2 Receitas Saborosas de Como Fazer Almôndegas

Como Fazer Almôndegas
Aprenda como fazer almôndegas com duas receitas deliciosas para fazer almôndegas.

Quer aprender como fazer almôndegas sem correr o risco de errar a receita? Então veja aqui o passo a passo para fazer almôndegas em duas receitas incrivelmente saborosas!

Você gosta de almôndegas? Este é um dos acompanhamentos preferidos para comer com espaguete, entre outras receitas com envolvem pratos com massa. Este alimento é tradicionalmente feito de carne moída e de outros ingredientes bem simples, além de ter um modo de preparo rápido e prático, sendo ideal para quem deseja fazer algo mais sofisticado, mas não tem muito tempo para gastar na cozinha.

Além de serem muito deliciosas, as almôndegas podem ser uma boa alternativa para as pessoas que têm habilidades culinárias e querem obter uma renda extra. Afinal de contas, dificilmente alguém resiste às saborosas almôndegas caseiras, não é mesmo? Neste caso, é preciso fazer o alimento, pré-cozinhar e o congelar, para que possa ser consumido posteriormente sem perder o sabor natural.

Cozinhar é algo bastante subjetivo, cada pessoa faz de um jeito e, por incrível que pareça, a mesma receita pode ter gostos diferentes. Existem diversas receitas de como fazer almôndegas, ficando ao seu critério escolher a que se adequa melhor ao seu gosto. Reunimos uma diversidade de receitas.

Quer aprender agora mesmo como fazer almôndegas de diversos tipos? Não tem problema, ensinamos de forma simples! Confira.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

História das Almôndegas

As almôndegas também podem ser conhecidas popularmente como porpeta, caracterizando-se por serem bolas de carne de tamanho pequeno ou mediano, que geralmente são consumidas com molho de tomate e macarrão ou demais massas que resultam em uma combinação saborosa. Ao contrário do que muita gente pensa, as almôndegas não são alimentos tipicamente italianos. A história relata que elas teriam sido criadas em meados do século XIX por imigrantes italianos nos Estados Unidos, recebendo variações americanas ao longo do tempo.

Nas receitas mais tradicionais, as almôndegas são feitas de carne moída e farinha de rosca, mas as pessoas que apreciam alimentos mais saudáveis podem optar por uma versão menos calórica, em que carne é substituída por proteína de soja, mas apresenta a mesma consistência.

2 Receitas Saborosas de Como Fazer Almôndegas

Você ainda não sabe fazer almôndegas, mas gostaria de aprender? Calma! Felizmente, as receitas deste prato são muito simples de fazer, apresentando apenas algumas variações de temperos ou ingredientes. Veja abaixo como fazer algumas das principais almôndegas:

1- Receita de Almôndegas Tradicional

como fazer almôndegas
Aprenda como fazer almôndegas tradicionais de forma simples e que deixarão suas almôndegas de carnes irresistíveis!

As almôndegas de carne moída simples, como o próprio nome diz, são aquelas mais consumidas e comuns em todo o mundo, sendo confeccionadas a partir de ingredientes simples, baratos e fáceis de encontrar.

Para fazer a receita de almôndegas tradicionais você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  1. 500 g de carne moída;
  2. 1 xícara de cebola bem picada (aproximadamente 60 g);
  3. 2 colheres de sopa de azeite de oliva (aproximadamente 30 ml);
  4. 150 g de farinha de rosca;
  5. 1 ovo;
  6. 395 g de molho de tomate;
  7. Pimenta-do-reino a gosto;
  8. Sal a gosto;

Como Fazer a Receita de Almôndegas Tradicionais:

Para fazer a receita de almôndegas tradicionais você deve começar separando um recipiente com profundidade e adicionando carne moída com o ovo, misture bem com a ajuda de uma colher. Na sequência, acrescente um pouco de azeite de oliva, sal, a pimenta-do-reino e os 60 g de cebola picada. Misture os ingredientes novamente com a colher.

Após perceber que os ingredientes estão bem misturados, coloque os 150 g de farinha de rosca no recipiente. Agora, mexa os ingredientes com a mão até que eles fiquem mais integrados e com uma textura densa. É importante que a mistura fique no ponto certo, que deve ser desgrudando dos dedos. Quanto mais mole a massa ficar, mais difícil será de enrolar na próxima etapa.

Por isso, faça o possível para trabalhar bem essa etapa de mexer e desgrudar a massa das almôndegas porque senão dará bastante trabalho na próxima fase, perdendo ainda mais tempo do que se ficar trabalhando nessa etapa.

Portanto, quando a mistura estiver mais grossa e soltado da mão é necessário enrolá-la. Pegue pequenas quantidades da mistura e enrole com as mãos, de modo a formar pequenas bolas. É necessário que as bolinhas fiquem bem amassadas para evitar que os ingredientes se soltem no momento do cozimento. Faça isso até a massa acabar.

Em uma panela, coloque o restando do azeite de oliva, leve ao fogo e deixe esquentar por aproximadamente 8 minutos. Depois frite as bolinhas, mas tenha cuidado para que elas não passem do ponto, pois compromete o sabor. Retire do fogo, deixe secar em um recipiente com papel toalha.

Em outra panela, deposite os 350 g de molho de tomate e leve ao fogo, deixando esquentar por 10 minutos em temperatura baixa. Feito isso, acrescente as bolinhas de carne moída, tomando o cuidado de retirar o excesso de azeite. As almôndegas precisam cozinhar por mais 15 minutos, após este período elas estão prontas para serem consumidas com um espaguete.

2- Receita de Como Fazer Almôndegas de Soja

como fazer almôndegas de soja
Aprenda como fazer almôndegas de soja deliciosas, saudáveis e que não perdem em nada para as almôndegas de carne tradicionais.

Apesar de ser muito popular, a carne não é apreciada por todo mundo. Não é por isso que as pessoas que não consomem este alimento vão deixar de comer almôndegas, uma vez que é possível substitui-la por proteína de soja, a qual tem um teor menor de caloria e faz bem à saúde.

Para fazer a receita de almôndegas de soja, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  1. Água para hidratar;
  2. 150 g de proteína de soja texturizada;
  3. 1 cebola pequena;
  4. 1/3 de um maço de cheiro verde;
  5. farinha de rosca;
  6. sal e pimenta a gosto;
  7. 2 ovos;

Para o Molho:

  1. ½ pimentão;
  2. 1 cebola média;
  3. 2 colheres de sopa de margarina;
  4. ½ sachê ou lata de molho de tomate;
  5. sal a gosto;

Como Fazer Almôndegas de Soja:

Para fazer as almôndegas de soja, pegue uma tigela e coloque a proteína de soja texturizada e cubra com água fervente, deixando os ingredientes descansarem por 30 minutos, que é o tempo suficiente para hidratar e deixar a proteína macia. Após este período, escorra a água, de modo a deixar a proteína bem sequinha. Se for necessário, use um espremedor de batata.

Na próxima etapa, deposite a proteína de soja em outro recipiente e adicione os ovos, a cebola bem picada, o cheiro verde, a pimenta e o sal, com a ajuda de uma colher misture bem até que os ingredientes fiquem bem integrados. Depois, acrescente a farinha de rosca e mexa bem com as mãos até que a mistura atinja um ponto de se soltar dos dedos.

Feito isso, pegue a mistura com as mãos e vá enrolando até formar as bolinhas de almôndegas, repita o processo até enrolar toda a massa. Agora, coloque o óleo em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver. Frite as bolinhas por aproximadamente 5 minutos, tomando cuidado para que a proteína não torre e acabe perdendo a sua maciez natural.

O cuidado para que as almôndegas não passem do tempo de fritura é fundamental para conservar o sabor, caso contrário terá gosto de “queimado”, estragando todos os esforços que você teve para fazer as almôndegas.

Após a fritura, retire as bolinhas da panela e coloque em um prato com papel toalha para escoar a gordura. Para fazer o molho das almôndegas, pegue uma panela e acrescente o pimentão e a cebola, refogando-os na manteiga. Depois é só adicionar aos poucos o molho de tomate e ir mexendo para que ele atinja a textura certa, que não deve ser muito grossa nem fina, para não prejudicar o sabor final do alimento.

Quando o molho de tomate atingir o ponto certo, adicione o sal e os temperos de sua preferência como, por exemplo, salsa e alho. Acrescente as almôndegas e cozinhe por mais 15 minutos para que os temperos se integrem às bolinhas. Por fim, é só retirar do fogo e servir.

As almôndegas são pratos muito gostosos de se fazer, sendo que, dificilmente, alguém não aprecia o sabor. Por utilizar na sua composição, normalmente, carne moída, que costuma ser consumida pela maioria dos brasileiros, você fará sucesso. Lembrando que você pode fazer com a utilização de soja.

Outro fator positivo desse alimento é o tempo que leva para ser preparado. Pode parecer “complicado” ao olhar a receita, porém, quando você faz a primeira vez, logo percebe que é rápida, simples e prática.

Aprendeu como fazer almôndegas deliciosas? Pronto para por em prática? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA