uma vez que o conteúdo irá fermentar e subir, isso evita que ocorram vazamentos.

Com uma colher mexa os ingredientes para garantir que ficarão bem integrados. Em seguida, feche o recipiente, deixando-o bem vedado. Se a sua residência tem uma temperatura ambiente de 20ºC, o pote pode ser deixado de um dia para o outro em um armário, sendo coberto com um pano para que o conteúdo seja protegido do excesso de luminosidade quando o local for aberto. Mas, se a temperatura da casa for mais alta, o ideal é levar o recipiente fechado para a geladeira, deixando descansar em temperatura média por 24 horas.

Depois do tempo estipulado, é preciso que o recipiente seja retirado da geladeira e fique fermentando em temperatura ambiente por mais 4 horas, sendo coberto com um pano. Feito isso, abra o pote para analisar o ponto da consistência do iogurte, que tem que estar densa, mas não dura. Adicione o mel de abelha na quantidade desejada, mexa os ingredientes e leve para a geladeira por mais 1 hora. A partir daí o produto está pronto para ser consumido.

2 – Como Fazer Iogurte Grego

Os Iogurtes Grego têm duas vezes mais proteínas do que a versão comum da bebida, sendo ótimo para manter o organismo com a sensação de saciedade por mais tempo, além de facilitar a digestão por ter menos carboidratos e poder ser usados em diversos pratos gastronômicos.

Para fazer o iogurte grego você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • 1 vidro de conserva limpo e com tampa;
  • água;

Como Fazer o Iogurte Grego:

Para fazer o iogurte grego, primeiramente é necessário esterilizar o vidro de conserva. Portanto, coloque a água em uma chaleira, leve ao fogão em fogo alto e deixe ferver. Quando isso acontecer, despeje o líquido na vasilha e espere agir por 5 minutos, depois enxague-a.

Pegue 1 litro de leite desnatado, coloque no vidro e leve destampado para o micro-ondas esquentando em 180°C por aproximadamente 15 minutos. Quando começar a ferver, a bebida irá apresentar bolhas no gargalo do recipiente, o que é um indicativo de que este processo foi realizado com sucesso. Após retirar o vidro do micro-ondas verifique se formou uma nata por cima, se isto aconteceu é só retirá-la com uma colher.

Deixe a mistura esfriar por aproximadamente 45 minutos, que é o tempo suficiente para que líquido atinja uma temperatura de 40°C, se for necessário use um termômetro de cozinha.  A próxima etapa consiste em adicionar o pote de iogurte natural, que é essencial para promover a fermentação do leite, alcançando o ponto certo do iogurte grego. Com uma colher mexa bem os ingredientes para transformá-los em uma mistura homogênea.

Tampe o vidro de iogurte e deixe-o por 24 horas em um local com temperatura ambiente e pouca luminosidade para fortalecer o processo de fermentação, se for preciso cubra o recipiente com um pano.

No dia seguinte leve o pote para a geladeira e deixe descansar por 5 horas, o que é necessário para que a mistura adquira a consistência de um iogurte grego. Após este período, o produto pode ser consumido in natura ou preparado com outros pratos.

O iogurte grego costuma ser muito buscado por pessoas que estão fazendo dietas e precisam se alimentar diversas vezes ao dia de alimentos saudáveis, pouco calóricos e com nutrientes de qualidade.

Montar uma clientela pode ser relativamente fácil nesse setor, principalmente se você conseguir manter uma “parceria” com academias e nutricionistas, os quais podem indicar o seu produto.

É possível que estes outros comércios peçam para que você indique clientes para eles também, ou até mesmo desejar uma comissão, negocie.

Pronto Para Começar a Fazer Iogurte? Deixe Suas Receitas e Auxilie Outros Visitantes!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA