5 Passos de Sucesso de Como Fazer Cortinas

Como fazer cortinas
Aprenda como fazer cortinas é comece já um negócio próprio de fabricação de cortinas.

Quer aprender como fazer cortinas? Veja aqui todos os passos para fazer cortinas e começar já o seu negócio!

As cortinas são artigos que complementam os cômodos de um lar ou qualquer outro ambiente. Estas peças inicialmente foram criadas com o objetivo de regular a entrada de luz nos locais e trazer mais privacidade para quem habita o espaço.

Ao longo do tempo, estes itens foram se modificando, ganhando também outra atribuição, ou seja, a de decorar, trazendo beleza e harmonia estética para o local. Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de cortinas, desde as mais simples feitas em tecidos comuns até as mais sofisticadas confeccionadas em materiais delicados.

Embora a tecnologia esteja avançada no setor de confecções de cortinas, ainda há quem prefira adquirir este item de uma forma mais artesanal, acrescentando uma personalidade própria ao seu lar. As pessoas que dominam a arte da costura e criação podem encontrar neste meio uma excelente oportunidade de fazer negócio e obter lucro.

Assim, iremos ensinar algumas dicas de como fazer cortinas e comercializá-las. Confira as sugestões abaixo:

5 Passos de Sucesso de Como Fazer Cortinas

1 – Como Aprender a Fazer Cortinas

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Existem alguns princípios básicos para trabalhar com a confecção de cortinas. Primeiro, deve-se saber costurar ou ter habilidade com artesanato em geral, pois são estas habilidades manuais que dão forma ao produto e lhe conferem uma característica especial, além de dar qualidade.

Sendo assim, é recomendado aprender ao menos uma técnica de artesanato que possibilite a produção de cortinas. Vale lembrar que costurar não é essencial, pois algumas versões de cortinas podem ser feitas sem costura, utilizando cola ou outros meios. Mas, para ser um profissional completo, a dica é fazer um bom curso de corte e costura e artesanato em geral como, por exemplo, crochê, tricô, macramê, entre outros.

Dica: Esses cursos podem ser feitos gratuitamente em instituições governamentais como o SENAI/SENAC.

Caso não disponha de tempo ou dinheiro para a realização de cursos, indica-se fazer amplas pesquisas na internet, assistindo tutoriais de como fazer cortinas a partir de materiais diferentes. Dessa forma, além de aprender, também é possível obter mais inspirações para fazer criações novas.

  • Aprenda artesanatos diversificados;
  • Faça cursos de artesanatos;
  • Assista tutorias de como fazer cortinas.

2 – Local Para Trabalhar

Não é necessário dispor de um cômodo especial para fazer cortinas. O ideal é ter um bom espaço, no qual seja possível confeccionar os artigos com agilidade e praticidade. O mais importante é manter o local bem organizado, armazenando os materiais e ferramentas de trabalho, pois devido aos tecidos e demais materiais utilizados, costuma ser necessário um espaço amplo e muitas bancadas e balcões para guardar.

Caso a pessoa tenha um cômodo disponível em casa, a dica é fazer deste ambiente um mini ateliê para produzir as mercadorias. Isto facilita o serviço, uma vez que todos os artigos poderão ser instalados, além de oferecer tranquilidade para a execução das tarefas.

  • Disponibilize um espaço pequeno para a confecção das cortinas;
  • Mantenha o local organizado;
  • Armazene as ferramentas de trabalho no ambiente escolhido.

3 – Materiais Para Fazer Cortinas

Materiais para fazer cortinas
Antes de aprender como fazer cortinas é necessário adquirir todos os materiais necessários para a fabricar cortinas.

É importante ressaltar que as cortinas podem ser feitas a partir de diversos materiais, sendo assim não é possível indicar apenas um material ou ferramenta de trabalho. Além disso, também é importante que o profissional aprenda a trabalhar com matérias-primas diferentes, pois desta forma conseguirá oferecer variedade de modelos aos seus clientes.

Para quem está iniciando, a dica é recorrer à utilização de materiais simples, como tecido, lã, material reciclável, garrafa pet, PVC, entre outros itens que possibilitam a criação de cortinas incríveis. Portanto, conforme a pessoa for evoluindo e atingindo novos níveis de criação, ela pode usar artigos mais complexos, alcançando resultados exclusivos.

  • No início, utilize materiais simples;
  • Recorra à matérias-primas mais complexas conforme evoluir no trabalho;
  • Diversifique os produtos utilizando aplicações diversificadas.

4 – Sugestões de Como Fazer Cortina

Como fazer Cortinas para sala
Existem diversos modelos de cortinas disponíveis, antes de aprender como fazer cortinas, escolha qual modelo pretende reproduzir.

Cortina Simples Para Sala – Tamanho Médio

A cortina para sala é uma das peças mais importantes deste cômodo, pois ela é responsável por controlar a entrada da claridade e ainda decorar, trazendo um tom harmônico à composição do espaço. Para fazer este artigo será necessário ter os seguintes artigos:

  • 1 tecido estampado na cor branca com 2m de altura e 1,30m de largura;
  • 1 tecido rendado na cor lilás com 2 m de altura e 1,30m de largura;
  • 1 carretel de linha para costura na cor branca;
  • 1 máquina para costura;
  • 1 tesoura;
  • 1 fita métrica;
  • 1 caneta;

Como Fazer

Pegue o tecido branco, estenda o material em uma mesa ampla e com a ajuda da fita métrica verifique se ele está nas medidas necessárias. Depois de confirmar, com a ajuda da caneta meça 2 cm das laterais verticais e de uma das horizontais e com a caneta risque para marcar. Coloque a linha branca na máquina de costura.

Feito isso, ligue o equipamento e comece a costurar as barrinhas que foram marcadas. O ideal é utilizar o ponto zigue-zague, pois ele consegue prender melhor o tecido, evitando possíveis desfiados no futuro.

Faça uma marca da área vertical inferior até a superior, dividindo ao meio. Agora, com a ajuda da tesoura recorte a área que não foi costurada, fazendo tiras verticais com 8 cm de altura e largura, repita o processo até completar toda a extremidade.

Na próxima etapa, dobre a ponta das tiras e costure na máquina, deixando uma argola, na qual irá passar o trilho.  Após este procedimento, pegue o tecido de renda e verifique se está na mesma medida.

Marque os 2 cm de barra e costure na máquina. Repita o mesmo processo de recortar ao meio, dividindo o tecido em duas partes. Marque e recorte as tiras superiores de 8 cm de altura e largura, de modo a costurar as pontas.

Após este processo a cortina estará pronta. A composição deve ser feita da seguinte forma: primeiro coloca-se no trilho as duas partes de tecido branco, para enfeitar prenda as duas partes rendadas na cor lilás, o que confere um tom delicado à sala.

Cortina com Babado Para Sala ou Quarto

Esta cortina apresenta uma aparência delicada e elegante, podendo ser instalada na sala ou quarto. A vantagem deste modelo é que ele pode ser facilmente combinado com qualquer decoração. Para fazer a cortina com babado é necessário ter os seguintes materiais:

  • 1 tecido colorido com textura brilhante com 1,50m de largura e 1m de altura;
  • 1 tecido branco com 2m de altura e 1,50m de largura.
  • 1 carretel de linha de pipa;
  • Argolinhas de madeira;
  • Tesoura;
  • 1 fita métrica
  • 1 caneta

Como Fazer

Pegue o tecido branco e com a ajuda da fita métrica e caneta faça a marca de 2 cm nas laterais, exceto na área superior. Coloque a linha de pipa na máquina de costurar. Agora, costure as áreas demarcadas, fazendo a borda. Na parte que não foi costurada, faça tiras verticais de 8 cm de altura e largura.

Feito este processo, pegue as argolinhas de madeira e passe a ponta das tiras por dentro. Depois, puxe a ponta e costure, deixando-as bem presas e criando o espaço por onde o trilho irá passar. Na sequência, separe o tecido colorido, marque e costure a barra nas áreas verticais e em uma horizontal. Para finalizar, faça tiras de 5 cm de altura e largura na área que não foi costurada. Passe argolinhas de madeira, dobre as pontas e costure.

Com isso a cortina estará pronta, é só fazer a composição colocando a parte branca atrás. Em seguida, pegue a parte colorida e torça ao meio, formando um babado. Por fim, é só colocar na área frontal.

5. Comercialização de Cortinas

comercialização de cortinas
O último passo após aprender como fazer cortinas é a comercialização de cortinas. Indica-se que as cortinas sejam oferecidas diretamente para o cliente.

A compra de cortinas é bastante comum. A comercialização mais lucrativa é, sem sombra de dúvida, a feita de forma direta, ou seja, quando se oferece diretamente ao cliente, pois nesses casos, a porcentagem de ganho é maior, atingindo mais de 400%.

Porém, quando se possui uma maior destreza na elaboração, fazendo uma grande quantidade de cortinas, pode-se optar à venda intermediada por lojas. Nessa opção, o ganho é mais baixo, cerca de 200%, contudo, se ganha na quantidade.

É impossível citarmos um valor exato para a cortina, já que a mesma depende da confecção, detalhes, materiais, entre outros fatores, podendo ser comprada por valores de R$ 200,00 reais até R$ 10.000,00 reais.

As cortinas podem ser um excelente negócio, rendendo bons lucros. Além disso, é comum a aptidão na área de costura, principalmente por mulheres, podendo ser uma possibilidade de emprego para quem está em casa.

Também, lembremo-nos da facilidade de montar uma micro empresa na área, podendo-se contratar mais alguns funcionários e acelerar a produção, sendo que os impostos cobrados para micro empreendedores é ínfimo, existindo empréstimos para iniciar o negócio com taxas de juros bem atrativas.

Analise o orçamento e, caso entenda por bem não montar uma empresa ou até mesmo não comercializar os produtos, é interessante aprender a fazer cortinas, até mesmo para fazer exatamente como deseja para a sua casa, personalizando o ambiente com o seu jeitinho.

Aprendeu como fazer cortinas? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

4.00 avg. rating (79% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA