Como Abrir Massa de Pizza

Como Abrir Massa de PizzaQuer aprender como abrir massa de pizza? Veja nesse post!

A pizza é tradicionalmente conhecida como sendo parte da culinária italiana, composta por uma massa em formato de disco com a cobertura de queijos, molhos, entre outros ingredientes, que vão desde os tradicionais até os mais exóticos, que são incorporados em cada região. Esta iguaria é amplamente difundida pelo mundo, estando entre as massas mais consumidas pelos brasileiros, o que fomenta a abertura e manutenção de pizzarias no Brasil.

Trabalhar com o comércio de pizza é uma excelente opção de negócio para quem tem habilidades na área de culinária, pois se trata de um produto que é bem aceito em qualquer região do país, basta investir na qualidade e no serviço que é prestado para o público consumidor. Você quer trabalhar vendendo pizzas? Para que isso seja possível é necessário compreender todas as etapas de produção deste alimento.

Um dos principais procedimentos que fazem parte da produção das pizzas consiste no ato de abrir massa de pizza, que deve ser feito com cautela para que ela adquira a consistência adequada e suporte os ingredientes da cobertura, bem como, seja assada no tempo apropriado sem queimar ou ficar crua. Para te ajudar neste processo culinário nós trouxemos dicas de como abrir massa de pizza.

1 – Como Abrir Massa de Pizza Com Rolo

Uma das etapas mais tradicionais ao produzir o alimento é a abertura de massa de pizza, que é feita com o rolo, sendo que este procedimento é comum tanto na confecção caseira quanto na comercial, já que o equipamento é simples e ao mesmo tempo muito eficaz para que o pizzaiolo consiga esticar e moldar a massa de acordo com a sua necessidade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O rolo para abrir massa de pizza pode ser encontrado em diferentes versões e com preços bastante acessíveis. Alguns dos modelos mais comuns de rolos para abrir massa de pizza são os feitos em alumínio e os que têm uma composição de mármore, mais pesado, permitindo que a massa seja pressionada com maior força, além de ter uma superfície antiaderente, tornando mais fácil a higienização do produto. Estes equipamentos podem ser comprados por um preço médio de R$ 30 reais a R$ 85 reais.

Além de trabalhar com alimentos com as pizzas, você também pode começar um negócio em outros ramos, como é o caso da venda de salgados para lanchonetes, o que pode se tornar uma ótima renda extra.

Abra a Massa de Pizza Com um Rolo

Para abrir massa de pizza com um rolo selecione uma mesa com superfície de mármore ou madeira, que deve estar devidamente higienizada. Na sequência, pegue um pouco de farinha de trigo e espalhe por cima da mesa, deixando-a bem distribuída, pois isso é importante para que a massa não grude na superfície.

Inicie o procedimento sovando a massa com as mãos, fazendo força para empurrá-la para cima e para baixo, o que serve para amaciá-la e deixá-la na textura certa para usar o rolo. Faça este processo por aproximadamente 10 minutos. A partir daí, pegue o rolo, segure firme em cada extremidade e passe por cima da massa, movimentando-o para cima e para baixo várias vezes. Quanto mais fina você quiser deixar a massa de pizza, mais força deve ser empregada no rolo e mais vezes ele deve ser passado.

Quando a massa de pizza simples adquirir uma espessura fina e estiver comprida, é recomendado parar de movimentar o rolo apenas para cima e para baixo e passar a movimentá-lo para todas as direções, principalmente nas laterais, tendo como objetivo ir formando o formato de disco, característico da receita de pizza.

Repita este processo por 20 minutos, até deixar a massa bem redonda. Nesta etapa, você deve reduzir um pouco da força aplicada no processo para evitar que a massa fique muito fina, pois do contrário pode queimar facilmente no forno.

Você procura trabalhar com a produção de pizzas em larga escala? Neste caso, o ideal é você possuir equipamentos específicos para a produção, como é o caso do forno industrial e a máquina de fazer pizza, esta que facilita muito na produção e reduz significativamente o tempo gasto.

2- Abrir Massa de Pizza Com as Mãos

Algumas pizzarias mais tradicionais se diferenciam das demais pelo fato de usar procedimentos antigos e artesanais para abrir massa de pizza, mas que continuam sendo funcionais na produção. Geralmente, nestes estabelecimentos a abertura de massa da pizza é feita apenas com as mãos pelos pizzaiolos mais experientes.

Mesmo que você não tenha prática na produção de pizza, saiba que é perfeitamente possível aprender a técnica manual de abertura de massa. Este procedimento artesanal resiste até hoje pelo fato de permitir que o profissional tenha total controle da espessura e qualidade da massa.

Algumas pizzarias afirmam que a utilização dos sistemas tradicionais de produção da pizza traz um “gosto” especial, um maior controle do sabor e torna o alimento melhor, o que você acha?

Abra a Massa de Pizza Com as Mãos

Para abrir a massa de pizza com as mãos pegue farinha de trigo e espalhe por cima da superfície de uma mesa, que deve ser lisa, estar seca e limpa. Passe mais farinha nas duas mãos e comece a amassar a massa, sovando para baixo e para cima, como se estivesse dando socos no conteúdo, isto serve para amaciá-la e fazer o processo inicial de abertura de massa. Cumpra esta etapa por aproximadamente 15 minutos até que a massa adquira uma consistência mais lisa e mole. Se a massa ficar muito pegajosa é recomendado jogar mais um pouco de farinha de trigo na mesa.

Depois de sovar e amassar a massa de pizza é necessário começar a abrir. Por isso, coloque uma das mãos em cima da massa para segurá-la, deixando-a bem firme para evitar que o conteúdo escape. Enquanto isso, com a outra você deve ir esticando a massa para frente, empregue força no seu movimento, mas cuidado para não furá-la. Faça esta ação até que a massa fique mais fina e comprida.

Em seguida, use as mãos para esticar a massa em todas as direções, deixando-a com um formato redondo. Na sequência, pode-se fazer a finalização da massa, segure-a com as duas mãos, dando alguns “tapas” para que a sua textura fique mais lisa. Feito isso, é só deixar a massa de pizza descansando na mesa por aproximadamente 10 minutos para aumentar a sua espessura.

Uma das formas de trabalhar com a venda de pizzas é como vendedor ambulante. O vendedor ambulante pode deslocar-se para todos os locais, inclusive em feiras e eventos, locais em que costuma obter excelentes rendimentos. Gosta da ideia? Conheça o mais novo carrinho de pizza, o qual tem sido muito buscado por empreendedores.

3- Como Abrir Massa de Pizza Com Borda

Nas pizzarias uma das opções mais pedidas pelos clientes é a pizza com borda, tanto crocante quanto recheada, que ressalta o sabor do alimento. Esta versão de pizza tem uma preparação um pouco diferenciada, visto que é necessário fazer o detalhe da borda com cuidado para que não se abra quando for levada ao forno para assar.

Por isso, caso você deseje fazer pizza com borda recheada, o ideal é que você preste muita atenção e siga exatamente os passos que serão dados, procure não “inovar”, pelo menos até pegar a prática e conseguir fazer tranquilamente.

Abra a Massa da Pizza Com Borda

Para abrir massa de pizza com a borda espalhe a farinha de trigo em toda a superfície da mesa. Na sequência, coloque a massa no local e sove-a inicialmente com as mãos, pressionando-a para cima e para baixo. Nesta etapa você deve usar mais força para que o conteúdo seja amaciado e torne-se mais fácil de moldar posteriormente.

Pegue um rolo e vá abrindo a massa, movimentando-o por todas as direções até que ela vá adquirindo uma textura mais fina e formato arredondado. No entanto, é recomendado tomar cuidado para não deixar a massa muito fina, pois do contrário haverá dificuldade para fazer a borda.

Jogue mais um pouco de farinha de trigo na mesa e coloque a massa em cima. Agora, com uma das mãos, segure a pizza e coloque a outra mão bem no centro do disco e vá sovando, de modo que a massa seja empurrada para a borda, deixando-a grossa. Para finalizar a produção da pizza com borda, basta colocar o recheio desejado no contorno da massa, depois é só dobrá-la com cuidado para não furar. Com um garfo pode-se pressionar a borda no canto da massa para que fique bem grudada e não abra no forno.

Agora Que Você já Sabe Abrir Massa de Pizza, o Que Acha de Começar a Fazer Pizzas Caseiras e Ver Como se Sai?

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA