3 Receitas Deliciosas de Como Fazer Doce de Banana

Como Fazer Doce de Banana
Aprenda como fazer doce de banana com nossas 3 receitas diferentes de doce de banana.

Quer aprender como fazer doce de banana? Confira nossas 3 receitas exclusivas com passo a passo para não ter erro!

Um dos doces de frutas mais comuns entre as preferências dos brasileiros é o doce de banana, o qual tem um modo de preparo muito simples, além de possuir um ingrediente que pode ser comprado em qualquer mercado/feira, sem contar que o seu preço é muito em conta, assim, mais do que gostoso também é econômico.

O doce de banana pode ser feito para consumo próprio ou para vender, podendo render bons lucros financeiros, visto que se trata de um produto que tem uma demanda grande no mercado em todas as regiões do país.

Com um alto valor nutritivo, traz benefícios para a saúde das pessoas quando é consumido na quantidade moderada. A banana é uma fruta bastante frágil, por isso é necessário tomar alguns cuidados específicos para fazer o doce.

Para que você consiga fazer um dos melhores doces e mais buscados no Brasil criamos este passo a passo de 3 receitas, ensinando exatamente como fazer doce de banana.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Conheça Mais Sobre o Doce de Banana

A banana é uma das frutas típicas do Brasil, sendo produzida em grandes quantidades anualmente, visto que o país tem um clima que favorece o seu cultivo durante todo o período. Esta fruta sempre foi abundante no país, sendo que o doce foi inventado durante o período colonial, quando os portugueses começaram a fabricar açúcar. Inicialmente, o doce de banana era uma sobremesa exclusiva das pessoas que pertenciam à nobreza.

No começo, o doce de banana era feito somente da mistura da fruta com o açúcar, mas ao longo dos anos esta sobremesa ganhou versões diversas, recebendo características particulares em cada região, podendo ter a adição de canela, cravo da índia e até mesmo outras frutas.

Durante a produção do doce, a banana passa pelo processo de fervura, mas mesmo assim não deixe de ser nutritiva, sendo uma fonte de potássio, fibras e vitaminas, além de carboidratos e proteínas que fazem bem à saúde, mas obviamente que o consumo deve ser feito com moderação.

O açúcar em excesso pode vir a causar prejuízos à saúde, por isso o ideal é consumir de forma moderada o doce. O custo da banana é bem acessível, o que facilita tornar o produto em uma boa oportunidade de negócio.

3 Receitas Deliciosas de Como Fazer Doce de Banana

Você quer aprender a produzir doce de banana? Pois bem, esta é uma das receitas puramente brasileiras mais simples de se fazer, basta seguir todos os passos da receita, além de tomar mais cuidado para atingir o ponto correto, pois do contrário a sobremesa pode ficar muito líquida. Aprenda abaixo como fazer doce de banana:

1- Como Fazer Doce de Banana Tradicional

como fazer doce de banana
Aprenda como fazer o doce de banana tradicional, ele é um doce de banana prático de fazer e gasta poucos ingredientes.

O doce de banana tradicional é a opção que mais está presente na mesa dos brasileiros, o que se deve ao fato de ter uma composição com poucos ingredientes, podendo ser feito em pouco tempo, além de ser bem rápido e difícil de “errar”.

Para fazer o doce de banana tradicional você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 10 bananas maduras;
  • 2 xícaras de açúcar refinado;

Preparo

Pegue as 10 bananas maduras e descasque, tomando cuidado para retirar todos os “fiapos”, os quais podem deixar a fruta amarga. Na sequência, com a ajuda de um garfo, amasse as bananas, transformando-as em uma massa. Se as frutas estiverem muito maduras, elas vão soltar água, sendo necessário coá-las posteriormente.

Pegue uma panela de profundidade mediana e leve ao fogo com temperatura de 180°C, adicione as bananas e mexa com a ajuda de uma colher por aproximadamente 5 minutos. Depois, acrescente o açúcar refinado aos poucos e não pare de mexer, isso é de fundamental importância para que ele não grude no fundo da panela, o que pode fazer com que o doce queime.

O mais importante do doce de banana é conseguir dar o ponto. Portanto, siga mexendo os ingredientes até obter uma massa homogênea de tonalidade amarronzada, o que dura em torno de 50 minutos. Após este período, desligue o fogo, transfira o doce da panela para uma travessa, aguarde amornar por 20 minutos, depois leve para a geladeira, deixando gelar por 1 hora. Feito isso, o doce de banana está pronto para ser consumido.

2 – Como Fazer Doce de Banana Cristalizado

O doce de banana cristalizado é uma versão mais recente derivada da receita tradicional, caracterizando-se por ter uma produção um pouco mais sofisticada, mas é feita com ingredientes simples, que qualquer pessoa pode ter em casa.

Para fazer o doce de banana cristalizado você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de açúcar refinado;
  • 16 bananas do tipo nanicas;
  • 1 pacote de gelatina sabor morango;
  • 1 pacote de gelatina sabor cereja;

Preparo do doce de banana cristalizado

preparar-doce-de-banana-cristalizada
Siga os passos para preparar o doce de banana cristalizada, apesar de ser um pouco mais trabalhoso para aprender como fazer doce de banana cristalizada, o sabor sempre agrada aos clientes!

Para fazer o doce de banana cristalizado pegue as 16 bananas nanicas e retire as cascas. Coloque as frutas em um ingrediente plástico e amasse com o auxílio de um garfo, formando uma massa. Na sequência, selecione uma panela de profundidade mediana, leve ao fogão em fogo brando e adicione a banana amassada.

Mexa a fruta com uma colher por 5 minutos. Após este período acrescente o açúcar, reservando uma quantidade para polvilhar. Siga mexendo sem parar por 10 minutos para evitar que a substância grude no fundo da panela e deixe o doce com um aspecto queimado. Na próxima etapa adicione o pacote de gelatina de cereja e de morango. Mexa a mistura constantemente por mais 45 minutos.

Quando o doce de banana estiver com uma consistência densa e um tom amarronzado desligue o fogo, deixe-o esfriar por 20 minutos. Feito isso, separe uma travessa e despeje o doce, leve-a para a geladeira e aguarde descansar por 25 horas, que é o tempo necessário para que ele endureça.

Após o tempo recomendado retire o doce de banana da geladeira e com a ajuda de uma faca corte em quadrados do tamanho que desejar. Por fim, pegue a quantidade de açúcar refinado que foi reservado e polvilhe os pedaços de doce.

3- Como Fazer Doce de Banana Com Creme

como fazer doce de banana com creme
O doce de banana com creme é mais sofisticado, vale a pena aprender como fazer doce de banana com creme e assim ter um cardápio de doce de banana bem variado.

A receita de doce de banana com creme é uma alternativa para quem deseja fazer uma composição mais sofisticada com a adição de ingredientes diferenciados, pois o creme é capaz de equilibrar o doce natural da fruta e do açúcar.

Para fazer o doce de banana com creme você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 6 bananas pratas bem maduras;
  • 1xícara de água;
  • 1 xícara de açúcar;
  • meia lata de leite condensado;
  • 2 xícaras de leite;
  • 3 colheres de sopa de amido de milho;

Como preparar

Com uma faca corte as bananas em rodelas bem fininhas. Em uma panela coloque uma xícara de açúcar, ligue em fogo baixo e deixe derreter por 1 minuto, com cuidado para não queimar. Quando isso acontecer, acrescente a xícara de água.

Mexa os ingredientes até formar uma calda grossa, em seguida adicione as bananas em rodelas, deixando cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo sem parar até que a fruta se desintegre e forme uma massa homogênea. Feito isso, desligue o fogo e reserve.

No liquidificador, coloque a lata de leite condensado, as 2 xícaras de leite e as 3 colheres de amido de milho, bata por 2 minutos para formar um creme. Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo e apure por 5 minutos, produzindo um mingau.  Em uma travessa coloque o creme e deixe esfriar, depois adicione o doce de banana e leve para a geladeira para endurecer por 1 hora. Por fim, é só retirar o doce da geladeira e consumir.

O período a se aguardar resfriar, mexer e que deve ficar ao fogo, pode variar de acordo com a temperatura e até mesmo a panela utilizada, por isso, o ideal é prestar bastante a atenção na aparência dos elementos ao preparar.

Caso você não tenha noção alguma de cozinhar, lembre-se sempre de mexer quando a panela estiver no fogo, isso impedirá que os elementos queimem, o que dificultará errar a receita.

Agora que já sabe como fazer doce de banana de 3 tipos diferentes é só por a mão na massa! Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA