7 Modelos de Sucesso de Como Fazer Bijuterias

Como Fazer Bijuterias
Aprenda como fazer bijuterias de todos os tipos: colares, brincos, anéis e muitas outros modelos bijuterias.

Você sempre quis aprender como fazer bijuterias e não sabia como? Agora você consegue de forma gratuita com nosso conteúdo exclusivo sobre como fazer bijuterias. São opções de colares, brincos, anéis e muito mais.

Os acessórios em bijuterias podem ser encontrados facilmente e com preços bastante acessíveis, mas que tal fazer o seu próprio artigo? Confeccionar bijuterias é uma ótima ideia para quem deseja tê-las com exclusividade ou ainda comercializá-las, fazendo disso o seu negócio próprio, que pode ser muito rentável, uma vez que o público que consome estes objetos é ativo.

A princípio, fazer bijuterias pode parecer algo complicado para quem não tem intimidade com tarefas manuais, mas não é bem assim. Qualquer pessoa pode fazer bijuterias, pois as peças podem ser compradas facilmente e existem muitos tutoriais que ensinam passo a passo de como fazer bijuterias corretamente, deixando-as lindas para usar ou vender.

Confira a seguir como fazer bijuterias e ganhar um bom dinheiro!

Materiais utilizados para fazer bijuterias

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para fazer bijuterias é necessário contar com os materiais certos para este tipo de confecção. É bem verdade que cada modelo de acessório exige um tipo de peça. Porém, existem itens básicos que qualquer pessoa que deseja entrar nesta área de fazer bijuterias deve ter. Por exemplo, as correntes são indispensáveis, pois são usadas como extensões para pulseiras, colares e tornozeleiras, além de unir as peças.

Os elos são objetos bem pequenos, mas fundamentais para permitir as ligações entres uns e outros objetos, podendo ser encontrados na cor dourada ou prateada. Os terminais ou miniterminais são aqueles “ganchinhos”, que são comercializados em diversos tamanhos para serem aplicados como acabamentos de fios e base para elos e fechos.

Os fechos são peças para fechar os calores, gargantilhas, pulseiras e todo o tipo de bijuteria, um dos modelos mais populares é o mosquetão, que é mais fácil de trabalhar. Os alfinetes com cabeça são indicados para usar como base para a fabricação de brincos.

Você também precisará para fazer bijuterias alicates, que são ferramentas para fechar, modelar e cortar as peças, é necessário ter o modelo com pontas redondas, ponta chata e de corte. Os anzóis de arame devem ser usados para fazer os ganchos dos brincos de bijuteria. Não pode faltar os fios de naylon ou arame, que são as extensões para pulseiras e colares.

Por fim, entre os materiais mais utilizados para fazer bijuterias não se pode deixar de mencionar as contas de pérola, pedrarias, cerâmica, acrílico, strass, muranos, tiras de couro e hastes, que são aplicados de várias formas como enfeites para criar as bijuterias.

Formas de fazer bijuterias

As formas de fazer bijuterias são bastante variadas, pois tudo depende do tipo de bijuteria que se pretende produzir e os materiais que estão a sua disposição. Uma das maneiras mais populares é recorrer à transformação de artigos que já existam como, por exemplo, grampinhos simples de cabelo podem se transformar em lindas bijuterias com aplicações de contas de pérolas.

Outra forma de fazer bijuterias é construindo-as do zero, neste caso é só contar com as peças apropriadas como correntes, contas de acrílico ou pérolas, além de outras ferramentas. Para quem deseja fazer bijuterias mais avançadas, uma boa dica é utilizar as fôrmas de fazer bijuteria, nas quais é possível moldar os materiais, deixando-os no formato desejado, sendo ideal para trabalhar com pingentes.

Estilos de bijuterias

Como as bijuterias são confeccionadas manualmente, isto faz com que cada vez mais elas aparecem renovadas, afinal de contas, as pessoas criativas inventam novas formas e estilos de bijuterias todos os dias. Atualmente, o estilo mais comum é as maxi-bijuterias em pedrarias, que são grandes e chamam bastante a atenção no visual.

Também há as bijuterias com um tom mais clássico, como as que são produzidas com contas de pérolas e ficam perfeitamente elegantes para ocasiões que pedem mais requinte. Outra versão bastante comum, principalmente entre os jovens, são os acessórios com um estilo mais artesanal, feito a partir de materiais esculpidos em madeira ou em couro.

7 Modelos de Sucesso de Como Fazer Bijuterias

1- Colares e Correntinhas

Como Fazer Bijuterias - Colar
Os colares e correntinhas são uma boa opção de como fazer bijuterias lindas.

Os colares e correntinhas estão entre as bijuterias mais simples de se fazer e mais lucrativas. Para fazer um colar, comece separando duas extensões de arame de aproximadamente 40 cm, com um alicate pontas redondas vá moldando até criar um círculo aberto. Em seguida, pegue 10 pedras grandes de bijuteria com abertura no meio e passe por uma extensão de arame, em cada lado deixe uma sobra de 4 cm.

Na próxima etapa, pegue 10 pedras de tamanho médio e de cor diferente e passe no segundo fio de arame, respeitando os mesmos 4 cm. Com o alicate de pontas redondas, dobre a área que sobrou, fazendo um circulo e enrolando a ponta para o lado de dentro. Selecione duas correntes finas de 8 cm e passe por dentro dos espaços criados, de modo que as duas pontas se encontrem.

Coloque um elo, nas duas pontas, mas não os engate ainda. Finalize acrescentando um terminal. Feito isso, o seu colar está pronto e super fashion para todas as situações. Em uma das pontas da corrente aplique um elo e em outra o terminal. Se quiser dar um charme a mais, deixe uma pequena sobra da corrente depois do fecho.

Agora, fazer uma correntinha pode ser ainda mais fácil. Basta pegar uma corrente de aproximadamente 30 cm, adicionar contas ou um pingente do material que desejar e pronto, basta fechá-la.

2- Bijuterias Com Fitas

como fazer bijuterias com fitas
As bijuterias com fitas estão entre as mais fáceis de como fazer bijuterias e com muitos pedidos pelo público jovem.

Uma das tendências da moda são as bijuterias que mesclam pedrarias com fitas, criando um ar mais romântico no visual feminino. Estes itens são mais complexos de se fazer, mas nem um pouco impossíveis, basta seguir à risca o passo a passo.

Inicie cortando uma fita de cetim na cor preta de 30 cm. Depois, pegue uma pedra azul grande com furo e passe a fita por dentro.

Coloque 5 pedras azuis de tamanho médio, em cada lado, deixando a composição equilibrada. Se você julgar necessário pode colocar uma argola e um fecho nas pontas do colar, mas o mais charmoso é fazer a amarra com as próprias pontas da fita, confeccionando um laço.

3- Pulseiras

As pulseiras são acessórios que toda a mulher deve ter para compor um look estiloso. Há uma infinidade de maneiras de fazer pulseiras, dentre elas a mais simples e delicada é a de pérolas.

Para fazer essa bijuteria, pegue uma extensão de nylon de 15 a 20 cm e passe por dento de 20 contas de pérolas de tamanho médio e um pingente da sua preferência, deixando um espaço de 5 cm em cada ponta. Aqueça as duas pontas com um maçarico, até que elas se fundam e formem um círculo.

4- Pulseira de Couro Com Pedrarias

Fazer Bijuteria
Aprenda como fazer bijuterias de couro com pedrarias, este tipo de bijuterias são bem elegantes e preteridas pelas mulheres!

As pulseiras de couro com pedrarias são versáteis, modernas e elegantes. Para fazer este acessório, é preciso pegar uma tira de couro de 20 cm de extensão e 5 cm de largura. Selecione uma pedra grande na cor verde com abertura, passe uma argola semiaberta por dentro e depois transpasse a área central de couro, de modo que fique caída para o lado de fora.

Pegue 10 spikes ou tachas e aplique no meio da tira de couro com um alicate de pontas chatas, deixando 5 em cada lado. Fure uma das pontas e coloque um terminal, na outra fure e adicione uma corrente com gancho e a pulseira estará pronta.

5- Brincos

Bijuteria-brincos
É possível aprender como fazer bijuterias que se assemelham a verdadeiras joias, esse é o caso das bijuterias como brincos.

Bijuterias como brincos são capazes de dar um “up” no visual das mulheres, sendo possível produzi-los em diversos modelos de bijuterias.  Para quem está começando, uma boa dica é fazer um brinco simples, com o símbolo do infinito, por exemplo.

Separe uma extensão de arame de 12 cm com um alicate de pontas redondas e vá dobrando em formato de ‘U’, mas sem unir as pontas.

Agora, introduza 10 contas de pérolas douradas, com a ajuda do alicate, torça, fazendo com que as bolinhas não escapem. Nas novas pontas que irão surgir adicione 5 contas em cada uma delas, junte-as e torça com a alicate, fazendo um nó com uma argola pequena no final. Faça este processo 2 vezes, para criar o par de brincos.

Na próxima etapa, apanhe 2 anzóis de arame e encaixe em uma das pontas da argola do brinco, gire a sobra para fixar melhor. Para finalizar, molde a ponta do anzol, deixando-a mais inclinada para se encaixar com facilidade na orelha. Se ficar muito grande, o ideal é cortar o excesso.

Ensinando Você a Fazer o Brinco de Pedraria

Parar confeccionar o brinco de pedraria é necessário ter duas bases com aplicações de strass. Encaixe este item em outra base com 5 pétalas abertas e cole com cola própria para bijuteria, aguarde aproximadamente 20 minutos até as peças secarem para seguir para a próxima etapa.

Após este tempo, pegue 5 pedras do tamanho das pétalas, passe cola na área de dentro e insira-as. Usando um alicate de pontas redondas, aperte cuidadosamente as pétalas, fazendo com que as pedras fiquem bem presas. Com um maçarico, esquente o fundo externo da base e aplique a haste de 2 cm. Aperte um pouco para ficar bem grudado. Caso fique muito grande, indica-se cortar o excesso da haste com o alicate. Termine, colocando as tarrachinhas.

6- Como Fazer Anéis

Os anéis são as bijuterias mais complexas de se fazer, pois são peças pequenas e necessitam de mais detalhes para ficarem bonitas. Um belo modelo de anel é o estilo string ring, que são fininhos e delicados.

Para começar, pegue duas extensões de arame de 12 cm, junte as duas pontas com o alicate, deixando-as presas, mas com uma sobra. Vá trançando as extensões, criando um círculo e inserindo uma conta de pedra colorida, trance novamente e coloque outra pedra, siga este processo até ter colocado 5 pedras. Com o alicate, una as pontas das extensões, enrole-as, faça um nó e corte o excesso. Neste caso, o tamanho da peça produzida depende da largura do dedo de cada pessoa.

7- Anel Com Pedra Única

O anel com pedra única é mais simples de fazer e fica com um estilo incrível. Tenha a sua disposição uma pedra redonda ou oval, na cor que deseja com um furo no meio. Pegue uma linha de arame com 15 cm de extensão, passe por dentro da pedra.

Puxe as pontas em direção oposta à pedra, formando um círculo, faça este processo 2 vezes até que o círculo vá ficando menor. Em cada ponta, envolva todos os círculos dando três voltas. Com o alicate de corte, retire o excesso de linha e dobre cuidadosamente, de maneira que não fique espetando o dedo. Feito isso, o anel com pedra único está pronto.

Agora que aprendeu como fazer bijuterias, comece e ganhe dinheiro! Cadastre seu e-mail para receber novas dicas de negócios para renda extra.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA