2 Excelentes Opções de Como Fazer Amaciante

Como Fazer Amaciante
Para você que deseja saber como fazer amaciante, aprenda aqui de uma maneira simples e fácil como fazer amaciante.

Quer aprender como fazer amaciante em casa? Veja aqui todos os passos para fazer amaciante em duas receitas incríveis!

Aprender como fazer amaciante nunca foi tão fácil, além de trazermos um passo a passo, ensinamos diversas opções de amaciante para ser feito, inclusive sem sair de casa.

Em se tratando de lavar roupas, um dos produtos que mais fazem a diferença nesta atividade é o amaciante, que como o próprio nome diz, é o responsável por promover a maciez de todos os tipos de roupas, independente do tecido que são confeccionadas, além de deixá-las com um cheiro mais agradável, o qual permanece mesmo depois que elas estão secas, promovendo uma sensação boa e delicada às pessoas que as usam.

Os amaciantes podem ser encontrados em uma grande variedade de marcas e tipos nas prateleiras dos supermercados. No entanto, sabia que você pode fabricar o seu próprio amaciante? Sim, isso é perfeitamente possível, pois existem versões mais simples, as quais utilizam componentes fáceis de encontrar. Este produto pode ser feito para uso próprio ou para comercializar.

Para te ajudar nós iremos trazer mais informações e dicas sobre como fazer amaciante em casa. Confira abaixo:

2 Excelentes Opções de Como Fazer Amaciante

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você quer fazer amaciante para comercializar ou para o uso próprio? Pois bem, a fabricação deste produto é perfeitamente possível, basta investir na aquisição dos componentes de qualidade, além de seguir todos os passos recomendados para obter uma substância de qualidade e que realmente seja eficiente. Acompanhe abaixo como fazer amaciante:

1- Como Fazer Amaciante Caseiro

amaciante-caseiro-passo-passo
Aprenda como fazer amaciante caseiro, você poderá fazer amaciante em casa, de maneira fácil e segura.

Você não tem muita experiência com a manipulação de substâncias químicas? Neste caso, uma boa alternativa é recorrer à fabricação do amaciante caseiro, que utiliza componentes mais simples e que pode ser manipulado sem maiores problemas ou riscos.

Para fazer o amaciante caseiro você vai precisar dos seguintes itens:

  • 2 xícara de vinagre;
  • 3 xícara de água;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • óleo essencial de lavanda;
  • garrafa com tampa;

Como Fazer Amaciante Caseiro:

Para fazer o amaciante caseiro pegue um recipiente plástico com profundidade e largura. Na sequência, adicione uma xícara de água e outra de vinagre. Com a ajuda de uma espátula é recomendado mexer bem os ingredientes por aproximadamente 5 minutos para que eles fiquem bem integrados e formem a base do amaciante caseiro. Feito isso, acrescente metade da xícara de bicarbonato de sódio e mexa por mais 5 minutos ou até que o pó fique totalmente dissolvido. Deixe a mistura descansar por 30 minutos.

Após o tempo estipulado, volte a mexer a mistura, fazendo isso em sentido horário e anti-horário por 2 minutos. Na próxima etapa, adicione o restante do vinagre e da água, mais o óleo essencial de lavanda ou a essência da sua preferência.

Neste caso, é importante ressaltar que quanto mais essência for adicionada, consequentemente, mais cheirosa será a substância. Siga mexendo os componentes até obter uma mistura mais homogênea e com uma consistência mais densa, que é o ponto certo do amaciante comum. Geralmente, este processo tem uma duração média de 10 minutos, podendo inclusive formar uma camada fina de espuma.

Veja, atenção para a espuma. O amaciante não deve formar uma camada grossa de espuma, pelo contrário, quanto menos espuma, mais concentrado está o amaciante.

Depois de deixar a mistura do amaciante com uma textura mais densa é preciso deixá-lo descansar de 5 a 8 horas, que é o tempo que os elementos levam para ficarem mais concentrados, aumentando a eficácia do produto no momento em que entrarem em contato com as peças de roupas.

Por fim, é necessário adicionar a segunda metade da xícara do bicarbonato de sódio para potencializar a qualidade da substância, além de colocá-la em uma garrafa e fechá-la para preservá-la enquanto não é usada.

O ideal é manter o amaciante em um local com temperatura ambiente, sem muita luminosidade, para que mantenha as propriedades, mantendo-se sempre eficiente.

2 – Como Fazer Amaciante Concentrado

como-fazer-amaciante-concentrado
Veja como fazer amaciante concentrado, este tipo de amaciante dá um poder maior de maciez para as roupas.

Se você já comprou amaciante, certamente já se deparou na prateleira do mercado com a versão concentrada da substância, produzidas por marcas como Confort, Downy e Ypé. Estes produtos se caracterizam por ser mais denso e ter um poder maior de maciez, o qual pode ser reproduzido em casa, basta usar os componentes adequados. Claro que vamos passar os componentes e o modo exato de preparo, não se preocupe!

Para fazer o amaciante concentrado você vai precisar dos seguintes itens:

  • 800 g de pigmento para amaciante (solução aquosa a 1%);
  • 5 litros água deionizada;
  • 500 g de capicide CI-15 (preservante);
  • 500 g de cloreto de cálcio (solução a 15%);
  • 500 g de Cloreto de dialquil dimetil amôneo (Quatercap CDHT-75);
  • 3 litros de fragrância para amaciante;
  • garrafas com tampa;
  • vasilha de alumínio;

Como Preparar Amaciante Concentrado:

Para fazer o amaciante concentrado disponha de um recipiente de alumínio, grande e com profundidade. Comece despejando metade dos 5 litros de água deionizada na vasilha, leve-a ao fogão em fogo médio e deixe esquentar até atingir a temperatura de 50°C, se for necessário use um termômetro para controlar. Use uma pá de cozinha para mexer o líquido, agitando com movimentos fortes, essencial para dar o ponto certo.

Quando a água atingir o ponto desejado, adicione o pigmento para amaciante sem deixar de mexer a solução, pois isso é necessário para que os elementos se integrem, mas é preciso tomar cuidado para não se queimar. Na sequência, acrescente o capicide CI-15 e o cloreto de dialquil. Siga mexendo a mistura para que ocorra a reação química necessária para formar o amaciante concentrado.

Na próxima etapa, adicione o restante da água deionizada, juntamente com o cloreto de cálcio, que ao entrar em contato com a mistura irá promover uma perda de viscosidade, tornando-a mais líquida. Por isso é necessário abaixar a temperatura do fogo, o que serve para que a fervura da mistura aconteça de maneira mais demorada, contribuindo para que o líquido volte a engrossar e atingir a viscosidade comum do amaciante, deixando-o em repouso por 10 minutos.

Após o período determinado volte a mexer a substância por mais 10 minutos ininterruptos para promover a completa homogeneização do amaciante, que irá apresentar uma consistência mais grossa. Feito isso, desligue o fogo e deixe o produto esfriar por aproximadamente 1 hora. Por fim, certifique-se de que a substância realmente está fria e transfira para as garrafas com tampas.

Normalmente as pessoas buscam por amaciante concentrado para comprar, até mesmo porque o seu efeito é maior e também mais visível. Porém, você pode oferecer ambos, claro, com um devido diferencial de preço.

Para chegar ao valor ideal cobrado pelo produto, analise o custo que você teve para produzi-lo e aloque um percentual de aproximadamente 100% de lucro, perceberá que ainda sairá bem mais barato do que os cobrados pelas grandes marcas no supermercado.

A venda pode ocorrer de porta em porta ou na sua casa mesmo, é uma ótima maneira de economizar com aluguel e outros custos, além de permitir uma renda extra bem atraente.

Agora que já sabe como fazer amaciante, que tal por em prática e nos contar como ficou? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

1.00 avg. rating (39% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

7 COMENTÁRIOS

  1. NÃO FICOU BEM EXPLICADO DE COMO FAZER A PRIMEIRA RECEITA DO AMACIANTE COM ÁGUA E VINAGRE E ETC. POIS NÃO FALOU A QUANTIA DE AMACIANTE QUE FICARIA E TAMBÉM NÃO FICOU CONSISTENTE.

  2. Eu fiz o primeiro mas não deu certo fica ralo não tem consistência de amaciante o bicarbonato fica embaixo,tentei pela segunda vez o que está errado? Fiz do jeito que está explicando e não funcionou,

DEIXE UMA RESPOSTA