2 Receitas Saborosas de Como Fazer Empadão

Como Fazer Empadão
O Empadão é um dos salgados favoritos dos brasileiros, aprenda como fazer empadão e ganhe um bom dinheiro!

Quer aprender como fazer empadão? Confira nossas receitas para fazer empadão e o modo de preparar!

Qual é o seu salgado preferido para fazer um lanche durante a tarde ou simplesmente naquele momento que a fome surgiu e você precisa de algo prático para comer? Uma das opções preferidas dos brasileiros é o empadão, que se caracteriza por ser uma massa generosamente recheada, podendo ser com frango, palmito e demais temperos, sendo encontrado facilmente em lanchonetes e padarias.

Além de adquirir o empadão você também pode fazer o seu próprio empadão, visto que esta receita leva ingredientes muito simples, além de ter um modo de preparo muito fácil, podendo ser feito até mesmo por aquelas pessoas que não possuem muita intimidade com o universo da culinária, tendo um custo de produção muito barato.

O Empadão pode ser feito para consumo próprio em casa, também pode ser fabricado para comercializar e lhe render bons lucros financeiros no final do mês, uma vez que se trata de um produto bastante consumido no mercado, tanto para lanches quanto em pequenos eventos.

Outro fator que eleva o interesse de pequenos empreendedores em comercializar o empadão é o seu baixo custo de produção, além da margem de lucratividade superior a 100% por unidade, o que é difícil de encontrar hoje em dia no mercado de negócios.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você quer aprender como fazer empadão Para Vender, saborosos e de qualidade? Montamos esse texto com receitas e passo a passo para o preparo de alguns tipos de empadão, aproveite e comece agora mesmo a fazer!

Conheça Mais Sobre o Empadão

O empadão é um prato amplamente difundido entre os brasileiros, o que faz com que muita gente pense que ele é típico do país, porém, isso não é verdade, pois a iguaria é tradicional de Portugal, tendo sido inventado há mais de 50 anos. Este alimento se caracteriza por ser composto por uma massa de farinha de trigo espessa, que pode ser recheada com frango, carne, atum, mariscos, bacalhau ou palmito e demais temperos como, por exemplo, salsinha, cebola, ervilha, milhos, entre outros que são responsáveis por ressaltar o seu sabor.

Embora existam receitas de empadão, acrescentar novos ingredientes fica a critério do cozinheiro. O ideal é não misturar muitos ingredientes para evitar que se confundam os gostos, contudo, acrescentar um ou outro é uma ótima opção para criar diferenciais nos salgados. Uma boa dica é, experimente antes de disponibilizar aos clientes.

Em Portugal, o empadão pode ser feito com camadas de arroz, purê de batata ou farinha de trigo, sendo esta alternativa a mais adotada pelos brasileiros. O empadão é tradicionalmente servido em lanches, mas em alguns casos também é usado como refeição completa em lanchonetes ou faz parte do cardápio de pequenos eventos.

O empadão é um prato muito fácil de fazer, o seu tempo de preparo é de em média 2 horas, sendo perfeito para confeccionar e receber os amigos. O ideal é que o empadão seja consumido logo após ser assado, mas se isso não for possível é recomendado mantê-lo em um local com temperatura refrigerada para preservar o seu sabor.

2 Receitas Saborosas de Como Fazer Empadão

Você não tem muitos conhecimentos na área da culinária, mas gostaria de fazer um empadão? As receitas de empadão podem ser encontradas em diferentes versões, desde as mais sofisticadas até as simples, que são mais indicadas para quem nunca o fez. Aprenda abaixo como fazer empadão de forma simples, rápida e ter um lanche muito gostoso!

1- Como Fazer Empadão de Frango

Como fazer Empadão de Frango
A receita de como fazer empadão de frango deve estar incluída no cardápio, pois o empadão de frango é um dos mais pedidos!

No Brasil, quando se fala em empadão, uma das primeiras opções que é citada é o empadão de frango, que é uma das receitas mais saborosas e práticas de se fazer. Este empadão necessita de uma quantidade grande de ingredientes, mas que podem ser encontrados facilmente no mercado.

Para fazer o empadão de frango você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para a Massa

  • 200 g de margarina;
  • 1/2 kg de farinha de trigo;
  • 150 g de gordura vegetal;
  • 1 xícara de café de água;
  • 2 gemas;
  • 1 gema para pincelar;
  • sal a gosto;

Para o Recheio

  • 1 cebola;
  • 2 peitos de frango;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • salsa e cebolinha;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • leite;
  • 1 tomate sem peles e sementes;
  • 1 copo de requeijão culinário em lascas;

Como Fazer Empadão de Frango

Para fazer o empadão de frango pegue os 2 peitos de frango, coloque em uma panela com água e leve ao fogo, deixando cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Após este período, retire do fogão, espere amornar e desfie o frango, reservando-o em uma recipiente. Na sequência, com a ajuda da faca, corte o tomate em cubos, pique a salsa, cebola, alho e a cebolinha.

Em uma panela com profundidade coloque a manteiga, a cebola e o alho, deixando refogar por 3 minutos. Acrescente a carne de frango desfiada, juntamente com todos os ingredientes que foram picados anteriormente, mexa por aproximadamente 5 minutos para a carne absorver o sabor dos temperos. Pegue 1 colher de sopa de farinha de trigo e dissolva em um pouco de leite, posteriormente adicione-a junto a mistura que está refogando. Mexa por mais 10 minutos e reserve.

Para fazer a massa do empadão, pegue um recipiente plástico grande e coloque os 1/2 kg de farinha de trigo e 150 g de gordura vegetal, mexa com as mãos até formar uma espécie de farofa. Na sequência, acrescente as 2 gemas e a água, siga mexendo de maneira mais sutil, sem trabalhar muito a massa, que não irá ficar lisa, mas com um aspecto quebradiço. Deixe a massa descansar por aproximadamente 30 minutos.

Para montar a massa do empadão, abra-a com a ajuda de um rolo, coloque em uma fôrma, podendo fazer um fundo com as laterais, reservando parte da massa para fazer a tampa. Feito isso, pegue o recheio que foi refogado e espalhe dentro do empadão. Para finalizar, estique a massa que sobrou e tampe de modo a proteger o recheio. Pré-aqueça o forno por 15 minutos, pincele a massa com a gema, leve ao forno e deixe assar por 45 minutos ou até ficar dourado.

2- Como Fazer Empadão de Palmito

Como fazer Empadão de Palmito
O empadão de palmito está entre os mais fáceis de se fazer, pois isso vale a pena aprender como fazer empadão de palmito.

O empadão de palmito é fácil de fazer, mas, além disso, é uma das versões mais consumidas pelos brasileiros, caracterizando-se por ser mais leve, ideal para aquelas pessoas que gostam deste lanche e ao mesmo tempo se preocupam com as calorias que estão consumindo.

Para fazer o empadão de palmito você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Como Fazer Massa de Empadão

  • 1 xícara e 1/2 de maizena;
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;
  • 1 xícara de azeite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 gema para pincelar;

Para o Recheio

  • 3 tomates sem pele picados;
  • 1 vidro de palmito picado;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 colher de sobremesa de massa de tomate;
  • azeitona e cheiro verde a gosto;
  • sal e pimenta a gosto;

Como Fazer o Empadão de Palmito:

Para fazer o empadão de palmito inicie pelo recheio. Portanto, em uma panela coloque o azeite, o alho e a cebola, deixando refogar por 5 minutos. Na sequência, adicione a massa de tomate e deixe fritar, quando isso acontecer junte o palmito, a azeitona, o sal, os tomates e o cheiro verde. Deixe refogar por 10 minutos, desligue o fogo e reserve.

Em um recipiente plástico coloque todos os ingredientes para a massa, comece mexendo com uma pá e posteriormente mexa com as mãos para que ela fique bem encorpada. Repita o processo até obter uma massa homogênea e densa. Unte uma fôrma com manteiga e farinha de trigo, adicione parte da massa, construindo um fundo e laterais, acrescente o recheio e tampe com o restante da massa. Pré-aqueça o forno por 15 minutos, coloque o empadão para assar por 45 minutos. Após este período é só retirar do forno e servir.

Embora tenhamos informado os tempos aproximados que devem ser aguardados com a mistura no fogo, o ideal é tomar bastante cuidado e prestar atenção na aparência do produto em cada etapa, porque a temperatura pode variar em cada caso.

Para vender o empadão, uma boa dica é fazer parceria com comércios como padarias, restaurantes, bares e lanchonetes, com isso você terá uma demanda fixa. Contudo, a lucratividade será menor do que ao vender diretamente para os consumidores, já que os comércios precisam comprar mais barato para alocar o percentual de lucratividade.

Gostou das receitas de como fazer empadão? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA