6 Passos Simples de Como Fazer Biscuit

Como fazer biscuit
Já pensou em iniciar sua própria fabricação de biscuit e ganhar dinheiro com isso? Veja nosso passo a passo de como fazer biscuit.

Quer aprender como fazer biscuit e ter uma renda extra? Confira agora mesmo como fazer biscuit e comece já o seu negócio!

Você adora decoração? Muito provavelmente sabe que em se tratando de decoração todos os detalhes são fundamentais e podem fazer toda a diferença. Quando se fala em objetos decorativos para festas, tem uma coisa que não pode faltar, trata-se do biscuit, que nada mais é do que uma espécie de massa que pode ser utilizada para modelar, dando origem a noivinhos de bolos de casamento, enfeites para geladeira, entre outras possibilidades.

Claro, para trabalhar na modalidade será preciso adquirir materiais para artesanato, porém, o preço é bem acessível e você encontrará uma vasta variedade de produtos que podem ser utilizados. Fazer biscuit pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro, tanto como uma renda extra como principal. Existem diversos casos de pessoas que começaram a fazer biscuit como uma forma de renda extra e, depois, acabou por se tornar sua profissão principal.

Veja, é possível vender os biscuits para confeitarias, empresas de brindes e até mesmo para empresas que organizam festas. É um negócio bem amplo, com uma demanda atraente e pouca concorrência, vale a pena estudar o assunto.

Quando se trata de artesanato é preciso saber exatamente como se fazer algo, por isso, criamos esse texto com tudo sobre biscuit, inclusive com um passo a passo de como fazer biscuit. Prontos para começar?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O Que é Biscuit?

O biscuit é muito utilizado no Brasil para fins artesanais. No entanto, este elemento é originário da Itália, em meados do século XX, onde se fazia trabalhos de modelagem com um material denominado “pasta di base”, que era feita a partir de uma mistura de farinha, água e sal.

Ao longo dos anos, a massa de biscuit ganhou outros ingredientes, mas mesmo assim continuou caindo no gosto de artesãos do mundo inteiro, sendo utilizada para modelar objetos decorativos de pequeno e médio porte como, por exemplo, noivinhos de bolo de casamento, imãs de geladeira, bonecos, entre outras coisas.

Biscuit é o nome mais popular para esta massa utilizada em atividades artesanais, mas ela também pode ser conhecida como porcelana fria, devido ao fato de não precisar ir ao forno, uma vez que o seu processo de secagem acontece ao ar frio, sem a interferência de agentes exteriores. Esta massa é uma das preferida dos artesãos porque é muito fácil de modelar, tingir e pintar.

Por Que Investir na Produção de Biscuit?

por que investir em biscuit
Antes de aprender como fazer biscuit você deve descobrir o porque investir suas economias na produção de biscuit.

Você tem habilidades artesanais e gostaria de usá-las para complementar a sua renda mensal? Neste caso, uma boa ideia é investir na produção de biscuit. Em primeiro lugar, para fazê-los a partir desta massa, você terá um gasto mínimo, o que é ideal para quem não tem muita grana para gastar, mas quer começar a trabalhar com algo novo.

O biscuit é uma massa muito versátil, logo, é perfeitamente possível modelar praticamente tudo o que você quiser utilizando-a, basta usar os ingredientes certos. Sendo assim, você poderá trabalhar com uma cartela ampla de clientes, podendo produzir itens para eventos ou sob encomenda, o que possibilita aumentar os seus lucros mensais.

6 Passos Simples de Como Fazer Biscuit

Mas, como trabalhar com biscuit e ganhar dinheiro? Antes de qualquer coisa, é necessário aprender a criar a massa e posteriormente modelá-la conforme a sua necessidade. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como fazer Biscuit.

1- Adquira as Ferramentas Para Fazer Biscuit

Você vai começar a trabalhar com biscuit? Então, a sua primeira medida é adquirir as ferramentas adequadas para fazer biscuit. Você vai precisar de panelas para cozinhar a massa para modelar, talheres, tesouras médias e pequenas para cortar a massa, rolinho demarcador, carretilha plástica, jogo de esteca, ejetor e rolo liso.

Os enfeites de biscuit podem ser modelados com a mão, porém, este processo é mais trabalhoso e demorado. Se você quer dar um acabamento perfeito para os bonecos e enfeites de biscuit, o ideal é comprar moldes prontos, que tornam o seu trabalho muito mais prático, evitando possíveis erros e desperdício de massa.

Talvez você esteja pensando que os moldes podem ser caros e que vale a pena você mesmo tentar fazer o biscuit mais trabalhado. Não, não faça isso! Os moldes são muito baratos, são semelhantes aqueles moldes que as crianças põem gesso quando novas para fazer “bonequinhos”, vale a pena comprar e ter um trabalho de 1ª qualidade.

2- Materiais Para Fazer Biscuit

materiais para fazer biscuit
Para aprender como fazer biscuit você precisará saber quais os materiais necessários para fazer biscuit.

Definitivamente, trabalhar com biscuit é uma atividade bastante barata. Para você começar a produzir as suas mercadorias não vai precisar gastar muito, devendo contar com: 2 xícaras de chá de cola branca, que é própria para a preparação de porcelana fria; 2 xícaras de amido de milho; 2 colheres de sopa de vaselina líquida; 1 colher de conservante, que pode ser limão ou vinagre; 1 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que é usado para sovar a massa.

Estas proporções são recomendadas para uma produção mediana, mas é possível aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes de acordo com o tipo de mercadoria que será produzida. Além disso, também é possível substituir o amido de milho pela farinha de trigo.

Para uma produção maior, basta aumentar os ingredientes de forma proporcional.

3- Como Fazer a Massa Para Biscuit

Pegue uma panela, que deve ser específica para fazer biscuit, pois o odor dos ingredientes tende a encalacrar no recipiente. Leve o utensílio ao fogo médio, despeje as 2 xícaras de chá de cola branca e as 2 xícaras de amido de milho. Com uma pá, siga mexendo os ingredientes até obter uma mistura bastante homogênea, mas tome cuidado para que a cola não condense demais, perdendo o seu ponto ideal.

Na sequência, adicione as 2 colheres de sopa de vaselina liquida, 1 colher de conservante que pode ser limão ou vinagre. Mexa todos os ingredientes novamente, por aproximadamente 10 minutos, ou até que a mistura atinja um ponto de pasta. Desligue o fogo e deixe a massa amornar.

4- Modelagem da Massa De Biscuit

Quando a massa ficar morna, coloque-a sobre uma mesa, de preferência de mármore, e depois espalhe o creme hidratante sem silicone nas mãos e sove a massa, fazendo com que toda a superfície seja atingida pela substância. Nesta etapa, é necessário ter em mente que a massa não deve estar totalmente fria, pois isto irá dificultar a sova, fazendo com que ela fique quebradiça e sem aderência.

Após passar todo o creme hidratante sem silicone na massa é recomendado esticá-la com um rolo liso. Segure o objeto com as duas mãos, pressionando-o com uma força média, o que contribui para afinar a massa, deixando-a em um ponto melhor para trabalhá-la posteriormente.

Quando a massa ficar lisa e fina é necessário modelá-la. Neste processo, você pode dar o formato que deseja, podendo utilizar moldes para construir os desenhos com perfeição ou fazê-los a mão, sendo preciso utilizar tesoura, demarcador, esteca e carretilha plástica para esculpi-los conforme a sua necessidade.

5- Tingimento da Massa de Biscuit

pintura-do-biscuit
Não basta apenas aprender como fazer biscuit, você precisará também aprender como fazer a pintura do biscuit.

Apenas modelar os bonecos de biscuit não é o suficiente para completá-los, tem-se que pintá-los. Primeiramente, saiba que o mais indicado é usar tinta de tecido que é atóxica, tem boa durabilidade, além de secar rapidamente. Para o processo de tingimento, você vai precisar de tinta de tecido e pincéis, que podem ser encontrados facilmente em lojas de artesanato.

Mergulhe o pincel na tinta da cor desejada e depois aplique no seu boneco de biscuit, sendo recomendado dar pequenas batidinhas com as cerdas para que a pigmentação seja perfeita. Evite dar pinceladas muito fortes, pois uma das principais características do biscuit é ter uma aparência delicada. Para certificar-se da durabilidade da tinta, é indicado aplicar 2 camadas de tinta.

6- Secagem do Biscuit

O biscuit não pode ser comercializado assim que é finalizado, pois é preciso respeitar o tempo de secagem do produto para que ele fique pronto e não corra o risco de se esmigalhar. Portanto, deixe os enfeites descansarem por, pelo menos, 48 horas, que é o suficiente para a secagem da massa e da tinta.

Para melhorar a sua criatividade na fabricação de biscuit, uma boa dica é procurar imagens na internet, assim, poderá fazer igual e aumentar o seu portfólio.

Aprendeu como fazer biscuit? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA