Aprenda Como Fazer Cerveja

Fabricar Cerveja Já pensou em fabricar cerveja e ganhar dinheiro com isso? Veja agora mesmo como fabricar cerveja.

Você adora reunir os amigos e tomar uma cerveja gelada? Esta é uma das atividades de lazer preferidas dos brasileiros, que estão entre os que mais consomem esta bebida no mundo, ocupando a 17ª posição. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 52% dos cidadãos brasileiros acima dos 18 anos de idade bebem cerveja pelo menos uma vez ao ano.

Além de ser um bom motivo para ficar na companhia dos amigos, a cerveja também pode ser uma excelente alternativa de negócio. Você quer montar a sua própria empresa no ramo de bebidas? Pois bem, fabricar cerveja é uma opção bastante promissora. Não tem uma reserva financeira muito alta? Calma! É perfeitamente possível investir em uma fábrica de cerveja artesanal, que é relativamente mais barata.

Abrir uma fábrica de cerveja artesanal é mais em conta e ao mesmo tempo pode ser muito lucrativa, no entanto, é necessário primar pela qualidade da bebida.

A cerveja precisa ser fabricada com muito cuidado, tanto em razão da qualidade quanto em questão da observância dos padrões sanitários, sob pena de receber multas altíssimas que podem rapidamente levar o seu negócio à falência.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer entrar para esta área? Com o intuito de ajudar você a preparar a melhor cerveja da sua região e ganhar bastante dinheiro, criamos esse texto com ótimas dicas, informações e um passo a passo de como fabricar cerveja. Pronto para começar?

Conheça a Origem

A cerveja é considerada uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, tendo a sua evolução juntamente com a civilização humana que conhecemos na atualidade. Um estudo realizado por historiadores a partir da análise de hieróglifos, apontou que a cerveja já era produzida desde o Egito Antigo, nas tribos Sumérias, sendo feita a partir de um líquido fermentado através do pão.

Ao longo dos séculos, a cerveja foi se tornando popular, chegando a ser exportada para diversos continentes, ganhando principalmente a Europa. Atualmente, entre os países que mais produzem e consomem a cerveja estão a República Tcheca, Áustria, Alemanha, Irlanda, Polônia, Romênia e Brasil.

A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, em especial a cevada maltada, além da adição de água, amido, milho, entre outros ingredientes. Esta bebida pode ser composta por diferentes elementos como, por exemplo, sorgo e mandioca, o que também lhe confere sabores distintos, podendo ser marcante ou mais suave, de acordo com o objetivo do produtor.

A verdade é que não existe um “padrão de sabor para cerveja”, tanto que mestres no assunto desenvolvem novos “sabores” de cerveja a todo o momento, sendo, inclusive, contratados por empresas de grande porte no assunto para desenvolver novos tipos de cerveja.

Claro, certa “semelhança” nas cervejas é comum, afinal, são criadas em grande parte por materiais idênticos, contendo apenas alguns ingredientes especiais.

Por Que Investir Na Fabricação De Cerveja

Se você pretende começar um negócio, montar uma fábrica de cerveja artesanal é uma alternativa muito vantajosa. Em primeiro lugar, a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil e no mundo, o que faz com que este mercado seja bastante estável, deixando o produtor menos exposto a possíveis prejuízos financeiros e sazonalidades.

O consumo de cervejas artesanais tem crescido entre a população brasileira e cada vez mais é exportada, principalmente para a Europa, o que possibilita que o produtor obtenha bons lucros. Além disso, a produção desta bebida não é uma atividade complexa, exigindo ferramentas e ingredientes de baixo custo.

Outro ponto que é interessante, é o fato de poder montar um disk cerveja, em que você faz a entrega da cerveja para clientes particulares e empresas. Veja, pode-se tanto revender para “distribuidoras” quanto particulares, até mesmo se for uma microcervejaria.

Dicas De Como Fabricar Cerveja

A produção de cerveja é uma atividade que exige vários processos, sendo necessário tomar cuidado desde a escolha dos ingredientes para a fermentação até a seleção das ferramentas adequadas. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como fabricar cerveja.

1- Adquira as Ferramentas Para Fabricar Cerveja

Antes de qualquer coisa é preciso adquirir todas as ferramentas que são necessárias para fabricar a cerveja, dando-lhe o máximo de qualidade. Primeiramente, é necessário contar com uma máquina de moagem, que serve para triturar os ingredientes utilizados na produção da bebida, além de tonéis de alumínio para ferver.

Também é necessário dispor de termômetro para medir a temperatura de fervura da cerveja, panelas de alumínio grandes e profundas, pás plásticas, peneira cônica, jarra plástica, suporte de transferência, balde alimentador, chave para balde alimentador, fogão, tampinhas e garrafas para armazenar a bebida após a produção.

Caso você esteja com pouco dinheiro para investir no seu negócio, uma boa dica é procurar por empresas do ramo que deixaram de atuar, assim, consegue-se comprar ferramentas usadas, de marcas conceituadas, com ótima qualidade, bom estado e por um preço mais acessível.

2- Selecione Os Ingredientes Para Fazer Cerveja

Para dar início à fabricação de cerveja é necessário selecionar os ingredientes que serão utilizados, que devem estar de acordo com as diversidades que você pretende produzir. Para quem está ingressando na área para fabricar cerveja, o ideal é escolher a variedade mais simples da bebida, que é a malte.

Portanto, para fazer a sua primeira linha de cerveja, comece separando 5,0 kg de malte Château Pilsen, 24g de Lúpulo Spalt Selec 5,4 Ácido Alfa, 18 l de água para adicionar ao malte, 20 l de água para a extração do Extrato Residual e 11,5g de fermento de alta fermentação Cepa. Todos os ingredientes podem ser adquiridos em casas de insumos para a fabricação de bebidas artesanais.

3- Moagem Dos Ingredientes

Você adquiriu todos os ingredientes para a fabricação de cerveja? Pois bem, agora é o momento de moê-los. Portanto, coloque na máquina de moagem os 5,0 kg de malte e ligue-a por aproximadamente 3 minutos. Este período inicial é utilizado para remover a casca do ingrediente, quando isso acontecer desligue o equipamento e retire as cascas.

Na sequência, volte a moer o malte com maior intensidade. Para chegar no ponto certo é preciso que o malte seja transformado em uma farinha extremamente fina, pois esta característica facilita as próximas etapas, evitando que a bebida final fique com uma espécie de “pó” que compromete o seu sabor.

É preferível que o malte fique na máquina por mais tempo do que menos, então, caso esteja na “dúvida”, opte por deixa-lo um pouco mais para garantir a qualidade da sua cerveja.

4- Faça a Mosturação Da Cerveja

Pegue uma panela grande de alumínio, coloque 18 l de água e ferva a uma temperatura de 68°C, use o termômetro para chegar ao resultado preciso. Depois, adicione a malte que já foi triturado, mexendo a mistura com a pá plástica, evitando que sejam formados grumos, os quais podem prejudicar a textura da bebida.

Quando os ingredientes estiverem bem incorporados, retire a panela do fogo, deixando a mistura descansar por 80 minutos, com o recipiente tampado. Após este período, analise se ficaram alguns “caroços” na mistura, caso a resposta seja positiva, tem-se que fervê-la por mais 50 minutos, sem deixar de mexer.

5- Realize a Filtração Na Fabricação Da Cerveja

Agora, pegue o balde alimentador e coloque próximo à panela. Com o auxílio da jarra plástica e a peneira cônica vá transferindo o malte fervido para o balde, peneirando-o para retirar a parte mais densa, deixando apenas o líquido, que é considerado a base para a fabricação da cerveja. Use a chave de balde para transportá-lo.

Em outra panela de alumínio, coloque o líquido que foi filtrado juntamente com 20 l de água e os 20g de Lúpulo Spalt Selec 5,4 Ácido Alfa, fervendo os ingredientes a uma temperatura de aproximadamente 80°C. Com a pá plástica, siga mexendo a mistura por 40 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por 1 hora.

6- Ferva o Mosto Da Cerveja

Após a filtração da cerveja é preciso aprimorar o seu sabor. Sendo assim, leve ao fogo a mistura obtida no processo anterior. Dessa vez, deixe a panela tampada e não mexa os ingredientes, fazendo com que eles sejam fervidos a uma temperatura superior a 200°C por um período de 40 minutos. Feito isso, desligue o fogo e aguarde mais 1 hora.

7- Resfrie e Fermente a Cerveja

Deixe a mistura descansar por 2 horas em um ambiente com temperatura de no máximo, 15°C. Na sequência, pegue o líquido e adicione o fermento de alta fermentação Cepa, mexendo bem os ingredientes por 10 minutos, depois deixe descansar por um dia. Após este período, transfira as bebidas para as garrafas e tampe-as, que devem ser mantidas em um local com temperatura ambiente de 20°C, longe da incidência dos raios solares, durante 5 dias.

Após esse processo a cerveja estará pronta e apta para o consumo. Fazer os passos exatamente como descritos é fundamental para obter a cerveja de qualidade, principalmente no tocante as temperaturas e períodos que se deve ficar no fogo.

E Você, Que Tal Começar a Fabricar Cerveja?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA