Como Fazer Chocolate

Fazer ChocolateJá pensou em fazer chocolate e ganhar dinheiro com isso? Veja agora mesmo como começar a sua fabricação de chocolate!

O chocolate é uma das guloseimas mais consumidas do mundo, agradando milhões de pessoas nos quatro cantos do mundo. Alguns dos motivos que levam este alimento a ser tão consumido é a sensação de bem-estar que provoca no organismo, produzindo uma ligeira sensação de alegria, além de poder ser usado em diferentes tipos de pratos, sendo transformado em doces, bolos, entre outras possibilidades.

O alto consumo do chocolate no Brasil e no mundo faz com que ele seja uma excelente oportunidade de negócio. Você gostaria de trabalhar com esta delícia e receber bons rendimentos financeiros? Então, invista na produção de chocolates. Para atuar nesta atividade, você não precisa, necessariamente, montar uma fábrica de chocolate grande, pois é perfeitamente possível fazer uma produção artesanal, em casa mesmo.

O processo de fabricação de chocolate exige inúmeros processos, sendo necessário conhecer todos os ingredientes e métodos necessários para obter um produto final de altíssima qualidade, que possa ser usado na produção de outros alimentos e agrade o paladar das pessoas.

É importante destacar que ao montar uma chocolateria o mais importante é a qualidade do chocolate, o sabor, gosto. Veja, existem diversas marcas, sabores e tipos de chocolates diferentes, o que levará as pessoas a escolher o seu é justamente o sabor diferenciado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar a fazer chocolate de qualidade e poder iniciar nesse negócio com o pé direito, criamos esse texto com mais informações sobre o assunto, além de um passo a passo incrível sobre como fazer chocolate, confira!

Conheça a Origem

O chocolate é um alimento que se caracteriza por ser feito a partir de amêndoa fermentada e torrada do cacau. Segundo estudos, o chocolate foi produzido pela primeira vez na América Latina, mais especificamente no México, durante a civilização pré-colombiana, em que o cacaueiro era uma planta abundante na região.

Durante as Grandes Navegações, quando os europeus descobriram a América, o cacau foi levado para a Europa, passando a ser processado e convertido em chocolate, popularizando-se a partir dos séculos XVII e XVIII. No entanto, devido às condições climáticas, o cultivo do cacaueiro não se tornou possível no Velho Continente, necessitando exportar o fruto da América Latina.

O chocolate, da forma que conhecemos e consumimos na atualidade, é o resultado de diversos experientes, recebendo a adição de açúcar, leite e demais especiarias, que tornaram o seu sabor mais suave, além de permitir que a sua consistência se ficasse sólida. O chocolate é um dos doces mais consumidos do mundo, sendo um dos produtos mais desejados da Páscoa.

Por Que Investir Na Produção De Chocolate?

Investir na produção de chocolate pode ser uma atividade bastante vantajosa. Em primeiro lugar, o chocolate é um dos alimentos mais consumidos do mundo, o que faz com que a sua fabricação seja um negócio estável, de pouco risco para o produtor e ao mesmo tempo bastante lucrativa.

Destacamos que, embora o chocolate seja “vítima” de uma sazonalidade (páscoa), a mesma é meramente positiva, pois, na páscoa tem-se um aumento significativo da demanda, porém, não elide a demanda “normal” durante o restante do ano.

Além disso, há diversos métodos de fabricação de chocolate, possibilitando obter texturas e sabores diversificados, tendo uma grande variedade comercial. Dessa maneira, você pode trabalhar com uma cartela ampla de produtos, negociando com clientes diferentes e, consequentemente, aumentando os seus rendimentos mensais. Esta atividade também apresenta baixo custo, sendo necessário o uso de poucos recursos para executá-la.

Claro, um pouco de custo você terá, como em qualquer atividade, porém, a taxa de retorno de lucro no chocolate pode girar em aproximadamente 600%, desde que você atue na fabricação de chocolate e na venda em si.

Passo a Passo De Como Fazer Chocolate

Você quer trabalhar em casa? Ganhar dinheiro ao fazer chocolate? Pois bem, para que isso aconteça é necessário dominar todas as técnicas de produção para obter um produto de boa qualidade.

Trabalhar com as medidas certas, ferramentas adequadas e, principalmente, com a preparação dos produtos adequadamente, é fundamental para obter o chocolate que vai ser o sucesso do seu negócio.

Por isso, acompanhe abaixo nossos passo a passo de como fazer chocolate.

1- Adquira o Material e Ingredientes Para Fazer Chocolate

Antes de qualquer coisa, para dar início à produção de chocolate é preciso que você adquira o material e os ingredientes que são essenciais para este processo. Primeiramente, para seguir a receita mais simples deste alimento, você vai precisar de: 1 kg de amêndoas de cacau in natura, ou seja, sem ter passado por nenhum processo anteriormente; 2 kg de açúcar puro e refinado; 2 litros de leite; manteiga;

Com relação aos equipamentos para fazer chocolate, você vai precisar de: panelas de alumínio e com profundidade; talheres, 1 colher de madeira; fogão; 1 tabuleiro com superfície de mármore; 1 máquina de moer carne; 1 liquidificador, moldes de silicone para barras de chocolate;

2- Prepare As Amêndoas Para Fazer Chocolate

O seu primeiro passo é preparar as amêndoas de cacau que é a principal matéria-prima do chocolate. Sendo assim, pegue as amêndoas e coloque-as em um recipiente com água, deixando descansar por aproximadamente 2 horas. Depois, lave os ingredientes em água corrente, isso serve para retirar todas as impurezas.

Na sequência, é preciso colocar as amêndoas para secar, o ideal é que elas sejam depositadas em um local com temperatura de 20 °C e com luminosidade plena, permanecendo intactas por até 24 horas, pois é necessário que toda a umidade evapore, fazendo que elas fiquem bem sequinhas para facilitar as etapas posteriores.

Perceba que a preparação da amêndoa é extremamente importante para o processo de produção de chocolate, por isso, siga a risca as instruções, principalmente quanto ao tempo que o produto precisa ficar “descansando” para secar.

3- Torre As Amêndoas Para Fazer Chocolate

Após as amêndoas secarem tem-se que torrá-las. Portanto, pegue a panela de alumínio com profundidade, leve ao fogo a uma temperatura de 180°C, coloque as amêndoas e deixe-as esquentar. Com a ajuda de uma colher de madeira vá mexendo os ingredientes para que não grudem no fundo do recipiente.

A partir dos 10 minutos de torra será possível notar o escurecimento. Siga mexendo os grãos por mais 10 minutos ou até as cascas ficarem completamente amarronzadas. Para saber se as amêndoas estão no ponto, desligue o fogo, espere até que fiquem mornas e posteriormente aperte-as entre os dedos, se as cascas saírem com facilidade é porque estão prontas.

4- Descasque e Moa As Amêndoas Para Fabricação De Chocolate

Quando as amêndoas estiverem completamente frias, comece a descascá-las com as próprias mãos, retirando todos os resquícios. Na próxima etapa, coloque as amêndoas na máquina de moer carne e ligue em intensidade média, deixando-as moer por completo, até que reste um pó fino. Evite deixar pequenos “caroços”, pois isso prejudica o andamento da produção do chocolate. Ponha a farinha em um recipiente.

5- Triture Os Ingredientes

Pegue o liquidificador, coloque a farinha que foi obtida através da moagem das amêndoas. Agora, acrescente os 2 litros de água e os 2 kg de açúcar. Com uma colher misture os ingredientes. Feche o liquidificador, ligue-o e deixe os ingredientes baterem entre 4 e 6 minutos consecutivos. A massa deve ficar em um ponto denso, não sendo muito líquida nem muito sólida.

6- Apure o Chocolate

Depois de transformar as amêndoas em chocolate. Pegue uma panela de alumínio, despeje a mistura triturada e leve ao fogo em temperatura média, aproximadamente 180°C. Com uma colher de madeira fique mexendo a massa, o que impede que ela grude no fundo da panela e também para que se obtenha uma textura mais lisa e fina.

Siga mexendo a mistura, que vai ficar no ponto ideal após 30 minutos de fervura. Se você quer ter certeza de que o chocolate está no ponto, uma boa dica é retirar uma pequena quantidade da massa e colocar sobre uma superfície de mármore, se ela endurecer significa que está no ponto certo.

7- Faça Barras De Chocolate

Para fazer barras de chocolate, pegue os moldes de silicone, passe uma espátula na manteiga e posteriormente coloque dentro do recipiente. Na sequência, com as próprias mãos, espalhe a manteiga, deixando os moldes bem uniformes. Isso serve para impedir que o chocolate grude no molde e fique difícil de retirá-lo intacto depois.

Feito isso, deixe o chocolate esfriar entre 2 e 4 horas. Se você desejar, é possível acelerar o processo de resfriamento, basta levar os moldes até a geladeira, aguardando descansar por 1 hora, que é tempo suficiente para o chocolate endurecer. Por fim, é só retirar o chocolate das formas, com cuidado para não esfarelar. Pegue uma faca e  corte as barras no tamanho desejado.

Você pode atribuir novos elementos ao fazer chocolate, ficando ao seu critério desenvolver novos sabores. Uma boa dica é fazer diversas “experiências”, pedir para que terceiros experimentem e, posteriormente, começar a fabricação de chocolate em maior escala.

E você, o Que Achou Da Ideia De Fazer Chocolate? Conte-nos Como Está a Sua Fabricação De Chocolate!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA