6 Passos Importantes de Como Fazer Gelo Seco

Fazer Gelo Seco
Aprenda como fazer gelo seco e comercialize o gelo seco tanto para conservação de alimentos, drinks e até produção de eventos e peças teatrais.

Quer aprender como fazer gelo seco e montar um negócio na área? Confira aqui todos os passos de sucesso para começar a fazer gelo seco!

A temperatura ambiente é capaz de influenciar totalmente no sabor dos alimentos. Os produtos perecíveis não suportam a ação do tempo e do calor, devendo ser submetidos às baixas temperaturas para manterem a qualidade original até chegar ao consumidor final. O gelo seco é uma das alternativas mais utilizadas para estas situações, o que se deve ao seu potencial de conservação.

Além de ser utilizado para conservar os alimentos, o gelo seco também desempenha o papel de produzir efeitos diferenciados em eventos, peças de teatros e é aplicado em drinks. A grande necessidade deste produto fez com que ele se tornasse uma ótima oportunidade de negócio. Você quer montar a sua própria empresa e desenvolver uma atividade lucrativa? Então, invista na produção de gelo seco, pode ser uma das melhores opções no momento.

Trabalhar com a comercialização de gelo seco pode ser bastante lucrativo. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente na produção desta mercadorias, uma vez que ela é submetida à temperatura muito baixas, podendo causar queimaduras se for manipulada da maneira incorreta. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui, mais informações e dicas de como fazer gelo seco. Confira abaixo:

O Que é o Gelo Seco?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O gelo seco é o nome popular dado ao dióxido de carbono, que é solidificado no momento em que é resfriado a uma temperatura abaixo de -78°C. O produto se diferencia do gelo molhado pelo fato de ser aquecido em pressão atmosférica, o que o torna instantaneamente em gás de dióxido de carbono, pulando o estado líquido, que é chamado de sublimação.

A partir do momento em que o ar quente da temperatura ambiente entra em contato com o gelo seco, imediatamente ocorre uma nuvem branca densa, que não ultrapassa o nível do chão, o que faz com que este efeito seja utilizado em peças de teatro e demais eventos. O gelo seco é mais potente que o gelo molhado, podendo manter alimentos e bebidas conservadas por longos períodos. Por exemplo, empresas do setor alimentício usam caminhões com câmara de gelo seco para transportar produtos como carnes.

Na atualidade, o gelo seco tem diversas aplicações, podendo ser usado em cadeias de frios da indústria alimentícia, produção animal como, por exemplo, transporte e conservação de sémens, tratamentos veterinários, marcação de animais, restauração, entre outras finalidades.

A produção do gelo seco pode parecer algo complexo, principalmente por misturar “física/química”, porém, é perfeitamente possível produzi-lo e ganhar dinheiro com ele a partir da sua casa mesmo, desde que se tenha as ferramentas certas.

Vantagens de Trabalhar Com Gelo Seco

Você gostaria de trabalhar com gelo seco? Pois bem, existem diversas vantagens em investir nesta atividade. Em primeiro lugar, este produto tem uma produção de baixo investimento, não necessitando de um grande capital para investir nesta área, é perfeitamente possível começar com um negócio pequeno.

O gelo seco é um produto muito valorizado no mercado, devido à sua grande procura pelas empresas. Além disso, a mercadoria tem diversidade comercial, o que permite que você possa negociá-lo com uma ampla cartela de clientes, consequentemente, aumentando os seus lucros mensais.

Muitas empresas de organização de festa procuram gelo seco em grande quantidade nas empresas, pois sai mais barato. Uma boa opção de negócio é voltar seus esforços na produção de gelo seco diretamente nessas empresas.

6 Passos Importantes de Como Fazer Gelo Seco

A produção do gelo seco não é um processo complexo, mas precisa do uso das ferramentas adequadas e de alguns cuidados específicos para evitar acidentes. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como fazer gelo seco.

1- Adquira os Equipamentos Para Fazer Gelo Seco

Assim como qualquer outra atividade, a produção de gelo seco também exige equipamentos especiais, que tornam o seu trabalho mais prático e profissional, garantindo o máximo de qualidade para as mercadorias e, consequentemente, satisfazendo o público consumidor.

Você vai precisar de um extintor de gás carbônico ou um tanque, que deve ter a medida de acordo com a sua escala de produtividade. Este item pode ser comprado em lojas específicas para produção industrial de gelo seco.

Um dos equipamentos essenciais para a produção de gelo seco é uma sacola feita especialmente para resistir às baixíssimas temperaturas, que também pode ser substituída por um pano em formato de saco. O importante é que este material seja muito bem vedado, evitando que o gás carbônico vaze e comprometa a qualidade do produto. Você também vai precisar de luvas de silicone para se proteger, óculos e um recipiente com pelo menos 5 litros.

2 – Tenha Um Local Adequado Para Fazer Gelo Seco

Para começar a fazer gelo seco também é preciso contar com um local adequado, evitando que ocorram interferência e ações externas à sua atividade. O lugar escolhido não precisa ser muito espaçoso, mas tem que ser bem vedado, pois esta característica ajuda na confecção do gelo seco.  No entanto, ao mesmo tempo, o local deve ser bem ventilado, pois à medida que o gás carbônico é liberado, ele vai substituindo o oxigênio.

É possível que você organize uma peça separada na sua própria casa, é comum as pessoas que resolvem trabalhar com isso profissionalmente em menor quantidade, montar um galpão atrás de sua casa.

Comece promovendo a limpeza do local, retire todas as impurezas que possam atrapalhar a prática da sua atividade. O ideal é desinfetar o espaço, utilizando um desinfetante comum. É importante ressaltar que nada que produza calor ou fogo pode estar na área de produção, pois poderá causar acidentes ou dificultar a formação do gelo seco.

3- Cuidados Antes de Iniciar a Produção de Gelo Seco

Você já estruturou o local para começar a sua produção de gelo seco? Agora é o momento de tomar cuidados especiais com a sua segurança. Antes de qualquer coisa, tenha em mente que o gelo seco é resfriado a temperaturas extremamente negativas, o que o torna perigoso, uma vez que encostar nele sem se proteger pode provocar queimaduras ou ulcerações.

Portanto, é essencial que antes de começar a desempenhar esta tarefa você use uma roupa especial, a qual seja capaz de isolar a sua pele, evitando possíveis acidentes. Não se esqueça de usar os óculos de acrílico para proteger a sua visão do ar frio, além de colocar luvas de silicone para manipular o produto.

4- Como Fazer Gelo Seco

Para fazer gelo seco, inicie pegando o extintor ou o tanque de gás carbônico e deixe-o em pé em cima de uma mesa, que esteja na altura do seu tronco, visto que é necessário ter controle total sobre o equipamento. Na sequência, pegue o pano ou a sacola específica para baixas temperaturas e encaixe-a bem na boca do cilindro.

Com uma das mãos segure a boca da sacola, evitando que sobre espaço para o ar entrar. Utilizando a outra mão pressione a válvula do cilindro, fazendo com que o gás carbônico seja transportado até o recipiente. Aguarde aproximadamente 20 segundos até que o gás tenha tempo de se condensar, transformando-se em partículas de gelo. Feito isso, transfira o produto para um recipiente plástico.

5- Embale o Gelo Seco

Como fazer gelo seco embalagem
Um dos passos de sucesso de como fazer gelo seco é utilizar a embalagem de gelo seco para fazer propaganda da sua empresa.

Assim como qualquer outro produto, o gelo seco também merece uma embalagem para ficar mais apresentável no momento de ser comercializado. Os sacos plásticos são os mais indicados para embalar este tipo de mercadoria. Porém, recomenda-se que o plástico seja mais grosso, além de ser bem vedado, evitando que o ar quente entre em contato com o produto e o derreta. Além de servir para proteger a embalagem, também serve para colocar o nome e o contato da sua marca.

6- Conserve o Gelo Seco Por Mais Tempo

Apesar de ser mais potente que o gelo molhado e mais duradouro, o gelo seco também pode derreter, devendo ser submetido a condições especiais para ser preservado. Portanto, o ideal é que o produto seja mantido em câmaras de resfriamento ou caixas de isopor, até o momento em que seja entregue ao consumidor final.

Aprendeu como fazer gelo seco? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

4.33 avg. rating (84% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA