Como fazer cupcake

Como fazer cupcakeHá diversas possibilidades para quem deseja obter uma renda extra no final do mês, ou mesmo deseja entrar em um novo ramo de negócio. Uma das alternativas mais usadas é recorrer aos seus próprios dons e comerciá-los como, por exemplo, cozinhar.

Entre as opções para quem sabe cozinhar e deseja utilizar esta habilidade para gerar lucros está a confecção de doces como brigadeiro, trufas, bombons e cupcake. Este último tem sido uma das guloseimas mais famosas da atualidade. Isto acontece porque além de gostosa, ela também apresenta uma aparência que encanta as pessoas, tendo desenhos e decorações belíssimas.

É possível encontrar diversas receitas de cupcake, desde as mais simples até as mais complexas. Para começar a vender o doce, o ideal é oferecer sabores comuns, que costumam ser os mais buscados pelos clientes.

Veja aqui como fazer cupcake e posteriormente, vendê-lo. Confira as dicas abaixo:

1 – Cuidados com a higiene

Antes de tudo é preciso saber que ao se propor a trabalhar com alimentação, deve-se tomar o máximo de cuidado com a higiene pessoal e também a dos alimentos, evitando possíveis transtornos com os clientes e, consequentemente, prejuízos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Portanto, é necessário adquirir ingredientes que estejam com o prazo de validade adequado, utilizar equipamentos apropriados para mexer a massa e colocar uma touca de cozinheira na cabeça para não deixar cabelo no doce.

Além disso, o local que será utilizado para a execução da receita também deve ser apropriado e limpo.

  • Fique atenta à validade dos ingredientes usados nas receitas;
  • Use toucas;
  • Mantenha limpo o local de preparo dos cupcakes.

2 – Local adequado para fazer o cupcake

Para iniciar a execução dos cupcakes é necessário saber que qualquer cozinha comum é útil para fazer cupcake: o mais importante é manter o local organizado, de modo que otimize o trabalho e contribua para a produção das guloseimas. Por isso, não é preciso fazer adaptações no ambiente.

  • Use a sua cozinha;
  • Mantenha o ambiente organizado:
  • Não é necessário adaptar o espaço.

3 – Equipamentos para fazer o cupcake

Equipamentos para fazer cupcake

Os equipamentos utilizados são bem simples, basta ter um forno comum, uma mesa, talheres, tigelas e forminhas especiais para o doce, pois elas são responsáveis por dar o formato ao cupcake. Atualmente é possível encontrar uma máquina denominada “cupcake maker’’, que tem um preço bastante acessível e traz mais praticidade para produção.

As forminhas podem ser encontradas facilmente em supermercados e também em lojas de artefatos culinários. Há diversos tamanhos, basta adquirir o que mais atende as suas necessidades.

  • Use a sua cozinha normal;
  • Disponibilize os acessórios que tem em casa para executar a receita;
  • Adquira as forminhas para cupcake.

 

 

4 – Receitas

Cupcake Tradicional

Para fazer esta receita será necessário ter os seguintes ingredientes:

  • 350 g de açúcar refinado
  • 350 g de farinha de trigo peneirada
  • 220 g de margarina sem sal
  • 2 g de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de baunilha
  • 4 ovos
  • 220 ml de leite

Como fazer

Cupcake tradicional

Pegue a tigela da batedeira e adicione 350 gramas de manteiga e 350 gramas de açúcar refinado. Bata até que os ingredientes fiquem incorporados, resultando em uma textura leve e de cor branca. Em seguida, acrescente 4 ovos e bata novamente. Feito isso, reserve a mistura.

Em um recipiente coloque 110 ml de leite e 1 colher de sopa de baunilha e com a ajuda de uma colher mexa bem. Agora, despeje o açúcar e ovos batidos, adicione 350 g de farinha de trigo peneirada, 2 g de sal, 1 colher de fermento em pó e 110 ml de leite e vá mexendo até a massa ficar bem homogênea.

Após este processo, coloque a massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até que fiquem douradas. Depois é preciso fazer o recheio. Para esta etapa é preciso contar com um pote de doce de leite. Com uma faca ou palito perfure o centro do bolinho e introduza o doce de leite, feche utilizando a mesma massa que foi retirada do local.

Por fim, deve-se fazer a cobertura. Nesta etapa é preciso ter os seguintes ingredientes:

  • Chantilly
  • Confete coloridos

Espalhe o chantilly por cima dos bolinhos, em seguida pegue os confetes e polvilhe por cima, deixando os cupcakes bem coloridos. Feito isso, o doce estará pronto.

2 – Cupcake de Chocolate e Beijinho

Para fazer esta receita será necessário contar com os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de baunilha
  • ½ de açúcar
  • ½ de manteiga
  • 1 xícara de farinha com fermento
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 2 ovos

Como fazer

Cupcake de chocolatePara fazer a massa, pegue uma tigela e coloque 1 colher de chá de baunilha e 2 ovos, mexa bem até os dois itens ficarem homogêneos. Na batedeira bata ½ de açúcar e ½ de manteiga. Feito isso, misture juntamente com o que foi preparado anteriormente e aos poucos vá adicionando 1 xícara de farinha, até que a massa fique no ponto. Termine colocando 1 xícara de chocolate em pó e mexa bem.

Depois, coloque a massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido deixando assar por aproximadamente 45 minutos ou até que os bolinhos fiquem dourados. Quando isto acontecer, retire e reserve.

Na sequência é preciso fazer o recheio do cupcake. Para esta etapa será preciso os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de coco

Leve uma panela ao fogo, coloque 1 colher de margarina e deixe derreter. Acrescente 1 lata de leite condensado e mexa sem parar até que engrosse. Quando a massa começar a ficar sólida desligue o fogo, acrescente o coco e misture.

Com a ajuda de uma de uma faca você deve abrir o meio dos bolinhos e acrescentar o recheio. Feche usando a mesma massa que foi retirada.

Importante: O furo deve ser pequeno, para facilitar que seja fechado.

Por fim, é preciso fazer a cobertura. Para esta etapa é necessário contar com os seguintes ingredientes

  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 pacote de chocolate granulado

Leve uma panela ao fogo, acrescente 1 colher de margarina e deixe derreter. Quando isto acontecer adicione 1 lata de leite condensado e siga mexendo constantemente. Quando o líquido estiver amarelando, acrescente 5 colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa até que fique em ponto de brigadeiro, cuidado para não deixar muito sólido, do contrário isto pode dificultar na hora de espalhar a cobertura sobre os bolinhos.

Com a ajuda de uma colher pegue o brigadeiro e espalhe sobre os cupcakes, de modo a cobrir toda a área de cima. Feito isso, use o chocolate granulado para colocar sobre os bolinhos, o ideal é espalhar bastante, deixando a área frontal chamativa.

Dica: Se preferir o chocolate granulado pode ser colorido, pois dá um toque especial na cobertura do doce.

5 – Embalagens para cupcakes

Embalagem para cupcakesO cupcake pode ter duas embalagens para ser vendido. A primeira sai um pouco mais cara, mas agrega beleza e protege a estrutura dos bolinhos: trata-se das caixinhas de plástico. Estes artigos podem ser encontrados em supermercados ou lojas de acessórios para cozinha. Neste caso, para enfeitar pode-se acrescentar uma fita colorida e dar um laço. Assim, as pessoas também podem comprar para dar de presente.

A segunda opção de embalagem é a forminha básica de papel, este item é mais simples, porém bastante funcional, conseguindo manter a forma do doce. Os artigos podem ser encontrados em diversas cores, podendo ser comprados em supermercados.

  • Adquira embalagens que protejam a estrutura do cupcake.

6 – Como comercializar o produto

Depois de todo este trabalho e conseguir deixar as guloseimas gostosas, é hora de vendê-las e, obviamente, lucrar. Primeiramente, o mais indicado é começar a oferecer para as pessoas conhecidas.

Os cupcakes podem ser vendidos de casa em casa. Outra tática de venda é fazer parcerias com panificadoras e mercearias pequenas. Neste caso, a pessoa que produz o doce vende para o estabelecimento comercial para que ele seja revendido.

Faça cupcakes sob encomenda, uma boa oportunidade de ampliar o negócio é produzir para festas infantis e comemorações no geral. Para este tipo de situação é preciso saber com antecedência o tamanho da encomenda, para que os ingredientes possam ser adquiridos e os bolinhos fiquem prontos a tempo.

Com relação ao preço, o ideal é que se cobre um valor justo de cada sabor/recheio, uma vez que os preços dos ingredientes e a mão-de-obra podem variar. O mais recomendado é cobrar de R$ 3,00 reais a R$ 5,00 reais.

  • Divulgue o produto para pessoas conhecidas;
  • Cobre um preço que compense o seu trabalho;

7 – Divulgue o cupcake

Há duas maneiras bastante simples de divulgar seu cupcake. A primeira delas é através do tradicional ‘’boca-a-boca’’, conte as pessoas sobre o seu serviço, informe os sabores disponíveis e os preços que são cobrados.

A segunda alternativa é abrir uma página em uma rede social ou blog, colocando as informações relevantes e mande o link para as pessoas conhecidas.

  • Informe as pessoas sobre o seu trabalho;
  • Crie uma página na internet.

Agora você, leitor, está apto à fazer excelentes cupcakes, podendo, inclusive, comercializá-los. O custo para fazer uma “fornada” é bastante baixo, podendo representar lucro superior a 300%.

Além disso, fazer essa pequena “guloseima” para as visitas é uma ótima opção para treinar a fabricação dos cupcakes antes de começar a vendê-los.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA